Blog
>
Planejamento de Viagem
>
Seguro viagem para a Itália: como fazer e se prevenir

Seguro viagem para a Itália: como fazer e se prevenir

Não deixe sua segurança de lado enquanto estiver fora do Brasil! Aprenda mais sobre como contratar um seguro viagem para a Itália!

Imagem do Templo de Adriano, em Roma, com duas bandeiras da Itália hasteadas de cada lado

Planejando passar um tempo fora do Brasil? É bem possível que você já tenha pesquisado sobre a Itália e esteja ansioso só de pensar nos vinhos, pães e queijos, além de visitar os incríveis monumentos desse país. Mas e quanto ao seguro viagem para a Itália? Está garantido igual ao seu roteiro de viagem?

O seguro viagem é aquela etapa do planejamento que demanda tempo, pesquisa e investimento financeiro. Há até quem se arrisque a viajar sem seguro viagem porque é um custo que nem sempre é "aproveitado", de certa forma.

É muito possível que você já tenha conhecido uma pessoa que viajou para fora do Brasil, investiu no seguro viagem, e não precisou usar. Será que isso foi dinheiro jogado fora, como algumas pessoas acham?

Preciso de seguro viagem para visitar a Itália?

A resposta curta é: sim, pessoas do Brasil precisam de seguro viagem se quiserem visitar a Itália. Vamos aos motivos.

A Itália é um dos países que integram o Tratado de Schengen – junto com outros que fazem parte da União Europeia. Existem algumas regras que se aplicam para visitantes de todos os países que integram esse Tratado, e a obrigatoriedade do seguro saúde é uma delas.

Mas o que será que acontece se o seguro viagem para a Itália não for adquirido antes da viagem? A principal consequência é sua entrada no país ser barrada já na imigração do aeroporto italiano onde for desembarcar.

O resultado é você sendo deportado de volta para o Brasil e perdendo bem mais dinheiro do que se tivesse investido no seguro viagem – já que o prejuízo estaria nas reservas feitas e não aproveitadas, como em hospedagens, passeios e até mesmo a passagem de volta ao Brasil.

{{cta-seguro-viagem-1}}

Por que o seguro de viagem para a Itália é obrigatório?

Alguns países da Europa não oferecem sistema de saúde gratuito e universal – assim como acontece no Brasil. Há também os locais cujo atendimento gratuito é apenas para residentes, então turistas e visitantes temporários precisam arcar com os custos do trabalho e estrutura médica usada em caso de um acidente.

Sistema de saúde italiano

A Itália é um país que oferece atendimento de saúde gratuito ou mediante uma contribuição considerada de baixo custo. Visitantes e turistas podem ser atendidos de graça nos serviços de urgência, mas não é tão simples quanto parece: as filas do sistema público de saúde da Itália são famosas, e os custos de uma consulta no sistema privado podem ser altas.

Vamos falar em números para exemplificar a discrepância: existem serviços de seguro viagem que podem custar pouco mais de 50 euros por um período significativo de viagem (20 dias), e que podem ser aproveitados em diferentes países.

Uma única consulta de última hora com um especialista em Roma pode variar entre 50, 120, 200 e até 400 euros no sistema privado – o tipo de especialidade também influencia o preço. E isso sem contar o custo de medicação ou até mesmo o valor do serviço prestado por equipes de enfermagem, em caso de internação.

Percebe que o seguro viagem também é uma forma de evitar gastos inesperados?

O que influencia o preço de um seguro viagem para a Itália?

O valor deste serviço varia de acordo com algumas condições.

Primeiramente, cada empresa de seguro de viagem tem suas próprias regras de cobrança e precificação.

Outros fatores que podem influenciar no preço final são a idade das pessoas seguradas; se existe alguma condição delicada de saúde (incluindo gravidez); a duração da viagem e o tipo de atividade que vai acontecer durante os passeios – a prática de esportes radicais na neve, por exemplo.

Para escolher uma empresa confiável de seguro viagem, você precisa saber quais são alguns itens básicos que precisam fazer parte do pacote oferecido.

Leia mais: Custo de vida na Itália: salário, aluguel, alimentação e mais

Como funciona o seguro viagem para a Itália

Assim como em outros serviços, existem opções de seguro viagem variando de básicas até mais completas. Para entrar na Itália, seu seguro viagem precisa cumprir alguns requisitos obrigatórios.

O valor mínimo do seguro tem que contemplar pelo menos 30.000 euros em despesas médicas e hospitalares. Calma, você não vai pagar 30.000 euros para fazer um seguro viagem!

Esse valor representa os custos totais que podem ser gastos em procedimentos e atendimentos de saúde sem que o viajante precise tirar mais dinheiro do bolso.

Ou seja: quando contrata um seguro viagem, você já tem um "saldo" de pelo menos 30.000 euros disponível para ser usado em caso de necessidades de saúde e emergências médicas. E o hospital que te atender não vai deixar de receber pelo atendimento prestado à uma pessoa não-residente na Itália.

O que faz parte de um seguro de viagem para a Itália?

Além de ter um valor mínimo para procedimentos médicos, um seguro viagem também contempla outros serviços básicos.

  • Traslado do corpo de volta ao Brasil em caso de falecimento;
  • Regresso sanitário;
  • Morte acidental;
  • Reembolso por cancelamento de voo;
  • Orientação em caso de perda de documentos;
  • Assistência jurídica.

Serviços opcionais (mas realmente úteis) em um seguro viagem:

  • Extravio de bagagem;
  • Hospedagem e acomodação conjunta no hospital em caso de internação;
  • Assistência na localização de bagagem;
  • Reembolso por danos à bagagem;
  • Despesas médicas e hospitalares para covid-19.

Como escolher um seguro viagem para a Itália

Se você chegou até aqui, já sabe o básico para essa etapa fundamental para quem vai de viagem para a Itália: quais proteções e serviços básicos devem ser oferecidos pela empresa de seguro viagem, e a importância de contratar esse serviço antes de embarcar.

A próxima pergunta é: como escolher a empresa para fazer o seguro viagem e embarcar para a Itália com tranquilidade?

Procure por empresas com renome e boas referências na prestação de serviço. Fique de olho e confirme se o seguro viagem contratado inclui assistência em português para o viajante, serviços oferecidos via aplicativo, e se o seguro viagem contratado se estende para mais países além do seu primeiro destino – essa parte é especialmente útil se você estiver visitando a Europa, onde é fácil "pular" de um país para outro.

Leia também: Quer morar na Itália? Confira o que é necessário para se mudar para o país

Como fazer seguro viagem para a Itália

Veja agora, de forma prática e em formato de lista, o que você precisa para contratar seu seguro viagem para a Itália.

  • Definir tempo total de viagem;
  • Selecionar se mais algum país vizinho será visitado, ou se os passeios ficam só dentro da Itália;
  • Garantir que seu passaporte está válido por todo o tempo em que você estará fora do Brasil;
  • Avaliar as condições oferecidas pelas empresas: atendimento 24h e em diferentes canais de comunicação;
  • E, claro, garantir que a cobertura mínima do seguro viagem para entrar na Itália seja cumprida.

E é assim que a sua saída do Brasil fica ainda mais fácil: agora você já sabe como escolher um seguro viagem para a Itália, continue seu planejamento e saiba como organizar uma viagem em família impecável!

{{rt-seguro-viagem-1}}

{{cta-seguro-viagem-1}}

Compartilhe:

Ganhe 2% de cashback

Abra sua Conta internacional sem taxa de abertura e receba até US$ 20 de cashback.

A Nomad oferece a abertura de contas nos EUA para pessoas brasileiras não residentes nos EUA. A Nomad não é um banco, é uma fintech. As operações de câmbio e transferências de fundos do Brasil para as contas de depósito nos Estados Unidos são feitas em parceria com Ouribank S.A. Banco Múltiplo (“Ouribank”). O Ouribank não é responsável pela abertura ou gestão das contas nos EUA ou pelas conversões de moeda realizadas pela Nomad Fintech Inc. ("Nomad").

A Nomad Tecnologia Ltda. é uma empresa do grupo empresarial Nomad, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Rua Bela Cintra, nº 1149, Sobreloja, Consolação, CEP 01.415-907, registrada sob o CNPJ/ME nº 34.662.852/0001-66, que também é correspondente cambial do Ouribank, para a realização de operações de câmbio dos clientes, conforme estabelecido na Resolução CMN 4.935, de 29 de julho de 2021. O Ouribank não é afiliado, controlado ou subsidiário, da Nomad ou da Nomad Tecnologia Ltda. Para quaisquer dúvidas, reclamações ou necessidade de suporte, o cliente deve contatar os canais de atendimento da Nomad (+55 11 4200.0204, support@nomadglobal.com). Os canais de atendimento Ouribank, para reclamações relacionadas a operações de câmbio, são +55 0800-775-0404 (SAC) ou SAC@ouribank.com. Caso o SAC do Ouribank não resolva a demanda, entre em contato com a Ouvidoria do Ouribank para questões de câmbio sob responsabilidade deles, nos telefones 0800-603-44444 ou 0800-775-4000, ou pelo e-mail ouvidoria@ouribank.com. O número de telefone da Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil é 145.

O cartão de débito Visa da Nomad (“Cartão de Débito Nomad Visa”) é emitido pelo Community Federal Savings Bank (“Banco”), membro do FDIC, sob licença da Visa U.S.A. Inc. A Nomad é gerente de programas bancários para o Cartão de Débito Nomad Visa e é única e exclusivamente responsável por fornecer atendimento ao cliente em nome do Banco para o Cartão de Débito Nomad Visa e a conta de depósito à vista americana associada. O Banco não tem associação com quaisquer outros serviços oferecidos pela Nomad.
O Cartão de Débito Nomad Visa requer uma verificação de identidade tanto por parte da Nomad quanto pelo Banco. A disponibilidade de fundos na conta de depósito à vista nos EUA depende do momento das suas instruções de pagamento e pode estar sujeita a restrições de prevenção a fraudes. Portanto, os tempos de transferência podem variar.

Os fundos depositados em reais não são mantidos com o Banco até serem convertidos em dólares pela Nomad e transferidos para o Banco. O Banco, como membro do FDIC, oferece à você cobertura de seguro FDIC para os fundos na conta de depósito à vista nos EUA, limitada a $250.00,00 por depositante, por categoria de titularidade e por instituição bancária segurada. Para mais informações sobre o seguro FDIC, visite www.FDIC.gov. Você é responsável por gerenciar seus ativos totais em todos os bancos dentro do programa FDIC para garantir que permaneça dentro dos limites de cobertura.

Seu saldo em dólares pode ser enviado para e mantido pelo Banco ou mantido pelo Banco em uma ou mais das outras instituições de depósito seguradas membros do FDIC, listadas em https://www.cfsb.com/fdic/ (“bancos da rede”). A lista de bancos da rede está sujeita a alterações de tempos em tempos. Seu saldo em dólares e outros depósitos que você possa manter no Banco são segurados até $250.000,00 no total e, da mesma forma, seu saldo em dólares que mantivermos em quaisquer bancos da rede em seu nome e outros depósitos que você tenha nesse banco da rede são segurados até US$250.000,00 no total, em caso de falência do banco que mantém o depósito. Os valores de fato segurados podem ser menores ou sofrer alterações com base em qualquer outro saldo que você mantenha separadamente em um banco da rede.

A Nomad tem sede nos Estados Unidos e está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (“SEC”) como Consultora de Investimentos. Ela oferece seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos e em relação a produtos de investimento norte-americanos. O registro na SEC não implica um determinado nível de habilidade ou treinamento.

Assim, com base na Orientação Técnica nº 33/2005 da CVM, a Nomad mantém um contrato com uma instituição regulada no Brasil, que faz parte do sistema de distribuição de valores mobiliários brasileiro, devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil - ("Bacen”) e pela Comissão de Valores Mobiliários - "CVM"), Global Investment Services DTVM Ltda., registrada sob o número de CNPJ/MF: 47.227.569/0001-58 (“Parceiro Brasileiro” ou “ DTVM Global”), que oferece acesso aos Serviços da Nomad para investidores que são residentes, domiciliados ou incorporados pela República Federativa do Brasil. Os serviços oferecidos pelo Parceiro Brasileiro não devem ser considerados valores mobiliários oferecidos a esses investidores.

A Nomad oferece seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos e de acordo com as regras e regulamentações aplicáveis aos EUA. Esses serviços não estão registrados nem são supervisionados pela CVM ou por outra instituição reguladora brasileira. Para registrar reclamações ou solicitar suporte, clientes residentes ou domiciliados no Brasil, que se tornaram clientes da Nomad por meio da intermediação do Parceiro Brasileiro, estão convidados a entrar em contato conosco em support@nomadglobal.com ou +55 (11) 4200-0204 (Brazil) / +1 (888) 998-2261 (USA).

Certos serviços de investimento nos Estados Unidos são fornecidos pela DriveWealth LLC (“DriveWealth”) e Apex Clearing Corporation (“Apex”), membros da Financial Industry Regulatory Authority (“FINRA”) e da Securities Investor Protection Corporation (“SIPC”), que protege os clientes de valores mobiliários de seus membros até US$ 500.000,00 (incluindo US$ 250.000,00 para reclamações de dinheiro). Brochura explicativa disponível mediante solicitação ou em www.sipc.org. O SIPC não cobre depósitos bancários. Seus investimentos são mantidos em uma conta individual na DriveWealth ou Apex. Verifique os registros dessas empresas na ferramenta BrokerCheck da FINRA (www.brokercheck.finra.org/). A cobertura do FDIC se aplica à sua conta bancária e não cobre os saldos depositados na DriveWealth ou Apex.

Embora a Nomad avalie cuidadosamente os ativos disponíveis em nosso aplicativo, não damos nenhuma afirmação sobre a probabilidade de qualquer investimento atingir um resultado ou objetivo específico. O desempenho passado não garante resultados futuros. Os valores dos ativos flutuam (volatilidade), o que significa que os retornos em um período podem ser significativamente mais altos ou mais baixos do que em um período anterior. Os investimentos na Nomad podem perder valor. A Nomad não pode prever flutuações do mercado ou outras incertezas que possam afetar o valor de qualquer investimento. Como indivíduo, você deve considerar cuidadosamente a adequação de seus investimentos à sua situação financeira, incluindo necessidades de fluxo de caixa, circunstâncias fiscais, perfil de risco ou outros fatores subjetivos. É recomendado que você utilize todos os recursos disponíveis para se informar sobre investimentos de maneira geral e sobre a composição geral de seu portfólio. Questões fiscais ou legais relativas aos investimentos realizados através da Nomad devem ser obtidas pelos próprios clientes. A Nomad e suas afiliadas não fornecem nenhum tipo de aconselhamento legal ou fiscal.

As marcas registradas, logotipos e marcas de serviço que aparecem nos Serviços, incluindo, mas não se limitando à marca registrada “Nomad” são marcas registradas e marcas de serviço da Nomad . Outros nomes de empresas, nomes de produtos e nomes de serviços usados e exibidos nos Serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários, que podem ou não endossar ou estar afiliados ou conectados conosco. Nada nos Serviços deve ser interpretado como concessão, implicitamente ou de outra forma, de qualquer licença ou direito de usar qualquer marca registrada ou marca de serviço exibida nos Serviços sem nossa permissão prévia por escrito em cada caso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Política de Segurança da Informação sobre Privacidade de Dados e Cibersegurança e Conformidade com os Direitos dos Titulares de Dados.

Saiba mais sobre a Fintech Nomad Inc em SEC’s IAPD . Confira todas as informações legais.

Ganhe tranquilidade e segurança com o seguro-viagem da Assist Card

Viajar é incrível, mas imprevistos podem acontecer. Em todos os casos, contratar um seguro-viagem como o da Assist Card no Nomad Shop garante que você aproveite cada momento do passeio com muito mais tranquilidade e segurança.

Confira as vantagens de contratar o seu seguro-viagem Assist Card com a Nomad:

  • Cobertura médica internacional: Imprevistos não têm hora para acontecer. Com o seguro-viagem da Assist Card você tem acesso a atendimento médico de qualidade, sem surpresas no bolso e em qualquer lugar do mundo.
  • Find My Bag: Todos o planos da Assist Card incluem o Find My Bag, um serviço de rastreamento que encontra a sua mala em até 96 horas! Basta registrar o extravio e enviar o protocolo em até 24 horas após a chegada.
  • Descontos exclusivos para clientes Nomad: Clientes Nomad garantem o melhor preço no seguro-viagem da Assist Card. Unindo a melhor proteção e economia para a experiência de quem viaja com a Nomad.
  • Mais conforto na sua viagem: Com a Assist Card você viaja protegido e com conforto desde o embarque. A partir do plano 250, você garante acesso gratuito a salas VIP de aeroportos do Brasil, para garantir uma experiência de viagem premium.
  • Proteção para a sua família: Ao contrário dos seguros oferecidos por cartões de crédito, que cobrem só o titular e exigem a compra de voo com o próprio cartão, a Assist Card oferece planos que cobrem toda a família, com contratação simples e sem burocracia.
  • Tranquilidade em qualquer canto do mundo: A Assist Card tem cobertura global, atendimento direto pelo WhatsApp 24 horas por dia e em português. Você garante atendimento rápido e facilitado durante toda a sua viagem.
  • Para qualquer estilo de viagem: Seja para uma viagem para relaxar ou para destinos de abertura, você pode curtir com tranquilidade que o seguro-viagem Assist Card garante cobertura para esportes radicais.

Faça a sua cotação e compre sem sair do app da Nomad!