Update de mercado

Pós-eleição tem tombo de 10% do Ibovespa, circuit breaker e busca por dólar | 26/10

O mercado brasileiro encerrou a segunda-feira dominado pela cautela após um pregão histórico, marcado pelo acionamento do circuit breaker logo na abertura. O descompasso entre as expectativas dos investidores e o resultado das urnas desencadeou uma onda de liquidação na bolsa e forte corrida defensiva para a moeda americana, refletindo a ansiedade dos agentes econômicos quanto às diretrizes fiscais e à condução macroeconômica que virão pela frente.

por

Rebecca Nossig

-

Publicado em

26/10/2026

Navegue pelo conteúdo

O pregão desta segunda-feira foi marcado por extrema volatilidade e forte aversão ao risco no mercado financeiro brasileiro, refletindo a reprecificação dos ativos após a definição do cenário político. O Ibovespa enfrentou uma intensa pressão vendedora logo na abertura, o que culminou no acionamento do circuit breaker e na paralisação temporária das negociações após o índice principal despencar 10% em relação aos seus 204 mil iniciais. O descompasso de expectativas do mercado em relação ao resultado das urnas resultou em um movimento generalizado de liquidação na bolsa, evidenciando a cautela dos investidores em relação às futuras diretrizes econômicas e fiscais do país.

No mercado de câmbio, o reflexo dessa tensão institucional traduziu-se em uma expressiva busca por proteção. Esse forte descolamento reforça a postura dos agentes financeiros, que optaram por se abrigar no dólar como um ativo de segurança imediata diante do choque inicial e das incertezas macroeconômicas locais.

O mercado encerra o dia tentando assimilar a nova realidade, trocando a imprevisibilidade das urnas pela cautela quanto à condução da política econômica do novo governo.

Rebecca Nossig

Estrategista de ações da Nomad, com foco em ações do mercado brasileiro. Possui mais de 6 anos de experiência em Equity Research Strategy, com passagem pelo Banco JP Morgan, XP Investimentos e Itaú BBA. Possui certificação CNPI pela Apimec. É graduada em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP (POLI-USP).

Update de mercado

O que aconteceu essa semana e como isso impacta o seu dinheiro.

Newsletter e live toda segunda-feira, às 9:15h.

Leia também

No items found.