Como morar na Dinamarca? Saiba o que é preciso para mudar para o país

Por:
Rogério Bertoldo
19/8/2024
|
Atualizado em
12/3/2024
15 min de leitura

Você já pensou em morar na Dinamarca? Esse pequeno país nórdico tem muito a oferecer para quem busca qualidade de vida, educação de ponta e muita história. Mas quais são os requisitos, os custos e os benefícios de viver na terra dos vikings?

Continue a leitura e confira tudo isso!

Por que morar na Dinamarca?

Os motivos mais populares para morar na Dinamarca envolvem a qualidade de vida e a proximidade com outros países – o que facilita as oportunidades de visitar outros locais. É o que acontece com a Alemanha, já que a Dinamarca faz fronteira com esse país.

Assuntos como educação, segurança, oportunidades de trabalho, renda per capita e saúde integram o Índice de Desenvolvimento Humano (a famosa sigla IDH). Segundo dados da ONU (que faz a medição de IDH em todos os países do mundo), a Dinamarca é o sexto país com IDH mais alto do mundo.

Custo de vida na Dinamarca

Já ouviu aquele ditado "não existe almoço grátis"? Ou seja, coisas boas vêm com um preço, e o mesmo acontece com pessoas que querem morar na Dinamarca.

Como dito há pouco, a Dinamarca tem um dos índices de desenvolvimento humanos mais altos do mundo, e que esse indicador avalia o nível de qualidade de vida de cada local.

Para se ter uma referência da discrepância entre países: enquanto a Dinamarca ocupa a sexta posição no ranking de 191 países analisados pela ONU, o Brasil está em 87º lugar.

Se você está pensando que toda essa qualidade de vida na Dinamarca resulta em mais dinheiro saindo do seu bolso, acertou.

É sabido que o padrão de vida dinamarquês vem acompanhado de altos custos, especialmente em relação aos impostos.

Talvez não seja nada muito diferente do que se vê em outros países – ou até mesmo no Brasil. A diferença é que os altos impostos são aplicados de forma que a população vê retorno do valor pago.

Saúde

Na prática, isso significa atendimento de saúde gratuito na Dinamarca – contanto que você seja residente. Se não for, a velha dica de não sair do Brasil sem seguro viagem se aplica.

Aluguel

O aluguel de um apartamento de 1 quarto no centro da cidade pode ter uma variação de mais de 60% entre as duas maiores cidades da Dinamarca.

Em Copenhagen, a capital do país, o aluguel mensal desse imóvel seria de cerca de 1.635 euros (ou ~12.205 DKK). Um apartamento nos mesmos moldes em Aarhus, a segunda maior cidade dinamarquesa, custa ~1.003 euros (ou cerca de 7.485 DKK).

Salário mínimo

Não existe salário mínimo definido na Dinamarca (com exceção para motoristas alocados no país). Por isso, as condições de pagamento são estabelecidas ou por acordos coletivos de trabalhadores, ou entre o funcionário e a empresa contratante.

Uma pessoa que mora sozinha em Copenhagen, a cidade mais popular e uma das mais caras da Dinamarca, precisaria ter uma renda de cerca de 2.300 euros mensais (considerando um aluguel não dividido e em um imóvel fora do centro da cidade).

Alimentação

Os gastos com alimentação são provavelmente os que mais variam de acordo com as escolhas pessoais de cada pessoa.

Intolerâncias a certos alimentos podem acabar influenciando suas compras e, consequentemente, o valor gasto no supermercado.

De acordo com o site Numbeo (que recebe colaboração de pessoas que moram/têm experiência morando em diferentes cidades do mundo), esses seriam os valores esperados de uma compra de supermercado em Copenhagen. 

Vale observar que os preços estão em euros, não na moeda local dinamarquesa.

Produto Preço em euro (€)
Água (1.5l) 1,32
Arroz (1kg) 2,45
Banana (1kg) 2,44
Cebolas (1kg) 1,57
Frango (1kg) 10,53
Maçãs (1kg) 2,73
Leite (1l) 1,85
Ovos (dúzia) 4,6
Pão (500g) 3,13
Queijo (1kg) 12
Cerveja local (500ml) 1,81
Total 44,43


Como conseguir visto para a Dinamarca

OK, então faz sentido aproveitar essa oportunidade de morar na Dinamarca? Maravilha! O próximo passo é saber como conseguir chegar em terras dinamarquesas.

Vale lembrar que, se o propósito da viagem é ficar não mais do que 3 meses, não é necessário ter uma residence permit. Para pessoas que querem passar um período maior ou ter experiências associadas à educação e trabalho, o cenário é diferente.

Países nórdicos

Pessoas nativas de países nórdicos (Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia) não precisam de visto ou permissão de residência na Dinamarca.

Pessoas com passaporte europeu

Pessoas que tenham passaporte de países europeus ou que façam parte do Espaço Econômico Europeu (incluindo a Suíça) podem residir na Dinamarca, mas precisam de um documento específico para estar com a estada em ordem. Esse documento pode ser solicitado na chegada à Dinamarca.

Brasileiros e demais nacionalidades

Se você tem passaporte brasileiro e não se encaixa nos cenários acima, seus planos de morar na Dinamarca têm algumas etapas a mais. Primeiramente, você precisa ter um motivo para ir ao país. Isso significa ter o aceite de uma instituição de ensino para estudar ou ter o convite de uma empresa para trabalhar.

Estudando na Dinamarca

Assim como em tantos outros países do mundo com uma excelente qualidade de vida, a Dinamarca recebe muitas pessoas interessadas em estudar.

E o mais interessante é que existe uma opção inusitada para além das oportunidades "básicas" de estudo, por assim dizer – sendo essas opções mais tradicionais o ensino médio, graduação, mestrado etc.

As experiências de intercâmbio na Dinamarca podem entregar ainda mais aprendizado do que o esperado se você se interessar pelo folk high school.

É um tipo de imersão em aprendizados que influenciam sua vida de forma prática e como um todo. A preocupação dos alunos que frequentam folk high schools é menos com notas e performance acadêmica e mais com aprender novas habilidades e interagir com pessoas do mundo todo.

Brasileiros podem estudar de graça na Dinamarca?

A taxa anual para estudar em uma faculdade na Dinamarca pode variar entre 6.000 e 16.000 euros (algo entre 45.000 e 120.000 DKK).

Pessoas residentes na Dinamarca têm acesso gratuito à educação. 

Quem paga essas taxas? Não se difere muito dos outros cenários que já foram apresentados neste conteúdo.

  • Pessoas que não têm passaporte de um país da União Europeia ou Espaço Econômico Europeu/Suíça.
  • Pessoas sem permanência residente da Dinamarca.

No entanto, programas de intercâmbio entre instituições de ensino podem render estudos gratuitos na Dinamarca.

Busque informações sobre as possibilidades de estudo no exterior com sua faculdade no Brasil e, feito isso, pesquise sobre os cursos mais renomados das instituições de ensino na Dinamarca que você pode ter interesse.

Oportunidades de trabalho na Dinamarca

É muito importante lembrar que sua estada na Dinamarca precisa ser autorizada pelo resident permit, e ficar ilegalmente em qualquer país do mundo não é uma ideia segura.

Mesmo se você realizar trabalho voluntário ou não remunerado na Dinamarca, vai precisar também de uma permissão para residir no país.

No caso da permissão de trabalho na Dinamarca, as condições de trabalho impactam as exigências em relação ao tipo de visto que você precisa ter.

Segmentos com maior demanda de trabalho na Dinamarca (2023)

Segundo um site especializado em dicas para trabalhar na Dinamarca, algumas das áreas com mais oportunidades de trabalho no país são: engenharia, tecnologia, negócios e finanças, saúde, turismo, produção industrial, construção, transporte e logística.

Os cargos são variados e mudam de acordo com cada segmento. Procure informações oficiais de cada empresa para se informar a fundo sobre as vagas e necessidades para preencher a que você tiver interesse.

Dicas para fazer intercâmbio na Dinamarca

A oportunidade de estudar fora do seu país de origem e interagir com pessoas do mundo todo já é um excelente incentivo para encarar um intercâmbio.

Planeje com a devida antecedência

Sua viagem pode ser influenciada pelas permissões que seu visto de residência oferece. E, ao chegar no país, os oficiais de imigração podem ter várias perguntas a respeito da sua estada.

Evite sustos e problemas ao entrar no país. Um jeito de fazer isso é evitar ao máximo lidar com preparativos em cima da hora.

Aproveite as oportunidades adequadas

Não tente usar um visto de permanência que não seja adequado aos seus objetivos ao morar na Dinamarca. Por exemplo: se o seu visto de estudante não permite trabalhar em um emprego de horário integral, não tente burlar essa regra.

Conheça as instituições de ensino

Existem várias oportunidades de estudo para estrangeiros na Dinamarca. Se escolher alguma que envolva ensino superior, pesquise a reputação da escola em relação ao campo de estudo escolhido.

Cuidado com o idioma e preparação financeira

Embora a Dinamarca seja um país com muitos falantes de inglês, o dinamarquês ainda é o idioma oficial. Por isso, chegar ao país com o mínimo de conhecimento nesse idioma pode fazer mais do que abrir portas em termos de oportunidade de trabalho.

Se esforçar para conhecer a língua local é uma demonstração de envolvimento. Esse cuidado pode ser visto com ótimos olhos pela comunidade local e te ajudar a se integrar ainda mais com a cultura local.

Se você chegou até o final deste texto, você tem mais informações de como começar a transformar em realidade o seu sonho de morar na Dinamarca. A leitura te deixou com gosto de "quero mais"? Então veja como se preparar para uma viagem na Europa!

Compartilhe: