O que é intercâmbio e como fazer para estudar no exterior? Guia completo!

Por:
Eduarda Paschoal
9/12/2024
|
Atualizado em
9/12/2024
15 min de leitura

Você já pensou em fazer um intercâmbio? É bem provável que sim. Afinal, essa é uma oportunidade de crescer nos âmbitos pessoal, profissional e cultural. A diversidade de comportamentos, hábitos e costumes em diferentes países enriquece a vivência de qualquer pessoa.

Alguns dos destinos mais procurados por quem deseja morar no exterior são Estados Unidos, Canadá, Portugal, Irlanda, Austrália, Inglaterra, Alemanha e África do Sul. Porém, existem vários outros lugares interessantes para explorar durante a sua experiência internacional.

A crescente procura por diversos tipos de intercâmbio é evidenciada por um aumento de 152% nas buscas relacionadas à entrada nos EUA. Porém, para fazer essa viagem, é preciso se planejar e pesquisar para garantir uma experiência bem-sucedida.

Quer saber tudo sobre intercâmbio? Neste guia completo, vamos explicar melhor o que você precisa fazer para estudar no exterior com tranquilidade!

O que é um intercâmbio?

Intercâmbio é troca de experiências. Normalmente, o termo é usado para descrever a vivência em um país estrangeiro, seja por motivos profissionais, pessoais, acadêmicos, familiares, entre outros.

Existem vários motivos para ter essa experiência. Qualquer que seja a sua escolha, você terá a oportunidade de aprender, enriquecer sua vivência e conquistar bagagem cultural. Isso ajuda a ter autonomia nas tomadas de decisão e aumentar seu ciclo de amizades.

Como resultado, um intercâmbio gera desenvolvimento pessoal e profissional. Fica mais fácil fazer networking, se aprofundar em um novo idioma e conquistar oportunidades.

Um intercâmbio oferece esses e muitos outros benefícios significativos para a vida, tais como:

  • Aprendizado de um novo idioma e a oportunidade de praticá-lo
  • Novas amizades
  • Desenvolvimento de confiança e independência
  • Melhorias no currículo e mais oportunidades na carreira
  • Ampliação de horizontes culturais
  • Adaptação à distância de amigos e família
  • Conquista de experiência cultural
  • Desenvolvimento  de soft skills, incluindo a inteligência emocional

Quem pode fazer intercâmbio?

O intercâmbio é uma experiência que pode ser vivenciada por qualquer pessoa, já que há programas para todas as idades, classes, objetivos e bolsos.

Diversos países oferecem oportunidades de intercâmbio e, em cada um deles, é possível encontrar alternativas que estejam de acordo com os planos, seja de temporada no exterior, disponibilidade financeira ou momento de vida.

O intercâmbio permite aprender uma nova profissão, um novo idioma, a cultura e a história do país escolhido, conhecer pessoas de diferentes países, trabalhar e até mesmo permanecer como residente depois de concluídos os estudos.

Na maioria dos países com programas de intercâmbio, os estrangeiros são recebidos de forma calorosa e sem distinção. É comum ver as salas de aula com pessoas jovens e adultas, compartilhando momentos de aprendizado e descontração.  

Quais os tipos de intercâmbio que você pode fazer?

Existem diversos tipos de intercâmbio, adaptados às diferentes necessidades e interesses. Conheça os principais, a seguir.

Intercâmbio acadêmico

Essa modalidade também é conhecida como intercâmbio universitário e é voltada para:

  • Cursos de longa duração
  • Ensino Superior, incluindo programas college (curta duração) e university (longo prazo) ou pós-graduação

Em muitos casos, é possível fazer um programa sanduíche. Ou seja, parte do estudo é realizado no Brasil e o restante em uma universidade do exterior.

Normalmente, esse processo é realizado em universidades nacionais com parcerias em outros países. Essa é uma forma de facilitar o seu ingresso. Porém, existem outras maneiras de fazer esse tipo de intercâmbio.

Por isso, é preciso verificar diretamente com a instituição de ensino do exterior. Além disso, é necessário ter:

  • Nível intermediário (ou acima) do idioma do país, ou ter feito exames de proficiência, como o TOEFL e o IELTS.
  • Concluído o Ensino Médio ou uma graduação, caso você esteja buscando uma pós no exterior.
  • Comprovações variadas, que mudam conforme a instituição de ensino.

Intercâmbio profissional

Nesse caso, você vai para outro país a trabalho. Ou seja, a ideia é viver uma experiência diferenciada, que pode ser na sua área de formação ou não. Ao mesmo tempo, é possível aprender ainda mais o idioma.

Nessa categoria, existem diferentes possibilidades. São elas:

  • Estágio: é mais difícil de conseguir, mas é voltado para estudantes que desejam trabalhar na área de formação.
  • Work and travel: é uma opção para estudantes entre 18 e 28 anos que passam as férias de fim de ano em outro país.
  • Talentos globais: é um programa realizado pela ONG AIESEC, que oferece oportunidades de trabalho no exterior com duração de 3 a 12 meses.

Costuma ser necessário ter inglês fluente para trabalhar no exterior. E ainda pode ser exigida alguma comprovação de proficiência.

Intercâmbio para voluntariado

É a oportunidade para quem deseja ajudar alguma causa social. De quebra, você ainda tem a chance de aprender mais sobre um idioma.

Nesse caso, os destinos mais procurados são China e África do Sul. Entre as oportunidades estão as de ajudar idosos, crianças, vida selvagem, meio ambiente etc.

Normalmente, a duração é de 1 a 3 meses. É possível ter aulas de algum idioma enquanto realiza a atividade. No entanto, é preciso ter, no mínimo, o nível intermediário para conversar com a população local.

Como fazer intercâmbio para voluntariado? O melhor é procurar uma ONG e se informar sobre as possibilidades.

Intercâmbio para cursos de idiomas

Esse tipo de intercâmbio é muito procurado, tanto por estudantes quanto por quem já está na vida profissional. Isso porque os cursos de idiomas in loco permitem aprender muito mais em pouco tempo.

Assim, a duração da viagem é de 2 semanas, no mínimo. É preciso ter mais de 17 anos para se inscrever e já ter algum conhecimento prévio.

Para ir, você pode aproveitar alguma empresa especializada ou alguma escola que ofereça essa parceria. Também é possível se inscrever por conta própria e realizar todas as etapas sozinho.

Intercâmbio de Ensino Médio

Voltado para o high school, essa é a oportunidade de adolescentes entre 14 e 19 anos estudarem um semestre ou um ano inteiro no exterior. A vantagem é viver como uma pessoa local.

Isso porque você participará da escola regular e ficará na casa de alguma família ou em um alojamento estudantil. Assim, é possível ter um contato direto com a cultura do país. Outra vantagem é a facilidade de conseguir a equivalência dos diplomas.

Nesse caso, o embarque ocorre no começo ou no meio do ano. Para participar, é preciso entrar em contato com empresas especializadas.

Intercâmbio para cursos técnicos

Voltados para o aprendizado básico de uma especialidade, o curso técnico e profissionalizante no exterior ajuda a complementar a formação e turbinar a carreira.  

Entre as opções disponíveis estão: culinária, moda, cinema, negócios, perfumaria, entre outras. São muitas as possibilidades de voltar para o Brasil com uma bagagem cheia de memórias e uma experiência incrível para colocar no currículo.

Intercâmbio Au Pair

Destinado, sobretudo, para jovens com idade entre 18 e 30 anos, o intercâmbio Au Pair é imersivo. Por mais de um ano, o intercambista viverá como membro de uma família local.

O programa funciona da seguinte maneira: o au pair contribui fornecendo assistência à família anfitriã cuidando dos filhos, em troca de acomodação, alimentação, uma mesada e a chance de explorar um novo país.

Intercâmbio cultural

Trocar experiências, costumes, conhecimentos e informações, para enriquecer a vida pessoal e profissional. O intercâmbio cultural vai além do aprendizado de um idioma ou de uma profissão, focando no desenvolvimento enquanto indivíduo.

A acomodação em albergues, alojamentos universitários ou homestay (hospedagem na casa de uma família local), permite aprender ainda mais sobre os aspectos culturais, tradições e hábitos das pessoas e do país.

Como fazer intercâmbio?

Para fazer intercâmbio, é preciso se planejar. Veja o que considerar para tomar uma decisão certa.

1. Defina seu objetivo

Comece sabendo por que você deseja sair do Brasil por um tempo. Algumas perguntas que orientam essa definição são:

  • Quanto tempo desejo ficar no exterior?
  • Pretendo trabalhar durante o intercâmbio?
  • Quero morar em uma cidade quente ou fria?

A partir disso, você entenderá se vai focar no curto ou longo prazo, poderá ver questões de estudo ou trabalho, e vai tirar da sua lista alguns países por conta do clima.

2. Escolha seu destino

Em seguida, pense no seu destino. A partir do tipo de clima desejado, procure boas opções que se enquadrem na sua exigência. Para isso, veja vídeos, leia notícias e blogs, e procure informações sobre os locais que estão em sua mente.

3. Encontre uma agência

É bem provável que você precise de um apoio especializado para fazer tudo o que é necessário. Então, pesquise as opções e encontre uma agência com experiência na função.

4. Selecione a cidade, a escola e o curso

Com o país definido, veja em qual cidade vai ficar. De modo geral, as maiores apresentam um custo de vida mais elevado. Então, considere esse critério para fazer sua viagem ao exterior.

No entanto, a sua decisão deve se basear no seu perfil. Aproveite para pesquisar ao máximo, verificar os preços de produtos e serviços mais comuns e ter uma ideia dos passeios que pode fazer no local.

E defina o curso e a escola. Verifique se deseja ter uma experiência acadêmica, voltada para idiomas ou para um aprendizado técnico. Em relação à instituição de ensino, confira o valor cobrado, considerando os módulos oferecidos, o período e a carga horária.

5. Faça um planejamento financeiro

Organize suas finanças e comece a guardar dinheiro todos os meses para o seu intercâmbio. Tenha em mente o valor final que precisará pagar e corte as despesas supérfluas. Esse é um esforço que valerá a pena!

Nesse processo, você pode investir no exterior ou no Brasil. De toda forma, consegue juntar todo o dinheiro necessário para passar algumas semanas ou meses fora.

6. Cuide da burocracia

Existem vários aspectos burocráticos aos quais você precisa atentar. Os principais são:

  • Visto: veja quais são as regras de entrada no país e documentos necessários.
  • Passaporte: confira se o seu está na validade. Se estiver perto do prazo, verifique se o país faz alguma exigência. Caso seja necessário, providencie a renovação.
  • Seguro saúde: muitos países exigem. Inclusive, podem solicitar algum valor específico. Analise essa questão e contrate o plano certo para evitar problemas na entrada no destino.
  • Acomodação: deixe certo onde ficará. Pode ser um hotel, um aluguel por Airbnb, casa de amigos ou uma família local etc. Só tenha certeza do que fará.
  • Chip internacional: vale a pena ter um número de telefone do país em que ficará, seja na Europa ou nos EUA. É possível comprar um chip já no destino ou antes de chegar lá.
  • Cartão de débito e/ou crédito internacional: abra uma conta digital global para facilitar suas transações financeiras e ter acesso a todos os serviços necessários. A Nomad oferece vários benefícios e permite fazer transferências internacionais com rapidez.

Quanto custa fazer um intercâmbio?

Para saber quanto custa fazer um intercâmbio, é preciso definir o destino, o curso e outros detalhes. Confira quanto você tem disponível e levante todos os custos que terá durante a sua estada. Por exemplo, analise o valor de:

  • Passagens
  • Curso
  • Hospedagem
  • Seguro viagem
  • Visto
  • Chip de telefone
  • Alimentação mensal
  • Transporte mensal
  • Outros serviços, como academia, emergência, compras e mais

Procure se informar sobre a disponibilidade de bolsas de intercâmbio para o curso e país que você escolheu. Alguns dos programas custeiam parte ou o total dos custos do estudante.

Ainda vale entender como funciona a cotação do dólar ou da moeda local. Afinal, você precisará enviar e receber dinheiro do Brasil para o exterior ou vice-versa. Também busque uma plataforma de transferência internacional descomplicada e com taxa de câmbio comercial, que é mais barata. A Nomad oferece esse e outros benefícios na sua conta digital global.

Conheça o Dólar Nomad e economize na compra da moeda

Tem viagem marcada para o exterior? Sabia que você pode economizar na compra do dólar hoje com o novo produto Dólar Nomad?

Com o Dólar Nomad, você compra dólares com a melhor cotação do mercado,  economizando até R$ 0,15¹ por dólar na cotação do dia e, após 1 ano, você recebe o valor automaticamente em sua conta internacional para usar como quiser.

E não importa qual a cotação do dólar no dia em que você comprar o Dólar Nomad. A economia será de R$ 0,15¹ por dólar comprado. Assim, você garante mais economia e previsibilidade para a sua viagem, além de se proteger das flutuações cambiais!

E caso você queira utilizar o valor antes desse prazo de 1 ano, pode receber os seus dólares sem a economia oferecida pelo Dólar Nomad, com a cotação do câmbio da data de contratação original, ou seja, sem a bonificação de R$ 0,15 por dólar comprado.

Baixe o app e compre Dólar Nomad!

O Dólar Nomad é a compra de dólar com bonificação, para entrega após 1 ano da contratação, cf. regulamentação. Em caso de liquidação antecipada, uma nova operação será feita para a devolução da bonificação inicialmente concedida, de modo que o valor em dólar recebido pelo cliente se adeque ao valor que teria sido recebido se tivesse optado pela contratação à vista. Produto oferecido pela Nomad como correspondente do Ouribank. Para mais informações, acesse a nossa FAQ.

¹Valor do bônus sujeito a alteração pela Nomad.

Quais os melhores países para fazer intercâmbio?

Considerando os mais variados aspectos, desde clima, cultura, orçamento disponível e aprendizado de idioma, os melhores países para intercâmbio são os apresentados a seguir.

Canadá

O Canadá é o destino ideal para aprender inglês ou francês e buscar oportunidades profissionais. O Canadá tem alta qualidade de vida e muitas cidades estão entre as principais para fazer intercâmbio. Entre elas estão:

  • Ottawa, a capital
  • Toronto, a maior cidade
  • Montreal
  • Winnipeg
  • Vancouver
  • Quebec
  • Victoria
  • Banff
  • Calgary

O problema é o clima instável, com temperaturas que podem chegar a -30°C no inverno. Já no verão, podem atingir 38°C.

Estados Unidos

A “terra das oportunidades” é uma boa opção para quem deseja fazer intercâmbio para se aprofundar no inglês. Por lá, você pode fazer cursos especializados, graduação e pós, high school e trabalhar – com um visto de estudante, é possível participar do Cultural Exchange Program da Disney, por exemplo.

O valor pago para a viagem muda bastante, dependendo do local para o qual você vai. Além disso, há diferenças significativas entre norte e sul, costa leste e oeste. Por isso, vale a pena pesquisar para buscar as melhores oportunidades para o que deseja.

Uma vantagem de fazer intercâmbio nos EUA é a facilidade para comprar dólar, mesmo estando no Brasil. Como essa moeda é referência para operações internacionais, uma conta digital global resolve seu problema.

Leitura recomendada: Como tirar visto de estudante para os EUA?

Irlanda

Ótima opção para quem pretende trabalhar, a Irlanda é conhecida por sua hospitalidade e bons salários. Além disso, oferece alternativas para quem atua em algumas áreas específicas, como a TI.

Para quem gosta de história, o país tem várias construções medievais e muita cultura! Ainda oferece paisagens lindas, dignas de fotos e vídeos de tirar o fôlego.

Por fim, outra vantagem de fazer intercâmbio na Irlanda é a possibilidade de trabalhar 20 horas por semana tendo o visto de estudante. Poucos países oferecem essa oportunidade. Então, vale a pena considerar.

Austrália

Procurada pela qualidade de vida e convívio fácil, a Austrália também é considerada um dos melhores lugares para morar. Ainda tem amplo mercado de trabalho e várias oportunidades de estudo. Ou seja, é um local perfeito para qualquer tipo de intercâmbio que desejar.

Alemanha

Para aprender e/ou se aprofundar no alemão, a Alemanha é o melhor lugar. O país é um dos principais da economia mundial e tem várias oportunidades na indústria. Além disso, aceita pessoas que falam somente inglês, tanto em empresas quanto nas universidades.

Uma facilidade é que o governo tem uma página para acompanhar as oportunidades de trabalho. Isso porque existe um déficit grande de trabalhadores e isso ajuda quem deseja fazer o intercâmbio.

Inglaterra

Com universidades famosas e conceituadas, o país inglês é o ideal para quem deseja estudar. A Inglaterra tem uma qualidade de educação reconhecida em todo o mundo, além de ter muita história e cultura.

No entanto, atente ao clima, que costuma ser nublado. Por isso, se você não gosta de dias mais “fechados”, vale a pena considerar outro destino.

África do Sul

Com algumas das principais universidades africanas — todas públicas — e muitas opções de voluntariado, a África do Sul é uma boa alternativa de intercâmbio.

Não tem tanta qualidade de vida quanto os outros países citados acima, mas permite ter um amplo contato com a natureza e até fazer safáris. Uma vantagem é o clima parecido com o do Brasil. Portanto, é mais fácil de se adaptar.

Espanha

Não tem lugar melhor para aprender o espanhol. O país europeu tem ampla cultura e história, culinária rica e vida noturna agitada.

Você pode fazer intercâmbio na Espanha para estudar, trabalhar ou fazer voluntariado. As oportunidades são variadas, especialmente nas grandes cidades, isto é, Madrid, Barcelona e Málaga.

México

Mais barato do que a Espanha, o México é outra alternativa para quem deseja estudar o espanhol. Você pode fazer parte do Ensino Médio no país ou mesmo algum curso específico.

Há várias oportunidades disponíveis, especialmente porque o povo mexicano é bastante receptivo. Por lá, você também terá contato com cultura e história, além de uma natureza exuberante e uma culinária riquíssima.

Japão

Muito buscado para trabalhar, o Japão também traz oportunidades de aprender o idioma. O país japonês oferece excelente qualidade de vida e é bastante tecnológico. Ao mesmo tempo, traz um lado espiritual bastante forte.

O problema está no idioma, bem diferente, e no custo de vida, que é elevado. No entanto, é possível se programar para ter essa experiência única!

Malta

Distante apenas 100 km da Sicília, a pequena ilha situada na região central do Mediterrâneo é um lugar que tem chamado a atenção de estudantes estrangeiros para um intercâmbio.

O charmoso destino, além das paisagens de tirar o fôlego, povo acolhedor e culinária ímpar, tem como diferencial o custo mais baixo, comparado a outros países, para quem deseja  estudar inglês, com opção de estudo e trabalho.

Sem contar que pode ser uma boa oportunidade de aprender italiano, uma língua bastante usada por lá, além dos idiomas oficiais inglês e maltês.

Comece a planejar o seu intercâmbio!

Para planejar o seu intercâmbio, você viu que precisa pensar das passagens à permanência no país. Isso inclui obtenção de visto e seguro viagem, matrícula em um curso ou conquista de um emprego etc.

Portanto, é imprescindível saber qual é o seu objetivo para, então, saber como fazer intercâmbio. Afinal, existem vários motivos para sair do país e todas eles garantem uma experiência enriquecedora e inesquecível!

Assim, para garantir um bom planejamento, continue buscando informações. Tire todas as suas dúvidas e conte com ajuda especializada, se achar necessário.

De toda forma, vale destacar que a vivência do intercâmbio vai ajudar no seu desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. Essa é uma das maneiras de ter mais oportunidades no futuro e ter experiências únicas e valiosas que ficarão na sua memória por toda a vida.

Então, que tal aproveitar para começar seu planejamento pela parte financeira? Abra sua conta global Nomad e tenha acesso a todos os benefícios do nosso serviço!

Compartilhe: