por
Time Nomad
10 min.
-
Publicado em
28/8/2025
Você já deve saber que a dolarização de patrimônio é uma estratégia interessante para aumentar a solidez da sua carteira e abrir espaço para possíveis alternativas de rentabilidade. Uma maneira eficiente de alcançar esse objetivo é investindo nos Certificates of Deposit (CDs), um ativo da renda fixa americana.
Semelhantes aos Certificados de Depósito Bancário (CDBs) brasileiros, esses ativos dos EUA são ativos de renda fixa que, como outros, oferecem previsibilidade de retorno. Veja mais detalhes sobre essa aplicação financeira, como investir e quais são as vantagens de optar por essa modalidade.
CDs são certificados de depósito, isto é, títulos de renda fixa emitidos por bancos americanos. Os recursos captados servem para que a instituição financeira conceda empréstimos e financiamentos. Em compensação, você recebe o capital inicial acrescido de juros na data de vencimento.
Esses ativos oferecem uma taxa prefixada. O prazo de vencimento pode ser de 3, 6 ou 10 meses, bem como de 4, 5 e até 10 anos. O dinheiro deve permanecer no investimento até a data previamente acordada, caso contrário, haverá penalidade no resgate antecipado.
Os CDs funcionam como um empréstimo de dinheiro à instituição financeira. Há o compromisso do investidor de deixar a quantia depositada no banco emissor do título durante determinado período. A liquidez é baixa e uma penalização é aplicada em caso de resgate antecipado.
Veja os principais detalhes para entender o que são CDs na prática:
Os Certificates of Deposit não têm negociação no mercado secundário, mas recebem a proteção do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), órgão similar ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) no Brasil.
Com essas características, os certificados de depósito são boas alternativas para investir em renda fixa em dólar, especialmente por serem considerados investimentos sólidos e com rentabilidade.
As vantagens de investir em CDs são variadas. Veja quais são os principais benefícios:
A renda fixa americana oferece um retorno previsível, e os CDs se encaixam nesse critério. A rentabilidade costuma ser fixa, mas existem títulos que variam de acordo com índices de mercado, o que pode trazer um potencial de retorno maior.
Ao investir em Certificates of Deposit, você diversifica a sua carteira de investimentos e contribui para a proteção do seu patrimônio ao aplicar seu dinheiro em uma economia sólida e estável. Outro fator positivo é a variedade de emissores, que podem oferecer uma rentabilidade maior ou menos riscos.
Uma forma de investir em dólar com menor risco de perda, os CDs oferecem potencial de ganhos em dólar e proteção contra a oscilação dos ativos brasileiros. Isso possibilita obter bons resultados, mesmo em períodos de instabilidade da economia brasileira.
Os certificados de depósito são sólidos, inclusive por contar com proteção do FDIC em até US$ 250 mil. Na prática, se a instituição financeira emissora do título entrar em falência, você tem essa cobertura.
{{cta-investments}}
Os CDs são indicados para pessoas com diferentes perfis e objetivos. As principais recomendações são para quem se encaixa nos seguintes critérios.
O perfil de investidor conservador ou moderado tem um grande alinhamento com os CDs. Isso porque esse tipo de ativo oferece segurança e estabilidade, mas ainda tem um bom potencial de rentabilidade. Ainda assim, é possível que alguém arrojado opte por esses títulos. Essa é uma opção válida para quem deseja diversificar a carteira.
Aqui, vale destacar que o investidor conservador busca a preservação do capital acima do retorno, enquanto o moderado tenta equilibrar esses dois fatores. A depender do emissor, o título pende mais para um dos lados.
Os CDs são títulos que costumam ter prazo curto ou médio. Você precisa deixar o dinheiro aplicado até o vencimento, mas é possível trabalhar com esse horizonte de tempo. Se você tem objetivos nesse período, vale a pena considerar os Certificates of Deposit.
Quem é mais conservador ou deseja equilibrar a carteira de investimentos e trazer mais estabilidade e previsibilidade também pode optar pelos certificados de depósito da renda fixa americana. Esse é o motivo pelo qual o título também é indicado para o perfil arrojado.
O que vai mudar, nesse caso, é o percentual de alocação na renda fixa. Se você busca mais estabilidade, deve aplicar uma quantia mais elevada nessa modalidade. É o caso de ter como objetivo a aposentadoria ou a compra de um imóvel, por exemplo.
Para investir em CDs, é preciso seguir um passo a passo. Veja as principais etapas para realizar esse investimento.
Comece com a abertura de uma conta em uma corretora ou plataforma de investimentos que ofereça esse tipo de ativo. A Conta Investimento Nomad apresenta opções de aplicações financeiras em renda fixa e variável e, em breve, oferecerá os Certificates of Deposit.
Ao abrir a sua conta, você pode movimentar seu capital com facilidade e rapidez. Ainda tem isenção de taxa de abertura e manutenção mensal e zero corretagem.
Após abrir a sua conta, analise os títulos de certificado de depósito disponíveis e veja qual alternativa se encaixa melhor à sua necessidade. Avalie prazo, taxa e emissor para garantir que as suas demandas se alinhem às características do papel.
Verifique o valor mínimo exigido para a emissão da ordem de compra. Normalmente, essa é uma exigência para saber como investir em CDs, mas as quantias mudam conforme a instituição financeira.
Os CDs são investimentos da renda fixa americana, mas apresentam algumas características diferentes de outros ativos da mesma classe. Confira!
Os títulos do Tesouro americano são considerados os ativos de menor risco de crédito do mundo, já que o emissor é o governo dos EUA. Já os Certificates of Deposit apresentam um risco de crédito superior ao dos Treasuries, e a emissão é feita por bancos.
Normalmente, os Treasuries oferecem mais liquidez, e suas taxas costumam ser uma referência para o mercado. O prazo dos papéis varia de alguns meses até 30 anos. Os CDs também têm prazos variados.
No caso da diferença dos CDs para os bonds, considere primeiramente a oscilação dos títulos. Isso porque os certificados de depósito não flutuam como acontece com os diferentes tipos de bonds.
Você também deve saber que os CDs são emitidos apenas por instituições financeiras, enquanto os bonds podem ser lançados pelo governo dos Estados Unidos ou empresas americanas.
Os Certificates of Deposit são títulos de crédito. Enquanto isso, os ETFs são fundos de índice, isto é, fundos de investimento que replicam algum indicador de mercado. No caso dos ETFs de renda fixa, a maior parte do seu patrimônio é aplicada em ativos dessa classe, mas também pode ter investimentos em renda variável.
Outra diferença é que o investidor é responsável por comprar e acompanhar o certificado de depósito. No caso dos ETFs, um gestor cuida da alocação dos recursos.
Agora que você sabe como investir em CDs, quais são as características desse investimento e por que vale a pena investir na renda fixa americana, vale a pena aprofundar seu conhecimento, concorda?
A Nomad preparou um guia completo com informações sobre Treasuries, corporate bonds, títulos soberanos e emergentes e CDs. Com esse material, você já pode começar a preparar o seu futuro em dólar, abrir a sua Conta Investimento na Nomad e construir seu patrimônio.
Então, o que acha de aproveitar o conteúdo? Baixe o e-book gratuito com tudo o que você precisa saber sobre renda fixa em dólar e dolarize seu patrimônio agora mesmo!
{{guia-renda-fixa-dolar}}
Time Nomad
Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.