O que fazer em Roma: 15 passeios imperdíveis na Cidade Eterna

Por:
Rogério Bertoldo
22/11/2024
|
Atualizado em
24/10/2024
15 min de leitura

Roma, uma das cidades europeias mais antigas, tem muita história! Não é à toa que é conhecida como Cidade Eterna. Passear por Roma é como visitar um livro da história antiga da humanidade. Ela já foi palco do maior Império do Mundo, o Romano, e por isso tem passeios inesquecíveis, que nos levam aos primórdios da civilização como conhecemos hoje.

Se você está pensando em visitar essa cidade cheia de cultura, está no artigo certo. A seguir mostramos várias opções do que fazer em Roma. Spoiler:vai ser uma viagem memorável. Vamos nessa?

Onde fica e como chegar em Roma

Roma é a capital da Itália e está localizada na região do Lácio, no oeste do país. É possível chegar até a cidade por meio de avião, trem e carro.

O principal aeroporto de Roma é o Leonardo da Vinci, localizado a 32 quilômetros do centro da cidade e considerado um dos principais aeroportos da Europa. Há voos diretos do Brasil para lá e, também, de várias outras regiões do mundo.

Também é possível chegar até Roma por meio do sistema ferroviário do país, que funciona bem e não é caro. A principal estação de trem é a Roma Termini, que fica bem no centro da cidade, ao lado de vários pontos turísticos de Roma.

Chegar a Roma de trem é uma opção bem popular, principalmente se você já estiver em outras cidades do país ou da Europa. Já se você decidir dirigir até lá, pode ter um pouco de dificuldade, porque o trânsito da cidade é bastante caótico.

Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para Roma? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.

Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!

{{cta-component}}

O que fazer em Roma: 15 dicas de passeios imperdíveis

Roma possui uma rica herança cultural, mais de 900 igrejas, e gastronomia deliciosa. A cidade oferece inúmeras opções de passeios encantadores e deve estar no seu roteiro de viagem para Europa. Ainda mais se for a sua primeira vez no continente. A gente selecionou 15 opções para você escolher.

1. Coliseu

Quem prestou atenção nas aulas de história se lembra da política do Pão e Circo, cujo palco era exatamente o Coliseu, anfiteatro romano.

Comece sua jornada em Roma visitando esse espaço. Vale explorar as ruínas deste anfiteatro romano antigo e mergulhar na história dos gladiadores e dos jogos realizados ali.

Em formato cilíndrico, o patrimônio histórico mundial revela a habilidade e as diversas técnicas utilizadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores da Roma Antiga. Assim, acaba sendo um dos maiores exemplos da arquitetura romana.

2. Fórum Romano

Localizado ao lado do Coliseu, ele foi o centro da vida pública em Roma por mais de um milênio.

Com o passar dos séculos foram construídos diversos monumentos para as atividades políticas, religiosas e comerciais. Em seguida, no século II a. C. vieram as basílicas civis onde eram realizadas atividades judiciais.

Hoje,o Fórum Romano é uma área arqueológica que revela a antiga Roma. Aproveite para caminhar pelas ruínas e admirar templos, arcos e outros monumentos históricos.

3. Palatino

Monte Palatino é a mais central das sete colinas de Roma, e uma das mais antigas partes da cidade. Ela tem uma elevação de 40 metros acima do Fórum Romano — uma das vistas mais especiais da cidade.

Então, se você busca pelo que fazer em Roma, a dica é subir a Colina Palatino para descobrir as ruínas dos palácios imperiais romanos. Além das vistas panorâmicas da cidade, você pode explorar as ruínas dos palácios e jardins luxuosos. Vai render fotos lindas, seja para uma viagem em casal, sozinho ou em turma.

4. Basílica de São Pedro

Outra dica para quem busca o que fazer em Roma é visitar a Cidade do Vaticano para conhecer a Basílica de São Pedro, um dos locais religiosos mais importantes do mundo. Admire a magnífica arquitetura e as obras de arte renascentistas.

Mesmo para quem não é católico, o passeio impressiona pela beleza.

5. Museus do Vaticano

Ao lado da Basílica de São Pedro, os Museus do Vaticano abrigam uma vasta coleção de arte e antiguidades, incluindo a famosa Capela Sistina, com os afrescos de Michelangelo

Prepare-se, são mais de 9 milhões de peças de arte espalhados em cerca de 15km de extensão.

6. Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é uma das construções barrocas mais emblemáticas de Roma. Situada no cruzamento de três estradas, ela marcava o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. Também foi cenário do filme La Dolce Vitta, de Fellini.

Hoje, a tradição é jogar uma moedinha na Fontana di Trevi para garantir que seu desejo será realizado. Pelo sim ou pelo não, lembre-se de ter umas moedas no bolso ao visitá-la, hein!

7. Panteão

O Panteão foi encomendado durante o reinado de Augusto e segue sendo uma das maiores cúpulas do mundo, como também é um dos monumentos mais bem-conservados de Roma. Por isso, vale admirar a arquitetura. Hoje ele é usado como igreja.

8. Villa Borghese

A Villa Borghese é um dos maiores parques públicos de Roma, localizado no centro da cidade. Foi construída no século XVII como os jardins privados da Villa Borghese Pinciana, uma residência nobre da família Borghese.

O parque abrange uma área de 80 hectares e oferece um refúgio verde para quem quer um pouco de paz e natureza. Conta com uma série de atrações adicionais, como o Bioparco, um zoológico que abriga uma grande variedade de animais; o Teatro Globe, um teatro de Shakespeare ao ar livre; o Lago de Villa Borghese; jardins, e o famoso Museu e Galleria Borghese, com uma inestimável coleção de arte, com obras-primas de Caravaggio, Bernini e Rafael.

9. Trastevere

Curte um local com toque de boemia? Então, explore o charmoso bairro de Trastevere, com suas ruas de paralelepípedos e praças pitorescas. A dica é fazer uma refeição por lá e se deliciar com a autêntica cozinha italiana.

10. Piazza Navona

A Piazza Navona é uma das praças mais famosas de Roma, repleta de fontes, como a Fonte dos Quatro Rios, de Bernini e Fontana del Nettuno. Vale a pena se sentar em um dos cafés, apreciar artistas de rua.

11. Escadaria Espanhola

Suba os degraus da Escadaria Espanhola e aproveite a vista panorâmica da praça abaixo. Este é um lugar popular para se sentar e relaxar enquanto aprecia a atmosfera vibrante.

12. Catacumbas de Roma

As catacumbas de Roma são um sistema de túneis subterrâneos que se estendem por vários quilômetros sob a capital da Itália. Essas catacumbas desempenharam um papel significativo na história e na cultura da Roma Antiga.

As catacumbas foram originalmente criadas como cemitérios subterrâneos, onde os cristãos podiam enterrar seus mortos durante um período em que a prática do cristianismo era perseguida.

13. Mercado de Campo de Fiori

Se você busca uma experiência autêntica de quem vive em Roma, visite o Mercado de Campo de Fiori, famoso mercado ao ar livre localizado na cidade.

Trata-se de um destino popular para moradores locais e turistas, que recebe o seu nome por conta da praça em que está localizado, Campo de Fiori, que significa "Campo das Flores".

A praça é pitoresca e animada, e abriga o mercado todas as manhãs, de segunda a sábado. O mercado é conhecido por sua atmosfera vibrante e variedade de produtos frescos.

14. Via Appia Antica

A Via Appia Antica é uma antiga estrada romana que foi construída no ano de 312 a.C., também conhecida como Via Appia ou "Estrada Rainha" para fazer a conexão entre Roma e o sul da Itália.

A construção da Via Appia foi uma grande conquista de engenharia para a época. A estrada era pavimentada com grandes lajes de pedra, o que a tornava durável e capaz de suportar o tráfego intenso de carruagens e pedestres.

Ao longo da Via Appia, também foram construídas pontes, túneis e mansões para abrigar os viajantes.

15. Piazza del Popolo

A Piazza del Popolo é uma das praças mais famosas e icônicas de Roma. Localizada no coração da cidade, no início da Via Flaminia, a praça tem uma longa história que vem dos tempos antigos e que continua sendo um ponto de encontro popular para moradores e turistas.

No centro dela, você encontra o obelisco egípcio, conhecido como Obelisco Flaminio, que foi trazido do Egito para Roma no século XVI.

Ela ainda é cercada pela Basílica de Santa Maria del Popolo, que abriga obras-primas de artistas renascentistas como Caravaggio, Bernini e Rafael. Além disso, há as igrejas gêmeas, Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto, projetadas por Carlo Rainaldi.

Roteiro de viagem para Roma

Deu pra ver que é fácil ficar na dúvida sobre o que fazer em Roma, certo? Por isso, confira nossas sugestões de roteiros para 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 dias!

O que fazer em Roma em 1 dia

  • Dia 1: visite o Coliseu e o Fórum Romano pela manhã, e o Panteão à tarde.

O que fazer em Roma em 2 dias

  • Dia 2: reserve o dia para explorar o Vaticano, incluindo a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Prepare-se para enfrentar uma certa fila.

O que fazer em Roma em 3 dias

  • Dia 3: pela manhã, visite a Fontana di Trevi e, à tarde, faça um passeio descontraído pela Piazza Navona e arredores. Quanto mais cedo chegar à Fontana di Trevi, maiores as chances de não ter 300 pessoas juntas na sua selfie.

O que fazer em Roma em 4 dias

  • Dia 4: pela manhã, vá ao Mercado de Campo de Fiori, e passe a tarde no bairro Trastevere. Deixe para almoçar por lá, hein!

O que fazer em Roma em 5 dias

  • Dia 5: dedique um dia para a Villa Borghese, seus museus e parques.

O que fazer em Roma em 6 dias

  • Dia 6: separe o dia a explorar a Via Appia Antica, um passeio que toma mais tempo devido à extensão da via.

O que fazer em Roma em 7 dias

  • Dia 7: pela manhã, visite a Piazza del Popolo e à tarde, vá às Catacumbas.

Qual a melhor época para ir a Roma

Isso vai depender um pouco das suas preferências. A primavera costuma ter clima mais agradável para quem não quer encher a mala de roupa de frio ou não quer queimar no verão romano. Pois é, o verão italiano é um dos mais quentes da Europa.

Além disso, julho é a mais alta temporada e pode custar um pouco mais caro. O inverno, principalmente janeiro, pode ter muita neve e alguns passeios ficam mais complicados.

Onde ficar em Roma

Agora que você já sabe o que fazer em Roma e qual a melhor época para visitar a cidade, chegou a hora de descobrir onde ficar em Roma. A variedade de hotéis na capital italiana é enorme e há opções para todos os gostos e bolsos!

A dica é começar a pesquisar a hospedagem com antecedência, para conseguir os melhores valores e disponibilidade de datas. Isso porque, perto dos principais pontos turísticos da cidade, as acomodações são muito cobiçadas.

O centro histórico é um dos melhores locais para ficar, porque está perto de grande parte das atrações da cidade - o que pode facilitar na hora de se locomover.

Perto do centro, a região do Campo dei Fiori também é uma boa opção, com bastante comércio e atrações próximas. O Trastevere é outra região incrível para quem busca hotéis em Roma, com muito charme e ótima variedade culinária.

A área nos arredores da estação Roma Termini também tem hospedagens com bom custo-benefício, uma vez que está perto do transporte. Nos arredores da estação, há hostels e quartos compartilhados que também valem a pena.

É preciso ter visto para visitar a Itália?

Não é necessário ter visto para visitar a Itália por até 90 dias, se a viagem foi por motivos de turismo, negócios, competições, convites, missões ou estudos.

Mas é preciso ter um passaporte válido por no mínimo seis meses e, também, apresentar alguns documentos na imigração, como comprovante de voos de entrada e saída do país, seguro saúde, certificado de vacinação, reserva de hospedagem e comprovante de meios financeiros para custear a viagem.

Além disso, a partir de 2025 vai ser necessário preencher o ETIAS, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, para entrar no Espaço Schengen, do qual a União Europeia - e a Itália, fazem parte.

Os brasileiros podem obter essa autorização por meio de um formulário online, rápido e fácil de preencher. E, com o ETIAS aprovado, podem ir para qualquer um dos países dentro do tratado, por até 90 dias em um período de 180 dias.

Viaje para Roma com a Nomad e economize!

Sabia que ter uma conta na Nomad torna a sua viagem para XPTO ainda mais vantajosa? Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais.

Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.

E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!

E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.

Abra a sua conta internacional Nomad agora!

{{cta-component}}

Compartilhe: