O termo dividend aristocrats se refere aos aristocratas dos dividendos, isto é, empresas que pagam uma quantia maior desse tipo de provento. Elas fazem parte do mercado de ações e oferecem a possibilidade de maior rentabilidade.
Ter um dos maiores pagadores de dividendos na sua carteira pode ajudar na construção do seu patrimônio e na diversificação dos investimentos. Quer saber quais são as empresas conhecidas como dividend aristocrats? Então continue lendo este artigo.
O que são as dividend aristocrats?
Os dividend aristocrats, ou aristocratas dos dividendos, são um grupo de índices criado pela S&P Global que apresenta as maiores empresas que pagam dividendos de forma crescente e regular. Alguns exemplos de indicadores são S&P 500 Dividend Aristocrats, S&P Global Dividend Aristocrats, S&P High Yield Dividend Aristocrats e S&P Dividend Aristocrats Brasil.
Existem empresas que se encaixam nesse critério em diferentes países, mas as principais fazem parte do mercado de ações norte-americano. Entre os exemplos de empresas que fazem parte desse grupo, estão:
- 3M
- Abbvie
- Chevron
- Coca-Cola
- Exxon Mobil
- IBM
- Johnson & Johnson
- McDonald’s
- PepsiCo
- Realty Income Corp
Vale destacar que essas companhias de capital aberto emitem suas ações nos EUA e estão disponíveis nas Bolsas de Valores americanas, a NYSE e a Nasdaq.
Quer ter acesso ao mercado de ações dos EUA? Abra a sua Conta Internacional Nomad em instantes e invista no exterior zero taxa de corretagem, de abertura ou de manutenção mensal. Tenha acesso a ativos de renda fixa, renda variável e fundos de investimento em moeda forte e fortaleça o seu patrimônio.
{{cta-investments}}
As características das dividend aristocrats
Os aristocratas dos dividendos são empresas de um longo histórico no mercado. Além do pagamento regular de proventos, o grupo de empresas americanas enquadradas nesse segmento apresenta um crescimento anualizado médio de 8% ao ano, segundo a emissora de fundos ProShares.
Para serem elegíveis como dividend aristocrats, as empresas precisam cumprir alguns critérios. Veja quais são eles:
- A capitalização de mercado ajustada pelo free float (porcentagem de ações emitidas em circulação) deve ser de US$ 1 bilhão ou mais.
- O valor médio diário de negociação precisa ser de US$ 5 milhões, no mínimo, nos 3 meses que antecedem a data de rebalanceamento. A liquidez deve ser alta e as ações devem ser comuns, não preferenciais.
- Crescimento ou estabilização no pagamento de dividendos por 25 anos consecutivos ou mais.
- O payout (percentual de lucro líquido repassado aos acionistas) acima de 0 e os elementos do índice não correntes devem ser de até 100%.
- O dividend yield deve ser de até 10%, a fim de evitar que o repasse desse tipo de proventos seja insustentável.
- A empresa deve ser um membro do S&P 500.
Também existem empresas que estão em um patamar superior e são chamadas de dividend kings. Nesse caso, o aumento do repasse dos dividendos deve ter ocorrido por 50 anos consecutivos ou mais.
Os prós e contras de investir nas dividend aristocrats
Como todo tipo de investimento em renda variável, investir nos aristocratas dos dividendos oferece vantagens e também riscos. Ambos precisam ser cuidadosamente avaliados pelo investidor antes de tomar qualquer decisão.
Prós de investir nas dividend aristocrats
- As empresas aristocratas dos dividendos apresentam um histórico sólido e tendem a ser mais estáveis na Bolsa de valores.
- Você tem a possibilidade de receber renda passiva por meio de dividendos, tendo um retorno regular e com potencial para reinvestimento.
- O desempenho das dividend aristocrats costuma ser positivo no longo prazo e isso se reflete no pagamento dos dividendos.
- Há uma resiliência maior em períodos de incerteza, por serem empresas mais consolidadas e costumam apresentar uma menor volatilidade.
- Os investidores de longo prazo são atraídos para essas companhias devido à maior segurança e previsibilidade de rendimento. Inclusive, as dividend aristocrats são uma das escolhas de Warren Buffet.
Contras de investir nas dividend aristocrats
- A rentabilidade tende a ser mais baixa no início, quando comparada a outros tipos de investimentos. Essa é uma opção mais indicada para o perfil de investidor moderado, já que é difícil ter um retorno imediato.
- A alta no pagamento de dividendos não é uma garantia, ainda que a empresa tenha um histórico de solidez. Isso porque as variáveis econômicas impactam a distribuição de proventos.
- O grupo das dividend aristocrats costuma atuar em setores mais maduros.
- O crescimento dos aristocratas dos dividendos é mais lento do que aquele registrado por empresas de setores mais novos. Isso acontece justamente por serem mais consolidadas.
Como investir nas dividend aristocrats
Existem duas principais formas para investir nas dividend aristocrats. A primeira é comprar ações individuais das empresas que integram o grupo. A segunda é por meio dos investimentos em ETFs, ou fundos de índices, que replicam o indicador das ações aristocratas dos dividendos.
A vantagem dos ETFs é o fato de ser desnecessário acompanhar o resultado da carteira. É uma alternativa, portanto, para quem não tem tempo ou cuja experiência é pequena. Nesse caso, alguns exemplos de fundos de índice que replicam o indicador são:
- ProShares S&P 500 Dividend Aristocrats ETF
- ProShares S&P MidCap 400 Dividend Aristocrats ETF
- SPDR S&P Dividend ETF
- Vanguard Dividend Appreciation ETF
Se você tem mais experiência, investir em ações é uma boa alternativa para receber dividendos. O único cuidado é com a escolha das empresas, algo que exige uma análise aprofundada, com verificação de balanços e outros dados e fatores relevantes.
De toda forma, o passo a passo para investir nas dividend aristocrats é:
- Abra uma conta de investimentos com acesso a um portfólio diversificado, como a Conta Investimentos Nomad.
- Escolha a sua ação ou ETF, avaliando cuidadosamente os riscos e oportunidades, além de entender se a operação se encaixa em seu perfil de investidor.
- Emita a sua ordem de compra.
- Acompanhe o desenvolvimento dos ativos.
{{rt-invest-int-1}}
{{cta-investments}}







