Definitivamente você não fica sem ter o que fazer em Madrid. A capital da Espanha reúne ótimos restaurantes, museus, vida noturna e vários pontos turísticos que tornam seus dias madrileños zero monótonos.
Por isso, se você está considerando uma viagem para Madrid ou já está com as passagens compradas, está no texto certo! A seguir, trazemos um guia completo para facilitar sua visita e estadia. Vamos nessa?

Informações essenciais: o básico sobre Madrid
Para garantir tranquilidade para sua hospedagem, alguns pontos são críticos — da moeda oficial à voltagem das tomadas, nós explicamos tudo!
Moeda e idioma: Euro e espanhol
Em Madrid, a língua oficial é o espanhol — e vale se esforçar um pouco, sabendo algumas palavras básicas para se comunicar e pedir informações, ok?
Quanto à moeda oficial, é o Euro — você pode levar um pouco em espécie, mas nossa dica é usar um cartão de débito internacional, como o da Nomad. O cartão oferece mais segurança e permite que você tenha transparência ao converter os gastos.
Visto e documentos
Para viagens de brasileiros com duração de até 90 dias, não é preciso emitir visto. Só não se esqueça de ter em mãos um passaporte válido, além do seguro-viagem.
Tomadas e voltagem
Em Madrid, as tomadas seguem o padrão europeu, com dois pinos redondos (tipo C ou F). A voltagem é de 230V, portanto, verifique se seus aparelhos são bivolt ou compatíveis para evitar danos.
Como chegar e sair do Aeroporto de Madrid-Barajas (MAD)
Para chegar em Madrid, o Brasil conta com voos diretos ou com conexão. Por isso, a dica é comprar com antecedência e entender de qual capital brasileira você vai sair — assim, fica mais simples comprar seu voo para Madrid com preço camarada.
Agora, para sair do Aeroporto de Madrid, as opções são variadas, e sua escolha pode focar em custos ou conforto, confira!
Metrô
A linha 8 do metrô liga o aeroporto à estação Nuevos Ministerios em cerca de 20 minutos. É a opção mais econômica, mas pode exigir baldeação dependendo do seu destino final.
Ônibus Expresso
O Airport Express (línea Exprés 203) funciona 24h por dia e faz poucas paradas até o centro, incluindo Atocha (durante o dia). É confortável, com espaço para bagagens e Wi-Fi a bordo.
Trem (Cercanías)
A linha C1 do trem Cercanías conecta o Terminal 4 ao centro de Madrid (parando em Chamartín, Atocha e outros). É rápida, mas só atende o T4 e pode ser necessário trocar de terminal ou linha.
Táxi e Apps de Transporte
Táxis têm tarifa fixa para o centro (cerca de 30 euros) e oferecem mais comodidade. Aplicativos como Uber, Cabify e Bolt também estão disponíveis, geralmente com preços semelhantes ou um pouco inferiores dependendo do horário.
Clima em Madrid: quando ir?
Não sabe como é o clima em Madrid para escolher melhor a estação da viagem? É fácil: se você prefere viajar com mais tranquilidade e temperaturas agradáveis, a melhor época é na primavera (março a maio) ou no outono (setembro a novembro). Nessas estações, Madrid está mais vazia e o clima é mais ameno, longe do calor intenso do verão.
Como se locomover em Madrid?

Madrid é uma cidade muito agradável para caminhar, com grande parte das atrações turísticas concentradas no centro, é fácil explorar bairros como Sol, Malasaña, Chueca e La Latina a pé, descobrindo praças, museus, mercados e cafés pelo caminho.
As calçadas largas, o bom urbanismo e a sinalização facilitam bastante a vida do pedestre, além de permitir um contato mais próximo com o dia a dia da cidade.
Agora, para distâncias maiores, o metrô é a melhor opção: rápido, confiável e com uma das redes mais extensas da Europa, conecta praticamente toda a cidade e o aeroporto. Também há ônibus e trens urbanos (Cercanías), que complementam bem o sistema.
Para quem vai usar o transporte público com frequência, vale adquirir o bilhete turístico (Abono Turístico), que oferece viagens ilimitadas por 1, 2, 3, 5 ou 7 dias e pode ser usado no metrô, ônibus e trens dentro da zona escolhida.
Onde ficar em Madrid: os melhores bairros
Para escolher onde ficar em Madrid e aproveitar melhor as possibilidades da capital espanhola, confira as sugestões de bairros:
Centro (Sol e Gran Vía): para quem quer estar no meio de tudo

Ficar na região central de Madrid, especialmente entre Sol e Gran Vía, é ideal para quem quer estar no coração da cidade. Ali, você estará a poucos passos dos principais pontos turísticos de Madrid, como a Plaza Mayor, o Palácio Real e os grandes museus. A Gran Vía, cheia de lojas, teatros e restaurantes, é perfeita para quem gosta de movimento e quer explorar tudo a pé.
Já conhece o Nomad Trips? Nela, você pode reservar hoteis bem-avaliados nessa região, como o El Autor e o Hotel Regina, avaliados com mais de 9 de nota.
{{cta-trips}}
Salamanca: o bairro mais elegante, com lojas de grife.
O bairro de Salamanca é a escolha certa para quem busca sofisticação e conforto. Conhecido por suas ruas elegantes, como a Calle Serrano, reúne lojas de grife, hotéis de luxo e restaurantes refinados. A região é mais tranquila e segura, com um ar residencial e ruas arborizadas, ideal para quem prefere uma estadia mais exclusiva e menos agitada.
Duas opções de hotéis são o Barcelo Emperatriz e a Boutique Urban Madrid Serrano, que você pode reservar via Nomad Trips.
{{cta-trips}}
Malasaña e Chueca: bairros descolados, com vida noturna e boutiques
Esses bairros vizinhos são perfeitos para quem gosta de uma vibe moderna, jovem e alternativa. Malasaña é o reduto da contracultura madrilenha, com brechós, cafés estilosos e bares animados. Já Chueca, além de ser o epicentro da cena LGBTQIA+ da cidade, tem ótimos restaurantes, galerias de arte, bares descolados e boutiques autorais.
O INNSiDE é uma opção de hotel em Malasaña e o Bob W Chueca é uma possibilidade pra quem se hospeda no Chueca.
{{cta-trips}}
Las Letras: charmoso, boêmio e cheio de restaurantes
O Barrio de Las Letras, antigo lar de escritores como Cervantes, mistura charme histórico com um ambiente boêmio e acolhedor. Suas ruas de pedestres são cheias de bares de tapas, livrarias, galerias de arte e restaurantes badalados. É uma excelente opção para quem quer estar perto dos museus e curtir a cidade com um toque cultural e gastronômico.
Nossas dicas de hospedagem por lá são o Far Home e o Hotel Vincci Soho.
{{cta-trips}}
O que fazer em Madrid: principais atrações

Na dúvida de quais pontos turísticos de Madrid visitar? Listamos pra você:
- Palácio Real: é a residência oficial da monarquia espanhola, hoje usada apenas para cerimônias, é um dos maiores palácios da Europa e precisa estar no seu roteiro de viagem para Madrid;
- Museu do Prado: um dos museus mais importantes do mundo, com obras-primas de artistas como Velázquez, Goya, El Greco, Rubens e muitos outros;
- Parque do Retiro: trata-se do principal parque da cidade, perfeito para passear, fazer piquenique ou andar de barquinho no lago. Dentro do parque, visite o belíssimo Palácio de Cristal;
- Plaza Mayor: uma das praças mais emblemáticas de Madrid, cercada por edifícios históricos e cheia de restaurantes com mesas ao ar livre;
- Puerta del Sol: centro geográfico da Espanha e ponto de encontro popular, é onde fica o famoso marco do "quilômetro zero" e a escultura do Urso e o Madroño, símbolo da cidade;
- Museu Reina Sofía: é focado em arte moderna e contemporânea, abriga o icônico quadro Guernica, de Picasso, entre outras obras de Miró e Dalí;
- Gran Vía: avenida movimentada com lojas, teatros, cinemas e arquitetura imponente. É um ponto obrigatório na sua viagem à Madrid;
- Templo de Debod: um templo egípcio autêntico, presenteado à Espanha, com uma vista linda para o pôr do sol;
- Mercado de San Miguel: um mercado gastronômico elegante onde é possível provar tapas variadas, frutos do mar, vinhos e doces típicos;
- Estádio Santiago Bernabéu: para os fãs de futebol, a visita ao estádio do Real Madrid é um passeio imperdível, com tour pelos bastidores e museu do clube.
Leia também: Temos um artigo mais detalhado sobre o que fazer em Madrid. Fica a dica!
Onde comer: dicas de restaurantes e tapas
Bons restaurantes em Madrid não faltam! Para refeições mais completas, Madrid conta com restaurantes renomados como o Botín, considerado o restaurante mais antigo do mundo, famoso por seu cochinillo assado, e o Casa Lucio, conhecido por seu prato típico huevos rotos.
As ruas Cava Baja (no bairro de La Latina) e Calle de Ponzano (em Chamberí) são ótimos destinos para quem quer fazer um “tapeo” — um verdadeiro tour de tapas —, com bares e restaurantes lado a lado, oferecendo desde clássicos espanhóis até toques contemporâneos.
Também vale explorar a alta gastronomia: Madrid abriga vários restaurantes estrelados Michelin, como DiverXO, do chef David Muñoz, para quem busca experiências mais ousadas.
E, claro, tem os mercados. Um dos lugares mais icônicos é o Mercado de San Miguel, próximo à Plaza Mayor, onde é possível experimentar uma grande variedade de tapas em bancas elegantes, com opções que vão de presunto ibérico a ostras e vinhos. Outro mercado interessante é o Mercado de San Antón, em Chueca, que mistura gastronomia local com um ambiente mais moderno e multicultural.
Compras em Madrid: da Gran Vía aos mercados de rua
É claro que se você quiser fazer compras em Madrid, vai encontrar opções para os mais diversos perfis. A Gran Vía é uma das principais avenidas comerciais da cidade, cheia de lojas de moda acessível, como Zara, Mango, H&M e Primark. Já a Calle Serrano, no elegante bairro de Salamanca, é o destino certo para quem procura grifes internacionais e boutiques de luxo.
Para uma experiência mais completa, vale visitar o El Corte Inglés, a tradicional loja de departamentos espanhola que reúne moda, cosméticos, eletrônicos e produtos gourmet em vários endereços da cidade.
Se a ideia for algo mais alternativo ou com cara de achado, não deixe de conhecer o El Rastro, o mercado de rua mais famoso de Madrid, que acontece aos domingos e feriados no bairro de La Latina.
Prepare-se para desbravar Madrid
Uma viagem para Madrid é uma experiência que reúne tudo de bom: cultura, gastronomia, história e vida noturna. A cidade tem muitas possibilidades e agora você tem todo o conhecimento para programar melhor sua estadia pela capital espanhola. E aí, vai começar por qual bairro?
E já que está em nosso blog, se prepare ainda melhor lendo nosso guia de viagem pra Espanha!
{{rt-viagem-int-europa}}
{{cta-europa}}