Quem viaja para o exterior geralmente aproveita para fazer compras. Mas você sabia que é possível receber de volta uma parte do dinheiro gasto em lojas? Na Grécia, assim como em outros países da Europa, o Tax Free é feito para isso.
Continue lendo até o final e descubra como funciona o Tax Free na Grécia, aprenda como solicitar o reembolso do IVA, que é o Imposto de Valor Agregado, e anote as nossas dicas para maximizar o benefício. Não perca essa oportunidade!
O que é Tax Free?
Sempre que um turista compra produtos em viagens no exterior, são cobrados os impostos locais, como o IVA, que é o Imposto de Valor Agregado. Entretanto, vários países entendem que é injusto o viajante arcar com essa taxação.
Isso porque entende-se que o imposto vai ser revertido em serviços para a população local, que não serão ofertados para os turistas. Além de ser mais justo, ainda é uma política de incentivo ao comércio e ao turismo.
Dessa forma, o Tax Free é um programa de reembolso de parte dos impostos pagos nas compras feitas pelos viajantes. Esse valor varia de acordo com o país, mas pode chegar a até 17,5% de cashback do que foi pago em impostos. Diversos países da Europa, incluindo a Grécia, oferecem algum tipo de reembolso dos impostos pagos em compras.
Como funciona o Tax Free na Grécia?
Para entender como funciona o Tax Free na Grécia, primeiramente é necessário saber que o país reembolsa entre 11,4% e 13,6% do valor gasto em produtos sujeitos às taxas padrões de IVA. O valor mínimo de compra para isso é de 50 EUR.
Você pode se beneficiar do Tax Free na Grécia caso tenha residência permanente em um país fora da União Europeia e seja maior de 18 anos.
Na Grécia, não existe taxa de IVA. Dessa forma, você pode comprar todos os itens com o IVA padrão, que, no país, é mais alto do que a média europeia.
Como solicitar o reembolso de IVA na Grécia: passo a passo
Para conseguir o reembolso de IVA na Grécia, você precisa, primeiramente, comprar em um estabelecimento que faça parte do programa de Tax Free.
Na hora de finalizar a compra, você deve apresentar o passaporte e seguir o passo a passo informado pelo vendedor para conseguir o reembolso do IVA. Geralmente, é necessário preencher um formulário na própria loja para isso.
Depois de aproveitar a viagem, é hora de solicitar o Tax Free. O reembolso é pago diretamente no local de saída do país. Ou seja, pode ser no aeroporto, na estação de trem ou nos portos da Grécia ou do país que você está visitando.
Nesse momento, é preciso apresentar todos os comprovantes das compras, ou seja, os recibos das lojas conveniadas. Por isso, é bom chegar com no mínimo duas horas de antecedência do momento da partida, para apresentar tudo com calma.
Uma boa dica é separar, também, as mercadorias compradas, pois os funcionários da alfândega podem solicitar que elas sejam apresentadas.
E vale ressaltar que o Tax Free na Grécia serve somente para o reembolso pela compra de produtos e não pela contratação de serviços, como a conta do restaurante, por exemplo. De toda forma, é uma ótima maneira de economizar!
Dicas para maximizar o benefício do Tax Free na Grécia
Agora que você já sabe como usar o Tax Free na Grécia, tenha em mente que os reembolsos estão disponíveis para as pessoas que viajam para fins turísticos. Caso você tenha autorização de residência, não é possível participar do programa.
Além disso, o limite mínimo de compra para receber o Tax Free é de 50 euros por recibo. O valor é calculado por fatura, ou seja, se você fizer várias compras separadas abaixo do limite mínimo, não vai ter direito ao benefício.
Se você for viajar para outros países além da Grécia, saiba que dá para juntar todos os comprovantes e entregar somente na alfândega do último país que você vai passar antes de voltar para o Brasil.
Algumas operadoras do Tax Free na Europa disponibilizam um aplicativo para que o usuário se cadastre e preencha os formulários de reembolso automaticamente.
Dessa forma, o dinheiro cai de forma segura na conta e sem precisar passar horas no estande da operadora no aeroporto e correr o risco de se atrasar para o voo.
É possível, também, solicitar o QR code do formulário na loja que estiver comprando e validar os cupons em algum caixa da operadora.
Além disso, vale a pena conferir onde estão os caixas terminais mais próximos de você no próprio site da empresa. Assim, além de economizar dinheiro com os reembolsos, você economiza tempo para fazer outros passeios.
Por fim, não se esqueça que o resgate do Tax Free deve ser feito sempre na saída do último país da União Europeia que você estiver. Mesmo assim, você pode levar todos os comprovantes das compras realizadas dentro dos países membros.
E para aproveitar ainda mais o Tax Free na Grécia, considere abrir uma conta internacional Nomad para economizar ainda mais nas compras. Com a Nomad, você pode gerenciar suas finanças na Europa com taxas de câmbio mais justas e sem as tarifas elevadas de conversão que normalmente são cobradas por bancos tradicionais.
Você ainda garante outros benefícios exclusivos, como:
- IOF de apenas 1,1% nas operações de câmbio;
- Taxa operacional de 2%, podendo chegar a 1% no nível 5 do Nomad Pass;
- Acesso ao Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos;
- Cartão de débito internacional aceito em mais de 180 países e em milhões de estabelecimentos do mundo todo;
- Compre em todo o mundo na moeda local com conversão automática para dólar direto no seu extrato do app;
- Realize saques em caixas eletrônicos (ATM) que aceitam Visa. Faça saques gratuitos na rede MoneyPass e aproveite até dois saques gratuitos por mês em outras redes;
- Descontos e promoções exclusivas de parceiros selecionados no Nomad Shop;
- Investimentos em dólar para construir e proteger o seu patrimônio.
Agora que você já sabe como solicitar o Tax Free na Grécia, aproveite para aprender como usar a Nomad na Europa e economizar mais ainda realizando suas compras com o cartão internacional Nomad. Não perca!