Saiba como escolher o melhor Chip Internacional para sua viagem e não fique sem internet

Por:
Nomad
14/5/2024
|
Atualizado em
16/4/2024
15 min de leitura

Em uma viagem para o exterior, o uso de um chip internacional é imprescindível, seja para fazer ligações, seja para se manter conectado. A internet dá acesso aos principais serviços do celular e nem sempre você terá uma conexão por Wi-Fi disponível.

Neste conteúdo, você confere informações importantes sobre como usar o chip internacional, além dos tipos existentes, quanto tempo dura e qual o mais barato. Continue lendo e saiba onde comprar, especialmente na Europa e nos EUA!

O que é um chip internacional?

O chip internacional é um serviço oferecido por operadoras de celular que permite que você mantenha a comunicação fora do Brasil, podendo fazer chamadas locais e internacionais ou enviar mensagens SMS. Com ele, você ainda tem acesso à internet e consegue usar as redes sociais para postar suas fotos e vídeos.

Sem contar a economia em relação ao uso do roaming, já que utilizará menos dados da sua operadora enquanto estiver no exterior. O chip comprado para o país de destino habilita seu aparelho a utilizar os aplicativos que funcionam online.

Entre os serviços mais importantes quando se está em um país diferente estão os de mensagens no WhatsApp e localização em tempo real pelo GPS. Uma das principais vantagens é que você pode visitar diversos destinos da Europa e da América com o mesmo chip.

De modo geral, tanto o sinal quanto a navegação na internet tendem a ser melhores, considerando que a conexão será local no país visitado. Você pode até fazer aquela chamada de vídeos entre amigos e família para mostrar lugares e costumes.

Se optar por abrir uma conta global Nomad, por exemplo, é importante sempre conferir o seu saldo depois de fazer compras ou saques em moeda estrangeira — nesse caso, o acesso ao aplicativo demanda conexão à internet.

Vale a pena mencionar que o chip internacional é similar ao que você utiliza no Brasil, porém com as configurações de uso para o território estrangeiro. Antes de viajar é preciso verificar a compatibilidade para ter certeza de que o serviço será ativado assim que aterrissar em solo estrangeiro.  

Isso quer dizer que é preciso ter um celular desbloqueado para aceitar outros chips. Assim que você desembarcar, ainda no aeroporto do país, basta retirar o que já está no aparelho e colocar o novo para saber como usar o chip internacional.

Siga as instruções de instalação e ativação que vêm junto da embalagem até que o serviço seja disponibilizado para uso. Como os chips internacionais variam de tamanho, não deixe de verificar sobre a necessidade de um adaptador.

O chip internacional é pré-pago, ou seja, com prazo de validade dos créditos limitado a partir da data da compra. É fundamental, antes de comprar, verificar as condições e ter a certeza de cobertura no período da sua viagem.

É possível escolher planos de 5 a 30 dias, com opções de apenas ligações ou chamadas e internet. Algumas empresas permitem a recarga, mas é preciso verificar as condições do continente e do país de destino.

Uma dúvida frequente é se existe uma versão pós-paga de chip internacional e a resposta é não. Essa modalidade é voltada para os serviços de roaming da operadora no Brasil, com lançamento de cobrança dos dados utilizados conforme os termos do contrato.

Como usar celular no exterior

A depender da sua escolha de chip/plano internacional, você pode chegar ao destino final tendo acesso à internet.

Se precisar trocar de chip físico, siga as configurações do seu aparelho celular (que podem variar de acordo com o modelo usado).

No caso de aparelhos iOS, acesse: Ajustes > Celular > Dados celulares > Adicionar eSim. Selecione a operadora. Tome o cuidado de desmarcar a opção "Permitir alternação de dados celulares" porque, caso contrário, seus dados do chip principal poderão ser usados em formato de roaming internacional.

Para configurar aparelhos com o sistema operacional Android: Configurações > Conexões > Gerenciador de chip > Adicionar eSim > Adicione e siga as instruções. Ative o chip virtual. Você também pode configurar o novo chip como preferido para fazer chamadas, mandar SMS e usar dados móveis.

Quais são os tipos de chip internacional?

eSIM Internacional

É um chip virtual que funciona como qualquer outro modelo comum, tendo um número e um plano de dados vinculado. A diferença é ser incorporado de forma digital, sem ter uma versão física.

O processo mais comum de fazer a vinculação é por um QR code, código ou instalação via app. Qualquer uma das opções é realizada de forma online, o que faz dessa alternativa a mais simples de ser utilizada em viagens ao exterior.

Chip internacional vendido no país de destino

Nesse caso, você compra um chip internacional físico ao chegar no país de destino, o que pode ser feito no aeroporto ou em outra loja física em ruas ou shoppings. A parte negativa é que ficará sem ter internet fora do país até fazer a aquisição e ativação.

Essa opção depende das regras em cada país. Alguns deles exigem que o processo de ativação seja feito de forma presencial, o que aumenta a burocracia.

Ainda pode ser necessário adquirir chips diferentes sempre que cruzar a fronteira de um país, o que pode dificultar o seu deslocamento pela Europa, por exemplo.

Chip brasileiro com roaming internacional

Essa é a opção em que você mantém o seu chip brasileiro e ativa-o para ser usado no exterior. É preciso verificar com a operadora como o procedimento deve ser feito e se seu plano permite essa mudança.

As maiores operadoras de telefonia do Brasil oferecem essa opção. Normalmente, elas têm pacotes mensais que garantem conexão com franquia e/ou ligações ilimitadas. É preciso verificar diretamente com a empresa como o serviço funciona, já que ele muda.

Chip internacional comprado no Brasil

Aqui, você compra o chip internacional diretamente da sua casa ou de um aeroporto. A principal vantagem é já chegar no destino sabendo como ter internet fora do país, já que você instala ainda quando estiver no Brasil.

A desvantagem é ter que pagar o frete para chegar na sua casa, quando for o caso. Também tende a ser uma opção mais cara.

Como funciona o chip internacional virtual (eSIM)

Uma das escolhas mais práticas em termos de chip internacional para viagens é o eSim. Na prática, o funcionamento é o mesmo de um chip físico: você contrata um plano que atenda às suas necessidades e pode utilizar de um determinado número de chamadas permitidas e dados móveis. Simples!

A sacada do eSim é que não é necessário trocar o seu chip físico principal. Além de oferecer mais segurança para o usuário, porque o chip não pode ser perdido, traz praticidade para usuários com smartphones com bandeja para apenas 1 chip – que é o caso da maioria dos iPhones, com exceção dos modelos mais recentes.

Para ativar o eSim, basta seguir as instruções de configuração de acordo com o chip virtual adquirido. Elas são bem simples, e todo o processo normalmente começa por um QR code disponibilizado pela empresa do eSim. Além disso, seu celular precisa estar conectado à uma rede wifi para finalizar o processo.

Faça a configuração a partir do sistema operacional do seu aparelho celular, e seu eSim estará pronto para uso sem complicação!

Onde comprar um chip internacional no Brasil?

Você pode comprar um chip internacional no Brasil em aeroportos ou pela internet. A dica é fazer a aquisição em uma empresa reconhecida e com bom suporte para evitar problemas, caso o número não funcione assim que você chegar no país de destino.

Algumas opções de site para comprar um chip internacional no Brasil são:

  • EasySIM4u;
  • Best Buy Sim;
  • O Meu Chip;
  • Trip Chip;
  • America Chip.

De todo modo, a melhor forma de comprar um chip internacional é online no site das operadoras especializadas. Recebendo antes da viagem, dá tempo de conferir o tamanho, tirar alguma dúvida e ter a certeza de desembarcar e ter sinal de internet.

Se preferir, você pode efetuar a compra nos quiosques em aeroportos ou deixar para comprar nas lojas físicas quando chegar no país escolhido. Tudo vai depender do seu planejamento, tempo de estadia e roteiro no destino, em que a internet será primordial para garantir uma experiência incrível.

Compre o seu chip internacional com o Nomad Shop e economize!

Outra opção para garantir o seu chip internacional e não ficar sem sinal durante a viagem é aproveitar as promoções e descontos do Nomad Shop.

É muito simples. Basta baixar e instalar o app Nomad, abrir a sua conta digital e acessar a opção "Shop" no menu. Lá você encontra condições incríveis, como:

  • Trip Chip: Até 65% de desconto no eSIM e chip internacional por tempo ilimitado;
  • America Chip: 20% de desconto em chips internacionais;
  • O Meu Chip: Chips internacionais com 15% de desconto.

Aproveite essas e outras condições especiais no app da Nomad. Baixe agora para iOS e Android.

Quanto tempo dura um chip internacional?

O tempo de duração de um chip internacional muda conforme o plano e a operadora escolhida. Normalmente, varia de 5 a 60 dias para o modelo pré-pago com internet ilimitada. Ele também costuma ser entregue em tamanho triplo para atender a diferentes opções de smartphones.

O que acontece se o prazo de validade expirar? Nesse caso, é preciso comprar outro, na maioria dos casos. Isso porque o mais comum é que o número deixe de existir, então, o chip é inviabilizado.

Qual o chip internacional mais barato?

Dentre as opções que analisamos, o chip internacional mais barato é o Meu Chip, que tem planos a partir de US$ 30 para o e-SIM Dados Europa e o físico para a América Latina. Mas a America Chip, a EasySIM4You e a Best Buy SIM têm para os EUA a partir de US$ 31.

A seguir, vamos detalhar melhor cada uma das opções para você poder tomar a sua decisão. Mas é importante ver algumas ideias para saber como usar o chip internacional de forma econômica.

Entre as dicas para encontrar os melhores preços está a da velha e boa pesquisa, se você tiver tempo antes da sua viagem. É importante comparar os serviços considerando alguns fatores para avaliar o custo-benefício:

  • Dias de uso;
  • Cobertura oferecida;
  • Sinal de internet;
  • Suporte em português;
  • Diferenciais, como disponibilidade em mais de um país do mesmo continente.

Chip internacional para a Europa

Se você vai viajar para a Europa, certamente precisará saber como ter internet fora do país, seja para usar as redes sociais, seja para conversar com parentes e amigos ou pesquisar o restaurante mais próximo. Existem empresas com serviços específicos, com planos e cobertura de acordo com seu projeto de viagem e tempo de estadia dentro do continente europeu.

Entre as operadoras onde você pode comprar o seu chip internacional selecionamos cinco referências no mercado:

America Chip

Com conexão ilimitada, atendimento personalizado, suporte ágil e cobertura ampla, a America Chip oferece um plano com internet velocidade 4G ilimitada e ligações somente via WhatsApp para contratação em um período mínimo de 5 e máximo de 60 dias, com preços que variam de US$ 40 a US$ 221,85.

Também tem um plano com 10 Gb na velocidade 4G. Ele tem duração de 30 dias, internet na União Europeia e ligações e mensagens de textos também na União Europeia. O valor é de US$ 45,90.

As principais características do chip internacional Europa (com cobertura em diversos países) são:

  • Preço em Dólar (USD);
  • Planos entre 5 e 60 dias;
  • Internet com 10GB, dependendo do plano;
  • Internet 4G dentro da UE;
  • Ligações via WhatsApp;
  • Somente internet (opcional);
  • Ligações e mensagem texto ilimitada dentro da UE.

EasySIM4u

Embora seja uma empresa de origem americana, a EasySIM4u opera também na Europa com um chip internacional que você pode personalizar de acordo com seu propósito de viagem, com preços que variam de US$ 44 a US$ 64.

Veja as principais características do plano:

  • Velocidade 4G;
  • Voz e dados 4G;
  • Internet ilimitada com franquia 4G (redução para 2G após consumo total da franquia contratada);
  • App para ligações locais;
  • Ligações internacionais através do App (0800, celular e fixo);
  • Suporte em português.

Best Buy SIM

A forte presença na Europa faz da Best Buy Sim uma boa alternativa de chip internacional para quem viaja para o exterior. Com acesso à internet e ligações ilimitadas, a operadora promete excelência nos serviços por um preço de US$ 48.

Na descrição dos serviços:

  • Suporte online 24h em português;
  • Internet 5G em toda a União Europeia;
  • Ligações locais e internacionais ilimitadas.

O Meu Chip

A operadora tem um preço competitivo e oferece cobertura para os países da Europa. Os preços para os chips físicos e também virtuais variam de US$ 30 e US$ 55.

Uma característica da O Meu Chip é ter planos específicos para alguns casos. Por exemplo, tem o plano de dados ilimitados para Andorra e Suíça, e um com foco em voz e dados.

A área de cobertura é enorme, abrangendo 42 países. Os planos ainda oferecem:

  • Internet ilimitada em 5G e 4G;
  • Planos que variam de 5 a 30 dias;
  • Sem mudança de número de WhatsApp .

Trip Chip

Uma boa opção para quem quer praticidade na viagem para os EUA é a Trip Chip. Além do chip tradicional, a empresa oferece diversas opções de eSIM, que é um chip digital. Com isso, não é preciso perder o número brasileiro ou trocar o chip físico no aparelho.

Entre os serviços que a Trip Chip oferece estão:

  • Redes de alta velocidade em 4G e 5g;
  • Dados de internet ilimitados;
  • Acesso ilimitado a apps como Whatsapp, Instagram, Facebook, Waze, Google Maps e Uber.
  • Suporte em português 24 horas por dia.

Viaje Conectado

Outra operadora que permite usar chip internacional na Europa, Estados Unidos e outros países é a Viaje Conectado. Existem dois planos, um de versão física e outra virtual de SIM card. O preço dos planos varia entre US$ 33,99 e US$ 69,99. Eles ainda oferecem as seguintes características:

  • Plano de 12 Gb de dados;
  • Chip somente internet, isto é, sem ligações;
  • Ligações por apps, como WhatsApp, Facetime etc.;
  • Válido por até 30 dias;
  • Multi Operadoras.

Tanto essas quanto outras operadoras oferecem coberturas para outros países, além dos Estados Unidos, que vamos explicar melhor a seguir. Isso significa que você pode comprar um chip internacional para a Argentina, por exemplo. Basta pesquisar.

Chip internacional para os EUA

Agora, se o seu destino de viagem for os Estados Unidos, as possibilidades são maiores quando se trata das empresas especializadas em chip internacional. Veja detalhes das operadoras com planos disponíveis para a escolha do melhor chip internacional EUA:

America Chip

Com preços que variam entre US$ 31 e US$ 39,90, a America Chip é uma das mais competitivas do mercado para os EUA. O custo-benefício pode ser conferido nos serviços oferecidos:

  • Operadora T-Mobile;
  • Plano para 30 dias;
  • Internet com 10GB com velocidade 4G+;
  • Internet 4G com 5 Gb no México e Canadá (opcional);
  • Ligações ilimitadas EUA, MÉX e CAN;
  • SMS ilimitado.

EasySIM4u

Fundada nos EUA, a EasySIM4u oferece planos com preços que variam entre US$ 31 e US$ 36, com duração de 5 a 30 dias e suporte em português. Os serviços disponíveis são:

  • Voz e dados 4G/LTE ilimitado nos Estados Unidos;
  • Um número de telefone americano;
  • Ligações e SMS locais ilimitados (através do App);
  • 4G ilimitado somente para dados;
  • Cobertura padrão nos Estados Unidos;
  • Função roteador de até 5 Gb de dados incluída (disponível somente dentro dos EUA).

Best Buy SIM

Atuando também nos Estados Unidos com planos a partir de US$ 31, a Best Buy SIM oferece acesso ilimitado às principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e WhatsApp.

Confirma os demais serviços:

  • Operadora T-Mobile;
  • Suporte online 24h em português;
  • Internet 4G ilimitada nos EUA;
  • Ligações locais e internacionais ilimitadas;
  • Internet 4G com 5 Gb no México e Canadá (opcional);
  • Função roteador grátis.

O Meu Chip

Essa é mais uma operadora com um serviço de destaque para chip internacional para os EUA, com planos que vão de US$ 30 a US$ 41. A finalidade de uso deve ser pessoal e a empresa deixa claro no site que caso seja detectado a atividade profissional, o sinal será cortado sem direito a reembolso.

É importante reforçar que, assim como para a Europa, tem o chip físico e o virtual. Ainda tem planos específicos para dados, outros que também incluem voz, e ainda um premium, que é voltado apenas para aparelhos Motorola.

Entre os serviços, destacam-se:

  • Chip Estados Unidos;
  • Chip internet ilimitada em 5G/4G LTE (uso pessoal somente nos EUA);
  • Rede T-Mobile (somente dados);
  • Planos de 5 a 120 dias;
  • 5 Gb de franquia para rotear;
  • Ligações locais ilimitadas;
  • Ligações ilimitadas para celular e fixo no Brasil.

Trip Chip

A Trip Chip conta com planos com internet 5G em diversos países da Europa, com planos que começam a partir de R$ 135 para a opção com eSIM e R$ 170 + frete para o SIM físico.

Entre os serviços que a Trip Chip oferece estão:

  • Rede com cobertura 4G e 5G de alta velocidade;
  • Dados de internet ilimitados durante a viagem;
  • Acesso ilimitado a apps como Whatsapp, Instagram, Facebook, Waze, Google Maps e Uber,;
  • Suporte em português 24 horas por dia.

Viaje Conectado

Por fim, a Viaje Conectado oferece chip internacional para viagem aos Estados Unidos com planos de 5 a 30 dias, a partir de US$ 33,99. Também tem a recarga no valor de US$ 55,99.

Veja os principais serviços:

  • Plano de internet ilimitada
  • Internet móvel em 5G/4G/LTE
  • Ligações locais e SMS ilimitados dentro dos EUA
  • Não faz compartilhamento de internet.

Uma novidade é que a maioria dessas operadoras oferecem agora o e-SIM o chip virtual internacional que funciona como o chip físico. Ativado a distância, além de você não gastar com o frete, não correrá o risco de comprometer sua viagem por atraso na entrega.

Tão prático quanto eficiente, após a compra, você receberá no e-mail cadastrado, um QR Code de ativação. Basta fazer a leitura com o celular onde o e-SIM será utilizado e pronto, está instalado.

Os serviços são os mesmos do chip físico e os preços variam entre US$ 36 e US$ 69,99.

Qual é o melhor chip internacional?

Neste ponto da leitura, você já recebeu muita informação sobre o que considerar ao escolher um chip internacional. Mas, afinal, qualé a melhor escolha?

Não existe uma resposta definitiva. De forma geral, a sua decisão deve ser baseada em:

  • Duração total da viagem, para garantir que você terá cobertura para usar o celular à vontade;
  • Pacote de dados móveis, que precisa suportar o seu tipo de uso. Ou seja, se você tem o perfil heavy user de redes sociais, se faz muitas chamadas de vídeo, ou se está se hospedando em um local com sinal ruim de wifi, seu pacote de dados precisa ser bastante robusto;
  • Lista de países visitados, já que a mesma operadora pode ou não contemplar todos os seus destinos no pacote;
  • Facilidade em fazer recarga ou atualização do plano contratado durante a viagem.

Considere todos esses critérios ao decidir por qual tipo de chip e de qual operadora você quer fazer sua compra. Os preços podem variar bastante de acordo com seu tempo de viagem e locais visitados, então tome sua decisão considerando esses fatores!

Cuidados ao escolher o seu chip internacional

Quando for escolher o chip e o plano, considere cenários diversificados. Por exemplo: embora a maior parte dos viajantes precise apenas de dados móveis durante a viagem, pode ser necessário usar o número local de telefone – para uma reserva em restaurante, contato com empresas de turismo sobre um passeio contratado, ou mesmo receber códigos SMS para confirmar uma transação.

Por isso, vale refletir se não compensa ter um chip internacional com serviços de ligações telefônicas e SMS locais inclusos no pacote.

Se for visitar mais de um país durante sua viagem, preocupe-se em garantir que a cobertura do seu plano é ativa em todos os locais que você vai visitar.

Na Europa, por exemplo, a Vodafone funciona em vários países da União Europeia, e até mesmo no Reino Unido – mas não na Suíça.

Se você conseguir se comunicar no idioma do país onde vai comprar o chip, converse com a equipe de atendimento da loja física onde você vai fazer a compra. Liste todos os países que você vai visitar, informe o tempo de viagem, e confirme que aquele plano te atende.

A duração de alguns planos pode acabar enquanto você ainda estiver viajando. Por isso, tenha o cuidado de informar seu tempo total de viagem.

Comece a planejar a sua viagem para o exterior!

A preparação de uma viagem internacional, seja para a Europa, seja para a América, começa pelo planejamento. O primeiro passo é saber qual será o destino e por quanto tempo você pretende ficar no país.

Esses são elementos fundamentais para saber qual será a moeda estrangeira utilizada e quanto você gastará durante a estadia. Pode não parecer, mas como tudo é feito online hoje em dia, até mesmo a compra do seu chip internacional depende dessas escolhas.

Tenha o cuidado de pesquisar mais sobre as operadoras descritas neste conteúdo, comparando as opções de planos e serviços. O custo-benefício só será válido se você sair do Brasil, desembarcar em outro país e não tiver problemas de conexão ou falta de internet.

Com um bom chip internacional, você terá mais segurança, já que o universo online oferece uma infinidade de soluções. Seja o acesso à conta internacional ou o uso de um aplicativo de tradução simultânea, a internet vai contribuir para que você tenha uma experiência incrível na Europa ou nos EUA.

Se você gostou deste conteúdo e quer uma ajudinha para planejar sua viagem ao exterior passo a passo, conte com o nosso guia prático para não esquecer nenhum detalhe!

Compartilhe: