Cartão internacional: como funciona e por que você precisa de um

Por:
Nomad
2/12/2024
|
Atualizado em
2/12/2024
15 min de leitura

Você já pensou em ter um cartão internacional? A chance de você querer fazer uma compra no exterior ou viajar para outro país é grande. E ter um cartão que funciona em outro país deixa tudo mais fácil.

Em vez de carregar um monte de dinheiro ou ter que pagar mais caro no Brasil, você pode apenas usar o cartão internacional, seja físico ou  virtual. A questão é saber como esse recurso funciona. É o que vamos abordar neste post, explicando suas vantagens e dando dicas para escolher o cartão ideal. Confira!

O que é um cartão internacional? 

Um cartão internacional é como um cartão comum, porém ele pode ser usado fora do país em que foi emitido, tanto para compras quanto para saques em caixas eletrônicos (ATM).

Isso é possível por conta da bandeira do cartão, que permite que as transações sejam realizadas em outros países. Além disso, existem cartões internacionais com as funções de crédito ou de débito. Assim, os viajantes podem ter tudo à mão, com praticidade.

E além de poder usar o cartão internacional durante uma viagem ao exterior, também é possível realizar pagamentos em sites internacionais, mesmo estando no Brasil. Assim, você pode, por exemplo, assinar um serviço como AppleCare+ ou comprar produtos na Amazon americana sem sair do país.

Quer economizar até 10% em suas compras internacionais? Com o cartão de débito internacional da Nomad você faz compras e pagamentos na moeda local com conversão automática para dólar, paga apenas 1,1% de IOF nas operações de câmbio e acessa benefícios exclusivos.

Abra sua conta agora!

{{cta-component}}

Qual a diferença entre um cartão nacional e um internacional? 

O cartão brasileiro é ideal para o uso local e pode ter restrições em compras internacionais, enquanto o cartão internacional, como o nome sugere, é aceito em outros países e ideal para transações internacionais.

Porém, uma das principais diferenças entre os cartões é a taxa de transações. Geralmente, o cartão de crédito internacional pode receber taxação adicional para compras fora do país. Entretanto, podem oferecer benefícios adicionais para compras e viagens internacionais.

Veja, a seguir, algumas diferenças entre os tipos de cartões.

Cartões nacionais

  • Saques permitidos em território nacional.;
  • Pagamento em real;
  • Compras em lojas físicas e virtuais brasileiras.

Cartões internacionais

  • Saques permitidos em todo o mundo;
  • Pagamento multimoedas;
  • Compras em lojas físicas e virtuais em qualquer país.

Quais as vantagens de um cartão internacional

Para definir qual cartão é mais vantajoso, é preciso levar em conta a utilização dele para cada pessoa. Isso porque, o cartão internacional é indicado, principalmente, para quem costuma viajar ou fazer compras em sites do exterior.

Uma das vantagens do cartão internacional é a maior segurança durante as viagens, uma vez que você não precisa usar dinheiro em espécie para realizar pagamentos durante o passeio. Com o cartão, você pode levar quanto quiser para a viagem.

Outra vantagem é a praticidade. Você pode passear pelos pontos turísticos, trabalhar e conhecer o destino sem precisar trocar a moeda local toda hora, em casas de câmbio. Basta inserir ou aproximar o cartão da maquininha e pronto!

A maioria dos cartões internacionais também oferecem programas de recompensas ou pontos. Assim, é possível juntar pontos e receber cashback, desconto em lojas, hospedagens, passeios, atrações turísticas, restaurantes e muito mais.

A Nomad, por exemplo, conta com o Nomad Pass, onde você acumula pontos e troca por benefícios exclusivos, como acessos ao Nomad Lounge no Aeroporto Internacional de Guarulhos, descontos na taxa operacional de câmbio, isenção no envio do cartão físico para um endereço brasileiro e muito mais.

{{cta-component}}

Como saber se o seu cartão é internacional? 

Conforme explicamos, o cartão internacional pode ser de crédito ou de débito. E para identificar se ele pode ser usado no exterior, basta procurar por indicações como “internacional” ou “global” impressas na frente do cartão físico.

Se não houver essa indicação, é possível conferir no site do banco. Essa alternativa deve ser usada no caso dos cartões virtuais. Geralmente, os aplicativos apresentam informações detalhadas sobre os cartões, incluindo se eles são internacionais.

Porém, se você não conseguir encontrar essa informação no cartão físico e nem no aplicativo, pode entrar em contato com a central de atendimento da instituição para descobrir se o seu cartão pode ser usado fora do Brasil e, também, quais as taxas praticadas.

‍Como funciona o cartão de crédito internacional? 

O cartão de crédito internacional funciona como qualquer outro cartão de crédito, com a diferença de ser liberado para compra de produtos e serviços do exterior. Assim, ele pode ser utilizado em compras presenciais em outros países, além de pagamentos em sites estrangeiros e saques em caixas eletrônicos no exterior.

É importante ressaltar que toda compra feita no exterior com cartão internacional sofre taxação de IOF. Em 2024, a alíquota foi ajustada para 4,38%. Ou seja, se você comprar algo no exterior a R$100, no valor em reais, irá pagar R$104,38, por exemplo.

Vale lembrar que, em 2023, o governo brasileiro aprovou a extinção gradual do IOF em compras internacionais. De acordo com o cronograma previsto, a taxa será reduzida em 1% até ser totalmente extinta em 2028. Em 2025, o IOF passa para 3,38%; em 2026, para 2,38%; em 2027, para 1,38%; e em 2028, 0%.

Como funciona o cartão de débito internacional?

Os cartões de débito internacionais são ótimos se você viaja ou faz muitas compras em sites estrangeiros. Eles funcionam de uma maneira muito parecida com os cartões de débito nacionais, com a vantagem de poderem ser usados em qualquer lugar do mundo.

Ou seja, ao fazer uma compra internacional ou pagamento no exterior, o valor da compra é debitado automaticamente do saldo da conta-corrente vinculada ao cartão de débito.

Confira como funciona o cartão de débito internacional:

  • Conversão de moeda: quando você usa seu cartão de débito internacional para uma compra ou saque em outra moeda, a transação é automaticamente convertida para a moeda local.
  • Isenção de IOF em pagamentos: alguns cartões de débito vinculados a contas com saldo em moeda estrangeira contam com isenção de IOF em compras e pagamentos, já que o imposto já é cobrado nas operações de câmbio. Na Nomad, por exemplo, você paga apenas 1,1% de IOF ao adicionar saldo em dólares na sua conta. E ao usar o seu cartão de débito internacional para comprar em sites estrangeiros ou fazer pagamentos no exterior, não paga mais nada de IOF!
  • Aceitação global: o cartão internacional é aceito em praticamente todo lugar do mundo, seja em sites como Amazon e eBay, ou até mesmo em caixas eletrônicos. Ou seja, você pode usar eles para pagar produtos e serviços com mais praticidade.
  • Segurança e facilidade: usar um cartão de débito internacional é mais seguro do que carregar dinheiro em espécie. Em caso de perda ou furto, basta acionar a instituição emissora e solicitar o bloqueio do cartão. Você também pode criar cartões virtuais para compras online e pagamentos de serviços recorrentes. E caso você utilize alguma carteira digital, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Wallet, pode ativar a biometria para garantir uma camada a mais de segurança na hora dos pagamentos por aproximação.

Conheça o cartão de débito internacional Nomad

Como deu para perceber, ter um cartão internacional facilita a vida não só de quem viaja para o exterior, mas também de quem quer comprar em sites internacionais, assinar serviços de streaming e muito mais.

E na Nomad, você conta com um cartão de débito internacional com muito mais vantagens.

Quem é cliente Nomad conta com um cartão de débito internacional físico ou virtual para fazer compras na moeda local em mais de 180 países. Os pagamentos são convertidos automaticamente para dólar americano e você confere tudo direto no app, com transparência e agilidade.

Além disso, com a Nomad você economiza até 10% nas compras e viagens internacionais graças ao dólar comercial, além de pagar IOF de apenas 1,1% nas operações de câmbio e taxa operacional de a partir de 1%. Ah, e o IOF é ZERO nas compras internacionais.

Precisou de dinheiro em espécie durante a viagem? Não se preocupe. Você pode usar o cartão Nomad para realizar saques em qualquer caixa eletrônico (ATM) que aceite a bandeira VISA. E você ainda tem direito a saques sem cobrança de taxa adicional nos ATMS da rede MoneyPass nos EUA.

E para aproveitar ainda mais as compras e viagens internacionais, quem é cliente Nomad conta com outros benefícios imperdíveis, com descontos e cashback no Nomad Shop, compra de passagens aéreas e hospedagem no Nomad Trips, conexão de internet com o Nomad Chip, acesso à nossa Sala VIP no Aeroporto Internacional de Guarulhos e muito mais.

Abra a sua conta agora!

{{cta-component}}

Compartilhe: