Nomad e Apple Pay: como pagar usando a carteira digital?

Por:
Nomad
15/5/2024
|
Atualizado em
15/5/2024
15 min de leitura

Usar o celular para facilitar as tarefas do dia a dia não é novidade para ninguém. Mas você sabe como aproveitar seu smartphone para fazer pagamentos de um jeito rápido e seguro? Quais recursos você já tem disponíveis no seu celular que não está aproveitando?

Conheça o Apple Pay e saiba como tirar o melhor proveito dessa ferramenta cadastrando o seu cartão Nomad na carteira digital da empresa da maçã. Continue lendo e confira tudo.

O que é uma carteira digital?

Uma carteira digital nada mais é do que um aplicativo digital para armazenar o seu apanhado de cartões usados para pagamentos e também para outros serviços. Nesse app, estão armazenados cartões de débito, crédito, vale-refeição, transporte, cartões de embarque, ingressos para cinema ou shows, e até cartões de vacinação.

Em vez de ter uma carteira física (literalmente) pesando seu bolso, todos esses recursos são disponibilizados no seu telefone – e em outros aparelhos também.

Falando em pagamento, é por meio das carteiras digitais que o famoso pagamento por aproximação funciona. Trata-se de uma conveniência bem grande, já que é mais provável que os usuários estejam com seu telefone por perto do que com sua carteira. Basta aproximar o telefone da máquina de pagamento e pronto!

Como medida extra de proteção, alguns aplicativos podem requerer identificação facial ou um código para liberar a função de pagamentos por aproximação. Essas preferências são personalizadas de acordo com o telefone e, claro, com a escolha do usuário.

Como o pagamento por aproximação funciona?

Tudo acontece graças ao NFC (Near Field Communication) – ou, em bom português, comunicação por campo de proximidade. Essa tecnologia permite a troca de dados sem fio entre dispositivos próximos, geralmente a uma distância de até alguns centímetros.

A troca acontece entre um dispositivo que emite o sinal para o pagamento e a máquina que capta esse sinal.

A principal vantagem do NFC, sem dúvidas, é a comodidade. Além disso, o recurso de segurança é vantajoso.

Isso acontece porque o NFC utiliza protocolos complexos de segurança para proteger seus dados em todas as operações, tornando os pagamentos por aproximação bem mais seguros.

Além da comodidade de fazer compras usando o celular, fazer pagamentos por aproximação elimina a necessidade de levar dinheiro na carteira.

O que é Apple Pay?

Entendido o conceito de carteira digital, agora fica mais fácil explicar o que é o Apple Pay. Esse é um sistema que funciona a partir da carteira digital, porque os cartões de pagamento armazenados na Wallet (carteira digital da Apple) são usados no Apple Pay.

O Apple Pay é um aplicativo nativo da Apple, é mais um recurso da empresa da maçã para facilitar a vida dos seus usuários: em vez  de precisarem procurar por uma carteira digital para fazer pagamentos, a própria Apple já oferece o app Carteira e o Apple Pay.

Qual a diferença entre Apple Carteira e Apple Pay?

Se você é usuário Apple, já deve ter usado o aplicativo Carteira para fazer pagamentos por aproximação. Sendo assim, qual a vantagem de usar o Apple Pay?

Primeiramente, uma diferença é em relação ao uso de cada aplicativo. Enquanto o app Carteira armazena diferentes tipos de cartões, como indicado acima, o Apple Pay é direcionado exclusivamente para a parte de pagamentos.

Independentemente da maneira que você escolher fazer suas compras, ambas são seguras! A Apple informa que o número do cartão não é compartilhado com o comerciante no momento da compra e os dados do cartão não ficam guardados nos servidores da Apple.

Requisitos para usar Apple Pay

Como é de se esperar, apenas usuários do iPhone têm acesso ao aplicativo Apple Pay. Além disso, o celular deve ter integrada a tecnologia NFC. Na Apple, os modelos compatíveis precisam ter o recurso de Face ID ou Touch ID (exceto iPhone 5s).

Onde o Apple Pay é aceito?

Usuários do iPhone podem usar o Apple Pay para seus pagamentos em mais de 80 países em todo o mundo. O pagamento por aproximação tem se tornado cada vez mais comum, especialmente em grandes cidades. Por isso, é pouco provável que você tenha problemas ao pagar com o Apple Pay pelo mundo – especialmente se estiver usando um cartão Nomad.

Além disso, cada vez mais lojas e aplicativos têm incluído o Apple Pay como opção de pagamento.

Como usar o Apple Pay?

Recapitulando: para usar o Apple Pay, você precisa ter cartões de banco cadastrados no Apple Carteira. E as contas desses cartões de banco, por sua vez, precisam ter saldo na conta-corrente ou limite no cartão de crédito para que as compras sejam feitas.

Vale lembrar que a maioria dos bancos tem uma restrição de valor máximo para pagamentos por aproximação. Ou seja, caso a compra ultrapasse essa quantia limite (que normalmente fica em torno de R$ 200), pode ser necessário inserir o cartão físico ou digitar a senha na máquina para completar a transação.

Usando o Apple Pay em outros aparelhos Apple

Falando em comodidade e segurança, por que não usar seu relógio de pulso para fazer pagamentos? Quem tem o Apple Watch pode aproveitar a conveniência de apenas aproximar o punho e finalizar o pagamento: ótimo recurso quando se está com as mãos ocupadas ou com muita pressa para finalizar as compras!

Vale lembrar que o Apple Pay também pode ser usado em compras online!

Cadastro do Apple Pay no Apple Watch

O cadastro do Apple Pay começa no iPhone. Feito isso, aí sim é possível cadastrar o Apple Pay e o cartão correspondente no Apple Watch.

De acordo com o banco selecionado para a carteira digital, um processo de verificação de segurança pode ser requisitado. Se isso acontecer, basta seguir as instruções para finalizar o processo e fazer a validação do Apple Pay.

Cartões vinculados ao Apple Pay

Caso tenha mais de um cartão cadastrado no Apple Pay, você pode escolher qual vincular ao Apple Watch. E será somente nesse cartão que serão executados os pagamentos feitos pelo smartwatch.

Vale lembrar que mais de um cartão pode ser cadastrado e, na hora do pagamento, você tem a conveniência de escolher com qual quer finalizar a compra.

Você também pode ter cartões padrão de pagamento diferentes na Apple Pay e no Apple Watch.

Como pagar com Apple Pay por aproximação?

Fazer o pagamento usando o Apple Pay não tem mistério. Basta aproximar o celular ou Apple Watch da máquina que aceita o pagamento por aproximação, executar a verificação de segurança configurada pelo usuário titular da conta e pronto!

Para a transação via Apple Pay dar certo, certifique-se de:

  • Somente usar em máquinas que aceitam pagamento via aproximação
  • Ter saldo no cartão usado para a compra
  • Aproximar o dispositivo de pagamento na parte certa da maquininha de débito ou crédito – algumas ficam na parte superior da máquina, outras exatamente na tela onde o valor da compra aparece

Como medida extra de segurança, nunca faça pagamentos em máquinas de cobrança que tenham a tela rachada ou com impedimentos no visor que não permitam conferir o valor da compra.

Como adicionar o Cartão Nomad no Apple Pay?

Bom, o Apple Pay é aceito em vários lugares do mundo, e você já sabe que a conta Nomad oferece o melhor preço de dólar para sua viagem internacional. Para unir o melhor dos dois mundos, agora é só adicionar o seu cartão Nomad ao aplicativo Apple Pay.

É muito fácil!

Em primeiro lugar, você precisa ter o seu cartão da Nomad ativado. É a partir disso que você tem acesso ao número do cartão, ao código de segurança e à data de validade.

1) Abra seu aplicativo da Nomad. Na tela inicial, clique em Cartões. Selecione o cartão que deseja incluir na Apple Carteira e clique em Copiar número do cartão. Você verá uma mensagem de número copiado com sucesso na seção inferior do seu telefone.

2) Abra seu iPhone, procure o app Carteira e selecione a opção para incluir um novo cartão de crédito ou débito. Se você já tiver outros cartões cadastrados, procure pelo sinal de + no canto superior direito.

3) Se você estiver adicionando um cartão digital Nomad, clique na opção Inserir dados manualmente.

4) Preencha o nome do cartão da mesma forma como aparece no app da Nomad. No campo nº do cartão, cole os dados que você copiou do app da Nomad.

5) Coloque o código de segurança (CVV) indicado no cartão Nomad.

6) Aguarde enquanto a administradora do cartão é acionada. Quando aparecer a tela de termos de uso, leia-os atentamente, role a tela até o final e clique em Aceitar.

7) Como medida de segurança, será feita uma verificação do seu cartão Nomad. Escolha o método mais conveniente para você (SMS, e-mail ou chamada telefônica). Complete a verificação de acordo com sua preferência.

Pronto! Seu cartão internacional Nomad está pronto para uso no Apple Pay.

O sistema do Apple Pay traz conveniência, segurança e uma experiência de compra muito mais prática. Agora, você já sabe quais as vantagens desse recurso e como cadastrar cartões nacionais e internacionais na carteira digital da Apple.

Criar uma conta internacional e ter seus dólares prontos para uso também é fácil e seguro! A conta digital Nomad traz tecnologia e vantagens para quem quer viajar pelo mundo. Faça já o seu cadastro!

Compartilhe: