Intercâmbio voluntário: como funciona, valores e como fazer um

Por:
Eduarda Paschoal
14/5/2024
|
Atualizado em
22/1/2024
15 min de leitura

O trabalho espontâneo está ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. Em 2021 57 milhões de pessoas participaram de algum tipo de ajuda social. E para aqueles que têm o desejo de viajar pelo mundo e ainda realizar uma caridade, o intercâmbio voluntário é a opção ideal!

Ainda é possível realizar um intercâmbio voluntário quase de graça, onde você poderá experimentar novas culturas, conhecer pessoas e se desenvolver socialmente. Confira, neste guia completo, tudo o que você precisa saber para embarcar nessa experiência incrível e marcante.

O que é intercâmbio voluntário

O intercâmbio voluntário, como o próprio nome já sugere, é uma forma de viajar e ao mesmo tempo oferecer ajuda em projetos sociais pelo mundo afora.

É uma chance de unir o prazer de descobrir novos lugares com o propósito de fazer a diferença na vida de outras pessoas e comunidades.

Como surgiu o intercâmbio voluntário?

Essa prática ganhou força nas últimas décadas quando as pessoas passaram a buscar por vivências mais interessantes e que tivessem realmente um significado.

ONGS, instituições de caridade e projetos sociais começaram a abrir suas portas para ajudantes internacionais, reconhecendo o valor dessas pessoas que queriam ajudar.

Afinal, todos podem participar ou existem restrições?

A beleza do intercâmbio voluntário é que ele, realmente, é muito acessível.

Independente da sua idade, formação acadêmica, condição financeira ou conhecimento profissional, sempre existem possibilidades para contribuir e se envolver. Não há requisitos estritos que impeçam alguém de participar.

Por exemplo, se você é um estudante universitário em busca de uma aventura ou alguém que deseja fazer algo significativo, há projetos que valorizam suas habilidades.

Até mesmo aposentados podem participar do intercâmbio voluntário. Muitas organizações acolhem pessoas com vasta experiência de vida, pois acreditam que elas têm muito a oferecer em termos de sabedoria e conhecimento.

Como funciona o intercâmbio voluntário

Mesmo sendo acessível para a maioria da galera, o intercâmbio voluntário exige preparação e atenção dos participantes: não é só fazer as malas e bater na porta da primeira ONG que você encontrar!

Caso deseja fazer um intercâmbio voluntário, se atente aos seguintes itens:

Processo de inscrição

O primeiro passo para participar de um intercâmbio voluntário é encontrar uma instituição ou programa confiável que ofereça vagas alinhadas aos seus interesses e objetivos.

A maioria das entidades possui sites onde você pode encontrar informações detalhadas sobre os projetos, requisitos, datas e custos envolvidos.

Ao achar um programa que te agrade, você precisará preencher um formulário de inscrição, fornecendo informações pessoais, suas motivações para participar e qualquer experiência relevante que possua.

Tipos de atividades

As atividades que você pode praticar no intercâmbio voluntário vão variar demais, tudo dependerá do projeto e da organização.

Você pode se envolver em áreas como:

  • Educação;
  • Saúde;
  • Meio ambiente;
  • Construção;
  • Proteção de animais;
  • Empoderamento cultural;
  • Entre várias outras, dependendo do país e suas necessidades.

Via de regra, tenta escolher um projeto que esteja alinhado com seus interesses e capacidades, já que o lance é contribuir de forma significativa.

Responsabilidades do voluntário

Ao participar de um intercâmbio voluntário, é essencial estar comprometido com as responsabilidades que serão atribuídas a você, e isso inclui:

  • Ser pontual e dedicado às atividades programadas;
  • Respeitar a cultura local e as normas da ONG;
  • Trabalhar em equipe com outros colaboradores;
  • Ser flexível durante os possíveis desafios.

Estrutura de suporte

A maioria das empresas que oferecem intercâmbios voluntários possuem uma estrutura de suporte para garantir que os participantes tenham uma experiência segura e enriquecedora.

Muitas organizações também oferecem atividades de integração, sessões de treinamento e acompanhamento regular para garantir que você esteja aproveitando ao máximo.

Por isso, é tão importante viajar e se preparar com uma empresa de confiança e com boas recomendações.

Como realizar um intercâmbio voluntário

Se você está empolgado para embarcar em um intercâmbio voluntário e fazer a diferença no mundo e de quebra conhecer novas culturas, será necessário um planejamento, certo? Veja o passo a passo do que você vai precisar.

Pesquise programas e organizações confiáveis

Faça uma pesquisa detalhada e verifique se elas possuem uma reputação sólida, experiência na área em que você deseja atuar e projetos que você goste e bote fé.

Algumas das principais ONGS e empresas de intercâmbio voluntário são:

Tenha em mente seus objetivos e interesses

Antes de se inscrever em um programa, pense no que você quer fazer nessas viagens, seus objetivos e desejos. Suas vontades dirão para qual país você deverá ir, afinal, cada um tem um projeto ou necessidade diferentes.

Verifique os pré-requisitos

Alguns programas de intercâmbio voluntário podem ter pré-requisitos específicos, como idade mínima, conhecimento de idiomas ou habilidades. Antes de dar continuidade com seu processo de inscrição garanta que está tudo certo para não ter dor de cabeça ou decepções mais à frente.

Se Prepare culturalmente

Ter um certo choque ao chegar no país é normal, existem muitas culturas diferentes das nossas, mas tudo é questão de costume. Entender os costumes do país ou comunidade em que você irá atuar vai ajudar muito para que você não dê uma surtada no início.

Organize seus documentos

Para qualquer tipo de viagem a organização é muito importante. Pesquise quais documentos são necessários, como passaporte, visto e seguro de viagem. Garanta que todos os seus documentos estejam em dia e providencie qualquer renovação necessária.

Aproveite a experiência

Por fim, o que resta é aproveitar, aprender e ajudar. Ao participar de um intercâmbio voluntário, esteja aberto a novas vivências, faça amizades com outros ajudantes e membros da comunidade local.

Leia mais: Intercâmbio na África do Sul: tudo o que você precisa saber

Intercâmbio voluntário de graça: mitos e verdades

Você já deve ter ouvido falar sobre intercâmbio voluntário de graça, não é mesmo? Muitas vezes, surge a ideia de que é possível participar de um programa sem nenhum custo.

Mas calma lá, não é bem assim que as coisas funcionam e existem muitos mitos e verdades sobre isso e tá na hora de dar uma desmistificada nessas questões.

Mito: Intercâmbio voluntário sempre envolve custos elevados.

Verdade: Embora existam programas que cobrem taxas de inscrição, acomodação e alimentação, é possível encontrar vagas onde os custos são reduzidos. Muitas instituições oferecem programas de voluntariado onde os participantes contribuem com seu trabalho em troca de hospedagem e alimentação.

Mito: É impossível participar de um intercâmbio voluntário sem pagar nada.

Verdade: Até que existem alguns raros casos que você vai conseguir sim participar de um intercâmbio voluntário de graça. Algumas entidades oferecem bolsas de estudo ou financiamentos para cobrir as despesas dos participantes.

Mito: Todas as oportunidades de intercâmbio voluntário gratuito são confiáveis.

Verdade: Se nem todas as vagas pagas são confiáveis, imagina as gratuitas? Tudo vai depender da instituição e sua reputação. Fique de olho nas taxas ocultas ou condições desfavoráveis.

Mito: Financiar um intercâmbio voluntário é impossível para pessoas com poucos recursos.

Verdade: Financiar um intercâmbio voluntário pode parecer desafiador para algumas pessoas, existem maneiras de minimizar os custos e buscar apoio financeiro.

Ah, você também pode buscar bolsas de estudo e patrocínios.

Leia também: Como juntar dinheiro para o intercâmbio?

Intercâmbio voluntário: Londres e Canadá - explorando destinos incríveis!

Londres

Ao escolher essa metrópole como sua casa por alguns meses você terá acesso a vários projetos e iniciativas sociais que visam melhorar a vida das pessoas e comunidades locais.

Uma das grandes vantagens de fazer um intercâmbio voluntário em Londres é a diversidade cultural. A cidade abriga pessoas de diferentes origens e culturas, o que significa que você terá a chance de conhecer e interagir com gente do mundo todo.

A capital inglesa possui uma infinidade de projetos sociais em áreas como educação, assistência social, meio ambiente e arte. Opções para você escolher não irão faltar.

Outro benefício de realizar um intercâmbio voluntário em Londres é a possibilidade de explorar uma cidade cosmopolita. Durante seu tempo livre, que tal visitar museus renomados, desfrutar de peças teatrais no West End, explorar mercados vibrantes e experimentar a rica gastronomia local?

Canadá

O intercâmbio voluntário no Canadá é a opção perfeita para quem deseja se envolver em projetos de preservação ambiental.

O país possui uma rica diversidade de ecossistemas, desde as majestosas montanhas rochosas até as vastas florestas e lagos cristalinos. Ao participar de programas, você poderá contribuir para a conservação de recursos naturais.

Este grande país também oferece oportunidades para trabalhar com comunidades indígenas, tais tribos têm uma rica herança cultural e tradições únicas.

Como você provavelmente já ouviu falar, o Canadá é extremamente seguro e tem uma infraestrutura surreal. E para os participantes existem diversos sistemas de apoio para que você se sinta bem e em casa.

Se você escolher este país não deixe de conferir alguns fast foods famosos e que só existem por lá como Harvey's e Tim Horton’s.

Algumas aventuras e grandes momentos na vida só conseguimos ter explorando o mundo, conhecendo e ajudando pessoas. E este é o espírito do intercâmbio voluntário.

Seja em Londres, no Canadá, ou em qualquer outro destino, esse voluntariado permitirá que você amplie seus horizontes, desenvolva habilidades, crie memórias únicas.

Independente do país que você escolher, você terá que ter um passaporte atualizado em mãos. Se não sabe como fazer isso, venha conferir nosso guia para aprender como tirar o passaporte.

Compartilhe: