Quem viaja para o exterior, geralmente, se preocupa com a quantidade de dinheiro que precisa separar para o passeio. E, se a moeda é diferente da usada no país de origem, aí as dúvidas são mais frequentes. E, no caso de Portugal, não é diferente.
Para saber quanto de dinheiro você precisa para entrar em Portugal, continue lendo até o final. Vamos te contar quanto custa uma viagem para o país, qual moeda levar e, claro, te dar dicas para economizar ao máximo. Confira!
Quanto dinheiro é preciso para entrar em Portugal
Se você está curioso para saber quanto de dinheiro precisa para entrar em Portugal, saiba que, de acordo com as regras do Acordo Schengen, que permite a livre circulação entre países europeus, é necessário levar um mínimo de 75 euros em cada entrada de um turista em Portugal.
Além disso, é preciso ter no mínimo 40 euros por cada dia de permanência no país. Por exemplo, se você for passar 30 dias em Portugal, precisa comprovar uma renda mínima de 1.275 euros para conseguir o visto.
O comprovante financeiro pode ser dispensado pelas autoridades em alguns casos, como, mediante apresentação de carta-convite ou termo de responsabilidade assinado por algum residente português.
Mas, aqui, vale um parênteses: o valor mínimo exigido para entrar em Portugal, geralmente, não é suficiente para pagar todas as despesas durante a viagem. Abaixo, vamos te mostrar quais são os gastos, em média, para uma viagem ao país.
Que tal economizar até 10% na sua próxima viagem para Portugal? Com a Nomad, você compra dólar comercial, paga apenas 1,1% de IOF, tem acesso a um cartão de débito aceito em mais de 180 países e ainda ganha descontos e cashback em compras com parceiros selecionados.
Abra a sua conta internacional Nomad sem taxa de abertura e manutenção mensal!
{{cta-component}}
Quanto custa uma viagem para Portugal
Vários fatores podem interferir no cálculo na hora de saber quanto custa uma viagem para Portugal. Por isso, separamos os principais custos para você.
Quanto custa passagens aéreas de ida e volta para Portugal
A passagem aérea de ida e volta do Brasil para Portugal, geralmente, custa entre R$ 3 mil e R$ 9 mil. Mas alguns fatores podem influenciar no preço das passagens, como a rota do voo, a época do ano e algumas promoções das companhias aéreas.
Quanto custa hospedagens em Portugal
O valor das acomodações varia de acordo com a qualidade da hospedagem. Você pode escolher camas simples em hostels ou quartos em apartamentos luxuosos.
De modo geral, é possível afirmar que a partir de 30 euros por dia você consegue encontrar camas em quartos compartilhados nos hostels. Já se você quiser apartamentos no Airbnb, por exemplo, encontra acomodações de 50 a 100 euros por dia.
Também há a opção de pousadas e hotéis, que têm as diárias variando de 100 a 200 euros. Por isso, o importante é definir o tipo de hospedagem e pesquisar.
Quanto custa alimentação em Portugal
A alimentação em Portugal varia de acordo com a cidade, o bairro em que você escolher comer e, claro, o tipo de refeição. Os bairros centrais de Porto e Lisboa, por exemplo, são mais caros do que regiões menos turísticas.
É possível estabelecer uma média de preço de 5 euros para o café da manhã, 10 euros para o almoço e de 15 a 20 euros para o jantar, diariamente, por pessoa. Mas, atenção: as refeições nos finais de semana costumam ser mais caras.
Quanto custa transporte em Portugal
Os gastos com transporte variam de acordo com o tipo escolhido. Você pode optar por transporte público, táxis, aplicativos de mobilidade ou o aluguel de um carro.
A rede de transporte público de Portugal é muito eficiente. Por isso, a dica é usar ao máximo os meios oferecidos pelas cidades, que incluem metrô, ônibus e bonde.
Em Lisboa, o valor do bilhete varia de 1,65 a 3 euros, dependendo do local em que você comprar. O bilhete vale para uma quantidade ilimitada de viagens, por 60 minutos, a partir da primeira validação. O que é uma ótima opção para turistar!
É preciso quantos euros para morar em Portugal
Agora, se a sua dúvida é: preciso de quantos euros para morar em Portugal? A resposta mais simples é que, em média, é preciso em torno de 1.500 e 2 mil euros por mês para viver no país. Mas alguns fatores podem influenciar esse valor.
O aluguel de um apartamento é o maior gasto dentro do orçamento e pode chegar a até 1.300 euros por mês, dependendo da localização. Além do aluguel, os gastos com as contas básicas podem ficar em torno de 100 euros por mês.
Já a alimentação pode variar bastante, dependendo do estilo de vida. Para quem tem o costume de cozinhar em casa e fazer algumas refeições fora, seja em bares ou em restaurantes, os gastos podem chegar a até 500 euros mensais.
Portugal aceita dólar?
A moeda oficial de Portugal é o euro, que circula nos países da União Europeia. Ou seja, não é possível usar dólar, real ou outra moeda que não seja a oficial do país.
Assim, em vez de levar dólar para Portugal, a nossa dica é que você utilize o cartão de débito internacional da Nomad. Quem é cliente Nomad conta com um cartão de débito internacional Visa para fazer compras e pagar na moeda local, com conversão automática do saldo em dólar para o valor em euro, usando câmbio comercial e, o melhor, sem pagar IOF por isso.
Como levar dinheiro para Portugal
Você já sabe quantos euros por dia se gasta em Portugal e está na hora de aprender a maneira mais fácil de levar esse montante. Dinheiro em espécie pode ser essencial para despesas imediatas ou emergenciais, mas esse não é o meio mais seguro.
As plataformas online são ótimas opções para isso. Além disso, elas utilizam o câmbio comercial em vez do câmbio turístico, o que acaba sendo mais vantajoso. Porém, a maioria das plataformas exige que você tenha uma conta bancária na Europa para receber esse dinheiro, uma vez que todo o processo é realizado por transferência bancária internacional.
Viaje para Portugal com a Nomad e economize!
Sabia que ter uma conta na Nomad torna a sua viagem para Potugal ainda mais vantajosa? Com a conta internacional Nomad, você pode economizar até 10% em compras e viagens internacionais..
Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você só paga 1,1% de IOF nas operações.
E com o cartão de débito internacional, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática de euro para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.
E os benefícios não param por aí. Clientes Nomad têm acesso a descontos e cashback na compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem, aluguel de veículos, contratação de seguro de viagem, ingressos para atrações e muito mais no Nomad Shop.
E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
{{cta-component}}