Em uma viagem para Paris, alguns pontos turísticos são quase obrigatórios. Um deles é o Arco do Triunfo, um dos principais símbolos da história e da cultura francesa. Criado por solicitação de Napoleão Bonaparte, representa a glória do exército do país e, hoje, atrai turistas do mundo todo.
Quer conhecer um pouco mais sobre o Arco do Triunfo, sua história, curiosidades e como visitar? Então continue lendo este artigo e confira isso e muito mais sobre o monumento.
História do Arco do Triunfo
A construção do Arco do Triunfo inicia em 1806, com uma ordem de Napoleão Bonaparte. Ele havia prometido aos seus homens do exército que, se eles ganhassem a batalha de Austerlitz (de 1805), eles “voltariam para casa sob arcos triunfais”. O monumento demorou 30 anos para ser finalizado e tem gravados os nomes de 558 generais e 128 batalhas disputadas pelo exército francês.
O monumento, portanto, é uma homenagem aos heróis de guerra de Napoleão, mas sua conclusão ocorreu somente no reinado de Louis Philippe I. Até hoje, é um símbolo do patriotismo no país.
Seu projeto foi elaborado pelo arquiteto Jean Chalgrin e a inspiração foi obtida do Arco de Tito, erguido em Roma no século I. Esse é um tipo de construção característica da Roma Antiga, utilizada para celebrar as vitórias e os eventos públicos.
O Arco do Triunfo tem 4 pilares com esculturas e relevos. No total, são 50 metros de altura, 45 metros de largura e 22 metros de profundidade, o que permite visitar seu interior e subir até o topo.
Uma curiosidade é o fato de o Arco do Triunfo já ter estado presente em vários momentos relevantes da história. Entre eles estão:
- Passagem dos restos mortais de Napoleão, em 15 de dezembro de 1840
- Desfiles militares na 1ª e 2ª Guerra Mundial, em 1919 e 1944, respectivamente
- Desfile do Dia da Bastilha, que acontece todos os anos em 14 de julho
Tamanha riqueza cultural e histórica fazem de Paris um dos melhores destinos para conhecer na Europa.
Onde fica o Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo fica na Praça Charles de Gaulle, 75008, no topo da Avenida Champs-Élysées, integrando o Eixo Histórico Francês. Essa é uma região recheada de monumentos e vias públicas e segue do Museu do Louvre ao Grande Arco de la Défense.
A obra forma uma verdadeira rotatória, de onde saem 12 avenidas, inclusive a Champs-Élysées. Para entrar no monumento, a melhor alternativa é a via subterrânea, já que há muito trânsito nas ruas do entorno.
Passando por toda a Champs-Élysées, você poderá aproveitar muitas lojas de grife, inclusive Dior, Louis Vuitton e outras. Também há opções mais simples, como a Zara, além de restaurantes e cinemas.
Na Avenida Winston Churchill, uma transversal da Champs-Élysées, vale a pena visitar dois locais: o Grand Palais (palácio usado para vários eventos) e o Petit Palais (local do Museu de Belas Artes de Paris). No fim dessa rua, está a ponte Alexandre III, considerada uma das mais bonitas da capital.
Em relação à Torre Eiffel, a distância é de 3 km, ou seja, não é tão longe. Vale a pena visitar os dois monumentos no mesmo dia, se tiver tempo para isso.
Como chegar ao Arco do Triunfo
Para chegar ao Arco do Triunfo, você pode pegar as linhas 1, 2 ou 6 do metrô de Paris e descer na estação Charles de Gaulle – Étoile. Também é possível usar os ônibus, mais especificamente as linhas 22, 30, 31, 52, 73 e 92. Todas elas têm paradas próximas ao monumento. Outra opção é o trem (RER), Charles de Gaulle – Étoile, linha A.
De carro, basta estacionar em algum dos estacionamentos subterrâneos. Eles podem ser identificados pelas placas com a letra P. No caso de saber como chegar ao Arco do Triunfo, o local mais próximo para deixar o veículo é o Parking Public Autocité Étoile Foch, na Avenida Foch.
Como visitar o Arco do Triunfo
Você pode visitar o Arco do Triunfo usando as vias subterrâneas. As duas entradas são na Champs-Élysées e na Avenida La Grande-Armée. A partir dela, é possível acessar o interior, no qual será necessário subir 286 degraus, mas gestantes, pessoas com crianças de colo, pessoas com deficiência e idosos têm um elevador exclusivo.
Dentro do monumento, você verá que ele é dividido nas seguintes partes:
- Base: permite visualizar os detalhes e ver o Túmulo do Soldado Desconhecido e a Chama da Lembrança. Esse símbolo representa os franceses que morreram na 1ª Guerra Mundial.
- Topo: há terraço com uma vista da Champs-Élysées e de Paris. Também tem um museu com documentos, maquetes e desenhos sobre a construção do Arco do Triunfo.
Na sua primeira viagem à Europa, é interessante subir ao topo do Arco do Triunfo. O horário de funcionamento é das 10h às 23h, de abril a setembro, e das 10h às 22h30, de outubro a março. A visitação está disponível todos os dias.
O melhor horário para visitar o topo é durante o pôr do sol, já que o horizonte fica muito bonito. Outra dica é esperar a Torre Eiffel ser iluminada, o que ocorre no começo da noite e é um verdadeiro espetáculo.
É válido chegar 1 hora antes do pôr do sol para ter tempo de subir. Lembre-se de que será possível chegar ao topo apenas uma vez, mas você pode ficar quanto tempo quiser lá. É uma boa forma de saber o que fazer em Paris.
Leia também: O que fazer de graça em Paris? Confira as melhores atrações.
Como comprar ingressos para o Arco do Triunfo
Os ingressos para o Arco do Triunfo custam 16 €, de acordo com dados de maio de 2024. Esse bilhete permite acessar o topo em qualquer horário do dia. Você pode fazer a compra antecipada no site oficial ou aguardar na bilheteria, que costuma ter uma longa fila.
Também é possível fazer a compra de uma oferta combinada, isto é, para visitar outros locais importantes em Paris, como o Museu do Louvre e o Museu d’Orsay. Essa é uma forma de economizar, já que há um desconto na aquisição de combos.
Qualquer que seja o caso, a verdade é que o Arco do Triunfo é um lugar lindo para conhecer e que representa uma parte importante da história francesa. Você ainda poderá comprar souvenirs e aproveitar as lojas do entorno, sem contar os restaurantes e outros monumentos relevantes.
E uma dica é conhecer o Arco do Triunfo e economizar é aproveitar os benefícios exclusivos do Nomad Shop. Clientes Nomad têm 5% de desconto na compra de ingressos para o Arco do Triunfo e em centenas de outras atrações famosas pelo mundo.
Quer ter acesso a essa e outras vantagens e ainda pagar suas compras com mais praticidade e segurança? Saiba como usar a Nomad na Europa e comece a programar a sua viagem!