por
Time Nomad
12 min.
-
Publicado em
18/9/2025
Investir em uma ação é como se tornar sócio de um negócio. Você não investiria em uma empresa sem antes entender sua saúde financeira, certo? Para muitos iniciantes, no entanto, a ideia de analisar gigantes como Apple (AAPL), Amazon (AMZN) e Microsoft (MSFT) pode parecer uma tarefa complexa e intimidante.
Este guia foi feito para simplificar esse processo. Vamos mostrar o passo a passo da análise fundamentalista, a abordagem ideal para quem investe a longo prazo, para que você aprenda a avaliar uma empresa e tomar decisões com muito mais confiança.
A análise fundamentalista é o estudo da "saúde" financeira e da qualidade de uma empresa para determinar seu valor real, que chamamos de valor intrínseco. O objetivo é simples: encontrar boas empresas e comprá-las por preços justos ou, idealmente, com desconto.
Pense nela como o trabalho de um "detetive financeiro". Em vez de olhar apenas para o sobe e desce dos preços no gráfico, o analista fundamentalista investiga as pistas que a empresa deixa em seus balanços, seus resultados e no mercado em que atua.
O foco está em responder perguntas como:
É olhar para o negócio, não apenas para o código da ação (o ticker).
{{cta-investments}}
Antes de mergulhar nos números, o primeiro passo é entender a história que a empresa conta. Essa é a análise qualitativa, que avalia os aspectos não-numéricos, mas essenciais, de um negócio.
A primeira pergunta é a mais básica: como a empresa ganha dinheiro? Ela vende produtos, como a Apple (AAPL); vende assinaturas, como a Netflix (NFLX); ou ganha com publicidade, como a Meta Platforms (META)? Se você não consegue explicar o modelo de negócio de uma empresa de forma simples, talvez seja melhor procurar outra para analisar.
Warren Buffett popularizou o termo "fosso" (moat, em inglês) para descrever as vantagens competitivas duradouras que protegem uma empresa de seus concorrentes, como um fosso protege um castelo. Essas vantagens podem ser:
Quem está no comando do barco? É crucial saber se a equipe de gestão é competente, transparente e se tem um bom histórico de tomar decisões que beneficiem os acionistas a longo prazo.
Depois de entender a qualidade do negócio, é hora de olhar para os números. A análise quantitativa usa indicadores financeiros para traduzir a performance da empresa em dados concretos. Estes são alguns dos mais importantes para iniciantes:
Este é um dos indicadores mais famosos. Ele mostra quantos anos de lucro seriam necessários para a empresa "se pagar" com base no preço atual da ação. Um P/L baixo pode indicar que uma ação está barata, enquanto um P/L alto pode sugerir que está cara. A chave é sempre comparar o P/L de uma empresa com o de suas concorrentes diretas no mesmo setor.
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido mede a rentabilidade da empresa. A pergunta que ele responde é: "para cada dólar que os acionistas investiram, quantos centavos de lucro a empresa consegue gerar?". Um ROE alto (acima de 15%, por exemplo) e que se mantém consistente ao longo dos anos é um sinal positivo de um negócio eficiente e lucrativo.
Este é um termômetro da saúde financeira da empresa. Ele mostra em quanto tempo a empresa conseguiria pagar toda a sua dívida usando apenas a sua geração de caixa operacional (o EBITDA). De forma geral, um resultado abaixo de 3 é considerado saudável. Números mais baixos indicam menor risco de endividamento.
Esse indicador mostra o retorno que um investidor recebe apenas na forma de dividendos. Ele é calculado dividindo o valor do dividendo anual pelo preço da ação. É especialmente importante para quem busca construir uma carteira de renda passiva.
Saiba mais sobre o dividend yield com o nosso guia completo sobre o tema.
Com a teoria em mente, aqui está um roteiro prático para você começar:
Analisar ações não é sobre encontrar uma fórmula mágica para prever o futuro. É sobre entender profundamente o negócio em que você está investindo para tomar decisões mais inteligentes e reduzir os riscos.
Não tenha pressa. Comece com uma empresa, aplique os conceitos deste guia e veja a análise como uma habilidade que você desenvolve com o tempo e a prática. A cada empresa analisada, você aprimora suas habilidades como investidor..
{{rt-invest-int-1}}
{{cta-investments}}
O conteúdo disponibilizado aqui não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação ou oferta pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Todo investimento envolve algum nível de risco. Rendimentos passados não são indicativos de rendimentos futuros. Siga sempre o seu perfil de investidor. A Nomad Wealth Management Ltda. (“Nomad Wealth”), é uma entidade que atua como consultor de Valores Mobiliários autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários, atuando de forma independente em território brasileiro. Ao contratar seus serviços, o cliente pode receber recomendações personalizadas e orientações estratégicas considerando seu perfil de risco, os seus objetivos e sua situação financeira. Os serviços da Nomad Wealth visam auxiliar investidores na tomada de decisões de investimento, porém não garantem resultados e não substituem sua análise. Leia os avisos legais.
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.