A Itália vai muito além da culinária tradicional, do Coliseu e da pasta! O país é um dos destinos favoritos dos brasileiros, porém, muitas pessoas acabam deixando as praias da Itália de lado e perdem um passeio incrível.
Se você está planejando um roteiro de viagens durante o verão na Itália, você não pode perder as famosas praias italianas. E, para te ajudar a conhecer um pouco sobre elas, trouxemos aqui as 9 opções mais espetaculares. Conheça cada uma delas abaixo!
1. Praia de Tropea, Calábria
A Praia de Tropea, na Calábria, é uma jóia do litoral italiano, marcada por uma combinação de beleza natural, riqueza histórica e tradições culturais. Considerada por muitos como uma das melhores praias da Itália, está localizada na região de Calábria, no sul. Tropea é conhecida por suas praias de areia fina, águas cristalinas do Mar Tirreno e seu centro histórico.
Embora possa ficar bastante movimentada, especialmente aos fins de semana, você sempre vai encontrar um lugar com sombra para descansar e aproveitar. Isso se deve à região de colina rochosa acima da praia, que ajuda a tampar um pouco do sol.
2. Costa dos Deuses, Calábria
Uma das praias da Itália mais interessantes é a Costa dos Deuses, suas belezas lembram o Caribe, com diversas opções de lazer aquático e vistas panorâmicas incríveis.
Além das belezas naturais, a Costa dos Deuses tem uma gastronomia deliciosa. A cebola vermelha de Tropea e o ‘nduja de Spilinga’ são produtos locais famosos que chamam a atenção de turistas de todo o mundo. As cidades de Pizzo e Tropea, com suas vistas dramáticas e delícias locais como o sorvete tartufo, complementam a experiência de quem colocou essa parte encantadora da Itália em seu roteiro de viagens pela Europa.
3. Praia de San Vito Lo Capo, Sicília
San Vito Lo Capo, na Sicília, é sempre citado por suas praias de areias brancas e águas claras. Localizado ao pé do Monte Mônaco, o destino é perfeito para relaxar e praticar atividades ao ar livre, como mergulho e passeios de barco. A área tem pontos históricos como um santuário e um farol, o que torna esta praia um destino muito romântico na Itália.
Durante o verão, o local fica bastante movimentado, mas, fora da temporada, a praia é mais tranquila, ideal para apreciar a serenidade do local e a culinária famosa pelo couscous de peixe. E o melhor de tudo: o trajeto até lá é facilitado pela proximidade aos aeroportos de Palermo e Trapani.
San Vito Lo Capo é uma combinação de beleza natural, cultura, história e é perfeita para quem busca uma mistura de lazer e romance.
4. Cala Goloritzé, Sardenha
Cala Goloritzé, na Sardenha, é aquele lugar que você vê em fotos e pensa: "Isso é real?" Essa praia da Itália é abraçada por mar e montanhas, criando um espetáculo de beleza natural que você não vai querer perder.
Para chegar lá, tem duas opções: por terra, encarando uma trilha de cerca de 7 km ida e volta, que te leva por uma jornada de aproximadamente 4h30 no total, entre subidas e descidas por caminhos bem sinalizados e cenas de tirar o fôlego. Ou se preferir também pode ir de barco, mas terá que ancorar um pouco longe da costa.
Independentemente se você escolher a trilha ou o caminho de barco, é sempre importante ter um seguro-viagem! E isso é obrigatório para visitar o país, além de ser uma garantia a mais.
5. Praia de Rabbit, Lampedusa
Se você busca um verão na Itália diferente de tudo que já viu, a resposta é a Praia de Rabbit, um dos locais considerados mais lindos do mundo. Este refúgio, próximo da Sicília, tem uma vibe meio África, meio Europa, devido à sua localização peculiar mais próxima da Tunísia do que da Itália.
Para passar o dia lá, é recomendado levar tudo o que precisar, pois a praia preserva sua beleza sem contar com infraestrutura turística, mantendo seu charme selvagem. A proteção do local é séria: além de ser refúgio de tartarugas marinhas, até os barcos têm restrições para não perturbar o paraíso.
Diferente de outras praias da Itália, que têm pedras, este lugar é um convite para se desligar do mundo e mergulhar em águas tranquilas, com a areia fina sob os pés e um céu imenso acima.
Leia também: O que é ETIAS? Tudo sobre a nova autorização para visitar a Europa.
6. Baía dos Turcos, Sicília
A primeira coisa que as pessoas comentam sobre a Baía dos Turcos são suas formações rochosas brancas únicas que, sob o sol, brilham contra o azul profundo do mar Mediterrâneo. A cor das rochas vem do mármore branco, que, ao longo dos séculos, foi moldado pelo vento e pela água, criando um cenário natural que você só vai encontrar por lá.
Apesar de ser tentador ir direto para a beira da água, explorar as rochas e encontrar o melhor ponto para apreciar a vista requer um pouco de agilidade. E, claro, não esqueça do protetor solar, água e um lanchinho, porque essa praia da Itália é um destino para se passar o dia.
Como você está notando, as praias italianas são lindas e, além de ser um país culturalmente muito rico, para visitá-lo não precisa de visto para brasileiros, então você pode aproveitar a Itália sem ter que passar por essa burocracia!
7. Positano, Costa Amalfitana
A Costa Amalfitana, além de ter uma das melhores praias da Itália, é considerada um patrimônio mundial da UNESCO, famosa por suas vistas dramáticas, arquitetura encantadora e atmosfera espetacular.
E em Positano o ideal é passar alguns dias, explorar a pequena cidade, que é rica em atrações como a Igreja de Santa Maria Assunta, as ruínas de uma antiga vila romana, as torres sarracenas e, claro, algumas praias encantadoras.
A melhor época para visitar Positano varia de acordo com o que você busca. A cidade fica muito movimentada e os preços sobem no verão (julho e agosto), mas esse é também o período de tempo ensolarado e altas temperaturas. No entanto, para uma viagem mais tranquila e sem multidões, a primavera ou o outono são recomendados, especialmente nos meses de maio, junho, setembro e outubro.
Lembrando que a Itália faz parte do Tratado de Schengen, então você pode passar alguns dias em Positano, e seguir viagem para outros países sem muitas dores de cabeça.
8. Cinque Terre, Ligúria
Cinque Terre é composto por cinco vilas de pescadores na Riviera Italiana, na Ligúria, e chama a atenção do mundo todo por suas paisagens espectaculares e casas coloridas agarradas às falésias.
Para chegar lá é muito tranquilo, basta pegar um trem, já que cada uma das vilas possui uma estação ferroviária. A região é famosa pelas suas trilhas, que proporcionam vistas espetaculares do Mar Mediterrâneo, sendo a trilha Sentiero Azzurro uma das mais populares, conectando todas as cinco vilas.
Se você vai passar o verão na Itália, mas quer fugir um pouco do calor, Cinque Terre é uma boa opção, graças às suas temperaturas agradáveis, ideal para atividades na praia. Já a primavera e outono apresentam um clima mais ameno e com menos turistas, enquanto o inverno é mais tranquilo, mas tem menos serviços disponíveis.
Além das trilhas, Cinque Terre tem praias encantadoras, oportunidades para passeios de barco e a degustação de vinhos locais, como o famoso Sciacchetrà. Cada vila tem seu próprio charme, desde a promenade de praia em Monterosso até o isolamento rodeado de vinhas de Corniglia.
9. Praia de Forno, Elba
Situada no Golfo de Biodola, a Praia de Forno é a menor das três praias da região, medindo 120 metros de comprimento e até 12 metros de largura em sua parte mais ampla, sendo uma excelente escolha para quem quer algo mais sossegado e com menos movimentação.
Esta praia da Itália é emoldurada por casas pitorescas de cores pastel que garantem uma visão harmoniosa com o ambiente natural circundante. A praia é especialmente apreciada pelas famílias, graças ao seu fundo marinho que declina suavemente, ideal para as crianças aproveitarem.
A Praia de Forno é um ótimo lugar para passar o dia e, diferentemente de outras praias da Itália, ela tem um comércio movimentado, com aluguel de guarda-sóis, espreguiçadeiras e equipamentos para esportes aquáticos, sem falar de bares para fazer um lanche ou comprar algo para beber.
Essas são as 9 melhores praias da Itália! Agora é só você preparar seu roteiro, escolher o destino que mais te agradou e comprar suas passagens.
Ah! Para viajar para fora do Brasil, você vai precisar de uma conta internacional e, claro, a Nomad pode te ajudar com isso! Confira como usar a conta Nomad na Europa e evite perrengues com pagamentos em euro.