Planejar uma viagem para a França é uma delícia: pesquisar os melhores museus, sonhar com os croissants e traçar rotas por Paris. Mas, no mundo de hoje, um item se tornou tão essencial quanto o passaporte: a conexão com a internet. Longe de ser um luxo, ter como ter internet na França de forma confiável e com bom preço é o que garante uma viagem mais tranquila e segura.
Desde usar o GPS para não se perder nas ruas charmosas do Marais até comprar um ingresso de última hora para o Louvre, a conectividade é sua maior aliada. Mas, com tantas opções disponíveis, como roaming, chip local, eSIM, qual a melhor escolha? Neste guia, vamos comparar as alternativas e te ajudar a encontrar o chip internacional para França ideal para suas necessidades.
Por que um plano de internet é essencial na sua viagem à França?
Já se foi o tempo em que viajar era sinônimo de se desconectar completamente. Hoje, a internet no celular otimiza a experiência de viagem de inúmeras formas:
- Navegação: usar aplicativos como Google Maps ou Citymapper para se locomover de metrô, ônibus ou a pé é indispensável em uma cidade como Paris;
- Comunicação: manter contato com a família e amigos via WhatsApp, além de poder fazer chamadas de áudio ou vídeo;
- Informações em tempo real: consultar horários de funcionamento de atrações, ler reviews de restaurantes, verificar a previsão do tempo e comprar ingressos online, evitando filas;
- Tradução: utilizar apps de tradução para se comunicar em lojas e restaurantes;
- Segurança: acesso rápido a informações de emergência, contato com o consulado ou com a central do seu seguro viagem.
{{cta-chip-1}}
Opções para ter internet na França: prós e contras de cada uma
Analisar as opções antes de embarcar pode gerar uma boa economia e evitar dores de cabeça.
Roaming Internacional da sua operadora do Brasil
Esta é a opção mais cômoda. Você habilita um pacote de dados com sua operadora (Vivo, Claro, Tim) e seu número continua funcionando normalmente no exterior.
- Prós: muita praticidade, pois você não precisa trocar de chip e mantém seu número de WhatsApp;
- Contras: geralmente é a alternativa mais cara. Os pacotes de dados costumam ser limitados e, após o consumo da franquia, a velocidade pode ser drasticamente reduzida ou o serviço, cortado. É preciso ficar atento aos custos para não ter uma surpresa na fatura no final do mês.
Comprar um chip físico local na França (pré-pago)
Ao chegar na França, você pode ir a uma loja de operadoras como Orange, SFR ou Free para comprar um chip de celular na França.
- Prós: planos com grande volume de dados por preços competitivos, especialmente se você for ficar por um período mais longo (mais de 15 dias). A qualidade da conexão costuma ser excelente;
- Contras: exige que você perca um tempo precioso da sua viagem procurando uma loja logo na chegada. A comunicação para ativação do plano pode ser uma barreira se você não falar francês ou inglês. Além disso, ao trocar o chip físico, você perde o acesso ao seu número do Brasil, o que pode ser um problema para receber SMS de confirmação de bancos, por exemplo.
Chip internacional físico (comprado no Brasil)
Existem empresas especializadas que vendem um chip internacional e o entregam na sua casa, no Brasil, antes da viagem.
- Prós: você já desembarca na França conectado, o que é ótimo para chamar um Uber ou avisar a família;
- Contras: o custo costuma ser mais alto do que o de um chip local, e você ainda tem o trabalho de trocar o chip físico no avião.
eSIM (chip virtual): a tecnologia mais moderna e prática
A opção mais inovadora é o eSIM, ou chip virtual. Trata-se de uma tecnologia em que o plano de dados é ativado digitalmente, sem a necessidade de um chip físico. Para entender todos os detalhes, veja nosso guia completo sobre o que é eSIM.
- Prós: é a opção mais prática. A compra é feita online, a ativação é instantânea através de um QR Code e você não precisa abrir seu celular. Além disso, permite que você mantenha seu chip brasileiro na bandeja, podendo receber ligações e SMS importantes enquanto usa os dados do plano internacional;
- Contras: seu smartphone precisa ser compatível com a tecnologia eSIM. A maioria dos modelos mais recentes, como iPhones a partir do XR/XS, já é.
Nomad Chip: a solução de eSIM para sua viagem à Europa
Pensando na praticidade e na economia do viajante brasileiro, a Nomad oferece o Nomad Chip, uma solução de eSIM para ter internet de alta velocidade na sua viagem.
Como funciona o Nomad Chip?
Diretamente no aplicativo da Nomad, você pode escolher e comprar o plano de dados ideal para a sua viagem. Após a compra, você recebe um QR Code por e-mail. Basta escanear o código com a câmera do seu celular, seguir as instruções de ativação e pronto: você estará conectado assim que desembarcar na França.
Vantagens de escolher o Nomad Chip para a França
- Cobertura europeia: os planos do Nomad Chip geralmente cobrem não apenas a França, mas dezenas de outros países da Europa, sem custo adicional. É perfeito para quem planeja uma viagem para Europa e vai visitar mais de um destino;
- Praticidade total: a compra e ativação são 100% digitais, feitas no conforto da sua casa, antes de embarcar;
- Suporte em português: Caso precise de ajuda, o suporte da Nomad é em português, facilitando a comunicação;
- Ecossistema integrado: você resolve mais um item essencial do seu planejamento de viagem dentro do mesmo aplicativo que usa para sua Conta Internacional e outros serviços Nomad.
A melhor forma de se manter conectado na França
Estar conectado transforma a experiência de uma viagem para Paris e outras cidades francesas. A escolha da melhor opção de internet internacional dependerá do seu perfil, mas o eSIM, especialmente através de soluções como o Nomad Chip, se destaca como a alternativa mais moderna, flexível e prática para a maioria dos viajantes.
Ao garantir sua conexão, você pode se dedicar ao que realmente importa: aproveitar cada momento, descobrir os melhores lugares e viver intensamente tudo o que há para fazer em Paris.
{{rt-chip-1}}
{{cta-chip-1}}