A capital espanhola está repleta de atrações históricas, belos parques, arte deslumbrante e gastronomia única. Com uma atmosfera culturalmente rica, oferece uma infinidade de experiências aos visitantes, sendo um dos melhores destinos na Europa.
Do encanto de seus locais de importância histórica à degustação dos pratos mais autênticos da culinária espanhola, há sempre algo a explorar e descobrir na cidade. Neste post, apresentaremos o que fazer em Madrid, destacando 12 atrações imperdíveis em Madrid e sugerindo roteiros para visitas de diferentes durações.
O que fazer em Madrid: 12 atrações imperdíveis
Em Madrid, cultura, história e gastronomia se encontram de maneiras cativantes. Aqui, reunimos 12 atrações imperdíveis que certamente farão da sua visita à capital espanhola uma experiência inesquecível.
1. Museu do Prado
Um dos museus de arte mais prestigiados do mundo, com milhares de obras que datam do século XII ao início do século XX. Destacam-se as obras de mestres espanhóis como Velázquez e Goya, cujos retratos iluminam a complexidade e a profundidade da história e da cultura espanholas.
2. Palácio Real de Madrid
Este é o maior palácio real da Europa em termos de volume e é considerado um dos mais belos. Seu interior é tão impressionante quanto o exterior, com salões ricamente decorados e uma vasta coleção de arte e mobiliário. A troca da guarda, que acontece às quartas-feiras, é um espetáculo que também vale a pena assistir.
Leitura recomendada: Primeira viagem à Europa: dicas de onde ir e como se preparar.
3. Parque do Retiro
O Parque do Retiro é conhecido como o pulmão verde de Madrid. Conta com mais de 15.000 árvores, um grande lago e várias esculturas e monumentos, como o Monumento a Alfonso XII e o Palácio de Cristal, um impressionante edifício de vidro que abriga exposições de arte contemporânea.
4. Mercado San Miguel
Construído em 1916, é um dos mercados mais antigos e bonitos de Madrid. Lá, os visitantes podem saborear as tapas, uma tradição culinária espanhola que oferece uma diversidade de sabores em porções reduzidas. Além disso, o mercado oferece uma ampla seleção de vinhos espanhóis e é um ótimo lugar para comprar produtos frescos e locais. Ao buscar o que fazer em Madrid, não deixe essa interessante atração de lado!
Leitura recomendada: Seguro viagem para Europa: tudo o que você precisa saber.
5. Templo de Debod
O templo egípcio de 2.200 anos foi um presente do Egito à Espanha em 1968. Com vista para a Casa de Campo, o maior parque público de Madrid, o templo é particularmente impressionante ao pôr do sol.
6. Plaza Mayor
Essa praça grandiosa foi a sede do poder municipal no século XVII e hoje é um lugar popular para turistas e moradores locais se encontrarem. As pinturas nas paredes da Casa de la Panadería são maravilhosas.
Leitura recomendada: Chip Internacional Europa: como funciona, quanto custa e como comprar.
7. Museu Reina Sofia
Lar de uma extensa coleção de arte do século XX, esse museu é famoso por abrigar o "Guernica" de Picasso, uma das obras de arte mais impactantes e reconhecidas do mundo.
8. Gran Vía
Essa via é o coração da atividade comercial e do entretenimento de Madrid, com lojas de grife, teatros históricos e cinemas. A Gran Vía é muitas vezes comparada à Broadway de Nova Iorque, e conhecida como "a rua que nunca dorme".
9. Estádio Santiago Bernabéu
Lar do mundialmente famoso time Real Madrid, esse estádio tem capacidade para mais de 80.000 espectadores. O tour oferece aos visitantes a oportunidade de ver os bastidores, incluindo os vestiários e o túnel dos jogadores.
10. Bairro de Malasaña
Entre as dicas do que fazer em Madrid está o bairro de Malasaña, conhecido por sua agitada vida noturna e cultura alternativa. A rua Fuencarral, com suas lojas de moda e design, e a Plaza del Dos de Mayo são pontos de encontro populares.
Leitura recomendada: Vale a pena ter um cartão de débito internacional? Descubra aqui!
11. El Rastro
Esse mercado ao ar livre acontece todos os domingos e feriados nacionais. É o maior mercado de pulgas da Espanha, com centenas de comerciantes vendendo de tudo, desde antiguidades a roupas usadas, livros e discos de vinil.
12. Catedral de Almudena
Sua construção levou mais de 100 anos, sendo finalizada em 1993. O interior combina vários estilos, desde o neogótico ao contemporâneo, e a cúpula oferece uma bela vista de Madrid.
Roteiro de viagem para Madrid
Planejar uma viagem para a Europa pode ser desafiador, especialmente quando se trata de uma cidade com tantas atrações como Madrid. Pensando nisso, preparamos alguns roteiros que te ajudarão a aproveitar ao máximo sua estadia na capital espanhola, seja ela de 2, 3, 5, 7 ou até 10 dias.
Vamos explorar as maravilhas de Madrid?
O que fazer em Madrid em 2 dias
Em uma visita de dois dias a Madrid, você pode começar pelo coração da cidade, a Plaza Mayor, e depois explorar o Palácio Real. Em seguida, vá ao Mercado San Miguel para saborear tapas e vinhos. No segundo dia, reserve a manhã para o Museu do Prado e a tarde para relaxar no Parque do Retiro.
Leitura recomendada: Descubra qual o custo de vida na Espanha.
O que fazer em Madrid em 3 dias
Com um dia extra, você pode adicionar o Museu Reina Sofia e a Gran Vía ao seu itinerário, além de reservar algum tempo para explorar o movimentado bairro de Malasaña.
O que fazer em Madrid em 5 dias
Com cinco dias, além das atividades acima, você terá tempo para visitar o Estádio Santiago Bernabéu, o Templo de Debod ao pôr do sol, e ainda explorar o mercado de pulgas El Rastro.
O que fazer em Madrid em 7 dias
Uma semana em Madrid permite uma exploração mais profunda. Além dos locais mencionados, você pode visitar a Catedral de Almudena, passar uma tarde no bairro de Lavapiés e experimentar a vida noturna de Madrid em bairros como Chueca ou Salamanca.
O que fazer em Madrid em 10 dias
Se tiver a sorte de passar dez dias na cidade, considere fazer uma viagem de um dia aos arredores de Madrid. Há muitas cidades históricas e atrações naturais que podem ser exploradas em um dia, como Segóvia, Toledo e El Escorial.
Cada itinerário foi pensado para te ajudar a experimentar o melhor de Madrid em seu próprio ritmo. Divirta-se e adapte estes planos ao seu próprio estilo de viagem.
Leitura recomendada: Roteiro de viagem para a Europa: 10, 15 e 20 dias.
O que fazer em Madrid e arredores
Madrid é uma cidade encantadora, mas a região ao seu redor também tem muito a oferecer. Se você tiver um tempo extra, aqui estão algumas ideias para explorar um pouco mais da Espanha.
- Toledo: Apenas a uma curta distância de Madrid, Toledo é uma cidade que parece parada no tempo. Conhecida como a "Cidade das Três Culturas" por sua influência cristã, judaica e muçulmana, ela tem uma rica história e arquitetura para se explorar.
- Segovia: Outra cidade próxima a Madrid, Segovia é famosa por seu aqueduto romano incrivelmente preservado, seu castelo de conto de fadas (Alcázar de Segovia) e sua catedral gótica.
- El Escorial: Esse complexo do século XVI foi um dos locais de residência da Família Real Espanhola e inclui um palácio, uma basílica, um panteão, uma biblioteca e um mosteiro. El Escorial é um exemplo impressionante da arquitetura renascentista espanhola.
- Parque Natural Sierra de Guadarrama: Para quem ama atividades ao ar livre, esse parque oferece excelentes oportunidades para caminhadas, escaladas e observação de aves. Durante o inverno, também é possível esquiar.
- Aranjuez: Essa cidade é conhecida pelo Palácio Real de Aranjuez, uma residência de verão da Família Real Espanhola. Além do palácio, os jardins circundantes são um local maravilhoso para um passeio relaxante.
Leitura recomendada: Salário mínimo Espanha 2023: quanto ganha uma pessoa e custo e vida
Excursões para esses locais oferecem a oportunidade de se conhecer um lado diferente da Espanha, e cada uma delas pode ser feita em um dia a partir de Madrid.
A beleza da capital espanhola é que, por mais que você planeje, sempre haverá algo novo e inesperado à sua espera, seja um bar de tapas escondido, uma loja de antiguidades ou um pedaço de história. Esperamos que este guia sobre o que fazer em Madrid te inspire a descobrir a beleza e a energia dessa cidade incrível.
Já que você está planejando uma viagem, confira nosso post sobre como usar a Conta Nomad na Europa para facilitar suas transações financeiras no exterior!