por
Nickolas Lobo
3 min
-
Publicado em
15/5/2025
Com 90% das empresas do S&P 500 já tendo divulgado seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2025, o panorama até aqui mostra um desempenho sólido. Cerca de 78% dessas companhias superaram as estimativas de EPS (lucro por ação - LPA), número acima das médias dos últimos cinco e dez anos.
As empresas que surpreenderam positivamente viram seus papéis subirem, em média, 1,9%, quase o dobro da média dos últimos cinco anos para esse mesmo intervalo, movimento este que foi favorecido pela queda agregada no preço dos ativos nos últimos 3 meses. Já entre as companhias que frustraram as expectativas, a reação negativa também foi mais branda - também favorecida pelo cenário de correção dos últimos meses. A queda média das ações foi de 1,7% no mesmo intervalo citado acima, sendo menor que a média de 2,3%.
O comportamento aparentemente “mais tolerante” também pode estar sendo influenciado por fatores prospectivos. Ao olhar para o segundo trimestre, o tom das projeções corporativas é ligeiramente mais otimista que o padrão recente. Apesar disso, analistas vêm ajustando suas estimativas para baixo de forma mais contundente que o habitual. Ou seja, o tom construtivo das empresas contrasta um pouco com a cautela dos analistas. Isso sugere que, por ora, o mercado vem pesando mais o guidance corporativo do que os ajustes nos modelos de projeção.
Com esse pano de fundo, os investidores parecem estar adotando uma postura de “meio copo cheio”, premiando os sinais de resiliência e interpretando surpresas negativas com mais nuance — especialmente quando acompanhadas de perspectivas positivas adiante.
Nickolas Lobo
Analista de Research da Nomad, com 5 anos de experiência no mercado financeiro, com passagem pela Spectra, Banco Modal e mais de 3 anos trabalhando em equities globais, principalmente no mercado americano, na RXZ Investimentos. É graduado em Economia pelo Insper
Agradecemos seu interesse em receber nossos conteúdos.
Ops! Algo deu errado em sua inscrição. Por favor, tente novamente.