Os amantes da natureza e de passeios exuberantes podem escolher Ushuaia como destino para a próxima viagem. A “cidade do fim do mundo” mistura cultura, história, arte, culinária e muitas belezas naturais!
Para saber mais sobre o que fazer em Ushuaia, como chegar até lá, quais os principais pontos turísticos, a melhor época do ano para visitar a cidade e como economizar na viagem, continue lendo até o final.
Onde fica Ushuaia
Ushuaia é a capital da província da Terra do Fogo e a cidade mais ao sul do continente. Conhecida como a “cidade do fim do mundo”, ela tem 80 mil habitantes.
Ushuaia fica no sul da Patagônia argentina e foi construída às margens do Canal de Beagle, um estreito que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, na América do Sul.
O perímetro da cidade é relativamente pequeno, o que facilita na hora de conhecer os principais pontos turísticos do local. Rodeada por montanhas, Ushuaia tem lagos azuis, bosques patagônicos e foi construída sobre uma penitenciária.
{{cta-latam}}
Como chegar a Ushuaia
Não é difícil chegar até a “cidade do fim do mundo”, uma vez que Ushuaia tem seu próprio aeroporto, que fica a 5 quilômetros do centro. O terminal recebe voos de cidades argentinas como Buenos Aires, Córdoba e El Calafate.
Não há voos diretos do Brasil para Ushuaia, mas é possível fazer uma escala rapidinha na capital argentina e seguir para o destino final. O voo dura 3 horas.
Mas também dá pra chegar a Ushuaia de carro, moto e ônibus. Os viajantes mais aventureiros partem do Alasca para lá, encarando até 17 mil quilômetros de estrada!
5 pontos turísticos e passeios imperdíveis em Ushuaia
Canal de Beagle
A orla do Canal de Beagle é um calçadão bastante convidativo. Por lá, fica o letreiro de Ushuaia, o lugar mais popular para fotos na cidade. Perto dele, está encalhado o navio Saint Christopher, outro ponto turístico imperdível para os viajantes.
As navegações do Canal de Beagle saem do Porto Turístico do Ushuaia, onde fica a famosa placa do “fim do mundo” e um centro de informações turísticas. Por lá, também fica a Plaza Cívica, com monumentos históricos da Argentina.
Museu Marítimo
Os amantes da história não podem perder o Museu Marítimo, onde é possível percorrer as galerias da antiga penitenciária do fim do mundo e conhecer detalhes da construção, que foi feita pelos próprios detentos que lá ficavam.
O espaço também abriga o Museu Antártico e o Museu de Arte Marinha do Ushuaia, com peças dos povos originários da Terra do Fogo e exposições artísticas.
Glaciar Martial
A montanha que serve de pano de fundo da cidade é vista de vários pontos do centro de Ushuaia. Mas também é possível subir até o Glaciar Martial e praticar esportes de neve, como o esqui, ou fazer trilhas nos períodos mais quentes do ano.
Parque Nacional Terra do Fogo
O parque tem cerca de 40 quilômetros de trilhas, com pequenas praias de águas cristalinas e geladas, belos lagos, vales, bosques e uma vegetação patagônica.
No Parque Nacional Terra do Fogo, também fica o curioso Correio do Fim do Mundo, comandado há quase 30 anos pelo mesmo carteiro, e a estação do famoso Trem do Fim do Mundo.
Laguna Esmeralda
A lagoa é uma forte candidata ao posto de ponto turístico natural mais lindo de Ushuaia. Ela é cercada por montanhas da Cordilheira dos Andes, incluindo uma geleira com o topo congelado durante todo o ano. E o tom da água dá o charme!
A Laguna Esmeralda é acessada por meio de uma trilha de dificuldade média, com 9 quilômetros. Ao lado dela, fica a Laguna Turquesa, que também vale a visita.
Garanta tudo para a sua viagem para Ushuaia no Nomad Trips. Em nossa plataforma de viagens, você garante passagens aéreas, hospedagem, ingressos para atrações e muito mais em um só lugar. E você ainda ganha 3% de cashback direto em sua Conta Internacional Nomad.
{{cta-trips}}
Roteiro de viagem para Ushuaia
O que fazer em Ushuaia em 1 dia
No primeiro dia em Ushuaia, a dica é ir para a orla do Canal de Beagle e tirar fotos no letreiro, observar os leões marinhos e as aves nativas, apreciar a vista da Cordilheira dos Andes e se aventurar em um passeio de barco ou navio.
O que fazer em Ushuaia em 3 dias
No segundo dia, você pode programar uma trilha no Parque Nacional Terra do Fogo para conhecer a natureza e apreciar as belezas imperdíveis do local. A ida e a volta até lá podem ser feitas pelo Trem do Fim do Mundo, uma atração à parte.
No terceiro dia, aproveite para conhecer os lagos e as lagoas de Ushuaia. Vá até a Laguna Esmeralda e, de lá, parta para a Laguna Turquesa e aprecie a vista deslumbrante de águas coloridas e a paisagem de tirar o fôlego.
No quarto dia, vá até o Glaciar Martial e tenha uma vista inesquecível de Ushuaia e região. Aproveite, também, para conhecer os arredores da cidade.
O que fazer em Ushuaia em 5 dias
No quinto dia, passe pelo centro de Ushuaia e visite o Museu Marítimo para conhecer a cultura local e as histórias por trás da construção do “fim do mundo”.
O que fazer em Ushuaia de graça
É possível fazer muita coisa de graça em Ushuaia! As praças da cidade são ótimas para passeios ao ar livre e contemplação da arquitetura da cidade. Uma visita às igrejas e uma caminhada pela orla portuária de Ushuaia também são indicadas.
O que fazer em Ushuaia no inverno
No inverno, Ushuaia é convidativa para atividades na neve, como esqui, passeios de trenó e outros esportes mais radicais. As atividades de inverno são feitas, muitas vezes, no Cerro Castor, a estação de esqui mais austral da América do Sul.
Além disso, é possível navegar pelo Canal de Beagle, andar no Trem do Fim do Mundo, fazer o circuito dos Lagos e visitar a Pinguineira de Ushuaia.
O que fazer em Ushuaia no verão
No verão, a parte portuária de Ushuaia é uma boa opção para passeios de barco, partindo do Canal de Beagle. E também é possível fazer trilhas e visitar os parques naturais da cidade, como o Parque Nacional Terra do Fogo.
Além disso, é possível caminhar com pinguins na Ilha Martillo, andar de bicicleta no Parque Austral e fazer um tour panorâmico pela região de Ushuaia.
Onde ficar em Ushuaia
O centro de Ushuaia é a melhor área para se hospedar na cidade, sendo ideal para quem quer percorrer as ruas a pé e ter acesso a restaurantes, comércios e pontos turísticos com mais praticidade.
Nos arredores do centro, também é possível encontrar boas hospedagens. Já no entorno da cidade ficam hotéis mais luxuosos, em meio à natureza exuberante.
Se você tiver dúvidas sobre onde ficar, pode acessar o Nomad Trips, a plataforma de viagens da Nomad, onde você compra passagens aéreas, reserva hospedagem, aluga veículos e garante ingressos para passeios – tudo em um só lugar!
Você consegue salvar roteiros e viagens para acompanhar o preço e garantir as melhores ofertas. E, com ajuda da inteligência artificial, você cria roteiros personalizados em poucos segundos e pode reservar tudo sem sair do site!
{{rt-viagem-int-latam}}
{{cta-latam}}