O que é Binance? Saiba como funciona a exchange

Por:
Eduardo Sena
19/8/2024
|
Atualizado em
29/2/2024
15 min de leitura

O mercado de criptomoedas está em crescente ascensão e uma das características desse tipo de negócio é a descentralização das transações, sem a necessidade do intermédio de instituições financeiras.

Dessa forma, as empresas de exchanges também vem ganhando destaque no mercado. Elas são especializadas na segurança da compra e da venda das criptomoedas e operam como o sistema de uma bolsa de valores.

Uma das exchanges mais populares do momento é a Binance. Mas, afinal, como ela funciona? Quais as taxas cobradas? Para tirar todas as suas dúvidas, separamos as principais informações para você saber tudo sobre o que é Binance.

O que é conta Binance?

Antes de mais nada, você deve entender que as exchanges funcionam como intermediadoras entre a venda e a compra de ativos digitais. Elas também guardam as criptomoedas dos usuários e, na prática, se assemelham às corretoras de valor.

A Binance é uma das exchanges mais populares do mercado, sendo responsável por intermediar as transações de compra e venda de criptomoedas com segurança e praticidade. Ela atua como uma bolsa de valores de cripto ativos.

Na Binance, você pode negociar mais de 100 moedas criptográficas - inclusive a principal delas, o Bitcoin, e a cripto da própria exchange, a Binance Coin (BNB).

E o modo de funcionamento da empresa é muito simples. A partir do site da Binance você pode comprar e vender criptomoedas, fazer empréstimos, comprar NFT’s, investir no mercado, e muito mais. Tudo isso de forma centralizada e eficiente.

Para isso, basta que você crie uma conta na Binance e transfira seu dinheiro para a exchange. A partir daí, você pode comprar a criptomoeda ou o produto que mais se encaixar com suas necessidades e começar a aplicar no mercado digital.

Como a Binance funciona?

A Binance funciona como uma bolsa de valores, mas no lugar de ações de empresas de capital aberto, são negociadas criptomoedas.

A exchange oferece uma plataforma segura, para que tanto a compra quanto a venda de ativos digitais sejam feitas de forma prática e rápida, com a garantia do cumprimento das negociações.

Como o mercado de criptomoedas atua com valores que dependem da relação entre a oferta e a demanda, a Binance não tem o poder de alterar os cripto ativos. Mas a exchange possui um livro próprio de ofertas, com taxas e prazos únicos.

Como começar a investir na Binance?

Se você é um iniciante no mundo das criptomoedas, ou se não está acostumado a operar com um exchange, é muito importante entender melhor como o negócio funciona, antes de aplicar os ativos de forma contundente.

Assim, nossa dica é que você comece aos poucos, sem muitos riscos. Além disso, você precisa entender o mercado de operação da Binance, para saber como funcionam as taxas diferenciadas e os tipos de negociação.

Mas saiba que começar a investir na Binance é muito simples! Antes de tudo, você precisa se cadastrar na plataforma, informando um e-mail válido e um número de telefone para confirmação, além de registrar a senha de login.

No primeiro momento, você vai passar por um processo de verificação do cadastro em várias etapas, justamente para aumentar a segurança das suas operações. E também vai ter que informar alguns códigos de confirmação.

Depois que você passar por todo esse processo, vai precisar enviar alguns documentos exigidos pela exchange como mais uma forma de segurança das transações. A análise desses documentos pode levar até uma semana.

Contudo, após toda essa verificação e a confirmação da sua conta pela Binance, você já pode começar a investir seus ativos digitais.

Qual a taxa de saque da Binance?

Atualmente, a Binance é a exchange com a menor taxa do mercado. Mas a tarifa varia de acordo com o volume negociado, o tipo de criptomoeda, e se a operação é de compra ou de venda de ativos.

Para depositar na Binance você pode optar por transferência bancária, Pix ou cartão de crédito. Qualquer uma dessas opções necessita de uma autenticação de dois fatores e do preenchimento de dados cadastrais.

No entanto, o procedimento é simples, já que existe uma página exclusiva para depósito e saque de recursos na plataforma da Binance.

Para sacar na Binance você pode optar pelo cartão de crédito ou débito, pela negociação P2P (em que você negocia diretamente com outros usuários da corretora), ou pela compra de Gift Cards - os chamados “Binance Codes”.

De forma geral, as taxas de saque da Binance podem variar entre 0,02% e 0,1%, e quanto maior o volume da operação, menor a taxa cobrada pela transação.

Vale lembrar que tanto o depósito quanto o saque de recursos devem ser feitos entre contas com a mesma titularidade, para aumentar a segurança e reduzir as chances de fraudes e roubos.

Como tirar o dinheiro da Binance?

Além das opções mais utilizadas para saque na Binance, por meio do PIX e transferência bancária, você pode realizar as transações através do sistema P2P.

Com esse sistema, você pode determinar o valor da transação, a quantidade e o método de pagamento diretamente com a outra parte, trocando a moeda fiduciária offline e confirmando a transação online.

A compra direta de criptomoedas também pode ser feita por PIX e transferência bancária. E o cripto ativo permanece custodiado na carteira da Binance até que o vendedor confirme que recebeu o dinheiro.

Aqui, vale ressaltar que o valor mínimo para saque é de R$10,00, que as transações via TED serão processadas durante o período de expediente bancário, e os saques na modalidade PIX, geralmente, são creditados em apenas três horas.

Agora que você já sabe o que é Binance, como a exchange funciona, e os métodos de depósito e saque na corretora, pode ficar tranquilo em saber que a Binance é muito confiável e deve estar na sua lista de negociações com criptomoedas.

Compartilhe: