por

Time Nomad
-
Publicado em
7/11/2025
O que o seu smartphone, o carro elétrico que você deseja e as turbinas de energia eólica que giram para criar um futuro mais verde têm em comum? A resposta vai além dos chips e do design: são os "metais de terras raras".
Para quem tem uma mentalidade global, entender esses elementos é desbravar uma nova fronteira. O nome pode soar exótico, mas seu impacto é real e diário. Eles são os ingredientes secretos que impulsionam a inovação.
Mas o que são exatamente? E, o mais importante, como funciona a exposição a esses ativos estratégicos? Preparamos este guia descomplicado para você entender e explorar esse mercado.
Primeiro, vamos desmistificar: o nome "terras raras" pode enganar. Eles não são necessariamente "raros" em abundância na crosta terrestre. O desafio (e o que eleva seu custo) é que eles raramente são encontrados em concentrações puras e fáceis de minerar e processar.
O termo se refere a um grupo de 17 elementos químicos da tabela periódica (como neodímio, praseodímio e disprósio). Pense neles como as "vitaminas da indústria": usados em pequenas quantidades, mas muito importantes para o desempenho de tecnologias avançadas.
Eles são, em essência, um tipo de commodity, mas com um papel estratégico que difere dos metais tradicionais.
{{cta-investments}}
O que torna as terras raras um dos assuntos mais quentes na economia global não é sua existência, mas sua aplicação. Elas são a base da tecnologia moderna e da transição energética.
Assim como existe uma tese para investir em ouro como proteção, existe uma tese para investimento em terras raras como uma forma de se expor ao tema da inovação.
Você não precisa comprar uma barra de neodímio. O caminho para investir nesses metais é através do mercado financeiro global, de forma muito mais simples e acessível.
Investir em setores específicos, como o de terras raras, pode trazer mais volatilidade do que investir em índices amplos. Por isso, o primeiro passo é sempre o autoconhecimento.
Antes de desbravar esse território, é essencial entender seu perfil de investidor. Você tem mais apetite a riscos em busca de potenciais retornos maiores (perfil arrojado) ou prefere mais estabilidade? Essa resposta ajuda a definir se esse tipo de investimento é para você.
Uma forma de ganhar exposição é investir diretamente em stocks (ações) de empresas listadas em bolsa que atuam na mineração, processamento ou reciclagem de terras raras.
Essa rota exige uma análise mais profunda para escolher companhias específicas, mas permite que você escolha empresas específicas que acredita estarem bem posicionadas.
Para quem busca uma forma mais simples e diversificada de investir no setor, os ETFs (Exchange Traded Funds) são o caminho.
Pense em um ETF como uma "cesta de investimentos" que você compra de uma só vez. Existem ETFs específicos que reúnem ações das principais empresas globais desse setor. Com um único ativo, você investe em dezenas de companhias e reduz o risco de escolher uma única empresa.
Tanto Stocks quanto ETFs de terras raras são negociados nas bolsas de valores dos EUA. Para acessar o mercado global e investir em diferentes classes de ativos, como Stocks (ações) e ETFs negociados nas bolsas dos EUA, você precisa de uma conta de investimentos no exterior.
É aqui que a Nomad quebra as barreiras. Com a Conta Investimento Nomad, você acessa o mercado global de forma simples, direto pelo app e com atendimento em português.
Você pode enviar seus reais, que são convertidos para dólares com uma taxa de conversão transparente. E lembre-se das condições de envio: nas remessas para a conta de investimento, os encargos são de apenas 1,1%.
Investir em terras raras é mais do que buscar uma nova oportunidade; é uma forma de ganhar exposição direta aos materiais importantes para a tecnologia e a energia limpa.
O que antes parecia um mercado distante e complexo, hoje está acessível. A missão da Nomad é justamente essa: dar a você as ferramentas e a confiança para desbravar novas oportunidades e conquistar sua vida financeira global.
{{rt-invest-int-1}}
{{cta-investments}}
O conteúdo disponibilizado aqui não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação ou oferta pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Todo investimento envolve algum nível de risco. Rendimentos passados não são indicativos de rendimentos futuros. Siga sempre o seu perfil de investidor. A Nomad Wealth Management Ltda. (“Nomad Wealth”), é uma entidade que atua como consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, atuando de forma independente em território brasileiro. Ao contratar seus serviços, o cliente pode receber recomendações personalizadas e orientações estratégicas considerando seu perfil de risco, os seus objetivos e sua situação financeira. Os serviços da Nomad Wealth visam auxiliar investidores na tomada de decisões de investimento, porém não garantem resultados e não substituem sua análise. Leia os avisos legais.
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.