O que fazer em Roma: 15 passeios imperdíveis na Cidade Eterna

Por:
Rogério Bertoldo
14/5/2024
|
Atualizado em
23/1/2024
15 min de leitura

Roma, uma das cidades europeias mais antigas, tem história! Não é à toa que é conhecida como Cidade Eterna. Passear por Roma é como visitar um livro da história antiga da humanidade. Ela já foi palco do maior Império do Mundo, o Romano, e por isso tem passeios inesquecíveis, que nos levam aos primórdios da civilização como conhecemos hoje.

Se você está pensando em visitar essa cidade cheia de cultura, está no artigo certo. A seguir mostramos várias opções do que fazer em Roma. Spoiler: vai ser uma viagem inesquecível. Vamos nessa?

O que fazer em Roma: 15 dicas de passeios imperdíveis

Roma possui uma rica herança cultural, mais de 900 igrejas e gastronomia deliciosa. A cidade oferece inúmeras opções de passeios encantadores e deve estar no seu roteiro de viagem para Europa. Ainda mais se for a primeira vez no continente.

A gente selecionou 15 opções para você escolher.

1. Coliseu

Quem prestou atenção nas aulas de história se lembra da política do Pão e Circo, cujo palco era exatamente o Coliseu, anfiteatro romano.

Comece sua jornada em Roma visitando esse espaço. Vale explorar as ruínas deste anfiteatro romano antigo e mergulhar na história dos gladiadores e dos jogos realizados ali.

Em formato cilíndrico, o patrimônio histórico mundial revela a habilidade e as diversas técnicas utilizadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores da Roma Antiga. Assim, acaba sendo um dos maiores exemplos da arquitetura romana.

2. Fórum Romano

Localizado ao lado do Coliseu, ele foi o centro da vida pública em Roma por mais de um milênio.

Com o passar dos séculos foram construídos diversos monumentos para as atividades políticas, religiosas e comerciais. Em seguida, no século II a. C. vieram as basílicas civis onde eram realizadas atividades judiciais.

Hoje, o Fórum Romano é uma área arqueológica que revela a antiga Roma. Aproveite para caminhar pelas ruínas e admirar templos, arcos e outros monumentos históricos.

3. Palatino

Monte Palatino é a mais central das sete colinas de Roma, e uma das mais antigas partes da cidade. Ela tem uma elevação de 40 metros acima do Fórum Romano — uma das vistas mais especiais da cidade.

Então, se você busca pelo que fazer em Roma, a dica é subir a Colina Palatino para descobrir as ruínas dos palácios imperiais romanos. Além das vistas panorâmicas da cidade, você pode explorar as ruínas dos palácios e jardins luxuosos. Vai render fotos lindas, seja para uma viagem em casal, sozinho ou em turma.

4. Basílica de São Pedro

Outra dica para quem busca o que fazer em Roma é visitar a Cidade do Vaticano para conhecer a Basílica de São Pedro, um dos locais religiosos mais importantes do mundo. Admire a magnífica arquitetura e as obras de arte renascentistas.

Mesmo para quem não é católico, o passeio impressiona pela beleza.

5. Museus do Vaticano

Ao lado da Basílica de São Pedro, os Museus do Vaticano abrigam uma vasta coleção de arte e antiguidades, incluindo a famosa Capela Sistina, com os afrescos de Michelangelo.

Prepare-se, são mais de 9 milhões de peças de arte espalhados em cerca de 15km de extensão.

6. Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é uma das construções barrocas mais emblemáticas de Roma. Situada no cruzamento de três estradas, ela marcava o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. Também foi cenário do filme La Dolce Vitta, de Fellini.

Hoje, a tradição é jogar uma moedinha na Fontana di Trevi para garantir que seu desejo será realizado. Pelo sim ou pelo não, lembre-se de ter umas moedas no bolso ao visitá-la, hein!

7. Panteão

O Panteão foi encomendado durante o reinado de Augusto e segue sendo uma das maiores cúpulas do mundo,como também é um dos monumentos mais bem-conservados de Roma. Por isso, vale admirar a arquitetura. Hoje, ele é usado como igreja.

8. Villa Borghese

A Villa Borghese é um dos maiores parques públicos de Roma, localizado no centro da cidade. Foi construída no século XVII como os jardins privados da Villa Borghese Pinciana, uma residência nobre da família Borghese.

O parque abrange uma área de 80 hectares e oferece um refúgio verde para quem quer um pouco de paz e natureza. Conta com uma série de atrações adicionais, como o Bioparco, um zoológico que abriga uma grande variedade de animais; o Teatro Globe, um teatro de Shakespeare ao ar livre; o Lago de Villa Borghese; jardins, e o famoso Museu e Galleria Borghese, com uma inestimável coleção de arte, com obras-primas de Caravaggio, Bernini e Rafael. 

9. Trastevere

Curte um local com toque de boemia? Então, explore o charmoso bairro de Trastevere, com suas ruas de paralelepípedos e praças pitorescas.

A dica é fazer uma refeição por lá e se deliciar com a autêntica cozinha italiana.

10. Piazza Navona

A Piazza Navona é uma das praças mais famosas de Roma, repleta de fontes, como a Fonte dos Quatro Rios, de Bernini e Fontana del Nettuno. Vale a pena se sentar em um dos cafés, apreciar artistas de rua.

11. Escadaria Espanhola

Suba os degraus da Escadaria Espanhola e aproveite a vista panorâmica da praça abaixo. Este é um lugar popular para se sentar e relaxar enquanto aprecia a atmosfera vibrante.

12. Catacumbas de Roma

As catacumbas de Roma são um sistema de túneis subterrâneos que se estendem por vários quilômetros sob a capital da Itália. Essas catacumbas desempenharam um papel significativo na história e na cultura da Roma Antiga.

As catacumbas foram originalmente criadas como cemitérios subterrâneos, onde os cristãos podiam enterrar seus mortos durante um período em que a prática do cristianismo era perseguida.

13. Mercado de Campo de Fiori

Se você busca uma experiência autêntica de quem vive em Roma, visite o Mercado de Campo de Fiori, famoso mercado ao ar livre localizado na cidade.

Trata-se de um destino popular para moradores locais e turistas, que recebe o seu nome por conta da praça em que está localizado, Campo de Fiori, que significa "Campo das Flores".

A praça é pitoresca e animada, e abriga o mercado todas as manhãs, de segunda a sábado. O mercado é conhecido por sua atmosfera vibrante e variedade de produtos frescos.

14. Via Appia Antica

A Via Appia Antica é uma antiga estrada romana que foi construída no ano de 312 a.C., também conhecida como Via Appia ou "Estrada Rainha" para fazer a conexão entre Roma e o sul da Itália.

A construção da Via Appia foi uma grande conquista de engenharia para a época. A estrada era pavimentada com grandes lajes de pedra, o que a tornava durável e capaz de suportar o tráfego intenso de carruagens e pedestres.

Ao longo da Via Appia, também foram construídas pontes, túneis e mansões para abrigar os viajantes.

15. Piazza del Popolo

A Piazza del Popolo é uma das praças mais famosas e icônicas de Roma. Localizada no coração da cidade, no início da Via Flaminia, a praça tem uma longa história que vem dos tempos antigos e que continua sendo um ponto de encontro popular para moradores e turistas.

No centro dela, você encontra o obelisco egípcio, conhecido como Obelisco Flaminio, que foi trazido do Egito para Roma no século XVI.

Ela ainda é cercada pela Basílica de Santa Maria del Popolo, que abriga obras-primas de artistas renascentistas como Caravaggio, Bernini e Rafael.Além disso, háas igrejas gêmeas, Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto, projetadas por Carlo Rainaldi.

Leia mais: O que fazer na Itália? Roteiro para 5,10 e 30 dias.

O que fazer em Roma: roteiros de 3, 5 e 7 dias

Deu pra ver que é fácil ficar na dúvida sobre o que fazer em Roma, certo? Por isso, confira nossas sugestões de roteiros para 3, 5 e 7 dias!

O que fazer em Roma em 3 dias 

  • Dia 1: visite o Coliseu e o Fórum Romano pela manhã, e o Panteão à tarde.
  • Dia 2: reserve o dia para explorar o Vaticano, incluindo a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Prepare-se para enfrentar uma certa fila.
  • Dia 3: Pela manhã, visite a Fontana di Trevi e, à tarde, faça um passeio descontraído pela Piazza Navona e arredores. Quanto mais cedo chegar à Fontana di Trevi, maiores as chances de não ter 300 pessoas juntas na sua selfie.

O que fazer em Roma em 5 dias

  • Dia 4: Pela manhã, vá ao Mercado de Campo de Fiori, e passe a tarde no bairro Trastevere. Deixe para almoçar por lá, hein!
  • Dia 5: Dedique um dia para a Villa Borghese, seus museus e parques.

O que fazer em Roma em 7 dias

  • Dia 6: Separe o dia a explorar a Via Appia Antica, um passeio que toma mais tempo devido à extensão da via.
    Dia 7: Pela manhã, visite a Piazza del Popolo e à tarde, vá às Catacumbas.

Leitura recomendada: Roteiro de viagem para a Europa. Dicas de onde ir

Qual a melhor época para ir a Roma

Isso vai depender um pouco das suas preferências. A primavera costuma ter clima mais agradável para quem não quer encher a mala de roupa de frio ou não quer queimar no verão romano. Pois é, o verão italiano é um dos mais quentes da Europa.

Além disso, julho é a mais alta temporada e pode custar um pouco mais caro. O inverno, principalmente janeiro, pode ter muita neve e alguns passeios ficam mais complicados.

Dicas bônus

  • Lembre-se de estar com o passaporte em dia para visitar Roma — a validade dele deve ser maior do que seis meses.
  • Para a Itália, turistas não precisam de visto, caso fiquem até 90 dias, ok?
  • E tem mais, você não precisa levar muitos Euros consigo na viagem. Opte por cartão de débito ou pré-pago, até para ter mais segurança.

Nossa dica é ter um cartão internacional Nomad, aceito na Itália e mais de 180 países. Quer saber mais sobre ele? Leia este post!

Compartilhe: