Como declarar REITs no Imposto de Renda 2025? Passo a passo completo

Saiba como declarar REITs no Imposto de Renda 2025, registrar rendimentos, perdas e ganhos, e evite cair na malha fina.

por

Time Nomad

12 min.

-

Publicado em

9/5/2025

A declaração do Imposto de Renda em 2025 já começou, a partir de 17 de março e seguindo até o próximo dia 30 de maio. Uma das partes mais importantes é declarar seus investimentos de forma correta, incluindo os internacionais, como REITs.

Para te ajudar nessa tarefa, criamos um guia completo, com passo a passo para você declarar REITs no Imposto de Renda 2025, assim como suas regras tributárias. Confira!

Confira a live que a Nomad realizou em parceria com o Cepeda Advogados focada especificamente em sanar as principais dúvidas sobre Regras IR 2025 e como preencher a DIRPF.

O que são REITs?

Os REITs (Real Estate Investment Trust) são entidades que possuem, operam ou financiam imóveis que geram renda, funcionando como um fundo mútuo de investimento imobiliário.  Permitem que investidores individuais recebam dividendos sem a necessidade de adquirir, gerenciar ou financiar propriedades por conta própria.

Os REITs proporcionam um fluxo de renda estável por meio da distribuição regular de dividendos, pagos mensalmente, trimestralmente ou semestralmente. São negociados publicamente como ações, o que os torna altamente líquidos, porém, oferecem pouca oportunidade de valorização de capital.

Criados na década de 1960 nos Estados Unidos, os REITs democratizaram o acesso ao mercado imobiliário, permitindo que investidores comuns possam investir em imóveis nos Estados Unidos. Além disso, outra característica dessa classe de ativos é a distribuição regular de dividendos mensal, trimestral ou semestralmente.

Quem deve declarar REITs no Imposto de Renda 2025?

Em geral, qualquer residente brasileiro que tenha investido no exterior em 2024 deve informar os valores à Receita Federal, incluindo detalhes sobre rendimentos, ganhos, dividendos e prejuízos.

A Receita Federal modificou as regras para declaração de investimentos no exterior. A isenção para ganhos de capital de até R$ 35 mil foi removida, e agora todo lucro com a venda de ativos no exterior é tributado. Além disso, foi estabelecida uma alíquota única de 15% para rendimentos, dividendos e ganhos de capital em investimentos no exterior.

A declaração de dividendos também mudou. Antes, era necessário o preenchimento mensal via Carnê-Leão, mas agora o imposto é calculado anualmente na declaração de ajuste anual (DIRPF), junto com outros rendimentos e perdas de aplicações financeiras no exterior.

No caso dos REITs, o investidor deve declarar à Receita não apenas a posse desses ativos, mas também todos os rendimentos, ganhos e perdas de 2024.

Para entender melhor as mudanças na declaração, acesse o nosso artigo completo.

A declaração do Imposto de Renda exige atenção, especialmente em relação a rendimentos do exterior. Fatores como o câmbio e o tipo de rendimento influenciam no cálculo do imposto. Se você tiver dúvidas ou se sentir inseguro, procure um especialista em contabilidade para te ajudar na declaração.

A Nomad, em parceria com o escritório Cepeda Advogados, preparou um guia completo para te ajudar a declarar a sua Conta Nomad e seus investimentos no exterior no IRPF 2025.

{{cta-ebook-ir}}

Passo a passo: Como declarar REITs no Imposto de Renda 

Agora indo para a prática, é hora de aprender como declarar REITs no Imposto de Renda. O calendário para a declaração em 2025 começou e quanto antes você fizer a declaração, mais tranquilidade terá com a Receita.

O processo de declaração é similar ao de ações estrangeiras (stocks). Confira o passo a passo abaixo:

  1. Abra o programa gerador do Imposto de Renda;
  2. Acesse a ficha “Bens e Direitos”;
  3. Selecione o grupo “03 - Participações Societárias”;
  4. Escolha o código “01 - Ações (inclusive as listadas em bolsa)”;
  5. No campo “Discriminação”, sugerimos informar a quantidade, o tipo e o nome do REITs, o valor total que você pagou em dólares e o dólar médio utilizado para sua conversão em reais.
  6. Informe os campos “Situação em 31/12/2023” e “Situação em 31/12/2024” conforme o informe de rendimentos.
  7. No novo campo “Aplicação Financeira”, você deve preencher, em “Lucro ou Prejuízo”, o valor bruto consolidado em reais relativo a todos os rendimentos, ganhos e perdas produzidos pela aplicação financeira em questão.
  8. Já em “Imposto pago no Exterior”, informe o valor total de imposto pago no exterior, convertido para reais, em relação ao ativo em questão.

Passo a passo: como declarar rendimentos, ganhos e perdas com REITs no Imposto de Renda

Se você vendeu, resgatou ou recebeu rendimentos de REITs durante o ano de 2024, será necessário o preenchimento dessas informações na Ficha de Bens e Direitos da DIRPF 2025/2024.

Depois de preencher ou atualizar as informações de aplicações financeiras detidas no exterior, siga o passo a passo abaixo:

  1. Na Ficha de Bens e Direitos, informe, no campo “Aplicação Financeira”, os valores consolidados de “Lucro ou Prejuízo” e “Imposto pago no Exterior”;
  2. Repetir este procedimento para todos os REITs que tenham produzido ganhos, perdas ou rendimentos ao longo de 2024;
  3. Depois de preencher a Ficha de Bens e Direitos, a DIRPF irá gerar o “Demonstrativo de Apuração”, com indicação do resultado líquido do ano e, em caso de apuração de resultado líquido positivo, a indicação do IR Exterior devido.

Saiba como declarar investimentos no exterior

Agora, você sabe como declarar REITs no Imposto de Renda. Mais do que considerar e executar esse processo, é importante verificar quais aplicações financeiras são mais adequadas para o seu caso. Para isso, analise o seu perfil de investidor e os objetivos que deseja alcançar.

Quer saber como declarar a sua Conta Nomad e os seus investimentos no exterior no Imposto de Renda 2025? A Nomad, em parceria com o escritório Cepeda Advogados, preparou um guia completo para te ajudar no processo. Nele você encontra:

  • Novas regras de tributação de aplicações financeiras no exterior.
  • Como declarar rendimentos e investimentos no exterior.
  • Informações sobre casos de recebimento de ativos no exterior por doação ou herança.
  • Preenchimento da DIRPF passo a passo.

{{cta-ebook-ir}}

Aviso legal

A Nomad não presta nenhum tipo de assessoria tributária e fiscal, razão pela qual recomenda a consulta de um profissional de sua confiança para auxílio no cumprimento de suas obrigações fiscais. O preenchimento da DIRPF e a correta apuração do IR aplicável sobre ganhos e rendimentos auferidos no exterior são de única e exclusiva responsabilidade do investidor. Este conteúdo tem caráter exclusivamente informativo e educativo, e não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. A Nomad Fintech Inc é um Consultor Financeiro Registrado junto à SEC. Serviços intermediados por Global Investment Services DTVM Ltda.

Time Nomad

Um time de produtores de conteúdo que são completamente baseados em dados e análises fundamentadas. Nossos conteúdos são norteados pela experiência do mercado financeiro da Nomad.

No items found.