A Itália é um dos destinos mais procurados por quem quer viajar com os amigos ou até mesmo desfrutar de uma merecida aposentadoria no melhor estilo europeu. Enquanto o descanso permanente não vem, um passeio pela Costa Amalfitana pode ser uma boa maneira de se conectar com a cultura italiana.
O destino pode não ser popular ou famoso para os turistas brasileiros como as cidades de Veneza, Toscana, Roma, Milão e Florença. No entanto, é conhecido na Europa como um verdadeiro paraíso, com suas belas paisagens e calmaria.
Ficou interessado em saber mais? Acompanhe nosso conteúdo e veja todos os detalhes, desde a localização até o que fazer na Costa Amalfitana, em sugestões de roteiros para 3 a 7 dias!
Onde fica a Costa Amalfitana e como chegar
Localizada ao sul da Itália, na região da Campânia, a Costa Amalfitana está distante cerca de 3h30 da capital Roma. É um destino considerado patrimônio da Unesco, constituído de pequenas cidades históricas, em uma região que se estende por algo em torno de 50 km às margens do Mar Tirreno.
Para chegar ao lugar, partindo do Brasil, uma das melhores alternativas de rota é aterrissar em Nápoles e de lá seguir para a Costa. Entre os meios de locomoção é possível usar o transporte aéreo, marítimo ou ferroviário.
De avião é mais rápido, mas você pode pegar o trem da Trenitalia com destino a Salerno ou o comboio da Circumvesuviana até Sorrento. Se preferir, as embarcações que saem de Nápoles permitem maior imersão cultural, em uma viagem mais longa e em contato com a população local, sem contar as belezas naturais pelo caminho.
Já partindo de Roma, você pode escolher ir de trem em um percurso que dura em média 1h15 para aqueles de alta velocidade ou 3h30 em vagões comuns. Alugando um carro é você quem calcula seu tempo de viagem para percorrer toda a região antes de chegar na Costa Amalfitana — tudo vai depender do seu desejo de autonomia e disponibilidade financeira.
As cidades da Costa Amalfitana
Chamadas de comunas, existem diversas cidades que formam toda a extensão da Costa Amalfitana. Veja quais são e um pouco do que cada uma delas tem a oferecer aos visitantes:
Amalfi
Às margens do mar e com pouco mais de 5 mil habitantes, a charmosa Amalfi é uma das preferidas entre os turistas. Com suas belas praias e opções de restaurantes, pertence à província de Salerno.
Capri
As praias são também o atrativo de maior destaque de Capri, além dos bares e restaurantes. As águas cristalinas e a região montanhosa com grutas formam uma paisagem incrível de tirar o fôlego.
Minori e Maiori
Embora menos procuradas pelos turistas, vale a pena conhecer as duas cidades, com destaque para a Villa Marittima Romana do século I d.C., uma espécie de casa de praia e importante monumento romano que fica em Minori.
Já em Maiori, a riqueza histórica, as arquiteturas antigas e as belíssimas paisagens são mais do que motivos para fazer uma parada. As opções gastronômicas são igualmente ricas nos dois lugares e mais em conta.
Positano
Palco de diversas produções cinematográficas, Positano encanta com suas belezas, cenários arquitetônicos incríveis e belas praias. Vale ressaltar, que por ser um destino famoso e mais requisitado, os preços são mais elevados tanto para hospedagem quanto para alimentação.
Praiano
As águas cristalinas das praias, o clima agradável e os preços acessíveis fazem da pequena Praiano um point obrigatório. Bem próxima de Positano, você pode deixar para almoçar ou jantar na cidade a um custo mais baixo, por exemplo.
Ravello
Localizada a 365 metros acima do nível do mar, a cidade destoa do restante das cidades por estar em uma região mais alta. Com suas locações românticas, visual e as paisagens surreais de tão lindas , é ideal para os casais apaixonados.
O que fazer na Costa Amalfitana
Se uma viagem para a Itália, por si só, já deixa o coração ansioso e com a expectativa nas alturas, imagine poder visitar um lugar como a Costa Amalfitana. São muitas as atividades imperdíveis como:
- passeios de barco;
- visitas às praias escondidas que mais parecem particulares;
- exploração das ruínas históricas;
- passeios pelos jardins floridos;
- degustação do delicioso Limoncello (licor de limão produzido original e especialmente na região do golfo de Nápoles, na Costa Amalfitana).
Onde ficar na Costa Amalfitana
As opções de hospedagem na Costa Amalfitana são variadas e atendem a todos os tipos de gostos e bolsos, desde os hotéis de luxo até as acomodações mais acessíveis. Com isso, a escolha de onde ficar, vai depender do seu estilo de viagem, disponibilidade de tempo e recursos financeiros.
Como são muitas cidades e atrativos em cada uma delas, você pode traçar um roteiro com pernoites ou definir uma base e se deslocar, já que estão, relativamente, próximas umas das outras.
Cidades como Amalfi e Positano são mais caras, ao passo que Praiano, Minori e Maiori oferecem hospedagens com preços mais baixos. A estação do ano, com alta ou baixa temporada, também pode influenciar o valor das diárias.
Talvez, ficar em Sorrento ou Salerno, fora da Costa e planejar passeios diários seja uma boa forma de economizar alguns euros, sobretudo, se você tiver alugado um carro. Faça um comparativo de gastos considerando aspectos como deslocamento, tempo, distância e até mesmo segurança.
Roteiro para conhecer a Costa Amalfitana
Há muito para se fazer em terras italianas , porém, se o seu planejamento é apenas visitar a Costa Amalfitana, em um tempo de 3 a 7 dias é possível conhecer o lugar de ponta a ponta.
Trouxemos sugestões de roteiros para você aproveitar ao máximo as locações e voltar para casa com a bagagem da memória repleta de boas experiências. Veja o que fazer por lá nesse período:
O que fazer na Costa Amalfitana em 3 dias
Em um roteiro de 3 dias vale planejar o tempo em passeios pelas principais cidades, priorizando a distância entre elas. Tudo vai depender da sua base de hospedagem, mas você pode começar por Positano no primeiro dia para conhecer e explorar as praias e outros pontos turísticos.
No segundo dia, aproveite as praias e gastronomia de Amalfi que são também incríveis, com restaurantes à beira-mar. O centrinho da cidade é bem animado, com gelaterias, lojinhas e fatos históricos.
Já o terceiro dia pode ser reservado para Ravello, a cidade alta, acima do nível do mar, onde você vai conhecer a Villa Rufolo, com seus palacetes, torres e jardins, com construções que datam do século XIII.
O que fazer na Costa Amalfitana em 7 dias
Se vai ficar mais tempo na Costa Amalfitana, o dia quatro pode incluir um passeio pela famosa ilha de Capri. Aliás, esse é um destino que se você tiver condições de custear uma diária mais cara de hospedagem, vale passar pelo menos dois dias.
As praias paradisíacas de águas cristalinas e as elegantes formações rochosas dão vontade de ficar por mais tempo. A região é linda e um dia pode ser pouco para desfrutar de rara beleza, então, destine o dia cinco também para Capri.
No sexto dia faça um passeio de barco por toda a Costa Amalfitana com direito a mergulho com snorkel para conferir as formações rochosas embaixo d’água. As paisagens vistas de alto-mar trazem uma sensação indescritível de alegria e bem-estar.
Deixe o sétimo e último dia livre para decidir entre revisitar alguma cidade, passar o dia na praia ou apenas perambular onde você estiver hospedado. É importante deixar o roteiro flexível para o caso de imprevistos ou mudanças de última hora.
A Itália está entre os países que não exigem visto para brasileiros em viagens de até 90 dias com o objetivo de turismo. No entanto, é preciso fazer o seguro-viagem, obrigatório para entrar e circular em qualquer país da Europa.
Com essa facilidade, depois de conhecer a Costa Amalfitana, você pode planejar outros roteiros de viagem para a Europa. Sempre que tiver a oportunidade não hesite em gastar com aquilo que pode deixar você cada vez mais rico.
Para viajar com tranquilidade ao exterior, você vai precisar de um meio seguro para levar seu dinheiro. Veja como usar sua conta Nomad na Europa!