Quais as moedas do iene?
No Japão circulam as moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 ienes e as notas de 1.000, 2.000, 5.000 e 10.000 ienes. Um iene hoje vale 0,036 reais e 0,0072 dólares.
A moeda de 1 iene é a menor de todas e é feita de alumínio. Em um dos lados está representado o número indo-arábico “1” e o ano em que ela foi feita. No outro, está desenhada uma árvore jovem, para representar o crescimento do país.
A moeda de 5 ienes é dourada e tem um orifício no centro. De um lado da moeda está escrito o número 5 e desenhos de uma engrenagem, um ramo de arroz e água. No outro lado, está escrito “Japão” e o ano em que a moeda foi feita.
A moeda de 10 ienes é de bronze e tem o número 10 e um ramo de louro em uma das faces. Do outro lado, está desenhado o Templo Byodoin, da cidade de Uji, em Kyoto, que é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
A moeda de 100 ienes também é prateada e tem o desenho de flores de cerejeira e o número “100” em ideogramas japoneses.
A moeda de 500 ienes é a maior das moedas japonesas. Tem cor dourada e de um lado tem cunhado o desenho de folhas de uma planta típica do leste asiático e a gravação de “Japão” e “500” em ideogramas japoneses.
Quais países aceitam iene como moeda?
O iene é a moeda oficial japonesa e também a única aceita em qualquer parte do país. O iene foi introduzido como a moeda nacional oficial em 1871 e é usado somente no Japão. Por isso, antes de viajar, você precisa trocar real para iene.
Qual é a sigla para o iene?
A moeda japonesa pode ser escrita de várias formas: iene, yene, ien ou yen. E é representada pelo símbolo ¥, pelo código JPY e pela abreviação JP¥.
O iene é a terceira moeda mais negociada no mercado de câmbio, depois do dólar e do euro, e também é usada amplamente como moeda de reserva, depois do dólar, do euro e da libra esterlina.
Como comprar iene?
A cotação do iene hoje não apresenta muita oscilação, mas é fundamental pesquisar as opções disponíveis para comprar a moeda e não ter prejuízos.
Os bancos, geralmente, vendem ienes, mas é preciso avaliar as taxas e também os prazos necessários para cada transação. As casas de câmbio têm cotações mais vantajosas, mas também cobram uma taxa pela transação.
O que é câmbio flutuante?
O câmbio flutuante é o sistema que define que a taxa de câmbio de uma determinada moeda varia de acordo com a oferta e demanda do mercado.
Basicamente, é uma maneira dos países equilibrarem a troca da moeda nacional com outras moedas pelo mundo. Isso porque a dinâmica da oferta e demanda faz com que fatores externos influenciem no valor da moeda.
Nesse caso, os bancos centrais e governos não interferem na cotação. No caso do iene, esse sistema foi implantado em 1973, chamado de flutuação gerenciada.