Cotação libra (gbp) Hoje

Confira a cotação em tempo real da libra e entenda as variações da moeda!

Atualizada 17 de julho de 2023 às 12h40

Qual é o horário em que fecha a cotação da Libra?

Em geral, a cotação da Libra esterlina fecha por volta das 16h no horário de Brasília, sempre de segunda a sexta-feira.

Qual a diferença entre libra turismo e libra comercial?

Icone viajar

O que é Libra turismo?

A Libra turismo é utilizada em transações relacionadas ao turismo e viagens internacionais. Ela é aplicada quando alguém deseja comprar a moeda em casas de câmbio, por exemplo.

O que é Libra comercial?

A Libra comercial, também conhecida como taxa de câmbio comercial, é a taxa utilizada em transações comerciais e financeiras entre países. Ela é determinada pelo mercado cambial e reflete a oferta e a demanda de moedas estrangeiras

Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos

Você assinou nossa newsletter, em breve você a receberá direto no seu e-mail!
Oops! Algo deu errado, tente preencher novamente e se o erro persistir, entre em contato com a gente.

Quais as moedas da Libra?

As moedas de Libra existem nos valores de 1p, 2p, 5p, 10p 20p, 50p, £1, £2 e £5. Quanto às cédulas, são 4 nos valores de (£ 5, £ 10, £ 20 e £ 50). 

Há notas de £ 1 apenas na Escócia e de £ 100 tanto na Escócia quanto na Irlanda do Norte.

Quais países aceitam a Libra?

A Libra Esterlina é a moeda oficial do Reino Unido e amplamente aceita em todo o território britânico. 

Fora do Reino Unido, a aceitação da Libra varia de acordo com o destino e as políticas locais. Alguns países e territórios podem aceitar a Libra Esterlina em determinados estabelecimentos ou transações, como:

  • Ilhas do Canal (Jersey, Guernsey, Sark, Alderney): mesmo que não façam parte do Reino Unido, essas ilhas têm laços estreitos com o país e usam a Libra Esterlina como moeda oficial.
  • Gibraltar: território britânico ultramarino localizado na Península Ibérica no qual a Libra Esterlina é aceita.
  • Ilhas Malvinas (Falkland Islands): território britânico ultramarino no Atlântico Sul, onde a Libra Esterlina é a moeda oficial.
  • Ilha de Man: território da Coroa Britânica, localizado no Mar da Irlanda, que usa a Libra Esterlina como moeda oficial.
  • República da Irlanda: embora a República da Irlanda use o Euro como moeda oficial, a Libra Esterlina também pode ser aceita em algumas áreas devido à proximidade geográfica e às relações comerciais com o Reino Unido.

O que é câmbio flutuante?

Câmbio flutuante é um sistema no qual a taxa de câmbio de uma moeda em relação a outras é determinada pelo mercado, ou seja, pela oferta e demanda por essa moeda no mercado cambial. 

Por essa razão, as taxas de câmbio podem variar livremente ao longo do tempo, refletindo as condições econômicas e as expectativas dos agentes econômicos.

Em um regime de câmbio flutuante, o governo ou o Banco Central não intervém diretamente no mercado cambial para fixar ou controlar a taxa de câmbio. Isso significa que a taxa de câmbio pode se valorizar ou desvalorizar em resposta a mudanças nas condições econômicas, como inflação, taxas de juros, crescimento econômico, balança comercial, fatores políticos, etc.

A principal vantagem do câmbio flutuante é que ele permite que o mercado determine o valor da moeda de forma mais livre e eficiente, refletindo as forças da oferta e demanda. 

Qual é a sigla para a Libra?

A sigla para a Libra é GBP, que significa "Great British Pound" (Libra Esterlina em inglês).

Como comprar Libra?

Você consegue comprar a Libra esterlina tanto em casas de câmbio como em bancos. Às vezes, até mesmo alguns hotéis fazem a venda. 

Outra opção é enviar remessas ao exterior ou optar por cartões pré-pagos de viagem ou cartões de débito internacional. A dica é verificar a cotação da Libra Esterlina antes de comprar. 

Assim que souber a data da viagem, quanto antes fizer a pesquisa e começar a compra, mais simples será conseguir taxas melhores.

Economize com a Nomad

Perguntas frequentes

Qual a origem do iene?

Como funciona uma conversão de moeda?

Qual a melhor forma de comprar iene para viajar?