Hoje, as bolsas americanas operam com estabilidade e liquidez reduzida, o que é um reflexo comum do encerramento do calendário anual. O S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones apresentam movimentos laterais, enquanto os investidores digerem as recentes tensões geopolíticas e aguardam a ata da última reunião do Fed.
Apesar do aumento das preocupações geopolíticas, o real apresenta valorização frente ao dólar neste pregão, sendo negociado abaixo da marca de R$ 5,50. Esse movimento ocorre de forma descolada do comportamento do DXY (Dollar Index), que opera em leve alta de aproximadamente 0,2%. O fortalecimento do real em um dia de dólar ligeiramente mais forte no exterior, reflete fatores domésticos predominantes, como o fluxo sazonal de entrada de recursos suportado pelo diferencial de juros, que oferece um suporte importante para o real.
Contudo, caso ocorra uma escalada do conflito na Venezuela, o impacto nos preços do petróleo e de energia, de maneira agregada, podem pressionar negativamente as moedas emergentes, incluindo o real, devido ao aumento da aversão global ao risco.





