O Índice Dow Jones é um dos indicadores financeiros mais importantes do mundo. Ele avalia o mercado de ações norte americano e indica se os investimentos no exterior estão ou não rentáveis, mostra tendências e ajuda os investidores em suas comparações.
Como se sabe, as bolsas de valores americanas possuem forte influência, com um enorme impacto na economia global. Seus resultados atraem o olhar dos investidores de todo o mundo e exigem atenção contínua ao desempenho das empresas.
Entender o que é o índice Dow Jones (ou “The Dow”) pode ser fundamental para investidores que desejam proteger seu dinheiro e ter melhores resultados. Preparamos um artigo completo para que você fique por dentro do tema. Continue a leitura!
O que é Índice Dow Jones?
Ainda que não seja o índice mais antigo do país, a história do Dow Jones se confunde com a criação das bolsas dos Estados Unidos. O Índice Dow Jones Industrial Average (DJIA) foi criado em 1884 pelos fundadores do The Wall Street Journal, Charles Dow e Edward Davis Jones.
Seu intuito era o de avaliar o mercado de ações de transporte e sua influência no setor logístico. O índice era composto por 12 empresas baseadas em commodities, que evidenciavam a importância das estradas de ferro para a economia dos EUA da época.
Com o desenvolvimento do país e da economia, o índice foi sendo renovado para acompanhar empresas de outros setores. Atualmente, o índice Dow Jones é baseado na cotação de 30 empresas líderes de mercado, cujo valor somado representa um grande impacto na economia e ajuda a entender o desempenho das empresas de capital aberto.
É importante notar que não existem regras pré-determinadas para que as empresas sejam incluídas no índice. Porém, elas precisam ser de grande potencial, com reconhecimento e respeitadas pelo mercado norte-americano.
Para que serve e qual a importância do Índice Dow Jones?
Usado especialmente para acompanhar ETFs e Fundos de Investimentos, o Índice Dow Jones indica os resultados das empresas norte-americanas de grande porte (também conhecidas como blue chips ou large caps).
Além de ser um índice para acompanhar e indicar tendências, é também fundamental para entender a história da economia norte-americana e sua evolução.
Ele reflete o desenvolvimento de diferentes setores ao longo da história e ajuda a comparar o comportamento do mercado em momentos mais relevantes (como durante a pandemia do Covid-19, por exemplo). Assim, faz com que os investidores tomem melhores decisões.
Mesmo que acompanhe as 30 principais empresas dos EUA, o Índice Dow Jones é de enorme relevância, pois ajuda a entender a flutuação do mercado, das economias em crescimento e a possibilidade de expansão de diferentes setores.
Teoria Dow: o que é e como ajuda na análise técnica?
Um ano após a criação do índice Dow Jones, Charles Dow criou uma teoria que dá suporte ao entendimento da relação entre as tendências de mercado de ações e outras atividades de negócio.
Ela é sustentada por seis principais pilares, que são:
- Os índices se ajustam a qualquer situação;
- O mercado possui três tendências;
- A tendência primária é dividida por acumulação, participação pública e distribuição;
- índices e médias devem se confirmar;
- O volume deve confirmar a tendência;
- Uma tendência permanece até que apresente sinais de reversão.
Qual é a composição atual do índice Dow Jones?
Atualmente o índice Dow Jones é composto pelas seguintes empresas:
- American Express;
- Amgen;
- Apple;
- Boeing;
- Caterpillar;
- Chevron;
- Cisco Systems;
- Coca-Cola;
- Dow;
- Goldman Sachs Group;
- Home Depot;
- Honeywell International;
- IBM;
- Intel Corporation;
- Johnson & Johnson;
- JPMorgan Chase;
- McDonald’s;
- Merck;
- Microsoft;
- Nike;
- Procter & Gamble;
- Salesforce.com;
- The Travelers Companies;
- UnitedHealth Group Inc;
- Verizon;
- Visa;
- Walgreen’s;
- Walmart;
- Walt Disney;
- 3M.
Vale lembrar que a escolha das empresas segue alguns critérios de reputação, crescimento sustentável e interesse dos investidores. Os números oficiais podem ser acompanhados pelo site oficial do Dow Jones.
Como o índice Dow Jones é calculado?
O cálculo do índice é realizado pela soma dos valores das 30 empresas e depois dividido pelo divisor Dow (DJIA = Σp/d). Inicialmente, o valor do índice indicava uma média aritmética simples, com uma avaliação das ações das companhias. Hoje, o cálculo é mais completo e considera os valores de distribuição, proventos, splits e agrupamentos.
Um ponto importante a ser dito aqui é que não é possível investir no índice Dow Jones, que é um indicador teórico. Como opção, é possível investir em fundos que acompanham o desempenho do índice, como ETF’s ou fundos de índice, com rendimentos atrelados.
Outra alternativa é investir diretamente nas ações e replicar os resultados dos índices. A negociação é feita diretamente na bolsa americana, com custos adicionais. Além disso, há também os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), recibos de investimentos da B3 em ações internacionais.
E então, gostou do conteúdo? Como você pode ver, o Índice Dow Jones é de extrema importância na economia e no setor de investimentos. Acompanhá-lo pode ajudar os investidores a tomar melhores decisões.