Conheça 10 empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior

Por:
Marcos Pereira
23/4/2024
|
Atualizado em
23/4/2024
15 min de leitura

Já pensou em receber salário em uma moeda estrangeira e ainda ter uma experiência de vida em outro país? Se sua resposta é “sim”, saiba que existem muitas empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior. Elas podem ser multinacionais ou até mesmo nacionais, ou seja, as oportunidades são variadas.

O ponto-chave é saber se apresentar e comprovar suas qualificações para trabalhar no exterior. Quando você alcança esse objetivo, consegue aquela vaga tão sonhada por tantas pessoas, com possibilidade de ganhar em dólar ou euro — moedas fortes e que estão entre as mais caras do mundo.

Para ajudar nessa empreitada, listamos os países que aceitam brasileiros para trabalhar, as empresas que fazem esse tipo de contratação e como conseguir uma vaga. Confira!

10 empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior

Talvez você não saiba, mas muitas empresas levam brasileiros para trabalhar no exterior. Existem vários motivos para isso, como a necessidade de mão de obra especializada para determinadas ocupações.

Qualquer que seja a razão, a vantagem é que você pode fazer um intercâmbio ou até mudar de país em definitivo ao conseguir uma vaga nessas companhias.

A seguir, apresentamos 10 alternativas. Veja.

1. Google

A big tech tem filiais em vários países, inclusive no Brasil. Mesmo assim, tem vagas em unidades do exterior. Você pode encontrar as oportunidades no Google Careers.

2. BairesDev

A empresa argentina trabalha com soluções em tecnologia e tem oportunidades para profissionais de todo o mundo. As oportunidades estão disponíveis no site da BairesDev.

3. Natixis

A Natixis é uma empresa francesa atuante no setor financeiro. Está presente em mais de 40 países, com mais de 16 mil colaboradores contratados. As oportunidades estão no site da Natixis.

4. Meta

A detentora do Facebook, Instagram e YouTube tem escritórios em vários países, inclusive no Brasil. Mas você pode encontrar vagas disponíveis em diferentes países. É só acompanhar no Meta Careers.

5. Bayer

A alemã Bayer é uma multinacional com atuação em diferentes países do mundo. A empresa atua no segmento farmacêutico, mas tem oportunidades em outras áreas. Você confere as vagas abertas no site da Bayer.

6. PwC

Muito conhecida, a empresa irlandesa PricewaterhouseCoopers integra uma rede global com opções de trabalho em todo o mundo. As vagas estão na página de carreiras.

7. Benteler

Atuante no setor de fabricação de peças automotivas, a Benteler busca vários profissionais para trabalhar no Brasil e no exterior. Confira as opções disponíveis.

8. Syngenta

A Syngenta é uma empresa suíça que atua no desenvolvimento de tecnologias agrícolas. Essa é uma das grandes empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior. Veja as vagas existentes no site da Syngenta.

9. ArcTouch

A empresa de tecnologia é sediada em San Francisco, na Califórnia, e oferece vagas para brasileiros trabalharem no exterior. Inclusive, tem um programa de intercâmbio interno, em que o funcionário fica 3 meses na matriz. Confira as vagas disponíveis na ArcTouch.

10. Ambev

A cervejaria brasileira integra o grupo Anheuser-Busch InBev e tem várias oportunidades em outros países. Tem um programa de trainee, em que os profissionais fazem imersão em outras unidades da empresa, e um estágio de férias para universitários. Veja as vagas oferecidas na Ambev.

Países que aceitam brasileiros para trabalhar

Se você busca morar no exterior, saiba que tem vários países que aceitam brasileiros para trabalhar. Alguns deles estão na lista dos que mais têm oportunidades, principalmente porque precisam de mão de obra.

Muitos deles, inclusive, estão na Europa, pois a população por lá está envelhecendo. Acompanhe quais são esses países, já que muitos contam com empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior.

Alemanha

A Alemanha é uma verdadeira potência econômica e precisa de trabalhadores qualificados. Nem todas as vagas exigem saber falar alemão, mas o inglês é imprescindível. Para conseguir uma vaga, uma dica é usar o currículo Europass.

As vagas disponíveis são, especialmente, nos segmentos de TI (análise e programação de sistemas, gestão de banco de dados, ciência da computação etc.) e estética (depilação, massoterapia, trabalho em salões de beleza e mais). Algumas empresas que contratam brasileiros para trabalhar na Alemanha são BASF, Allianz, Siemens, Volkswagen e Deutsche Telekom.

Canadá

O Canadá é um dos países que mais procuram estrangeiros para trabalhar e tem uma política imigratória aberta. Há oportunidades em várias áreas profissionais, como construção civil, siderurgia, saúde, logística e transporte. Algumas das empresas que contratam brasileiros são Royal Bank of Canada, Canadian National Railway, Manulife Financial, Nutrien e Imperial Oil. Os idiomas falados no país são inglês e francês.

Austrália

Com muitas belezas naturais, a Austrália é muito procurada por quem deseja morar no exterior. O idioma mais falado é o inglês e as oportunidades para brasileiros são, principalmente, em engenharias, hospitalidade, atendimento, metalurgia e TI. Algumas empresas de destaque são Wesfarmers, BHP Billiton e Woolworths Group.

Estados Unidos

Com algumas das empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior, os Estados Unidos são um dos destinos preferidos. Você pode conseguir o visto de turista para trabalho, mas tem outras formas de morar lá legalmente.

É preciso falar inglês, sendo que as principais oportunidades são na produção de equipamentos eletrônicos, indústria química, agronegócio, setor têxtil, siderurgia, segmento financeiro, extração de gás natural e petróleo, e turismo. Algumas das empresas são Apple, Amazon, CVS Health Corporation, Bershire Hathaway e Exxon Mobil.

Portugal

A grande vantagem deste país europeu é o idioma português. Isso faz com que haja cada vez mais imigrantes em Portugal. Um destaque é o visto específico para profissionais de alta performance tecnológica. Por isso, o setor de TI está em alta, mas existem oportunidades em contabilidade, marketing, direito, finanças, RH, logística, turismo e construção civil. Algumas empresas são Modelo Continente, Energias de Portugal e Petrogal.

Como conseguir trabalho no exterior morando no Brasil

Para conseguir trabalhar no exterior morando no Brasil, você precisa verificar o que é necessário para ter um visto de trabalho. Também é importante ver os países que aceitam brasileiros para as vagas, porque isso ajuda a conseguir uma oportunidade.

Ainda tem outras dicas. Veja as principais:

  • Tenha fluência no idioma local e no inglês;
  • Faça networking pelo LinkedIn e de outras formas (como redes sociais profissionais estilo Behance) com profissionais que já atuam no seu destino;
  • Crie o seu currículo em inglês, porque ele é o mais usado nos processos de recrutamento;
  • Tenha cartas de apresentação, porque muitas empresas e países as exigem;
  • Entenda sobre os processos seletivos pelos quais vai passar para saber como são as dinâmicas e as etapas;
  • Busque vagas em sites internacionais. Pesquise os principais por região e cadastre-se;
  • Tenha um discurso preparado para informar por que deseja a vaga, qual é sua trajetória profissional e qual é o momento atual da sua carreira.

Sites para procurar emprego no exterior

Os sites para procurar emprego no exterior variam conforme o país e a região de trabalho. Alguns dos principais em diferentes locais são:

  • Eures: é um site de vagas na Europa, está escrito em português e tem ferramentas úteis, como as condições de trabalho e de vida no país desejado.
  • Eurojobs: tem vagas em vários países europeus. Está em inglês, mas a descrição da vaga está no idioma falado na nação específica, por exemplo, alemão para um trabalho na Alemanha.
  • Anywork Anywhere: com vagas em diferentes países do mundo, tem vagas em várias áreas, até mesmo algumas temporárias. Você pode filtrar as oportunidades por localização, tipo ou função.
  • Eurobrussels: apesar de o nome indicar Bruxelas, tem vagas em outras cidades europeias. As vagas são descritas em inglês e você pode encontrá-las por setor, palavra-chave ou país.
  • Glassdoor: tem vagas em todo o mundo e o site está em português. Você pode ver o que pessoas que trabalham na empresa dizem sobre ela e a média de valores para a função.
  • Indeed: também tem vagas em todo o mundo e você pode filtrar por país, além de ver média salarial e outros dados.
  • LinkedIn: a rede social profissional traz várias vagas. Basta inserir alertas e você receberá as atualizações diariamente.
  • Expresso Emprego: específico para Portugal, o site traz várias oportunidades e informações sobre o país.
  • Job.com: com muitas vagas para os Estados Unidos, traz muitas dicas para você conseguir uma oportunidade no exterior.
  • Google For Jobs: a plataforma traz vagas em diferentes países. Você pode configurar alertas para receber as notificações.

Como se preparar para trabalhar no exterior

Antes de saber como conseguir trabalho no exterior morando no Brasil, você precisa se preparar. Isso inclui desde a burocracia até aspectos culturais e linguísticos. Veja mais dicas:

  • Conheça a cultura do país em que deseja morar para entender o que é bem-visto e o que deve ser evitado para impedir um grande choque e período de adaptação;
  • Saiba mais sobre as permissões e os vistos, já que isso muda de acordo com o país;
  • Analise o custo de vida e quanto você precisa ganhar para ter mais tranquilidade;
  • Pesquise sobre como conseguir um lugar para morar;
  • Avalie a cultura corporativa da empresa. Para isso, acesse o site da companhia e converse com colaboradores;
  • Veja sobre possíveis certificações e diplomas exigidos;
  • Planeje-se financeiramente e abra sua conta global Nomad para enviar e receber dinheiro do exterior.

Seguindo essas etapas, você já pode buscar empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior. Há diferentes opções e você apenas precisa se preparar e aplicar o seu currículo para as vagas disponíveis.

Então, que tal começar a se organizar? Saiba o que é uma conta internacional, como funciona e como abrir a sua.

Compartilhe: