Verão na Itália: Dicas e destinos para curtir a estação

Por:
Clara Dalanora
22/11/2024
|
Atualizado em
24/10/2024
15 min de leitura

Pôr do sol tardio, festivais culturais pelas ruas e um clima que te pede para estar fora de casa: os meses mais quentes na Europa precisam ser muito bem aproveitados! Nesse sentido, o que se tem para fazer no verão da Itália, um dos países mais populares do continente europeu?

A Itália é um desses destinos que estão no imaginário de quem quer conhecer a Europa. O país é famoso por diferentes motivos e, por isso, atrai pessoas interessadas pela culinária, moda, clubes de futebol e música.

Como é fácil se perder no meio de tantas opções, continue lendo para saber o melhor que a Itália tem a oferecer nos meses mais quentes do ano!

Como é o verão na Itália?

Cidades italianas mais vibrantes, como Roma, Florença e Veneza, ficam ainda mais agitadas durante o verão.

Isso significa eventos ao ar livre, com as praças sendo tomadas por eventos culturais – assim como acontece em vários outros países europeus.

Durante o verão, o interior da Itália não deixa de ter seu próprio charme. Nas regiões da Toscana e Úmbria, o clima fica extra convidativo para passeios ao ar livre de bicicleta e trilhas.

Vale a pena também aproveitar o bom tempo e programar visitas a vinhedos e vinícolas.

Não tem como falar de verão na Itália sem mencionar a Costa Amalfitana. Localizada próxima de Sardenha e Sicília, a Costa Amalfitana encanta os visitantes graças às suas águas azul-turquesa e praias encantadoras.

É também a oportunidade, é claro, de desfrutar o melhor da culinária italiana de cada uma das regiões.

Clima e meses mais movimentados durante o verão italiano

Entre junho e agosto, paciência é chave durante uma visita ao país.

Assim como acontece em outros destinos conhecidos pelo bom tempo (como Espanha e Portugal), as cidades italianas ficam mais lotadas.

Em relação ao clima, é preciso se preparar: há quem diga que o verão italiano é sufocante. O sol brilha forte e temperaturas entre 30ºC e 38ºC são esperadas durante os meses mais quentes – agosto, na região sul e julho, na parte norte da Itália.

Apesar das altas temperaturas, o clima pode mudar na parte da noite. Por isso, é recomendado sempre ter um agasalho leve para usar e não ser pego de surpresa por uma eventual mudança de tempo.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para a Itália? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

Como arrumar a mala para o verão na Itália?

A preparação para uma viagem para fora do Brasil não envolve apenas passaporte válido e ter as economias em dia.

O calor do verão europeu não deve ser subestimado: o resultado podem ser queimaduras graves e até mesmo problemas de saúde como desidratação. Embora o seguro viagem seja obrigatório, ninguém quer usá-lo sem necessidade, certo?

Por isso, garanta esses itens básicos na hora de arrumar a mala para sua viagem.

Acessórios

Essa lista contempla itens que vão ajudar a manter o conforto nos seus passeios, e também proteger seu corpo dos fortes raios solares.

  • Óculos escuros;
  • Chapéu ou boné;
  • Roupas com proteção UVA/UVA (especialmente se for caminhar na praia ou andar de barco);
  • Ventilador portátil (pode ser especialmente importante se você for visitar locais fechados, como museus, ou fazer excursões em grupo).

Produtos para a pele

Além dos produtos básicos de higiene, estes aqui não podem ficar de fora da sua bagagem para ajudar no pós e pré-sol.

  • Protetor solar (para o rosto e para o corpo);
  • Creme hidratante;
  • Hidratante pós-sol;
  • Sabonetes leves;
  • Shampoo removedor de resíduos (para depois de mergulhar no mar). 

Roupas e sapatos

A ideia aqui é indicar calçados e outras peças que te permitam transitar entre as diferentes atrações que a Itália tem a oferecer.

  • Sapatos próprios para caminhada (porque algumas praias podem ser mais afastadas, como mostraremos a seguir);
  • Chinelos/sandálias para praia (prefira modelos leves, mas resistentes, e que protegem seus pés do calor da areia);
  • Um tênis ou sandália de uso mais coringa, que possa ser usado se for a um jantar em restaurante, por exemplo;
  • Roupas de banho (maiô, sunga, biquíni etc.);
  • Bermudas;
  • Vestidos/saias leves, que não fiquem grudadas ao corpo;
  • Blusas/regatas de tecidos que facilitem a respiração da pele, como 100% algodão;
  • Calças de tecido leve;
  • Jaqueta ou camiseta de manga longa para usar na parte da noite (quando o calor dá uma arrefecida).

O que conhecer na Itália durante o verão?

Separamos algumas das atrações mais diferenciadas para te ajudar a conhecer a Itália de um jeito diferente.

É sempre importante conhecer as cidades principais e mais populosas. Mas o interior da Itália tem um charme próprio.

Continue lendo para saber o que te aguarda e quais atrações mais valem a pena.

Festivais mais populares 

Se você visitar a Itália, provavelmente vai ter um tempinho em Roma, capital do país. É justamente lá que acontece o Roma Summer Fest, um evento com artistas italianos e internacionais. 

Uma grande celebração cultural que acontece justamente no "fervo" do verão, entre junho e setembro.

Já em Florença, 24 de junho é marcado pela celebração de São João Batista, padroeiro da cidade. Uma parte tradicional dessa ocasião é o Calcio Storico. Uma partida do jogo acontece na Piazza Santa Croce, e representa um tipo de partida jogada por soldados durante o período da Renascença.

Já em agosto, a Festa di San Lorenzo é o dia do banquete em Florença. Música, lasanha e fatias ilimitadas de melancias são oferecidas para o público!

Na região de Úmbria, uma atração especial para os amantes de música jazz: o evento principal Umbria Jazz Festival acontece bem no meio do verão na capital Perúgia. Uma experiência imperdível para quem aprecia o ritmo.

Vinícolas

Sorrento é uma cidade famosa pela produção de limoncello, uma típica bebida italiana que é servida após as refeições principais.

A fama pela produção de vinhos é menor, mas a região é conhecida por produzir bebidas de qualidade superior. 

Um dos motivos para isso é que as raízes de alguns vinhedos chegaram a se conectar com o solo do Vesúvio, um dos vulcões ativos mais famosos (e perigosos!) do mundo. O resultado dessas forças da natureza combinadas promete surpreender quem gosta de um bom vinho.

Enquanto estiver em Sorrento, outra oportunidade é a de experimentar o Lacryma Christi – uma mistura que corresponde à versão moderna do que era bebido durante a Roma Antiga.

Passeios nas cidades mais famosas

Veneza, a cidade flutuante seria a opção mais óbvia para quem quer evitar o calor durante o verão italiano.

A experiência de explorar a cidade por meio das gôndolas traz uma perspectiva bem diferente. Aproveite para desembarcar em pontos turísticos como a Praça São Marcos.

Vale lembrar que as cidades mais famosas da Itália podem ficar mais cheias durante o verão, que é justamente a alta temporada na Europa. Por isso, se escolher ir para destinos mais famosos, vale a pena se preparar para pagar um pouco mais caro em hospedagens e passeios.

Quais as melhores praias da Itália?

Regiões com as melhores praias da Itália. Veja a versão brasileira do nome e a original, em italiano, e prepare o seu roteiro!

Apúlia (Puglia)

Procure pelas praias ao sul de Manduria. As praias são mais calmas, com um mar que acompanha esse ritmo. 

Para quem prefere águas menos agitadas e aproveitar a paisagem caminhando, as praias de areia branca de Torre Colimena e Punta Prosciutto podem ser boas opções.

Sardenha (Sardegna)

Cala Goloritzé é a opção para quem prefere uma praia mais deserta e com um visual um pouco diferente do esperado. É um local cercado de pedras, e os visitantes vão se acomodando em meio à essa curiosa paisagem. 

Is Aruttas também é um destino menos popular entre turistas, mas com um acesso bem mais facilitado. É uma praia bastante frequentada por locais, bastante convidativa para caminhadas à beira-mar. 

Gosta de mergulhos e explorar mais de perto as maravilhas da vida marinha? Procure pelas praias da Costa Esmeralda.

Sicília (Sicilia)

Calamosche está dentro de uma reserva natural: sendo assim, você sabe que está adentrando em um tesouro preservado. Justamente por ser bem pouco frequentada, isso demanda que os visitantes tragam sua própria comida, bebida, guarda-sol – e, claro, façam sua parte para não poluir essa reserva. 

San Vito Lo Capo tem a água com temperaturas agradáveis, o que é uma boa notícia perante as águas tradicionalmente frias das praias europeias. 

Se você quiser um pouco mais de movimento e praias mais cheias, mas com estrutura de serviço, vale a pena visitar Favignana.

Toscana (Toscana)

Marina di Alberese também faz parte de uma reserva natural, o que destaca tanto o valor das suas belezas nativas, quanto a falta de estrutura para visitantes. 

Também é um local conhecido por ter pouca sombra e por ter uma parte reservada ao público naturista, então tenha isso em mente ao planejar sua visita. 

Isola d’Elba é uma praia com ares mais rústicos: pedras na areia, no mar, e cercada por enseadas.

Liguria (Liguria)

Um espetáculo à parte fica por conta da Riviera Italiana. Ao explorar a região, os visitantes se surpreendem tanto com a beleza das praias e montanhas, quanto pelo valor histórico de construções que datam do período medieval.

Costa Amalfitana (Costiera Amalfitana)

A fama de cidades como Amaldi e Positano faz com que as praias da Costa Amalfitana sejam mais cheias. Apesar disso, uma curta viagem de barco entre as diferentes cidades dessa costa te apresenta a cenários mais calmos. 

Baia di Ieranto é uma pequena vila charmosa, com uma praia também modesta nas suas proporções. 

Para quem quer mais estrutura, visitando praias um pouco mais exclusivas (e caras) da Costa Amalfitana, vale a pena conhecer Vietri sul Mare, um beach club com acesso direto ao mar, cabanas e uma estrutura de ponta para visitantes.

Calábria (Calabria)

Seguindo a geografia do País da Bota, a região da Calábria está mais ao sul do mapa. Tropea está localizada em cima de um penhasco e é uma cidade pouco visitada por turistas, mas merece destaque pela limpeza e sossego da praia

Para surpreender os visitantes ainda mais, a praia está aos pés do Santuário de Santa Maria dell'Isola – uma atração que remonta à Idade Média e que sobreviveu tanto a terremotos quanto a ação do tempo.

O roteiro para sua viagem de verão na Itália está pronto. Lembre-se de não minimizar o calor europeu e manter a hidratação alta! De resto, um dos países mais encantadores da Europa espera a sua visita.

E, para tirar o melhor proveito possível, nada melhor do que ter tranquilidade para fazer compras e saques na Itália. Saiba como usar a Nomad na Europa e aproveitar as vantagens do melhor cartão internacional!

Posso usar minha conta Nomad na Europa?

Você pode utilizar o seu cartão Nomad na Europa sem preocupações. Suas compras são convertidas de Euro para Dólar automaticamente, e você confere tudo direto no app. Simples e sem burocracia.

  • Use seu cartão de débito Nomad de forma física ou virtual. Cadastre também na sua Wallet de preferência, como Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal.
  • Você pode sacar também dinheiro em espécie em um caixa eletrônico (ATM) que aceite Visa. Faça saques gratuitos na rede MoneyPass e aproveite até dois saques gratuitos por mês em outras redes.
  • Fique conectado durante a sua viagem com o Nomad Chip!
  • Ganhe desconto na reserva de hospedagens e locação de veículos utilizando seu cartão Nomad.

{{cta-component}}

Compartilhe: