Londres é uma das cidades mais atrativas do mundo. Seja pelas características históricas, pela cultural, pelo clima, pelo charme ou pela arquitetura, a capital da Inglaterra é um dos destinos escolhidos por muitos brasileiros que vivem no exterior.
Mas o custo de vida em Londres pode ser bem salgado! Por isso, separamos as principais dicas sobre o salário pago na cidade e os gastos com aluguel, saúde, alimentação, transporte e lazer para você se programar financeiramente. Confira!
Salário em Londres: quanto se ganha na cidade
O salário em Londres é um dos maiores da Inglaterra e varia de acordo com a idade do trabalhador. Atualmente, são pagas £10,42 por hora para pessoas com 23 anos ou mais; £10,18 para pessoas de 18 a 22 anos; e £5,28 para menores de 18 anos.
Os valores ainda podem variar de acordo com a categoria profissional e a região em que se trabalha. É comum, além disso, férias remuneradas, planos de saúde e licença maternidade como benefícios, o que pode alterar a remuneração final.
E algumas das profissões mais bem pagas na cidade são de executivos, corretores, diretores de marketing, pilotos de aeronaves, gerentes e diretores financeiros, advogados internos, controladores de tráfego aéreo, médicos e diretores de TI.
Aluguel em Londres: preços de casas e apartamentos
Londres é uma das capitais mais cobiçadas e atrativas do mundo e, por isso mesmo, tem um dos metros quadrados mais caros também! Em média, para morar na capital da Inglaterra é preciso desembolsar de £2.000 a £1.5000 por mês.
Os valores mais altos do aluguel em Londres ficam na região central da cidade, para apartamentos de um quarto, geralmente. Mas nos bairros mais afastados do centro é possível encontrar opções mais vantajosas financeiramente.
E além dos custos com aluguel, você precisa ter em mente que os serviços de água, eletricidade e gás são feitos por empresas privadas e os preços podem variar de acordo com a quantidade de consumo e dos planos contratados para cada serviço.
Além de Londres, cidades famosas como Manchester, Cambridge, Oxford, Bristol e Newcastle também costumam ser mais caras. Já outros municípios como Durham, Leicester, Coventry, Newcastle e Lincoln têm preços de aluguel mais em conta.
Saúde em Londres: custo e qualidade do sistema de saúde
O NHS (National Health System), que é o sistema público de saúde da Inglaterra, é financiado principalmente por impostos e oferece medicamentos e assistência médica gratuita ou de baixo custo para a população do Reino Unido.
O NHS funciona como o SUS (Sistema Único de Saúde) brasileiro, sendo universal e gratuito. Para ser atendido por ele, basta ir a um centro de referência no bairro mais perto da sua moradia e ter acesso ao atendimento de saúde.
Os brasileiros com residência definitiva na Inglaterra têm acesso ao NHS gratuitamente. Mas quem fica por alguns meses no país, ou não tem cidadania britânica, precisa pagar uma taxa pelo atendimento médico.
A taxa do NHS é paga durante a solicitação do visto e o valor varia de acordo com a idade e o tipo de visto solicitado. Dessa forma, essa taxa precisa ser incluída no seu planejamento do custo de vida em Londres, caso seja o seu caso.
Leia também: Qual o custo de vida na Inglaterra? Saiba quanto custa alimentação, transporte e mais!
Custo de vida em Londres: gastos cotidianos com alimentação, transporte e lazer
Segundo pesquisas, os gastos com alimentação representam dois terços do orçamento em Londres. Um jovem que mora sozinho, por exemplo, pode gastar £50 por semana com despesas de supermercado, fora as idas a restaurantes e bares.
Já os custos mensais com transporte variam bastante, sendo que as tarifas para chegar à região central de Londres são mais altas. Mas há várias opções, como metrô, ônibus e trem, que são os principais meios de locomoção pela cidade.
Em relação ao lazer, dá pra conhecer muitas atrações em Londres de forma gratuita e economizar no final do mês. No inverno, por exemplo, a cidade conta com museus e cinemas abertos ao público, já no verão, há parques maravilhosos para visitar.
Custo de vida em Londres: uma visão geral
Londres tem fama de concentrar os empregos com melhores salários na Inglaterra, mas também é a cidade com o maior custo do país. Por isso, saber administrar os ganhos e despesas é imprescindível para ter uma boa qualidade de vida.
E, analisando o custo de vida em Londres, um salário mensal de £2.500, para uma pessoa solteira, pode ser o suficiente para pagar as despesas fixas com moradia, alimentação e transporte, e ainda aproveitar a cultura e o lazer da cidade!
Gostou das nossas dicas sobre Londres? Para acompanhar tudo a respeito de viagens, intercâmbio e como usar a Nomad na Europa, continue acompanhando o nosso site e tenha informações relevantes e práticas em um só lugar!