A temporada de Imposto de Renda, que pode parecer complexa para muitos, traz consigo uma excelente notícia para milhões de brasileiros: a restituição! Esse é o momento aguardado para reaver valores pagos a mais ao longo do ano fiscal, representando um fôlego extra no orçamento.
E com a Nomad, essa quantia pode ser a chave para você explorar novas possibilidades e diversificar a sua vida financeira global. Vamos descomplicar a restituição do Imposto de Renda 2025 e abordar como usar essa quantia para alcançar seus objetivos globais.

O que é a Restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física (IRPF) ocorre quando a Receita Federal identifica que o contribuinte pagou mais imposto do que o devido ao longo do ano-calendário, ou seja, o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Essa "sobra" acontece por diversos motivos, como deduções legais (gastos com educação, saúde, previdência privada, dependentes) que reduzem a base de cálculo do imposto.
Em essência, a restituição é a devolução desse valor excedente. É um dinheiro que já é seu e que pode ser muito bem utilizado para impulsionar seus planos e objetivos financeiros!
Calendário de pagamento da Restituição 2025
A restituição é organizada e paga em lotes mensais. Para o Imposto de Renda 2025 (ano-calendário 2024), a Receita Federal estabeleceu cinco lotes de pagamento, além da possibilidade de lotes residuais a serem definidos para quem, por exemplo, caiu na malha fina e regularizou sua situação ou retificou a declaração.
Fique de olho nas datas para saber quando seu dinheiro estará disponível e planejar seus próximos passos:
- 1º lote: 30 de maio de 2025;
- 2º lote: 30 de junho de 2025;
- 3º lote: 31 de julho de 2025;
- 4º lote: 29 de agosto de 2025;
- 5º lote: 30 de setembro de 2025.
Quem tem prioridade?
Para garantir que os grupos mais vulneráveis ou aqueles que contribuem de formas específicas com o sistema fiscal recebam primeiro, a Lei 9.250/1995 estabelece uma ordem de prioridade para os pagamentos dos lotes. Entenda quem são os contribuintes que recebem sua restituição primeiro:
- Pessoas com idade igual ou superior a 80 anos;
- Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência (sejam elas físicas, visuais, auditivas ou intelectuais) e pessoas com moléstia grave;
- Professores e professoras, desde que o magistério seja a maior fonte de renda do contribuinte;
- Pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix. Esta é uma forma de incentivo à digitalização e agilidade no processo;
- Os demais contribuintes recebem sua restituição na sequência, e o critério de desempate utilizado para definir a ordem é a data de entrega da declaração. Quanto antes você declara, mais chances tem de receber nos primeiros lotes, caso não se enquadre nas prioridades anteriores.
Como funciona a correção pela taxa Selic?
Uma ótima notícia para quem aguarda a restituição é que o valor a ser devolvido não fica parado e é atualizado monetariamente. Seu valor é corrigido pela taxa Selic acumulada a partir de maio do ano de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento do lote, com um acréscimo de 1% no mês em que o depósito é realizado.
Como consultar a sua Restituição?
O status de sua restituição pode ser consultado de forma prática e rápida pelo site ou pelo aplicativo da Receita Federal:
Pelo site da Receita Federal:
- Acesse a página oficial de Consulta da restituição da Receita Federal;
- No ambiente virtual, clique no botão "Iniciar" para dar prosseguimento à sua consulta;
- Informe seu CPF, sua data de nascimento e selecione o "Exercício" correspondente à declaração que você quer consultar, que neste caso será 2025 (referente ao ano-calendário 2024);
- Pronto! Uma página mostrará a situação atual da sua restituição, indicando se ela já foi processada, se está em fila ou se caiu em malha fina.
Pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda":
- Baixe o aplicativo oficial "Meu Imposto de Renda", que está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS;
- Faça login utilizando suas credenciais da Receita Federal;
- Dentro do aplicativo, clique na opção "Consulta Restituição";
- Informe seu CPF, e o aplicativo apresentará as informações detalhadas sobre a sua restituição.
Caso a restituição não seja resgatada na data prevista, o valor fica disponível por um ano no Banco do Brasil. Você pode reagendar o crédito pelo portal ou ligando para a Central de Atendimento do Banco do Brasil. Se o prazo de um ano expirar, você deve solicitar o valor diretamente no portal e-CAC da Receita Federal.
O que fazer com a sua Restituição? Dicas da Nomad para multiplicar seus horizontes!
Receber a restituição é como ganhar um fôlego extra no orçamento, uma oportunidade de ouro para você dar um novo rumo à sua vida financeira. Mas como fazer esse dinheiro trabalhar para você de forma inteligente e alinhada aos seus sonhos?
A Nomad te ajuda a transformar essa oportunidade em um passo ousado rumo à sua liberdade financeira global.
1. Elimine dívidas com juros altos e proteja seu patrimônio
Para muitos especialistas em finanças, a prioridade número um para utilizar a restituição é eliminar dívidas que possuem juros elevados. Dívidas como as do cartão de crédito ou cheque especial são verdadeiros vilões para a saúde financeira, pois consomem rapidamente seu patrimônio com taxas abusivas.
Usar sua restituição para quitar ou amortizar essas dívidas é uma estratégia inteligente e indispensável para proteger seu dinheiro.
2. Construa ou reforce sua reserva de emergência
Se você ainda não possui uma reserva de emergência ou se ela precisa ser reforçada, sua restituição pode ser a base para construir esse pilar fundamental da sua tranquilidade financeira. A reserva de emergência é um valor guardado para imprevistos e deve ser facilmente acessível.
Opte por investimentos de baixo risco, com liquidez diária e que ofereçam um rendimento superior ao da poupança, como alguns CDBs ou Fundos de Renda Fixa. Ter essa segurança permite que você enfrente qualquer desafio sem comprometer seus planos de longo prazo.
3. Invista e explore oportunidades globais e leve seu dinheiro além das fronteiras
Sua reserva de emergência já está sólida e você está pronto para ir além? Que tal pensar grande e expandir seus horizontes financeiros? Com a restituição, você pode dar o primeiro passo na construção do seu patrimônio em dólar.
A Nomad te conecta aos maiores mercados do mundo, com uma conta completa e descomplicada para todas as suas necessidades globais. Com a gente, você tem as ferramentas para buscar novas oportunidades de forma simples e intuitiva, com opções a partir de US$ 1.
E lembre-se: investimentos envolvem riscos e rentabilidades passadas não garantem resultados futuros. É importante alinhar suas escolhas ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros.Para saber mais sobre como começar a investir com a Nomad e quais são os encargos aplicáveis, consulte nossa página de tarifas. Outras taxas podem ser aplicadas. Saiba mais.
Comece a construir seu futuro global e transforme o que parecia complicado em uma jornada de descobertas e crescimento.
{{cta-investments}}
O conteúdo disponibilizado aqui não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação ou oferta pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Todo investimento envolve algum nível de risco. Rendimentos passados não são indicativos de rendimentos futuros. Siga sempre o seu perfil de investidor. A Nomad Fintech Inc é um Consultor Financeiro Registrado junto a SEC. Serviços intermediados por Global Investment Services DTVM Ltda. Para saber mais, acesse Avisos legais.
A Nomad não presta nenhum tipo de assessoria tributária e fiscal, razão pela qual recomenda-se a consulta de um profissional de sua confiança para auxiliar-lhe no cumprimento de suas obrigações fiscais. As orientações apresentadas neste documento têm como único objetivo esclarecer ao cliente Nomad as principais obrigações fiscais e tributárias aplicáveis em relação aos produtos financeiros oferecidos pela Nomad e auxiliá-lo com algumas diretrizes no tocante ao preenchimento da DIRPF e cumprimento das demais obrigações legais. O preenchimento da DIRPF e a correta apuração do Imposto de Renda aplicável sobre os rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior são de única e exclusiva responsabilidade do investidor, de modo que as informações fornecidas pela Nomad não afastam tal responsabilidade, tampouco substituem o dever do investidor de validar as informações fornecidas mediante apuração própria ou através do auxílio de profissionais de sua confiança. A Nomad não tem acesso às movimentações realizadas pelo investidor em outras instituições/ corretoras, de modo que as informações constantes neste Guia e em outros relatórios levam em consideração apenas as operações de compra e venda realizadas em seu ambiente. Por conta disso, investidores que mantenham contas em outras instituições no exterior e realizem operações com os mesmos ativos negociados no ambiente disponibilizado pela Nomad devem se atentar a possíveis alterações das apurações descritas nos relatórios fornecidos pela Nomad. Esta verificação, bem como a apuração das bases de incidência tributária dos ganhos e rendimentos, são de única e exclusiva responsabilidade do investidor, e devem ser observadas para se evitar erros na apuração de impostos e nas informações prestadas às autoridades fiscais. Ao se valer deste Guia, o investidor entende claramente que a Nomad não se responsabiliza por eventuais prejuízos decorrentes de equívocos na apuração e recolhimento dos impostos aplicáveis sobre rendimentos e ganhos auferidos pelo investidor no exterior, bem como em relação ao reporte à RFB dos investimentos mantidos em contas Nomad. O presente documento e seu conteúdo são destinados aos clientes Nomad, não sendo autorizado sua cópia, reprodução, transferência, publicação ou distribuição, total ou parcialmente, sem prévia autorização expressa da Nomad.