Viajar para a Europa é o sonho de muitos brasileiros. Porém, um detalhe muito importante para quem deseja ir até o Velho Continente nos próximos anos é o visto ETIAS. Com esta mudança, os turistas devem estar atentos aos novos requisitos e se preparar com antecedência para garantir que sua viagem ocorra sem problemas.
Ao todo, 33 países irão exigir o ETIAS, que entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2025. Neste artigo, vamos explicar como funciona essa autorização, como realizar o processo de solicitação e claro, o valor para ter o ETIAS e viajar até a Europa de forma regular e tranquila. Vamos lá!
O que é ETIAS?
O Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, conhecido como ETIAS, é uma nova proposta da União Europeia para aumentar a segurança dos países do continente. O sistema foi projetado para melhorar a segurança interna, prevenindo a imigração ilegal e o terrorismo, ao mesmo tempo em que facilita a viagem para turistas e pessoas à negócios.
A partir de 2025, cidadãos de países que atualmente não necessitam de um visto para visitas de curto prazo ao Espaço Schengen precisarão da autorização ETIAS antes de sua viagem. Esta autorização eletrônica será obrigatória para entrar nos países do Espaço Schengen e também outros países, que incluem destinos populares como França, Alemanha, Itália e Espanha.
O ETIAS será obrigatório para cidadãos de mais de 60 países, incluindo o Brasil, que até agora não precisavam de um visto para estadias de curta duração. A ideia é que, antes de embarcar em uma viagem para a Europa, os viajantes de tais países solicitem e obtenham a autorização eletrônica, de maneira parecida com o visto americano e canadense.
O objetivo do ETIAS não é apenas aumentar a segurança, mas também agilizar o processamento de passageiros nas fronteiras, já que é comum pessoas viajarem entre países de trem e carro, reduzindo significativamente o tempo de espera e melhorando sua experiência na viagem.
Quem precisa do ETIAS?
A partir de 2025, viajantes brasileiros com mais de 18 anos precisarão do ETIAS para entrar e viajar pela Europa. Este requisito também se aplica a cidadãos de outros países da América Latina, além de vários outros países ao redor do mundo. Ao todo, o ETIAS é exigido para cidadãos de mais de 50 países.
O ETIAS é necessário não apenas para turismo, mas também para viagens de negócios ou trânsito (escalas em voos). Por exemplo, se um brasileiro planeja viajar para a Alemanha a negócios ou está em trânsito pela Bélgica a caminho de outro destino fora do Espaço Schengen, ele ainda precisará da autorização ETIAS. A autorização é válida para estadias de até 90 dias.
Durante o primeiro ano de implementação, o ETIAS será opcional. Isso significa que os viajantes que entrarem na Europa pela primeira vez após a implementação do ETIAS receberão informações sobre o sistema e como ele funciona. Essa abordagem gradual visa garantir uma transição suave para o novo sistema de autorização de viagem.
Após o primeiro ano, o uso do ETIAS se tornará obrigatório para todos os viajantes elegíveis. Isso significa que, na sua segunda entrada na Europa após 2025, e em todas as visitas subsequentes,você deverá apresentar a autorização ETIAS, mesmo que a viagem seja de curta duração.
Importante destacar que o ETIAS não se aplica a pessoas que possuem visto de longa duração (para estudo, por exemplo), residência ou nacionalidade europeia. Nesses casos, basta o viajante apresentar um documento comprovando sua condição.
Diferenças entre o ETIAS e o visto comum
A primeira grande diferença é que o ETIAS é uma autorização de viagem eletrônica, não um visto. Ele foi criado para que cidadãos de países isentos de visto possam entrar na Europa. Para obter o ETIAS, você precisa apenas preencher um formulário online, responder a perguntas de segurança e pagar a taxa, que irá custar 7 euros.
O processo é inteiramente digital e pode ser concluído sem a necessidade de visitar uma embaixada ou consulado. Em até 48 horas, sua autorização será emitida caso esteja tudo certo com seus documentos.
Uma vez aprovado, o ETIAS é válido por três anos ou até o vencimento do seu passaporte, o que ocorrer primeiro. Irá permitir múltiplas entradas na Europa, com cada estadia limitada a 90 dias dentro de um período de 180 dias. Lembrando que é apenas para turismo, e não estadias longas.
Veja também: Conheça aqui as capitais da Europa!
ETIAS vs. Visto Schengen: principais diferenças
Tanto o ETIAS, quanto o Visto Schengen são dois tipos de autorizações de viagem utilizados para entrar no Espaço Schengen, mas possuem propósitos e processos distintos. O Visto Schengen é usado para estadias mais longas ou para propósitos específicos, como estudo ou trabalho.
Para requerer este visto, o processo é mais complexo, com apresentação de documentos diversos, entrevista na embaixada ou consulado e um tempo de espera mais longo, além de ser mais caro.
Como solicitar o visto ETIAS?
Para realizar a solicitação do seu visto ETIAS, é bem simples. Antes de iniciar o processo, certifique-se de que seu passaporte está válido. O ETIAS exige que o passaporte esteja válido no momento da solicitação e por três meses após a data planejada para o término da viagem.
A solicitação começa com o preenchimento de um formulário online. Você deverá acessar o portal oficial do ETIAS (disponível a partir de sua implementação em 2025) para iniciar sua aplicação.
No formulário, serão solicitadas informações pessoais, como nome completo, data e local de nascimento, endereço, número de telefone e e-mail. Além disso, será necessário fornecer detalhes do passaporte ou de outro documento de viagem válido e informar o país-membro de chegada.
O formulário também inclui um questionário de segurança, onde você deverá responder perguntas sobre antecedentes criminais, presença em zonas de conflito e questões de saúde. Após completar o formulário, será necessário pagar uma taxa de 7 euros, que pode ser feita via cartão de crédito ou débito. Menores de 18 anos estão isentos deste pagamento.
Uma vez que o pagamento for confirmado e o formulário enviado, sua solicitação será processada pelo sistema ETIAS. Este processo é rápido, com a maioria das aplicações sendo processadas em até 48 horas. Em alguns casos, poderá levar até 72 horas.
Se a sua solicitação for aprovada, você receberá a autorização ETIAS por e-mail. É recomendável imprimir pelo menos duas cópias da autorização para levar com você durante a viagem. Caso a solicitação seja negada, você receberá um e-mail explicando o motivo e terá a oportunidade de recorrer da decisão.
Uma vez que você tenha recebido a autorização ETIAS, será necessário apresentá-la antes do embarque para os países solicitantes e também poderá ser solicitada pelas autoridades em fronteiras.
Prepare a viagem perfeita até a Europa!
O ETIAS promete não só simplificar o processo de entrada no Espaço Schengen, mas também reforçar a segurança dos turistas, com uma checagem prévia de todos que irão entrar dentro destes países.
Agora que já conhecemos o ETIAS e como ele irá funcionar em 2025, aproveite para já planejar sua viagem até a Europa antes e depois do sistema ser implantado. Preparamos um guia completo com dicas para tornar sua experiência ainda mais completa e viajar pela Europa aproveitando tudo que este continente tem a oferecer.
Confira aqui o guia de como se preparar para ir até a Europa!