Entre os melhores destinos da Europa estão países e cidades incríveis que viajantes do mundo inteiro sonham em conhecer. São tantos lugares que fica até difícil escolher para onde ir na primeira oportunidade. Por isso, vale a pena saber mais detalhes.
Neste conteúdo, reunimos os melhores destinos da Europa para você colocar na sua lista de desejos. Tem desde metrópoles vibrantes, tesouros medievais e praias exuberantes. Continue a leitura e veja 10 lugares imperdíveis para você conhecer no Velho Continente!
Os melhores destinos na Europa para visitar
Imagine a sensação de aventura e descoberta que uma viagem para a Europa pode proporcionar. Entre culturas, histórias, gastronomia e paisagens encontradas no continente, cada lugar oferece algo de especial para levar no coração e na memória.
A Europa é formada por 50 países, além de alguns territórios dependentes, mas alguns destinos se destacam. Sabemos que é difícil decidir entre tantas possibilidades e, para ajudar, fizemos uma lista com os 10 melhores destinos na Europa para você considerar em seus roteiros de viagem.
Abra sua conta Nomad e aproveite as facilidades de uma conta internacional nas suas viagens para a Europa.
{{cta-component}}
Paris, França
Termos como Cidade Luz, Terra dos Românticos e Cidade do Amor são constantemente atribuídos a Paris, e com toda razão. A capital francesa reúne o que há de melhor e mais belo em história, moda e gastronomia – oferecendo entretenimento para todos os gostos.
Roma, Itália
Viajar para Roma é como mergulhar em um livro e conferir de perto as histórias contadas nas salas de aula sobre os acontecimentos em terras italianas. A cidade eterna, repleta de marcos históricos e culturais, como o Coliseu e a Fontana Di Trevi, tem um fascínio próprio e gastronomia ímpar, referenciada no mundo inteiro.
Barcelona, Espanha
A cidade de Barcelona recebe a visita de pessoas de todos os cantos do planeta para conferir de perto suas belezas. Da vibrante cultura catalã às obras-primas arquitetônicas de Gaudí, da badalada vida noturna aos passeios pela natureza preservada e aos museus históricos, Barcelona é um baú de boas surpresas.
Amsterdã, Holanda
São muitas pontes, canais, moinhos de vento e paisagens de tirar o fôlego em uma das cidades mais charmosas da Europa. E é em Amsterdã que estão a histórica casa de Anne Frank e os museus conhecidos mundialmente, como Foam Van Gogh e Rijksmuseum.
Praga, República Tcheca
O país tcheco é, tradicionalmente, um dos mais cervejeiros do mundo e, por isso, existem muitos pubs e restaurantes em Praga. A capital tem uma infraestrutura projetada para ser visitada a pé, o que faz com que as atrações sejam próximas umas das outras, entre elas a Cidade Velha, o Relógio Astronômico, o Museu Franz Kafka, além do Castelo de Praga, o maior do mundo.
Santorini, Grécia
Entre as famosas ilhas gregas, Santorini se destaca por seu incrível pôr do sol e praias paradisíacas, para aproveitar especialmente no verão ou na primavera. A impressionante arquitetura branca e azul cria um cenário em construções que mais parecem uma pintura no entorno do arquipélago banhado pelo Mar Egeu.
Istambul, Turquia
O lugar que hoje abriga a quarta maior cidade do mundo foi um dia Constantinopla, e é o único a estar em dois continentes. Só por aí já dá para sentir o quanto Istambul é especial e merece ser visitada em um roteiro que reúna história, cultura e gastronomia, em uma mescla harmoniosa de tradição e modernidade.
Berlim, Alemanha
Com vida noturna vibrante e riqueza cultural-histórica, a Berlim atual é moderna e contagiante. O turismo por lá tem um roteiro dinâmico e variado, repleto de cultura, história e diversidade, incluindo museus, galerias de arte, bistrôs e restaurantes.
Dubrovnik, Croácia
Muitas cenas icônicas da famosa série Game of Thrones foram filmadas em Dubrovnik, cidade medieval croata. Sua característica mais marcante é a muralha em torno de toda a cidade, ao longo da deslumbrante costa do Mar Adriático. Ela pode chegar a cerca de 25 metros de altura – um destino imperdível com seus 1.940 metros de comprimento, mais de 15 torres e fortes, além de 3 portões de acesso à cidade.
Londres, Inglaterra
Londres faz parte tanto do imaginário infantil, como cenário da história de Harry Potter, quanto dos adultos, com os suspenses e mistérios de Sherlock Holmes. A capital da Inglaterra é repleta de arte e cultura, sendo a casa de quadros famosos de Da Vinci e Van Gogh, que ficam em galerias centenárias, e também dos grafites nas paredes em Shoreditch.
Leia também: O que fazer no Reino Unido?
Varsóvia, Polônia
Linda, amigável, sustentável e segura, Varsóvia é perfeita para uma viagem em família, uma pausa cultural, uma experiência de compras ou uma estadia romântica. No geral, a capital da Polônia é o destino para muitas aventuras.
Copenhague, Dinamarca
Uma das capitais mais modernas da Europa, Copenhague reúne lojas de segunda mão, boutiques independentes, o Jardim Tivoli e um lendário canal com passeios românticos de barco. A cidade também é lar dos melhores restaurantes do mundo e do centro da cerveja artesanal mundial.
Praga, República Checa
Praga é uma das cidades mais visitadas na Europa, com mercados, cafés, restaurantes e um lindo nascer do sol. É classificada entre os melhores mercados de Natal, e um dos pontos principais para celebrações de fim de ano e luas de mel.
Lisboa, Portugal
Lisboa é uma cidade para admirar de camarote. A capital portuguesa surpreende quando vista de cima, com mirantes espalhados pela cidade. Oferece a facilidade do idioma semelhante ao brasileiro e preços mais acessíveis se comparados aos das outras cidades europeias.
Quando viajar para a Europa
Para saber qual é o melhor destino da Europa para você, é importante definir uma época do ano de acordo com o clima e as principais atividades que deseja fazer.
O período do ano também pode influenciar no orçamento da viagem. Agosto é o mês das férias no continente europeu e, por isso, os lugares ficam cheios e, os preços, mais altos. Em contrapartida, no inverno os custos são mais baixos (exceto nas semanas de Natal e Ano Novo).
Na primavera, o melhor destino é Amsterdam. A cidade fica repleta de flores nos gramados e canteiros, se tornando um verdadeiro jardim a céu aberto. Além disso, a temperatura na cidade é amena e agradável.
Já o verão é uma ótima estação para quem tem pouco tempo de viagem disponível, já que os dias são bem longos. Em alguns lugares, o pôr do sol pode acontecer só depois das 22h, permitindo que mais atividades sejam feitas ao longo dos dias.
O início do outono é uma delícia para passear nas principais capitais, pois ainda há alguns dias de sol e as árvores ficam bem alaranjadas. A dica é evitar o final da estação, que pode ser frio, chuvoso e com árvores desfolhadas.
E se a intenção é ver a neve no inverno, busque países mais ao norte da Europa Central. Os principais atrativos da estação, que são os mercados de Natal, podem ser apreciados em diversas capitais e cidades do interior pelo continente.
Com tudo isso em vista, é importante lembrar que o melhor custo-benefício é na baixa temporada, que vai de novembro a março, ou seja, no final do outono, no inverno e no início da primavera.
Qual é o lugar mais visitado da Europa?
Seja pelo glamour natural ou pela popularidade dos seus atrativos, que atendem a todos os gostos, Paris é o lugar preferido dos turistas na Europa. Com monumentos de tirar o fôlego e paisagens que mais parecem um cartão-postal, a cidade é iluminada e linda.
A atmosfera parisiense tem um bucolismo próprio, característico dos filmes clássicos, em um ambiente convidativo para diversos passeios. Dos cafés a visitas à Torre Eiffel e ao Arco do Triunfo e caminhadas pelas ruas da cidade, Paris surpreende e encanta.
O Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame também são lugares que precisam ser visitados. Para quem gosta de imersão, caminhar pela cidade sem rumo pode render boas descobertas culturais, históricas e gastronômicas.
É que o charme parisiense está por toda parte, tanto em lugares simples quanto nos mais sofisticados. A avenida mais famosa e longa de Paris, a Champs-Élysées, com seus 2km de extensão, é excelente para tirar fotos, fazer passeios e compras.
Um passeio de barco pelo Rio Sena revela uma Paris por outra ótica, mas você pode optar apenas por uma caminhada pela orla. Há tanto para se fazer na capital francesa que é bem provável ter que programar uma segunda visita.
Quais os destinos mais baratos da Europa?
Os melhores destinos europeus podem ter como ponto negativo os custos da viagem. Pensando nisso, selecionamos quatro destinos mais acessíveis para viajantes na Europa. Confira!
Budapeste, Hungria
A maravilhosa capital húngara é dividida pelo Rio Danúbio: Buda está na margem oeste e, Peste, na margem leste. Na cidade, o turista encontra uma arquitetura que impressiona com suas construções em estilos diversos, entre eles Art Nouveau, Barroco e Neoclássico.
Os banhos termais são famosos em Budapeste por sua função terapêutica. A experiência pode ser vivenciada em mais de 30 lugares, com destaque para Ellért Gyógyfürdő e Széchényi Fürdő. Os custos com acomodações, alimentação e passeios como esse são bem acessíveis.
Cracóvia, Polônia
Talvez você ainda não tenha pensado em visitar uma cidade polonesa em sua viagem à Europa, mas o fato é que Cracóvia pode surpreender – e muito. Além da riqueza cultural e histórica, a cidade é conhecida por seus preços muito atrativos.
Seu Centro Histórico foi um dos primeiros lugares, reconhecidos pela Unesco, como Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1978. Apesar de muitos lugares remeterem a um passado triste, a cidade no presente é segura, bem cuidada e bela.
Atenas, Grécia
Mesmo sendo a capital, Atenas tem custos relativamente baixos, o que torna o lugar uma boa opção de viagem na Europa. Sem falar que as praias, com águas cristalinas, são irresistíveis, assim como a culinária e toda a história grega.
As paisagens perfeitas, em função das belezas naturais e da arquitetura única, fazem de Atenas um dos melhores destinos da Europa. O aspecto luxuoso pode, a princípio, sugerir preços elevados, mas o fato é que, com planejamento financeiro, é possível desfrutar do que há de melhor na capital grega.
Belgrado, Sérvia
Mais uma capital com preços atrativos na Europa, Belgrado é uma cidade vibrante e acessível, com uma vida noturna agitada e muita história para explorar. Entre os pontos turísticos mais visitados estão os rios Danúbio e Sava, a Praça da República, os museus Nikola Tesla e Nacional da Sérvia e a Fortaleza de Belgrado.
Também vale caminhar pelas ruas da cidade, onde é possível conferir a beleza dos prédios antigos e a criatividade da arte de rua. Além dos museus, em diversos lugares há grafites pelos muros e prédios que um dia foram bombardeados e agora fazem parte da história.
Conclusão
A Europa é repleta de destinos imperdíveis. Podemos destacar Paris, Roma, Barcelona, Amsterdam, Praga, Santorini, Istambul, Berlim, Dubrovnik, Londres, Varsóvia, Copenhague, Praga e Lisboa, que são realmente sensacionais!
Já a melhor época para visitar o continente europeu vai depender do objetivo da sua viagem, do que você quer fazer durante o passeio e de quanto pretende gastar. Mas já ressaltamos que há atrações e belezas para curtir em todas as épocas do ano.
Com as dicas deste post, você vai escolher o melhor destino da Europa para a sua viagem. Leia também o nosso checklist para viajar para a Europa e tenha uma passeio tranquilo e inesquecível.
{{cta-component}}