Como funciona o visto de nômade digital na Espanha?

Por:
Clara Dalanora
19/8/2024
|
Atualizado em
16/4/2024
15 min de leitura

Ter um visto de nômade digital na Espanha facilita a entrada e permanência legal de um profissional estrangeiro. A modalidade oferecida pelo governo espanhol viabiliza os planos de passar uma temporada trabalhando fora do Brasil e ter condições de bancar a estadia.

A formalização permite um planejamento mais consistente, que engloba a escolha da cidade onde morar e os gastos básicos do dia a dia. Mas, antes disso, é preciso entender como funciona esse tipo de visto, quem pode obtê-lo e quando deve ser solicitado.

Neste conteúdo, você vai saber tudo o que precisa sobre o visto de nômade digital na Espanha. Continue a leitura e veja como trabalhar em um dos países mais deslumbrantes e atrativos da Europa!

Como é ser um nômade digital na Espanha

A Espanha é um destino incrível, que atrai milhares de turistas e viajantes do mundo inteiro. Logo, não seria diferente com os nômades digitais, agora que existe um visto específico para essa categoria.

O país das touradas, do açafrão e das belezas naturais estonteantes é também um lugar seguro, referência em saúde e qualidade de vida, além de uma das melhores nações em educação e oportunidades de estudo.

Para os nômades digitais, o novo visto que permite a entrada dos trabalhadores qualificados e suas famílias é um incentivo para quem deseja viver no país. A Espanha tem um diferencial em relação a outros países que oferecem visto para nômades digitais.

A lei permite que um profissional nômade morando em terras espanholas trabalhe para empresas locais, desde que ao menos 80% dos serviços prestados seja para empresas estrangeiras, ou seja, fora da Espanha.

Entre os principais motivos que levam nômades digitais do mundo inteiro a escolher a Espanha como destino para trabalhar, além do visto, estão o custo de vida relativamente baixo, o excelente acesso à internet e a variedade de cidades incríveis com boa infraestrutura.

A Espanha é o terceiro maior berço de patrimônios da humanidade do mundo, atrás apenas da Itália e da China. A cultura espanhola é riquíssima, com influências variadas, o que deixa qualquer viajante fascinado por conhecer de perto o que já foi estudado nos livros de história.

Com a flexibilidade de horário, ser nômade digital na Espanha é poder viver in loco, trabalhar online e turistar, enquanto ganhando dinheiro para aproveitar ao máximo a experiência, sem aquele medo de não conseguir bancar a temporada.

Confira também: 10 empresas que contratam brasileiros para trabalhar no exterior.

Como funciona o visto de nômade digital na Espanha

A duração do visto de nômade digital na Espanha é de 1 (um) ano, podendo ser estendido por até 5 (cinco) anos a contar da data de entrada. Após esse período, caso o trabalhador qualificado deseje continuar morando no país, deverá solicitar a residência permanente.

Sendo aprovado, ele terá equiparação a um cidadão espanhol, incluindo as obrigações e benefícios fiscais. Antes de falar sobre o passo a passo para requerer o visto de trabalho nômade, é preciso saber se você se encaixa nos requisitos e exigências:

  • Não ter nascido na Espanha.
  • Trabalhar para empresa de fora da Espanha.
  • Ter seguro de saúde contratado em entidades autorizadas a operar na Espanha.
  • Comprovar renda mínima – ao menos 2.000 euros por mês (cerca de R$ 11.000).
  • Exercer atividade profissional à distância e obrigatoriamente por meios e sistemas informáticos, telemáticos e de telecomunicações;
  • Não estar ilegalmente em território espanhol.
  • Não ter antecedentes criminais na Espanha ou em qualquer país onde tenha residido pelos últimos 5 (cinco) anos.
  • Ter pelo menos 3 (três) anos de experiência de trabalho comprovada antes da data de solicitação do visto.
  • Não sair do país por mais de 6 (seis) meses durante o período de um ano.

Esse tipo de visto traz uma série de benefícios para os nômades digitais que desejam trabalhar e viver na Espanha. Destacamos os principais:

  • É mais rápido – o prazo de resposta é de apenas 20 (vinte) dias.
  • É permitido viajar por toda a Europa com um visto de nômade digital – França, Itália, Portugal, Turquia, Reino Unido e muito mais.
  • É o pontapé inicial para a residência permanente espanhola.
  • Estimula os investimentos – possibilidade de abrir ou expandir o negócio na Espanha ou Europa.
  • Gera benefício fiscal – chance de pagar apenas 24% da renda em impostos.

Passo a passo: como obter o visto de nômade digital na Espanha

A seguir, apresentamos um passo a passo prático de como solicitar e obter aprovação para o visto de nômade digital na Espanha. Existem duas formas de realizar o processo:

  1. Na Espanha – caso você tenha o visto de turista, poderá solicitar a versão para nômade digital, que terá duração de 3 (três) anos.
  2. No Brasil – em uma das sedes do Consulado Espanhol em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo ou na Embaixada Brasileira em Brasília., O visto aprovado terá duração de um ano, e após a entrada na Espanha poderá se estender por 3 (três) anos.

Como é algo que envolve burocracias, será necessário apresentar alguns documentos e comprovações, solicitados pelo órgão responsável, para aprovação e liberação do visto de nômade digital:

  • Cópia do passaporte válido.
  • Comprovante de pagamento da taxa de solicitação.
  • Formulário de solicitação assinado e datado.
  • Comprovante de vínculo trabalhista/profissional com a(s) empresa(s) estrangeira(s) de pelo menos 3 (três) meses.
  • Comprovante de atividade real e contínua com uma ou mais empresas estrangeiras com o qual mantém relação de trabalho há no mínimo 1 (um) ano.
  • Carta da empresa estrangeira, autorizando o desenvolvimento de trabalhos remotos na Espanha – informe a remuneração ou salário, os termos e demais condições da atividade que será exercida no país.
  • Cópia do diploma ou comprovação do conhecimento referente às atividades desenvolvidas no trabalho remoto.
  • Certificado de cobertura da Previdência Social (se houver acordo com o país de origem) ou inscrição na segurança social espanhola da empresa estrangeira.
  • Certidão de antecedentes criminais do país ou países onde residiu nos últimos 2 (dois) anos e declaração da inexistência de antecedentes criminais dos últimos 5 (cinco) anos.
  • Seguro de saúde público ou privado.

Como se adaptar à cultura e ao estilo de vida da Espanha

Quem sonha em trabalhar em qualquer lugar do mundo precisa se preparar para lidar com as diferenças, sejam elas de cultura, língua ou hábitos, e se integrar ao novo ambiente. A Espanha é um país diverso, repleto de natureza, história, festas e uma gastronomia de dar água na boca.

O clima quase sempre ensolarado é ideal para os passeios ao ar livre, o que favorece entrar em contato com as pessoas locais e fazer amizades.

Enquanto Madri e Barcelona são mais urbanas, cidades como Sevilha, Valência, San Sebastián e Málaga são menores e mais aconchegantes, porém com algo em comum: todas oferecem condições e estrutura para quem trabalha online, o que inclui boa internet e espaços de coworking.

O custo de vida na Espanha é menor quando comparado ao de outros países da Europa, sendo possível levar uma vida estável, sem grandes confortos com o valor de um salário mínimo do país, que é de 1.080 € com variação para mais dependendo da cidade.

Os espanhóis são conhecidos por sua hospitalidade e alegria, proatividade e carisma, características bastante parecidas com os brasileiros.

Com um visto de nômade digital na Espanha e a capacidade de adaptação típica do povo brasileiro, não será difícil se enturmar e logo começar a fazer parte dos grupos, além de ser convidado para festas e eventos nativos.

Se curtiu o conteúdo e deseja se preparar um pouco mais antes de fazer as malas e pegar o primeiro voo, aproveite e saiba como morar na Espanha, para se mudar com segurança e tranquilidade!

Compartilhe: