Tudo sobre os aeroportos de Londres: quais são, onde ficam e como chegar

Por:
Rogério Bertoldo
19/8/2024
|
Atualizado em
19/6/2024
15 min de leitura

Seja a sua primeira viagem para a Europa ou não, Londres é sempre uma boa opção de parada. Cosmopolita, cheia de história e paisagens incríveis, o destino vale muito a sua visita.

Não é à toa que os aeroportos de Londres são múltiplos: a cidade é bem-estruturada para receber seus visitantes do mundo inteiro. Assim, com tantos aeroportos, é natural que muita gente se confunda e se perca na hora de programar as rotas.

Não se preocupe. Pegue seu passaporte e confira todas as nossas dicas sobre os aeroportos de Londres. Vamos nessa?

Quais são os aeroportos de Londres?

São várias opções de aeroportos em Londres, mesmo que muitos deles não fiquem em Londres exatamente, mas em regiões próximas. Sendo os principais:

  • Aeroporto Heathrow (London Heathrow Airport - LHR)
  • Aeroporto Gatwick (London Gatwick Airport - LGW)
  • Aeroporto Stansted (London Stansted Airport - STN)
  • Aeroporto Luton (London Luton Airport - LTN)
  • Aeroporto London City (London City Airport - LCY)
  • Aeroporto Southend (London Southend Airport - SEN)

1. Aeroporto de Heathrow

O Aeroporto de Heathrow (London Heathrow Airport) é o principal aeroporto internacional de Londres e um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Certamente você já viu o local em filmes ou ouviu sobre ele de pessoas que moram em Londres.

Heathrow é uma peça crucial na infraestrutura de transporte aéreo do Reino Unido, desempenhando um papel significativo no cenário internacional de viagens.

Por causa de sua importância, o aeroporto é constantemente atualizado para atender às necessidades crescentes de passageiros e aeronaves.

Confira mais detalhes:

Localização

Ele está situado a cerca de 24 quilômetros a oeste do centro de Londres, na área de Hillingdon, no condado de Londres.

Como chegar

Você pode usar transporte público, incluindo o metrô (linha Piccadilly), trens da Heathrow Express, e ônibus locais.

Se preferir carros, saiba que existem estacionamentos disponíveis no aeroporto, e várias rodovias importantes, como a M4 e M25, conectam Heathrow a Londres e outras áreas.

Terminais

Heathrow tem quatro terminais principais: Terminal 2 (Queen's Terminal), Terminal 3, Terminal 4 e Terminal 5, tanto para voos internacionais quanto domésticos.

O aeroporto é conhecido por suas conexões globais e ampla gama de serviços.

3 curiosidades de Heathrow

  1. Heathrow é um dos aeroportos mais movimentados do mundo em termos de tráfego de passageiros e movimentação de aeronaves.
  2. Inaugurado em 2008, o Terminal 5 é o mais recente e é utilizado pela British Airways.
  3. Heathrow é conhecido por seus serviços e instalações de classe mundial, incluindo lounges VIP, hotéis no aeroporto e serviços de transporte eficientes.

Sabe qual é o dia mais barato para comprar passagem aérea? Leia para descobrir.

2. Aeroporto de Gatwick

Gatwick é o segundo maior aeroporto da região de Londres em termos de passageiros e o mais movimentado do país em termos de voos de curta distância.

Com duas pistas, conhecidas como pista principal e pista secundária, ele permite operações simultâneas.

Localização

O aeroporto de Gatwick fica na cidade de Crawley, West Sussex, Inglaterra. Está a cerca de 45 km ao sul de Londres.

Como chegar

O aeroporto está bem conectado por estradas principais, incluindo a M23 e a M25. Uma possibilidade é chegar até ele de carro, pois existem estacionamentos disponíveis nos terminais.

Trem também é outra opção: a estação de trem Gatwick Airport está localizada no complexo do aeroporto, oferecendo fácil acesso ao centro de Londres e outras cidades.

Fora  que existem diversas linhas de ônibus e serviços expressos conectam o aeroporto a diferentes partes de Londres e regiões circundantes.

Terminais

São dois terminais principais em Gatwick, o Norte (North Terminal) e Sul (South Terminal).

2 curiosidades de Gatwick

  1. Inaugurado em 1930, o Aeroporto de Gatwick teve um papel crucial durante a Segunda Guerra Mundial, sendo utilizado pela Royal Air Force. Após a guerra, tornou-se um aeroporto civil.
  2. Ele é o 22° aeroporto mais movimentado do mundo e o 7° em termos de passageiros internacionais. Acaba sendo uma ótima opção tanto para turistas quanto pessoas do Reino Unido para chegarem em destinos próximos da Europa.

3. Aeroporto de Stansted

Stansted é o quarto aeroporto mais movimentado do Reino Unido em termos de tráfego de passageiros. Acaba sendo um excelente hub para voos de baixo custo e respectivas companhias aéreas mais baratas, como Ryanair e EasyJet.

Localização

Localizado na cidade de Stansted Mountfitchet, Essex, Inglaterra. Ou seja, não é um aeroporto de Londres, mas inglês. Stansted fica a aproximadamente 64 quilômetros a nordeste do centro de Londres.

Como chegar

O Expresso Stansted oferece uma conexão rápida de trem entre a estação Liverpool Street, no centro de Londres, e o Aeroporto de Stansted.

Caso prefira ir de carro, a rodovia M11 é a melhor opção, que conecta o aeroporto a Londres. O tempo de viagem de carro pode variar dependendo do tráfego.

Também há diversas empresas de ônibus operando serviços diretos entre o aeroporto e várias partes de Londres.

Terminais

O Aeroporto de Stansted possui um terminal principal que lida com voos internacionais e domésticos. Ainda assim, é um terminal moderno e equipado com facilidades para atender às necessidades dos passageiros.

3 curiosidades de Stansted

  1. Tal qual Gatwick, o aeroporto de Stansted foi inicialmente construído como uma base aérea militar durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1960, ele foi transformado em aeroporto civil.
  2. É o quarto aeroporto mais movimentado do Reino Unido em termos de tráfego de passageiros.
  3. Stansted é bem usado por empresas de transporte de mercadorias, como Volga-Dnepr e FedEx.

4. Aeroporto de Luton

Luton está entre o quarto e quinto maior aeroporto de Londres. Assim como Stansted, é comum fazer viagens de companhias aéreas mais em conta.

Localização

O Aeroporto de Luton está situado a leste de Luton, Bedfordshire, Inglaterra, a aproximadamente 56 km a noroeste do centro de Londres.

Sua localização estratégica o torna acessível a partir de Londres e outras partes do sudeste da Inglaterra, sendo muito útil para quem vive no Reino Unido.

Como chegar

O aeroporto é facilmente acessível por transporte público, incluindo trens e ônibus. Outra opção são os carros, já que ele conta com estacionamentos de longa duração.

Terminais

O Aeroporto de Luton tem um único terminal que lida com voos internacionais e domésticos.

2 curiosidades de Luton

  1. A grande maioria das rotas servidas são na Europa, embora existam alguns charter e rotas regulares para destinos no Norte de África e na Ásia.
  2. Mais um aeroporto de Londres cuja história remete à Segunda Grande Guerra. O aeroporto foi aberto em 1938 pelo Secretário de Estado do Ar, Kingsley Wood. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi uma base para os soldados da Força Aérea Real.

5. Aeroporto de London City

Já vamos começar com uma curiosidade aqui. Afinal, London City é o único aeroporto de Londres que está localizado no coração da cidade. Acaba sendo muito usado por pessoas em viagem de negócios.

Localização

O Aeroporto de London City está situado no Royal Docks, no bairro de Newham, a cerca de 11 quilômetros a leste do centro de Londres.

Como chegar

O aeroporto é bem servido por transporte público, como a estação de trem London City Airport DLR, conectada ao Docklands Light Railway (DLR).

Também é acessível pelas principais estradas, incluindo a A13, e oferece estacionamento disponível para os passageiros.

Táxis e serviços de transporte por aplicativo estão disponíveis na saída do terminal para levar os passageiros a seus destinos desejados.

Terminais

London City tem apenas um terminal, com check-in rápido e eficiente, refletindo a ênfase na conveniência para viajantes de negócios.

2 curiosidades de London City

  1. Devido à sua pista curta e restrita, apenas aeronaves específicas podem operar neste aeroporto, principalmente aviões de curto e médio alcance.
  2. London City foi inaugurado em 1987 e tem crescido significativamente desde então, tornando-se uma peça chave na infraestrutura de transporte da cidade.

Leitura recomendada: O que fazer em Londres? Conheça os pontos turísticos e planeje a sua viagem.

6. Aeroporto de Southend

O aeroporto de Southend (SEN) é um dos 6 aeroportos da capital britânica. Ficou por muitos anos praticamente desativado, retornando às operações em 2008, quando a companhia aérea “low-cost” EasyJet passou a voar dali para outros destinos na Europa.

Localização

Ele está localizado em Southend-on-Sea, Essex, aproximadamente a 68 quilômetros a leste de Londres. Levemente mais distante do que os demais, acaba sendo a opção menos acessada.

Como chegar

A melhor maneira de chegar ou sair do aeroporto de Southend é pegar um trem. A viagem até o centro de Londres leva entre 50-60 minutos, dependendo do horário e de qual estação for descer. A estação de trem fica a menos de 100 metros de distância da porta de saída do aeroporto.

Táxi ou apps de transporte é uma opção mais custosa, mas ainda assim viável. O carro alugado acaba sendo menos recomendado, já que é o aeroporto mais distante de Londres.

Terminais

Southend conta com apenas 1 terminal, que é suficiente para a capacidade de voos.

2 curiosidades de Southend

  1. Ele serviu também tem forte base histórica e serviu como uma base militar durante a Segunda Guerra Mundial.
  2. O aeroporto passou por significativas melhorias e expansões nos últimos anos para se tornar um hub de transporte mais significativo na região. Segue tendo muitos voos low cost e, hoje, é considerado um dos mais organizados de Londres.

Lembrete: todos esses aeroportos de Londres contam com Wi-Fi, áreas de Duty Free, Lounges VIP e demais serviços comuns entre aeroportos. Fica mais fácil acessar esses serviços com cartão internacional, ok?

Há inúmeras opções de aeroportos em Londres que facilitam muito os voos entre cidades da Europa. Vale a pena pesquisar com antecedência e o serviço Google voos ajuda demais nessa tarefa e permite que você compre passagens aéreas com mais certeza, sem ter que cancelar depois.

Já que você se interessa pelo tema aeroporto de Londres, fica a dica para ler nosso artigo cheio de insights para quem deseja viajar para Londres!

Compartilhe: