Cotação dólar comercial (USD) hoje

Confira a cotação em tempo real do dólar comercial e entenda as variações envolvendo a moeda mais importante do mundo.

Qual o horário que fecha a cotação do dólar?

A cotação do dólar é fechada todos os dias úteis da semana às 17h no Brasil. Esse é o horário limite em que a grande maioria das negociações envolvendo ações e outros investimentos são encerradas.

Como o valor do dólar é influenciado por diferentes fatores, o fechamento é feito diariamente com base nas movimentações, tendências e previsões referentes àquele momento.

Vale lembrar que a cotação do dólar hoje e o valor de fechamento podem influenciar também no valor de outras moedas. Por isso, acompanhar a cotação do dólar pode te ajudar a tomar a decisão de quando adquirir essa ou outras moedas que tenham circulação fora do Brasil.

Qual a diferença entre dólar turismo e dólar comercial?

Icone viajar

O que é Dólar turismo?

O dólar turismo é o valor do dólar adquirido por pessoas físicas em instituições de câmbio. 

O valor do dólar turismo é maior do que o dólar comercial porque existe um acréscimo de taxas – justamente as gerenciadas pelas casas de câmbio e corretoras financeiras que oferecem a moeda.

O que é Dólar comercial?

O dólar comercial se refere ao valor do dólar negociado entre empresas e no mercado financeiro. Variações no valor do dólar comercial podem impactar o preço do euro, por exemplo.

Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos

Você assinou nossa newsletter, em breve você a receberá direto no seu e-mail!
Oops! Algo deu errado, tente preencher novamente e se o erro persistir, entre em contato com a gente.

Quais as moedas do dólar?

É bem comum que as cédulas e moedas de um país façam referência a partes ou pessoas importantes para a história daquela nação, e não é diferente nos Estados Unidos da América. 

Cada cédula tem o rosto de figuras renomadas e lideranças políticas, como presidentes e os "pais fundadores" (Founding Fathers) da nação norte-americana. Alguns desses rostos se repetem também nas moedas dos Estados Unidos. 

Veja a seguir quais são os rostos nas notas e moedas de dólares norte-americanos.

George Washington: nota de 1 dólar e também a moeda de 25 centavos. Foi o primeiro presidente americano e também um dos Pais Fundadores que criaram a Constituição estadunidense. 

Thomas Jefferson: nota de 2 dólares (raras, mas ainda em circulação). Reconhecido por ser um dos Pais Fundadores e o primeiro secretário do Tesouro norte-americano. O rosto de Jefferson também está na moeda de 5 centavos.

Abraham Lincoln: nota de 5 dólares (e também a moeda de 1 centavo). Foi o 16o. Presidente norte-americano entre 1861 e 1865. 

Alexander Hamilton: nota de 10 dólares. Um dos Founding Fathers da nação norte-americana. 

Andrew Jackson: nota de 20 dólares. Jackson foi o 7o. presidente norte-americano (1829 a 1837). 

Ulysses S. Grant: nota de 50 dólares. Foi o 18o. presidente dos Estados Unidos (1869 a 1877). 

Benjamin Franklin: nota de 100 dólares. Franklin é reconhecido por ser um cientista renomado e por seus estudos envolvendo eletricidade, mas também foi um dos Founding Fathers dos Estados Unidos. 

As moedas de dólar têm edições comemorativas e para colecionadores – o que significa que o verso da moeda pode ter diferentes imagens ao longo dos anos. 

Mas os rostos dessas personalidades norte-americanas são “fixos” e se dividem da seguinte forma: 

10 centavos (conhecida como dime): Franklin Roosevelt, 32o. presidente norte-americano entre 1933 a 1945. 

50 centavos (conhecida como half, já que vale metade de um dólar): John F. Kennedy. Foi o 35º. presidente dos Estados Unidos, e assassinado em 1963. 

1 dólar: Dwight D. Eisenhower, que foi o 34o. presidente norte-americano, servindo entre 1953 e 1961 (sendo, assim, o sucessor de John F. Kennedy). 

Quais países aceitam dólar?

Não há dúvidas de que o dólar norte-americano é a moeda mais conhecida e importante do mundo. Mas isso não significa que você vai conseguir usá-lo para operações simples do dia a dia em qualquer lugar

Saiba quais são os países e territórios que aceitam o dólar estadunidense como uma moeda oficial. Lá você pode usar seus dólares para pagar compras do dia a dia sem medo! 

  • Bonaire
  • El Salvador
  • Equador
  • Estados Federados da Micronésia
  • Guam
  • Ilhas Marianas do Norte
  • Ilhas Marshall
  • Ilhas Turcas e Caicos
  • Ilhas Virgens Britânicas
  • Ilhas Virgens dos Estados Unidos
  • Países Baixos Caribenhos
  • Panamá
  • Porto Rico
  • Samoa Americana
  • Somália
  • Timor Leste

O que é câmbio flutuante?

Câmbio flutuante é um modelo de regime cambial em que a cotação de valor de uma moeda vai sendo afetada por cenários de oferta e demanda do seu país. Esses cenários podem acabar impactando a valorização da moeda local frente ao restante do mercado. 

O câmbio flutuante, por ser responsivo em relação ao momento atravessado pelo mercado, também possibilita que as taxas cambiais sejam ajustadas “sozinhas”, sem precisar da influência direta de uma instituição como o Banco Central, por exemplo. 

Qual é a sigla para o dólar?

Se quiser se referir a dólares norte-americanos, a sigla que você vai usar é USD.

Esse código de três letras que identifica a moeda de cada país é conhecido como ISO 4217. Cada moeda tem uma representação internacional que ajuda a identificar a qual país ela pertence – os reais brasileiros são mundialmente identificados como BRL, por exemplo.

Como comprar dólar?

Se você está pensando em comprar dólares para sua viagem, a parte mais importante é acompanhar como está a cotação do dólar hoje. 

Economize com a Nomad

Perguntas frequentes

Qual a origem do dólar?

Como funciona uma conversão de moeda?

Qual a melhor forma de comprar dólares para viajar?