Blog
>
Documentação e Vistos
>
Passo a passo completo para tirar visto para Portugal

Passo a passo completo para tirar visto para Portugal

O visto para Portugal é necessário para quem ficar mais de 90 dias no país. Confira as regras, documentos, como tirar e renovar o visto.

bondinho nas ruas de portugal

Você busca conseguir um visto para Portugal? O país europeu é um dos principais destinos de viagem dos brasileiros. E também é uma das escolhas favoritas para morar, estudar ou trabalhar fora do Brasil.

Seja pela língua semelhante, seja pela cultura, a “terrinha” é a opção de muitos viajantes. Tanto é que já tem mais de 400 mil brasileiros vivendo em território português.

Se você está planejando uma viagem para terras lusitanas e ainda não sabe como tirar visto para Portugal, leia o nosso passo a passo completo. Ele tem todas as dicas para facilitar a sua vida na hora de solicitar a permanência no país. Confira!

Quais são os tipos de visto para Portugal?

Antes de mais nada, é sempre bom saber que, se você pretende viajar para Portugal como turista, não precisa tirar visto. Isso porque os brasileiros podem permanecer no país por até 90 dias sem a necessidade de documentação específica.

Mas se você está planejando ficar mais tempo ou até mesmo se mudar para Portugal, é preciso solicitar um visto de autorização para permanência no país.

Os tipos de visto para Portugal variam de acordo com o seu objetivo em terras lusitanas e o tempo que você vai permanecer no país europeu. Para brasileiros, eles podem ser divididos em:

  • Visto de estada temporária: válido por menos de 12 meses
  • Visto de residência: é utilizado para ficar 1 ano ou mais

Dentro dessas classes, existem vários tipos de visto para Portugal. Acompanhe os principais.

{{cta-europa}}

Visto para estudantes

O visto para estudantes é de longa duração, 1 ano ou mais. Ele é conhecido como D4 e vale para o ensino superior, intercâmbio e estágios profissionais. Para quem pretende ficar menos tempo, é possível solicitar o de estada temporária para estudo.

Visto para trabalho

O visto de trabalho para Portugal é conseguido por meio de um contrato já firmado ou uma promessa. Você também pode fazer a solicitação em caso de atuação independente, mas isso requer um contrato de prestação de serviços ou de sociedade.

Caso você queira procurar um emprego, existe um visto de trabalho para Portugal específico. Ele tem validade de 120 dias e é possível renová-lo por mais 60 dias.

Visto de rendas próprias

O visto de rendas próprias é voltado para pessoas que têm uma renda e conseguem arcar com o custo de vida em Portugal. Esse é o caso de aposentados, investidores etc. Para conseguir o visto, é preciso ter uma renda mínima, conforme a situação.

Visto para nômades digitais

O visto para nômades digitais é específico para quem trabalha de forma remota. Ele tem opções para estadia temporária (menos de 12 meses) ou residência (mais de 12 meses). É preciso comprovar renda mensal correspondente a 4 salários mínimos de Portugal.

Leitura recomendada: O que fazer em Lisboa? Conheça as melhores atrações da capital portuguesa.

Documentos necessários para solicitar um visto para Portugal

Dependendo do tipo de visto que você vai solicitar, é preciso apresentar uma série de documentos para que a sua entrada e permanência em Portugal sejam autorizadas.

Primeiramente, você precisa estar com o seu passaporte em dia e atualizado. E também com a documentação específica para a atividade que você  pretende realizar.

Ou seja, se você for estudar, precisa da carta de aceite da escola ou universidade. Se for para trabalhar, é necessária a recomendação da empresa. Se for para investir, você precisa dos comprovantes da sua aplicação financeira. E assim por diante.

Além desses documentos específicos, você também precisa separar alguns papéis. Geralmente, os documentos necessários para solicitar um visto para Portugal são:

  • Formulário de pedido de visto;
  • Duas fotos 3x4 recentes;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de seguro de viagem ou PB4;
  • Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal;
  • Autorização para consulta do Registro Criminal Português pelo SEF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de moradia em Portugal pelo tempo da viagem.

Como tirar visto para Portugal: passo a passo

Agora você deve estar se perguntando: mas como tirar visto para Portugal? Separamos um passo a passo completo para que você não se perca em meio à   burocracia e consiga a sua autorização da maneira mais rápida possível. Veja só!

  1. Acesse o site da VSF Global, a parceira oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal;
  2. Leia as instruções do processo de pedido de visto e se atente a todos os detalhes solicitados pela empresa;
  3. Escolha o tipo de visto que você pretende solicitar e confira com atenção a documentação exigida;
  4. Junte todos os documentos necessários, incluindo originais e cópias, e anexe ao pedido;
  5. Preencha e assine o Formulário de Pedido de Visto referente ao tipo de visto desejado;
  6. Pague as taxas relativas ao seu pedido;
  7. Entregue toda a documentação e o comprovante do pagamento das taxas no escritório da VFS que atende a sua região, presencialmente e com horário agendado (o site traz os contatos dos escritórios em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Nova Lima e Salvador).

Cerca de 15 dias após o envio da documentação, você receberá um e-mail com as informações para acompanhar o andamento do seu pedido. O prazo médio do processo é de 60 dias depois do envio de todos os documentos corretamente.

Como tirar visto de trabalho para Portugal

Agora, se a sua dúvida é sobre como tirar visto de trabalho para Portugal, saiba que o processo é semelhante aos demais e também é feito pelo site da VFS Global.

Nesse caso, é preciso reunir a documentação, selecionar o tipo de visto de trabalho e encaminhar o pedido, além de fazer o pagamento da taxa correspondente. A saber: o pedido de visto de trabalho em Portugal custa atualmente R$ 661,38.

Leitura recomendada: Roteiro de viagem para Portugal.

ETIAS: o que muda para turistas que vão a Portugal

O ETIAS é o Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem a ser implementado em 2025. Ele exigirá que os turistas tenham uma permissão de viagem, mesmo sem precisar saber como tirar visto para Portugal.

Essa será uma exigência para todo turista, que deverá apresentar alguns documentos ao passar pela imigração no aeroporto. Isso significa que brasileiro precisa de visto para Portugal? Não, pelo menos, pelo período de 90 dias.

Em outras palavras, será possível ainda entrar no território português sem o documento, mas será necessário ter a autorização de viagem ETIAS e o passaporte. Essa vai ser a obrigatoriedade para morar no exterior a partir de 2025, se o seu destino for a “terrinha”.

{{cta-europa}}

Como renovar visto para Portugal: confira o que muda

‍Se você quer saber como renovar visto para Portugal, aí vai uma boa notícia. Em dezembro de 2023, uma regulamentação foi anunciada com a renovação automática para todos os imigrantes que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No entanto, até 4 de fevereiro de 2024, ela não foi sancionada pelo presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, por isso, é preciso esperar. A expectativa é que a aprovação ocorra em breve.

Assim que estiver válida, será definido por quanto tempo vai valer o visto de trabalho para Portugal e o prazo para todas as categorias. Por enquanto, ainda não se tem essa informação, mas já é sabido que o processo não dará direito à cidadania.

Outro detalhe é que haverá limitações para pessoas com antecedente criminal. De toda forma, a nova regulamentação vai facilitar a permanência de estrangeiros.

Até a sanção dessa nova regra, para saber como renovar visto para Portugal, era preciso comparecer aos balcões de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que foi descontinuado.

Esse órgão foi substituído pela Agência da Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Ele tem uma função um pouco diferente e não atende apenas os casos em que se precisam de visto para Portugal. Isso justifica a facilitação do processo.

Dicas para facilitar a aprovação do seu visto para Portugal

Conforme explicamos, o pedido de visto para Portugal precisa ser feito com atenção, uma vez que requer o envio de vários documentos importantes. Nessa hora, vale a pena montar um checklist com o passo a passo que apresentamos.

Mas se você ainda tiver dúvidas sobre como tirar visto para Portugal, lembre-se de alguns pontos cruciais para facilitar a aprovação do seu visto, como:

  • Escolher o tipo de visto que se encaixa ao seu perfil de viagem;
  • Preencher todo o formulário de solicitação de visto corretamente;
  • Separar e organizar os documentos necessários com atenção;
  • Acompanhar o andamento do seu pedido pelo site;
  • Preparar-se para a entrevista no consulado.

Leitura recomendada: Tudo o que você precisa saber sobre o fuso horário lusitano

Viu só como a organização e o planejamento podem ser grandes aliados na hora de solicitar o seu visto para Portugal? Agora que você já sabe quais são os tipos de visto disponíveis, quais os documentos necessários e como tirar visto para Portugal, é só fazer as malas e aproveitar as terras lusitanas!

Então, o que acha de se mudar para o país europeu? Veja a lista completa das melhores cidades para morar em Portugal e comece a se programar.

{{rt-viagem-int-europa}}

{{cta-europa}}

Compartilhe:

Ganhe 2% de cashback

Abra sua Conta internacional sem taxa de abertura e receba até US$ 20 de cashback.

A Nomad oferece a abertura de contas nos EUA para pessoas brasileiras não residentes nos EUA. A Nomad não é um banco, é uma fintech. As operações de câmbio e transferências de fundos do Brasil para as contas de depósito nos Estados Unidos são feitas em parceria com Ouribank S.A. Banco Múltiplo (“Ouribank”). O Ouribank não é responsável pela abertura ou gestão das contas nos EUA ou pelas conversões de moeda realizadas pela Nomad Fintech Inc. ("Nomad").

A Nomad Tecnologia Ltda. é uma empresa do grupo empresarial Nomad, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Rua Bela Cintra, nº 1149, Sobreloja, Consolação, CEP 01.415-907, registrada sob o CNPJ/ME nº 34.662.852/0001-66, que também é correspondente cambial do Ouribank, para a realização de operações de câmbio dos clientes, conforme estabelecido na Resolução CMN 4.935, de 29 de julho de 2021. O Ouribank não é afiliado, controlado ou subsidiário, da Nomad ou da Nomad Tecnologia Ltda. Para quaisquer dúvidas, reclamações ou necessidade de suporte, o cliente deve contatar os canais de atendimento da Nomad (+55 11 4200.0204, support@nomadglobal.com). Os canais de atendimento Ouribank, para reclamações relacionadas a operações de câmbio, são +55 0800-775-0404 (SAC) ou SAC@ouribank.com. Caso o SAC do Ouribank não resolva a demanda, entre em contato com a Ouvidoria do Ouribank para questões de câmbio sob responsabilidade deles, nos telefones 0800-603-44444 ou 0800-775-4000, ou pelo e-mail ouvidoria@ouribank.com. O número de telefone da Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil é 145.

O cartão de débito Visa da Nomad (“Cartão de Débito Nomad Visa”) é emitido pelo Community Federal Savings Bank (“Banco”), membro do FDIC, sob licença da Visa U.S.A. Inc. A Nomad é gerente de programas bancários para o Cartão de Débito Nomad Visa e é única e exclusivamente responsável por fornecer atendimento ao cliente em nome do Banco para o Cartão de Débito Nomad Visa e a conta de depósito à vista americana associada. O Banco não tem associação com quaisquer outros serviços oferecidos pela Nomad.
O Cartão de Débito Nomad Visa requer uma verificação de identidade tanto por parte da Nomad quanto pelo Banco. A disponibilidade de fundos na conta de depósito à vista nos EUA depende do momento das suas instruções de pagamento e pode estar sujeita a restrições de prevenção a fraudes. Portanto, os tempos de transferência podem variar.

Os fundos depositados em reais não são mantidos com o Banco até serem convertidos em dólares pela Nomad e transferidos para o Banco. O Banco, como membro do FDIC, oferece à você cobertura de seguro FDIC para os fundos na conta de depósito à vista nos EUA, limitada a $250.00,00 por depositante, por categoria de titularidade e por instituição bancária segurada. Para mais informações sobre o seguro FDIC, visite www.FDIC.gov. Você é responsável por gerenciar seus ativos totais em todos os bancos dentro do programa FDIC para garantir que permaneça dentro dos limites de cobertura.

Seu saldo em dólares pode ser enviado para e mantido pelo Banco ou mantido pelo Banco em uma ou mais das outras instituições de depósito seguradas membros do FDIC, listadas em https://www.cfsb.com/fdic/ (“bancos da rede”). A lista de bancos da rede está sujeita a alterações de tempos em tempos. Seu saldo em dólares e outros depósitos que você possa manter no Banco são segurados até $250.000,00 no total e, da mesma forma, seu saldo em dólares que mantivermos em quaisquer bancos da rede em seu nome e outros depósitos que você tenha nesse banco da rede são segurados até US$250.000,00 no total, em caso de falência do banco que mantém o depósito. Os valores de fato segurados podem ser menores ou sofrer alterações com base em qualquer outro saldo que você mantenha separadamente em um banco da rede.

A Nomad tem sede nos Estados Unidos e está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (“SEC”) como Consultora de Investimentos. Ela oferece seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos e em relação a produtos de investimento norte-americanos. O registro na SEC não implica um determinado nível de habilidade ou treinamento.

Assim, com base na Orientação Técnica nº 33/2005 da CVM, a Nomad mantém um contrato com uma instituição regulada no Brasil, que faz parte do sistema de distribuição de valores mobiliários brasileiro, devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil - ("Bacen”) e pela Comissão de Valores Mobiliários - "CVM"), Global Investment Services DTVM Ltda., registrada sob o número de CNPJ/MF: 47.227.569/0001-58 (“Parceiro Brasileiro” ou “ DTVM Global”), que oferece acesso aos Serviços da Nomad para investidores que são residentes, domiciliados ou incorporados pela República Federativa do Brasil. Os serviços oferecidos pelo Parceiro Brasileiro não devem ser considerados valores mobiliários oferecidos a esses investidores.

A Nomad oferece seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos e de acordo com as regras e regulamentações aplicáveis aos EUA. Esses serviços não estão registrados nem são supervisionados pela CVM ou por outra instituição reguladora brasileira. Para registrar reclamações ou solicitar suporte, clientes residentes ou domiciliados no Brasil, que se tornaram clientes da Nomad por meio da intermediação do Parceiro Brasileiro, estão convidados a entrar em contato conosco em support@nomadglobal.com ou +55 (11) 4200-0204 (Brazil) / +1 (888) 998-2261 (USA).

Certos serviços de investimento nos Estados Unidos são fornecidos pela DriveWealth LLC (“DriveWealth”) e Apex Clearing Corporation (“Apex”), membros da Financial Industry Regulatory Authority (“FINRA”) e da Securities Investor Protection Corporation (“SIPC”), que protege os clientes de valores mobiliários de seus membros até US$ 500.000,00 (incluindo US$ 250.000,00 para reclamações de dinheiro). Brochura explicativa disponível mediante solicitação ou em www.sipc.org. O SIPC não cobre depósitos bancários. Seus investimentos são mantidos em uma conta individual na DriveWealth ou Apex. Verifique os registros dessas empresas na ferramenta BrokerCheck da FINRA (www.brokercheck.finra.org/). A cobertura do FDIC se aplica à sua conta bancária e não cobre os saldos depositados na DriveWealth ou Apex.

Embora a Nomad avalie cuidadosamente os ativos disponíveis em nosso aplicativo, não damos nenhuma afirmação sobre a probabilidade de qualquer investimento atingir um resultado ou objetivo específico. O desempenho passado não garante resultados futuros. Os valores dos ativos flutuam (volatilidade), o que significa que os retornos em um período podem ser significativamente mais altos ou mais baixos do que em um período anterior. Os investimentos na Nomad podem perder valor. A Nomad não pode prever flutuações do mercado ou outras incertezas que possam afetar o valor de qualquer investimento. Como indivíduo, você deve considerar cuidadosamente a adequação de seus investimentos à sua situação financeira, incluindo necessidades de fluxo de caixa, circunstâncias fiscais, perfil de risco ou outros fatores subjetivos. É recomendado que você utilize todos os recursos disponíveis para se informar sobre investimentos de maneira geral e sobre a composição geral de seu portfólio. Questões fiscais ou legais relativas aos investimentos realizados através da Nomad devem ser obtidas pelos próprios clientes. A Nomad e suas afiliadas não fornecem nenhum tipo de aconselhamento legal ou fiscal.

As marcas registradas, logotipos e marcas de serviço que aparecem nos Serviços, incluindo, mas não se limitando à marca registrada “Nomad” são marcas registradas e marcas de serviço da Nomad . Outros nomes de empresas, nomes de produtos e nomes de serviços usados e exibidos nos Serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários, que podem ou não endossar ou estar afiliados ou conectados conosco. Nada nos Serviços deve ser interpretado como concessão, implicitamente ou de outra forma, de qualquer licença ou direito de usar qualquer marca registrada ou marca de serviço exibida nos Serviços sem nossa permissão prévia por escrito em cada caso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Política de Segurança da Informação sobre Privacidade de Dados e Cibersegurança e Conformidade com os Direitos dos Titulares de Dados.

Saiba mais sobre a Fintech Nomad Inc em SEC’s IAPD . Confira todas as informações legais.

Viaje para a Europa com a Nomad e economize!

Sabia que a Nomad torna a sua viagem internacional ainda mais vantajosa?  Com a Conta Internacional Nomad, você tem muito mais vantagem em compras e viagens no exterior.

Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio. E você pode utilizar o seu Cartão Nomad na Europa sem preocupações. 

Suas compras são convertidas de Euro para Dólar automaticamente, e você confere tudo direto no app. Simples e sem burocracia. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos (ATM) que aceitem a bandeira Visa.

E os benefícios não param por aí. No Nomad Trips você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos e garantir ingressos para atrações no Brasil e no mundo. Uma plataforma completa para você planejar o seu passeio, monitorar preços e criar roteiros personalizados com o poder da inteligência artificial!

Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!

E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.

A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio e começar a investir no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados.

Além disso, os valores mobiliários da sua Conta Nomad são assegurados por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.

Abra a sua Conta Internacional Nomad agora!