Qual é a melhor época para ir para a Argentina? Descubra!

Por:
Rogério Bertoldo
22/11/2024
|
Atualizado em
23/9/2024
15 min de leitura

A proximidade territorial da Argentina com o Brasil é um convite para uma viagem para a terra dos “hermanos”. E não só por isso! O país é repleto de belezas naturais, atividades culturais e opções de passeios para todos os viajantes.

Mas qual a melhor época para ir para a Argentina? Podemos adiantar que o país tem alternativas turísticas durante todo o ano. Mas, para saber o que fazer em cada estação, continue lendo até o final e programe a sua viagem com tranquilidade.

Melhor época para ir à Argentina

A Argentina tem um extenso território, com latitudes que variam muito. Por isso, para definir qual a melhor época para ir para a Argentina, é preciso escolher, primeiramente, o que você pretende fazer no país e quais locais quer conhecer.

A Argentina fica no hemisfério sul, assim como o Brasil, e tem estações do ano semelhantes às nossas. Mas o país também tem altitudes muito diferentes, que variam desde territórios baixos a montanhas e encostas dos Andes.

Nas regiões mais altas, as temperaturas costumam ser mais frias e a amplitude térmica é alta, variando muito entre a madrugada e a hora mais quente do dia.

Quanto mais para o sul do país, mais longos são os dias durante o verão e mais curtos durante o inverno. Em lugares como Ushuaia, ou o sul da Patagônia, o sol se põe somente às 22h no verão, por exemplo, permitindo várias atividades no dia.

Além disso, quando as temperaturas estão mais próximas de 0° no país, as precipitações costumam ser em forma de neve e não de chuva. Daí o fascínio dos brasileiros por conhecer algumas partes mais altas e frias da Argentina.

O que fazer na Argentina em cada estação

O clima na Argentina pode influenciar nas atividades e nos passeios feitos no país. E a época do ano escolhida para a viagem pode definir as atrações. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aproveitar melhor cada estação do ano.

Verão na Argentina (dezembro a março)

A Argentina no verão é um destino para grandes aventuras. Na capital, Buenos Aires, essa época do ano é chuvosa, mas nada que atrapalhe a viagem. O calor do verão portenho, porém, pode incomodar um pouco. Mas a cidade fica cheia e animada.

No nordeste do país, faz calor de dia e as noites são agradáveis. Há possibilidade de chuva e tempestades, o que pode deixar algumas estradas intransitáveis.

No centro-oeste da Argentina e nas regiões de Mendoza e Córdoba, o calor e a chuva são mais amenos. Por isso, é um bom período para caminhadas no Aconcagua, que fica mais fresco, ou até frio, dependendo da altitude.

Em Bariloche e região, o verão é a estação ideal para quem não gosta de muito frio. Por lá, a amplitude térmica fica grande e quase não chove. E o calor faz com que essa seja a melhor época do ano para conhecer a Patagônia e suas redondezas.

Já no sul do país, em Ushuaia, mesmo no verão, faz frio durante o dia e chove um pouco. Se a sua intenção não for praticar esportes de inverno, essa é a melhor época do ano para conhecer o ponto mais extremo ao sul da América do Sul.

Inverno na Argentina (junho a setembro)

A Argentina no inverno é uma ótima opção para quem quer ter contato com a neve. Em Buenos Aires, essa é a época mais seca do ano, mas nada que atrapalhe a viagem. No nordeste do país, as temperaturas ficam mais amenas.

Já na região de Mendonza e Córdoba, o inverno é só um pouco frio. Mas pode haver gelo nas estradas de acesso para as cidades, o que pode atrapalhar um pouco os passeios. Porém, a estação é ótima para esportes de inverno por lá.

E por falar em esportes na neve, o inverno é o período do ano mais concorrido em Bariloche. Julho e agosto costumam ser os meses mais cheios e muitos turistas aproveitam as estações de esqui e as estruturas aconchegantes da região.

Em El Calafate e região, e também em Ushuaia, faz bastante frio e neva no inverno. Porém, as atrações não são muito convidativas nessa época do ano.

Primavera na Argentina (setembro a novembro)

A primavera é uma época do ano em que a Argentina fica muito movimentada. Em Buenos Aires, as temperaturas diurnas ficam amenas e as noites mais frias. Mas a cidade fica muito animada e efervescente.

A primavera também é quente em Tucumán. Porém, em novembro chove bastante. Na região de Mendoza e Córdoba, a vista da Cordilheira ganha um charme a mais nessa época do ano, atraindo muitos turistas e também nativos para lá.

Em Bariloche, a primavera é de frio seco, com céu azul e espetaculares paisagens de montanhas e lagos. Clima parecido com Ushuaia, no sul extremo do país.

Outono na Argentina (março a maio)

O outono é outra estação bem convidativa para os turistas conhecerem a Argentina. Na capital, Buenos Aires, há muitas atrações para conhecer e muitas opções para aproveitar os dias quentes e as noites mais frescas na cidade.

Em Mendoza e Córdoba, o início da estação é úmido. No restante dos meses, o ar seco e o céu claro convidam para apreciar as belezas naturais da região. 

Já em Bariloche, o outono é formado por paisagens lindas e florestas que assumem um belo tom avermelhado para a região. Situação parecida com a Patagônia, que fica um pouco mais fria à medida que a estação avança.

Use a Nomad ao viajar para a Argentina

Agora que você já sabe qual a melhor época para ir para a Argentina e pode se preparar melhor para a viagem, descubra também as vantagens da Nomad no país!

Abra uma conta internacional Nomad e economize até 10% na viagem. Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.

E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos com segurança e facilidade. O valor é convertido automaticamente em pesos argentinos e você confere tudo direto no app! E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.

E na hora do embarque para a Argentina, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Abra a sua conta internacional Nomad agora!

{{cta-component}}

Gostou? É só começar a preparar a sua viagem! Veja como usar a Nomad na Argentina e aproveite todos os benefícios.

Compartilhe: