Viajar para a Europa é o sonho de muitos brasileiros e quem deseja visitar destinos europeus nos próximos anos deve ficar atento à necessidade do ETIAS, autorização de viagem específica para entrar nos países que fazem parte do Espaço Schengen.
Ao todo, 33 países irão exigir o documento, que entrará em vigor a partir do último trimestre de 2026. Com esta mudança, é importante saber quais são os novos requisitos para se preparar com antecedência e garantir uma viagem livre de contratempos.
Neste conteúdo vamos explicar o que é e como funciona o ETIAS, qual o processo de solicitação, o custo e a validade desta autorização. Continue lendo e saiba tudo para planejar sua viagem de forma regular e segura.
O que é ETIAS?
O Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, conhecido como ETIAS, é uma nova proposta da União Europeia para aumentar o controle de fronteiras e reforçar a segurança dos países do continente, prevenindo a imigração ilegal e o terrorismo.
O ETIAS ao mesmo tempo facilitará a viagem para turistas e pessoas a negócios, agilizando o processamento de passageiros nas fronteiras, já que é comum pessoas viajarem entre países de trem e carro, reduzindo significativamente o tempo de espera e melhorando a experiência na viagem.
Quer viajar para o exterior com muito mais comodidade e benefícios? Com a Nomad, você compra dólar comercial, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ganha muito mais benefícios.
Abra a sua Conta Internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-conta}}
Como o ETIAS vai funcionar?
Cidadãos de países que atualmente não necessitam de um visto para visitas de curta duração a destinos do Espaço Schengen precisarão obter a autorização ETIAS já no início de 2026, antes da viagem, processo que pode ser feito todo online.
A União Europeia informará com bastante antecedência a data oficial para início do funcionamento do ETIAS. Até lá os viajantes estrangeiros terão livre acesso aos países da Europa, respeitando as regras atuais.
Quem precisa solicitar o ETIAS?
O ETIAS será obrigatório para cidadãos de mais de 60 países, incluindo o Brasil, que até agora não precisavam de um visto para entrar na Europa. Quando entrar em vigor, os viajantes desses países terão que solicitar e obter a autorização eletrônica no site oficial.
O requisito se aplicará a viajantes com mais de 18 anos, originados de países tanto da América Latina quanto de outros continentes. O ETIAS será necessário não apenas para turismo, mas também para viagens de negócios ou trânsito (escalas em voos).
Um brasileiro, por exemplo, planejando viajar para a Alemanha a negócios ou em trânsito pela Bélgica a caminho de outro destino fora do Espaço Schengen, precisará da autorização ETIAS.
Como vai ser a implementação do ETIAS?
Durante o primeiro ano de implementação, o ETIAS será opcional, ou seja, os viajantes que entrarem na Europa pela primeira vez após a implementação do ETIAS receberão informações sobre o sistema e seu funcionamento.
Essa abordagem gradual visa garantir uma transição suave para o novo sistema de autorização de viagem. Após o primeiro ano, o uso do ETIAS se tornará obrigatório para todos os viajantes elegíveis.
Isso significa que, na sua segunda entrada na Europa após 2026, e em todas as visitas subsequentes, cada viajante deverá apresentar a autorização ETIAS, mesmo que a viagem seja de curta duração.
Importante destacar que o ETIAS não se aplica a pessoas que possuem visto de longa duração (para estudo, por exemplo), residência ou nacionalidade europeia. Nesses casos, basta o viajante apresentar um documento comprovando sua condição.
O ETIAS será válido por quanto tempo?
A validade da autorização será de 3 anos para viagens de até 90 dias ou até o vencimento do passaporte a cada 180 dias, com direito a múltiplas entradas durante esse período.
Quanto vai custar o ETIAS?
O custo inicial estimado é de €7 para maiores de 18 anos, sendo gratuito para menores de idade e idosos acima de 70 anos.
Qual a diferença entre o ETIAS e o visto comum?
A principal diferença é que o ETIAS é uma autorização de viagem eletrônica e não um visto. Ele foi criado e será implementado para que cidadãos de países isentos de visto possam entrar na Europa.
Para obter o ETIAS, o solicitante deverá apenas preencher um formulário online, responder a perguntas de segurança e pagar a taxa correspondente, em um processo inteiramente digital que pode ser concluído sem a necessidade de visitar uma embaixada ou consulado — em até 48 horas a autorização será emitida caso esteja tudo certo com os documentos.
Leia também: Conheça aqui as capitais da Europa!
ETIAS vs. Visto Schengen: principais diferenças
Tanto o ETIAS, quanto o Visto Schengen são dois tipos de autorizações de viagem utilizados para entrar no Espaço Schengen, mas possuem propósitos e processos distintos. O Visto Schengen é usado para estadias mais longas ou para propósitos específicos, como estudo ou trabalho.
Para requerer este visto, o processo é mais complexo, com apresentação de documentos diversos, entrevista na embaixada ou consulado e um tempo de espera mais longo, além de ser mais caro.
Como solicitar o ETIAS?
O processo de solicitação da autorização de viagem é bem simples, mas antes verifique seu passaporte, pois o ETIAS exige que o documento esteja válido no momento da solicitação e por três meses após a data planejada para o término da viagem.
A solicitação começa com o preenchimento de um formulário online. Você deverá acessar o portal oficial do ETIAS (disponível a partir de sua implementação em 2026) para iniciar sua aplicação.
No formulário, serão solicitadas informações pessoais, como nome completo, data e local de nascimento, endereço, número de telefone e e-mail. Além disso, será necessário fornecer detalhes do passaporte ou de outro documento de viagem válido e informar o país-membro de chegada.
O formulário também inclui um questionário de segurança, onde você deverá responder perguntas sobre antecedentes criminais, presença em zonas de conflito e questões de saúde.
Após completar o formulário, será necessário pagar uma taxa de 7 euros, que pode ser feita via cartão de crédito ou débito, lembrando que menores de 18 anos e maiores de 70 anos estão isentos dessa taxa.
Uma vez que o pagamento for confirmado e o formulário enviado, sua solicitação será processada pelo sistema ETIAS. Este processo é rápido, com a maioria das aplicações sendo processadas em até 48 horas, com exceção de alguns casos, que podem levar até 4 dias.
O período pode ainda ser estendido por até 14 dias em caso de necessidade de informações ou documentos adicionais. Se o solicitante for convidado para uma entrevista, o tempo de processamento é ainda mais longo, de até 30 dias, por isso, a importância de solicitar bem antes da viagem.
Se a sua solicitação for aprovada, você receberá a autorização ETIAS por e-mail. É recomendável imprimir pelo menos duas cópias da autorização para levar com você durante a viagem. Caso a solicitação seja negada, você receberá um e-mail explicando o motivo e terá a oportunidade de recorrer da decisão.
Uma vez que você tenha recebido a autorização ETIAS, será necessário apresentá-la antes do embarque para os países solicitantes e também poderá ser solicitada pelas autoridades em fronteiras.
Prepare a viagem perfeita até a Europa!
O ETIAS promete não só simplificar o processo de entrada no Espaço Schengen, mas também reforçar a segurança dos turistas, com uma checagem prévia de todos que irão entrar dentro destes países.
Agora que já conhecemos o ETIAS e como ele irá funcionar em 2026, aproveite para já planejar sua viagem até a Europa antes e depois do sistema ser implantado. Preparamos um guia completo com dicas para tornar sua experiência ainda mais completa e viajar pela Europa aproveitando tudo que este continente tem a oferecer.
Confira aqui o guia de como se preparar para ir até a Europa!
{{rt-viagem-internacional-1}}
{{cta-conta}}