Quando a gente viaja para outro país, algumas providências são essenciais, passaporte e moeda local são meio óbvios. Mas e quanto às tomadas? É essencial levar isso em consideração para garantir que seus eletrônicos estarão devidamente carregados, evitando possíveis chateações.
Seja o celular, o tablet, o drone, o secador ou a prancha de alisamento, a gente usa muito as tomadas, fato que torna os carregadores uma parte essencial dos itens que devem estar na sua mala de viagem.
Agora, considerando uma ida ao continente europeu, você sabe quais são as tomadas na Europa para evitar qualquer tipo de sufoco? A Nomad conta tudo a seguir!
Conheça os tipos de tomadas na Europa
As tomadas na Europa são do tipo C, Europlug, e do tipo F, Schuko, na maior parte dos países. São tomadas e plugues que seguem a norma internacional IEC 60906-1.
Esses plugues são conhecidos como plugues redondos de dois pinos (ou tipo C) e plugues redondos de dois pinos com terra, do tipo F, no caso.
As tomadas na Europa diferem muito das do Brasil?
Diferem, sim. As tomadas brasileiras seguem o padrão NBR 14136, com três pinos redondos, sendo dois pinos alinhados em linha reta e um terceiro pino menor localizado acima deles, formando um triângulo. Esse terceiro pino é o pino de aterramento.
Já as tomadas na Europa, como falamos, têm dois pinos redondos finos ou dois pinos redondos e um pino de aterramento adicional, formando um design parecido com uma letra C deitada.
Isso significar que você vai precisar de um adaptador para viajar e garantir que não vai faltar bateria para suas fotos ou para suas compras pagas com o celular.
Adaptador de tomada para Europa: quando e como usar
Para fugir de possíveis perrengues, o ideal é levar com você um adaptador para tomadas europeias. Item mais que obrigatório em sua mala, viu?
Em geral, você compra online ou em casas de eletrônicos. Escolha adaptadores universais e de boa qualidade, que serão melhor aproveitados. Até porque na Europa existem diferenças de tomadas, entre C e F.
Voltagem na Europa: o que você precisa saber
A voltagem nas tomadas europeias costuma ser de 230V, e a frequência é de 50Hz. No Brasil, a voltagem é geralmente 127V ou 220V, dependendo da região.
Portanto, certifique-se de que seus dispositivos eletrônicos sejam compatíveis com a voltagem europeia. A maioria dos dispositivos modernos, como laptops e smartphones, é projetada para funcionar com uma faixa ampla de voltagens, mas sempre leia com atenção a etiqueta ou manual do dispositivo.
Já secadores, pranchas e outros eletrônicos de uso pessoal podem ter uma voltagem apenas. Antes de colocar tudo na mala, confira esses detalhes.
Às vezes é mais simples usar o secador do hotel ou de onde você vai se hospedar do que levar o seu próprio. Evita até excesso de bagagem.
Uma boa notícia é que muitos dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, podem ser carregados por meio de portas USB.
Isso é conveniente, pois a voltagem geralmente não é um problema ao usar carregadores USB, já que eles adaptam automaticamente a voltagem de entrada.
Dicas de segurança ao usar tomadas na Europa
Você está com insegurança em relação a colocar seus dispositivos em tomadas na Europa? Confira boas práticas:
Use adaptadores adequados
Certifique-se de utilizar adaptadores de tomada adequados para o tipo de tomada europeia em uso, já deixe ele separado na sua mala de mão.
Além disso, verifique se você precisa de um conversor de voltagem, já que a voltagem pode variar em diferentes países europeus (geralmente 220-240V). Em geral, o próprio hotel ou hospedagem tem esse tipo de conversor de voltagem.
Verifique a capacidade da tomada
Não sobrecarregue a tomada ou o adaptador com muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo. Isso pode causar superaquecimento e risco de incêndio.
Use adaptadores de boa qualidade que possuam dispositivos de proteção contra sobrecarga.
Leitura recomendada: Quais as capitais da Europa? Saiba o que fazer nas principais!
Faça uma inspeção visual antes
Antes de conectar um adaptador ou dispositivo à tomada, verifique se não há sinais de danos, rachaduras ou fios expostos. Isso inclui verificar os adaptadores e cabos de extensão também.
Tire da tomada depois de carregados
Ao sair do quarto ou da acomodação, desligue todos os dispositivos da tomada, mesmo que eles não estejam em uso. Isso não apenas economiza energia, mas reduz o risco de incêndio.
Evite uso excessivo de adaptadores em cadeia
Não conecte vários adaptadores em cadeia, pois isso pode aumentar o risco de sobrecarga e superaquecimento. Se você precisar de mais tomadas, use uma régua com proteção contra sobrecarga.
Cheque o aterramento
Algumas tomadas na Europa possuem um terceiro pino de aterramento (tipo E). Se você estiver usando um dispositivo com plugue de aterramento, garanta que a tomada também é do tipo com aterramento e se o adaptador possui um conector adequado para o terceiro pino.
Nunca force os cabos
Evite puxar os cabos para desconectar os dispositivos da tomada. Segure pelo plugue e puxe-o suavemente.
Use com atenção
Sempre mantenha dispositivos eletrônicos ligados à tomada sob supervisão quando estiverem em uso, especialmente se forem dispositivos que geram calor, como carregadores de laptop.
Ainda tem dúvida sobre as tomadas na Europa? Pergunte para algum local, como um guia ou responsáveis do hotel. Isso evita muito desconforto!
Pra quem está indo à Europa pela primeira vez, este conteúdo tá cheio de boas dicas! Aproveite a leitura e redobre seus cuidados para garantir uma viagem tranquila.