Vale a pena ter um cartão de débito internacional? Descubra aqui!

Por:
Eduardo Sena
17/7/2024
|
Atualizado em
28/2/2024
15 min de leitura

Está pensando em viajar para o exterior nos próximos meses? Ter um cartão de débito internacional na carteira será indispensável! Hoje em dia são raros os estabelecimentos que não aceitam cartão, além de ser muito mais seguro do que carregar muitas notas em espécie.

No entanto, com tantas variedades no mercado, é difícil escolher e entender qual a melhor opção para suas necessidades. Por isso, preparamos um cartão de débito internacional, suas vantagens e como solicitar um. Vamos lá!

Como funciona um cartão de débito internacional

O cartão de débito internacional é o instrumento que permite realizar transações financeiras em qualquer país, diferentemente de um cartão de débito comum, que pode ser utilizado somente no Brasil.

Porém, na prática funciona de maneira semelhante ao seu cartão de débito brasileiro. Ao realizar uma compra em um estabelecimento, você paga e o valor é descontado na hora. Em alguns casos, é descontado além do valor da compra, algumas taxas como IOF, que pode chegar até a 6,38%.

Essas taxas variam de acordo com o banco e operadora do cartão, mas existem muitas opções de contas em dólar, que ajudam a economizar em viagens internacionais. Essas contas contam com uma alíquota menor, de apenas 1,1%.

Com isso, você economiza em todas suas compras e consegue adquirir itens que tanto deseja. Já pensou em comprar um iPhone nos Estados Unidos sem pagar taxas absurdas por isso? Com o cartão de débito internacional, é super possível!

Vantagens do cartão de débito internacional

Além de ajudar a economizar, o cartão de débito internacional possui uma série de vantagens para quem deseja comprar no exterior, como:

1. Taxas menores do cartão de débito tradicional

O cartão de débito internacional possui cobrança de taxas menores do que o cartão tradicional. Por exemplo, ao realizar uma compra com seu cartão de crédito brasileiro em um site estrangeiro, além de pagar o câmbio do dia (que nem sempre está no valor mais baixo), também paga um IOF de 6,38% sob o valor da transação.

Com essa solução, além de poder ter maior controle financeiro, comprando dólar quando a cotação estiver favorável, você pode utilizar o cartão sem cobrança de IOF em toda compra internacional, pagando apenas 1,1% no câmbio ao trazer seu dinheiro para a conta em dólar.

2. Segurança ao viajar

Levar grandes quantias de dinheiro em espécie durante uma viagem ao exterior pode ser arriscado. Turistas podem ser vistos como alvos mais suscetíveis a roubos e golpes, e você não precisa passar por um problema deste tamanho.

O cartão de débito internacional ajuda a trazer mais tranquilidade, já que você pode usá-lo sem se expor desnecessariamente. Além disso, em caso de perda ou roubo do cartão, a grande maioria dos bancos, você pode bloquear o cartão imediatamente e utilizar o virtual na sua wallet de preferência, como Apple Pay, Google Pay e PayPal.

3. Facilidade para sacar dinheiro

Mas claro, sempre é preciso andar com algum valor em espécie para fazer alguma compra na rua, por exemplo. Neste caso, muitos cartões oferecem a possibilidade de fazer saques em ATMs (caixas eletrônicos), cobrando uma pequena taxa ou até mesmo de graça.

Como solicitar um cartão de débito internacional?

Agora que você já conhece as vantagens de utilizar um cartão de débito internacional, agora é o momento de ter um para chamar de seu. O processo é simples e direto, embora alguns detalhes podem variar de acordo com o banco ou instituição financeira.

Segue um pequeno passo a passo de como pedir seu cartão de débito internacional:

  • Faça a pesquisa: Antes de tudo, faça uma pesquisa detalhada para encontrar a instituição financeira que ofereça as melhores condições. Verifique as taxas, limites de gastos, benefícios adicionais, opiniões de clientes e quaisquer outras informações relevantes;
  • Abra uma conta: Escolhida a instituição, basta abrir uma conta com seu nome. Todo o processo pode ser feito online, basta separar seus documentos, como RG ou carteira de habilitação;
  • Solicite o cartão: Após aprovação do seu cadastro e abertura da conta, você terá acesso a área de cartões e poderá fazer a solicitação. Como se trata de um cartão de débito, não é necessário esperar análise de crédito. Porém, alguns bancos cobram uma taxa pela emissão do cartão.
  • Ative e comece a usar: Assim que receber seu cartão, basta habilitá-lo no app da instituição. Quando tiver saldo disponível, você pode começar a usar seu cartão físico e virtual.

Agora, você pode além de realizar compras no exterior, fazer saques em caixa eletrônico sempre que estiver fora do país!

Dicas práticas para usar o cartão de débito internacional

Ter um cartão de débito internacional é uma maneira segura e econômica de fazer compras no exterior, mas é preciso ter cuidado para tornar seu cartão ainda mais eficiente e seguro. Confira algumas dicas para comprar no exterior!

Monitore suas despesas

Um cartão de débito internacional facilita a realização de compras em moeda estrangeira, mas é importante monitorar de perto essas transações e garantir que seu orçamento seja respeitado. Acompanhe sempre pelo app seu saldo em tempo real e controle para que seu dinheiro não acabe antes do planejado.

Confira as taxas do seu cartão

Apesar do cartão de débito internacional ter taxas mais acessíveis dependendo da instituição financeira, ainda assim vem acompanhado delas. Confira o IOF e a taxa operacional do seu cartão para não ter uma surpresa desagradável depois.

Cuide da segurança durante viagens

Sempre que possível, mantenha seu cartão bem guardado durante suas viagens. Nunca o deixei em um local fácil e quando não estiver usando, deixe em um local seguro, como um cofre ou trancado na mala. Em caso de perda ou roubo, faça o bloqueio imediatamente.

Verifique a compatibilidade dos caixas eletrônicos

Não é em todo caixa eletrônico que você poderá realizar saques. Antes de abrir sua conta, confira qual rede seu cartão de débito internacional é compatível e se o app da instituição possui um localizador de ATMs para facilitar a busca.

Qual o melhor cartão de débito internacional?

A escolha do melhor cartão de débito internacional depende de vários fatores, mas principalmente das suas necessidades. Primeiro, é essencial avaliar as taxas e como elas impactam suas compras, que podem variar de forma significativa de banco para banco.

Bancos tradicionais costumam cobrar alto por compras internacionais e saques em caixas eletrônicos, com IOF, câmbio e inúmeras outras taxas que aumentam e muito o valor final da compra. Por isso, procurar por instituições especializadas em contas internacionais é essencial.

Outra consideração importante é a aceitação global do cartão. Nem todos os cartões são aceitos em todos os lugares. Porém, cartões que fazem parte das redes Visa e MasterCard possuem alta aceitação global. No entanto, é sempre útil verificar se o cartão é aceito nos locais onde você planeja viajar ou nas lojas online onde pretende fazer compras.

Confira também os benefícios que o cartão oferece. Muitos cartões de débito internacionais oferecem benefícios adicionais, como seguros de viagem, descontos em determinados comerciantes ou programas de pontos de fidelidade.

Lembre-se, o "melhor" cartão de débito internacional é aquele que atende melhor às suas necessidades pessoais. Portanto, pesquise muito, compare suas opções e consuma o máximo de informações possíveis antes de tomar uma decisão.

Escolha o melhor cartão de débito internacional!

Com certeza, você já é craque sobre cartões de débito internacionais. Aprendemos aqui como esses cartões funcionam, suas vantagens, como solicitá-los e como usá-los de maneira eficiente e segura.

Como recomendação de cartão de débito internacional seguro e que gera economia de verdade para você, temos o Cartão de Débito Internacional Visa da Nomad. 

Com o cartão, você conta com várias vantagens, como saques gratuitos pela rede MoneyPass, um IOF de apenas 1,1% e taxa operacional a partir de 1%. Além disso, o cartão Nomad garante a cotação do dólar comercial no momento da transação e oferece tanto um cartão físico quanto um virtual.

E quem é Nomad tem uma série de benefícios incríveis, como desconto em hospedagens, passagens aéreas internacionais, sala VIP exclusiva no aeroporto de Guarulhos e muito mais.

Conheça e peça agora seu cartão de débito internacional da Nomad!

Compartilhe: