O que fazer na Argentina: 22 atrações que você não pode perder

Por:
Clara Dalanora
30/11/2024
|
Atualizado em
29/11/2024
15 min de leitura

Nossa vizinha mais ao sul é sempre uma boa opção para viagem de férias. Afinal de contas, viajar para a Argentina não custa caro e está a um simples voo de distância, talvez com uma conexão, dependendo de onde você estiver no Brasil. E ainda tem a praticidade de não precisar de visto.

Buenos Aires é um destino sempre comentado, mas o que mais fazer na Argentina? E ainda o que fazer na Argentina no verão e no inverno? 

É só você continuar lendo que trazemos as atrações mais imperdíveis e dicas de roteiro para sua temporada no país hermano!

O que fazer na Argentina: 22 atrações imperdíveis

Se você quer saber o que fazer na Argentina e tem dúvidas sobre as cidades, a seguir a gente separa as atrações dos principais locais a serem visitados!

Buenos Aires

Buenos Aires é a capital da Argentina e acaba sendo o roteiro mais buscado quando se fala da terra de Maradona. Estando por lá, você precisa visitar:

  1. Caminito e La Boca: é um bairro vibrante e colorido, conhecido por sua arte de rua e o famoso tango. No bairro de La Boca, também tem o estádio La Bombonera, com o museu do Boca Juniors, famoso time argentino. Vale muito a visita!
  2. Recoleta: este bairro passa a sensação de estar em Paris. é bacana visitar o Cemitério da Recoleta, onde está enterrada Evita Perón, tirar uma foto perto da Floralis Genérica, passear pela Livraria El Ateneo, o museu Malba e o Museu Nacional de Bellas Artes.
  3. Palermo: o maior bairro da capital, conhecido por seus parques, bares e restaurantes descolados. É um polo gastronômico, onde vale muito saborear as famosas empanadas
  4. Teatro Colón: trata-se de um dos teatros de ópera mais prestigiados do mundo, com uma arquitetura impressionante e uma acústica mágica, fazendo com que os artistas nem precisem de microfone.
  5. San Telmo: este bairro é puro charme, com uma feira de antiguidades superespecial e o mercado San Telmo, ótima opção para lanchar. É neste bairro que fica a famosa estátua da Mafalda, personagem do Quino, e vale a selfie.
  6. Casa Rosada: a sede presidencial fica no centro de Buenos Aires, próxima à Plaza de Mayo. Não deixe de visitar!

Mendoza

Mendoza é um destino para os amantes do vinho, claro. Mas, se você gosta de montanhas e de se maravilhar por uma paisagem pouco comum no Brasil, a cidade merece muito sua visita e, definitivamente, precisa entrar em seu roteiro do que fazer na Argentina! Nossas dicas são:

  1. Roteiros de vinhos: faça passeios pelas vinícolas e prove alguns dos melhores vinhos da Argentina, como Malbec. Existem centenas de bodegas, algumas maiores, outras menores, porém, todas muito especiais. Separe ao menos umas duas degustações.
  2. Aventura ao ar livre: aproveite atividades como rafting, caminhadas e passeios de bicicleta nas belas paisagens da região. Você pode alugar uma bicicleta e ir acompanhando as montanhas da região num passeio que vai ficar pra sempre na lembrança.
  3. Aconcágua: é a montanha mais alta das Américas, ideal para trekking e montanhismo.

Bariloche

Bariloche é um ótimo destino se você está buscando o que fazer na Argentina durante o inverno, perfeito para comer bem e esquiar! Sua visita pode passar por:

  1. Cerro Catedral: ótima opção para esportes de inverno, como esqui e snowboard e caminhadas no verão.
  2. Circuito Chico: um passeio panorâmico ao redor do Lago Nahuel Huapi, com vistas deslumbrantes que parecem ter sido tiradas de contos de fadas.
  3. Gastronomia: Bariloche é famosa por suas chocolaterias; não deixe de experimentar. Além disso, é uma parada e tanto para comer bem, inclusive fondues.

Patagônia

A Patagônia é uma região de planalto localizado no sul da Argentina, predominantemente fria e úmida. A paisagem é composta por florestas, geleiras e lagos. Se você for no inverno é uma experiência 100% diferente da do verão. Vale a pena ver:

  1. Parque Nacional Los Glaciares: lar do famoso Glaciar Perito Moreno, que é um dos poucos glaciares no mundo que ainda está crescendo.
  2. El Chaltén: capital nacional do trekking, com trilhas espetaculares como a do Monte Fitz Roy.
  3. Ushuaia: a cidade mais ao sul do mundo, com acesso à Antártida e belas paisagens da Terra do Fogo.

Curiosidade: o filme Diários de Motocicleta, que conta a história de Ernesto "Che" Guevara e Alberto Granado, mostra muito da região da Patagônia. Fica a dica! 

Cataratas do Iguaçu

Quando você visita as Cataratas do Iguaçu, pode escolher entre a porção brasileira e a argentina, tamanha é nossa proximidade.

Saiba que o lado argentino tem um estilo de visita que é mais radical, e isso já começa no acesso às Cataratas. O parque argentino é mais selvagem e o visitante fica o tempo todo na mata fechada sentindo mais adrenalina a cada passo, é bem impressionante! Inclua em seu tour:

  1. Parque Nacional do Iguaçu: explore as impressionantes cataratas, uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, com passeios em trilhas e passeios de barco.
  2. Passeio de barco: experimente a emoção de chegar bem perto das cataratas com um passeio de barco.

Salta e Jujuy

Salta e Jujuy são províncias da Argentina localizadas no noroeste do país, com uma geografia marcada por montanhas, vales e desertos — perfeitas para quem gosta mais de aventuras. Por lá, vale muito a pena visitar: 

  1. Quebrada de Humahuaca: é uma impressionante formação geológica com cores vibrantes e vilarejos históricos.
  2. Salinas Grandes: uma vastidão de salinas que criam paisagens surrealistas.

Córdoba

Córdoba é uma das províncias mais importantes da Argentina, sua capital, Córdoba também é a segunda maior cidade do país, depois de Buenos Aires. Alguns passeios são inesquecíveis:

  1. Cidade de Córdoba: uma cidade com rica história colonial e uma vibrante cena cultural, cheia de lugares que valem o registro.
  2. Manzana Jesuítica: ainda na cidade de Córdoba, é um monumento histórico nacional que inclui a Iglesia de la Compañía, a Capilla Doméstica e a Residencia, bem como um museu com livros que pertenciam à antiga Biblioteca Jesuítica.
  3. Sierras de Córdoba: são regiões montanhosas com opções para trekking, observação de aves e relaxamento.

Leia também: Quanto custa uma viagem para a Argentina? Confira quanto levar

O que fazer na Argentina em 5 dias

Em 5 dias na Argentina, nossa sugestão é passar três deles em Buenos Aires, suficientes para os pontos turísticos mais marcantes, e dois em Mendoza, para visitar pelo menos uma vinícola.

O que fazer na Argentina em 7 dias

Somada à nossa sugestão de roteiro de 5 dias na Argentina, aproveite para ficar um dia a mais em Mendoza e visitar a região do Aconcágua.

O que fazer na Argentina em 10 dias

Para um roteiro de 10 dias na Argentina, além de Buenos Aires e Mendoza, vale incluir a região da Patagônia ou Bariloche. Ambas são experiências marcantes, com uma natureza muito diferente da nossa.

O que fazer na Argentina em 15 dias

Vai passar 15 dias na Argentina? Você pode visitar quase todas as nossas sugestões e ter uma experiência única. A dica é entender qual o seu perfil de viajante — se mais aventureiro, escolha Patagônia, Salta e Cataratas, além de Buenos Aires e Mendoza.

Se menos aventureiro, prefira Córdoba e até mesmo Bariloche, o bom é que tem para todos os gostos.

O que fazer na Argentina no inverno

O inverno argentino fica mais especial quando você inclui Mendoza, Bariloche e Buenos Aires no roteiro. Bariloche tem muitas opções de esportes, em Mendoza, você pode apreciar o pé do Aconcágua cheio de neve e Buenos Aires fica mais especial no frio, com um charme extra.

A Patagônia é mais uma região interessante para visitar nos dias frios, a Terra do Fogo, em Ushuaia, com suas montanhas nevadas vai render fotos pra vida toda!

O que fazer na Argentina no verão

No verão argentino, vale muito a pena passear por Mendoza, fazendo trilhas ou andando de bicicleta nas estradas com vista para os Andes. A Patagônia também é uma opção no verão, sobretudo para fazer passeios de barco.

As Cataratas do Iguaçu rendem ótimas aventuras nos dias mais quentes, sobretudo passeando pelo Parque Nacional do Iguaçu.

Buenos Aires, Córdoba, Salta e Jujuy são interessantes tanto no verão quanto no inverno, caso esteja em dúvida.

Viaje à Argentina com a Nomad

Viajar à Argentina tendo uma conta na Nomad é uma experiência ainda mais gostosa porque tem praticidade e vantagens!

Com a conta internacional Nomad, você economize até 10% na viagem. Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.

E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos com segurança e facilidade. O valor é convertido automaticamente em pesos argentinos e você confere tudo direto no app! E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

E na hora do embarque para a Argentina, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Abra a sua conta internacional Nomad agora!

{{cta-component}}

Até aqui, você viu mais de 20 atrações e matou sua curiosidade sobre o que fazer na Argentina, seja no verão ou no inverno. Agora, aproveite que está no blog e tire todas as suas dúvidas sobre como usar a Nomad estando na Argentina. Você vai ver como é simples!

Compartilhe: