O que é cashback? Veja como funciona e como resgatar

Por:
Eduardo Sena
14/5/2024
|
Atualizado em
26/12/2023
15 min de leitura

O cashback é uma modalidade que vem crescendo no Brasil, principalmente com o aumento das vendas pela internet, e permite que os clientes acumulem créditos a partir da compra de alguns produtos e troquem por dinheiro posteriormente.

O principal objetivo do cashback é fidelizar os clientes. Mas como esse sistema funciona? Ele é confiável? Como receber o dinheiro do cashback? Neste artigo vamos te mostrar os principais detalhes sobre o assunto. Confira!

O que é cashback e como funciona?

“Cashback” é uma palavra inglesa que significa, em português, “dinheiro de volta”. O sistema começou a funcionar pelo mundo nos anos 1990 e, atualmente, é muito comum entre empresas de cartões de crédito e plataformas de pagamento digital.

Basicamente, o cashback devolve parte do dinheiro ao consumidor. Essa devolução é calculada sobre uma porcentagem do valor gasto com determinado produto ou serviço e varia de empresa para empresa.

Para entender o que é cashback e como funciona, é preciso, também, ficar atento aos diferentes tipos de reembolso disponíveis.

Alguns, por exemplo, permitem que você realmente receba o dinheiro de volta na sua conta. Já outros apenas disponibilizam o dinheiro em uma espécie de carteira digital que pode ser usada para abater o valor de futuras compras.

Existe ainda o chamado cashback social, em que parte do seu gasto é destinado pela empresa para algumas instituições sociais que você escolher.

No geral, o cashback é uma espécie de incentivo às compras, permitindo que você tenha parte do dinheiro gasto de volta. Ele funciona como uma forma moderna de desconto e pode ser usado de diversas maneiras, conforme vamos explicar abaixo.

Como receber o dinheiro do cashback?

O sistema do cashback funciona de maneira bem simples. Primeiramente, você precisa se inscrever em um programa de reembolso e, depois, entrar no site da empresa parceira e realizar suas compras virtuais.

Em seguida, você precisa ativar o cashback, o que é feito por meio de aplicativos, navegadores ou extensões das empresas de cartão ou plataformas de pagamento.

A loja parceira, então, avisa à empresa de cashback sobre a sua compra e, após um período pré-estabelecido, o reembolso fica disponível para você.

Conforme já explicamos, alguns programas oferecem o dinheiro de volta, outros incluem o bônus para reutilização em novas compras, e alguns enviam o valor para instituições de caridade.

No primeiro caso, o valor pode ser resgatado diretamente na sua conta-corrente cadastrada na empresa de cashback. No segundo caso, o saldo fica armazenado em uma carteira digital e pode ser utilizado em situações específicas.

Já no terceiro caso você escolhe qual instituição social vai ser beneficiada e a empresa de reembolso realiza a transferência da doação.

Nesse sentido, antes de aplicar o cashback em uma compra, você precisa conferir os termos oferecidos pelo programa, seja pela empresa de cartão de crédito, seja pela plataforma de pagamento digital escolhida para o processo.

Então, para você saber como receber o dinheiro do cashback, você precisa entender as regras e critérios estabelecidos por cada programa.

Qual a lógica por trás do cashback?

O cashback é um sistema de reembolso ou recompensa que vem sendo utilizado por muitas empresas no lugar de descontos ou promoções. Ele não é um dinheiro grátis, mas sim um benefício recebido pela compra de um produto ou serviço.

Uma das vantagens desse sistema para os consumidores é que ele permite maior liberdade em relação ao benefício adquirido, uma vez que você pode escolher como quer receber o dinheiro de volta.

No caso das empresas, o cashback serve, principalmente, para fidelizar os clientes. Assim, quando uma marca investe nessa estratégia, ela está pensando também no lucro a médio e longo prazo.

Cashback é seguro?

O sistema do cashback é muito seguro. Mas, como tudo que envolve dinheiro, você precisa checar a confiabilidade da empresa que fornece o programa antes de se cadastrar e se certificar que as transações aconteçam da maneira necessária.

Não é porque você pode receber um benefício que precisa realizar muitas compras. Mesmo tendo vantagens, você deve controlar os gastos e medir se o preço pago pelo produto ou serviço e o valor do bônus ofertado realmente valem a pena.

Quais empresas oferecem programa de cashback?

Cashback Méliuz

A Méliuz é a maior empresa de cashback do Brasil atualmente. Ela conta com mais de 1.600 lojas parceiras, que incluem desde grandes varejistas até pequenos empreendedores online, e tem dois métodos de reembolso disponíveis, tanto para lojas físicas quanto para lojas online, em que você pode acumular o saldo e solicitar o resgate direto na sua conta bancária.

Cashback Ame Digital

A Ame Digital também é forte no mercado e, com ela, quando você faz uma compra em uma das lojas parceiras e realiza o pagamento pelo aplicativo, recebe parte do valor dos produtos de volta. Nas compras online, o cashback fica disponível em até 30 dias corridos após a entrega da mercadoria, e nas compras presenciais, em até sete dias, tudo automaticamente na sua conta Ame.

Cashback PicPay

O PicPay funciona de forma semelhante, mas com cashback a partir de algum pagamento realizado pela plataforma. Assim, você recebe uma porcentagem do valor retirado da sua conta, que fica de saldo na sua carteira digital e pode ser utilizado para pagar outras pessoas e quitar contas.

Cashback PagBank

O PagBank é o programa de cashback do Pagseguro, uma das maiores plataformas de pagamento online do Brasil. Com ele, a partir de qualquer compra, você ganha uma recompensa progressiva.

Cashback Beblue

O Beblue é um pouco diferente dos demais, já que permite a ativação do sistema de cashback em lojas físicas. Assim, você precisa instalar o aplicativo e avisar ao vendedor que vai usar o método para o pagamento.

Alguns bancos também oferecem o sistema de cashback, como o Banco Inter e o Nubank. Nesses casos, há lojas vinculadas aos cartões, que permitem a compra de produtos e serviços e oferecem o reembolso por isso.

Então, entendeu melhor o que é cashback e como funciona? Esperamos que com nosso artigo você tenha acumulado informação necessária para começar a utilizar esse método de reembolso e consiga vários benefícios!

Compartilhe: