Blog
>
Câmbio e Moedas
>
Qual é a moeda do Canadá e como levar dinheiro para o país?

Qual é a moeda do Canadá e como levar dinheiro para o país?

Vai viajar? Descubra qual é a moeda do Canadá, veja a cotação do dólar canadense e saiba a melhor forma de levar dinheiro para a sua viagem.

Notas de dólar canadense

Guia de Viagem para

No items found.

Planear uma viagem para o Canadá é o início de uma aventura inesquecível. No entanto, para que a sua experiência seja verdadeiramente tranquila e livre de sobressaltos, não basta apenas escolher os casacos de frio certos ou montar um roteiro detalhado de atrações turísticas. O planejamento financeiro é a verdadeira base para conquistar o mundo com liberdade.

Uma das primeiras e mais importantes dúvidas que surgem na mente de qualquer viajante internacional diz respeito à organização financeira. Saber exatamente qual moeda usar, como fazer o seu orçamento render mais e evitar taxas desnecessárias pode ser a diferença entre uma viagem relaxante e uma dor de cabeça. Afinal, a organização prévia permite que o seu foco esteja apenas em criar memórias e desfrutar das maravilhas locais.

Para ajudar nessa missão, preparamos este guia absolutamente completo. Vamos desmistificar o sistema financeiro local, apresentar a fundo as notas e moedas que circulam no país, analisar o histórico do câmbio e, claro, revelar a forma mais inteligente e segura de gerir o seu orçamento no estrangeiro.

Ganhe até US$ 50 de cashback

Abra sua conta internacional e receba 2% de cashback na primeira conversão de moeda.

Afinal, qual é a moeda do Canadá?

Se você não sabe qual é a moeda do Canadá, a resposta direta é: o dólar canadense, ou moeda do Canadá, cuja sigla internacional é o CAD (Canadian Dollar). No mercado financeiro e nas casas de câmbio, também pode ser representado pelo símbolo C$ para se diferenciar claramente do dólar dos Estados Unidos (US$).

A história e o formato do dinheiro no Canadá são fascinantes e merecem destaque. O país foi um dos pioneiros mundiais a adotar as notas de polímero (um tipo de plástico altamente resistente e reciclável) em substituição ao papel tradicional.

Esta mudança tecnológica, implementada no início da década de 2010, trouxe inúmeras vantagens: as notas duram até duas vezes e meia mais do que as antigas de algodão, são resistentes à água, não rasgam facilmente e possuem recursos de segurança de ponta que tornam a falsificação praticamente impossível, como janelas transparentes e imagens holográficas.

As notas em circulação apresentam cores vibrantes que facilitam a identificação rápida:

  • Nota de $5: Cor azul, exibindo a imagem de Sir Wilfrid Laurier, o primeiro primeiro-ministro francófono do país.
  • Nota de $10: Cor roxa, apresentando Viola Desmond, uma heroína dos direitos civis canadenses.
  • Nota de $20: Cor verde, que traz o retrato da Rainha Isabel II. (A transição para a imagem do Rei Carlos III ocorrerá de forma gradual ao longo dos próximos anos).
  • Nota de $50: Cor vermelha, com William Lyon Mackenzie King.
  • Nota de $100: Cor castanha dourada, homenageando Sir Robert Borden.

Mas a verdadeira paixão nacional está nas moedas, que ganharam até apelidos carinhosos. A moeda de 1 dólar é conhecida em todo o país como Loonie, devido à imagem do mobelha-grande (um pássaro aquático típico da região, chamado "loon" em inglês) cunhada na sua face. Seguindo a mesma lógica fonética e criativa, quando a moeda de 2 dólares foi introduzida no mercado, a população rapidamente a batizou de Toonie (uma junção de "two" e "loonie").

Existem ainda as moedas de centavos: Quarter (25 centavos), Dime (10 centavos) e Nickel (5 centavos). Um dado importante para quem viaja: a moeda de 1 centavo (penny) foi oficialmente retirada de circulação em 2013 devido aos altos custos de produção. Por isso, se fizer uma compra em dinheiro vivo, o valor final será sempre arredondado para o múltiplo de 5 centavos mais próximo. Se pagar com cartão, o valor exato do centavo será cobrado normalmente.

Cotação do dólar canadense: relação com o real e o dólar americano

Compreender a cotação do dolar canadense é um passo estratégico para quem quer viajar ou até mesmo morar no país. Historicamente, o dólar canadense possui um valor nominal inferior ao do dólar americano (USD). Esta diferença cambial é um dos grandes atrativos para os viajantes globais, pois confere um maior poder de compra quando comparado a uma viagem para os Estados Unidos.

A economia canadense é fortemente influenciada pela exportação de commodities, especialmente petróleo, gás natural e madeira. Por isso, o valor do CAD pode sofrer flutuações em resposta aos preços globais do petróleo. Ainda assim, em relação à moeda brasileira, o CAD tende a apresentar uma estabilidade atrativa.

Para entender um pouco do custo de vida e do poder de compra local, é interessante conhecer o salário mínimo Canadá. Diferente de muitos países que possuem um valor único nacional, no Canadá, o salário mínimo é definido individualmente por cada província e território, variando geralmente entre $14 e $17 dólares canadenses por hora. Esta remuneração reflete o alto padrão de vida da população e ajuda o viajante a entender a precificação de serviços diários, como restaurantes, supermercados e transportes públicos.

A relação com o dólar americano é tão próxima que, em algumas cidades fronteiriças, os preços podem ser fixados em ambas as moedas para facilitar o comércio com os vizinhos do sul. Contudo, a variação cambial constante exige que o viajante esteja sempre atento à melhor forma de realizar as suas transações.

Posso levar reais brasileiros ou dólares americanos para o Canadá?

Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes durante a fase de planeamento. E a resposta exige muita atenção para evitar prejuízos.

Levar reais em espécie?

Definitivamente, não é uma boa ideia. A moeda brasileira tem pouquíssima liquidez no mercado canadense. Se tentar trocar reais por dólares canadenses nas casas de câmbio de aeroportos ou do centro de cidades como Toronto ou Montreal, enfrentará taxas de conversão extremamente desvantajosas e spreads (diferença entre o valor de compra e venda) muito altos. Na prática, você perde uma quantia significativa do seu orçamento apenas nesta transação física.

Levar dólares americanos (USD)?

Embora os Estados Unidos e o Canadá compartilhem uma longa e pacífica fronteira, as suas economias são distintas. É verdade que algumas lojas de recordações, hotéis em zonas muito turísticas (como nas Cataratas do Niágara) e aeroportos podem aceitar dólares americanos como forma de pagamento. No entanto, o troco será devolvido em dólares canadenses e a taxa de conversão aplicada pelo próprio estabelecimento comercial será, regra geral, muito inferior à oficial do mercado.

Portanto, a estratégia financeira mais robusta e econômica é comprar dólar online através de uma plataforma de confiança, garantindo transparência nas taxas antes mesmo de embarcar.

Quanto dinheiro levar para uma viagem para o Canadá?

A quantia necessária para a sua jornada dependerá imensamente do seu perfil de viajante, das cidades que pretende visitar e da época do ano. O inverno, por exemplo, pode encarecer a viagem se incluir desportos de neve (aluguer de equipamento e passes de esqui), enquanto o verão permite desfrutar de inúmeros parques e atividades gratuitas ao ar livre.

Para facilitar o seu planeamento, dividimos as estimativas diárias em três perfis:

1. O Viajante Económico (Mochileiro)

Se o seu objetivo é poupar, optando por hostels, utilizando exclusivamente transportes públicos, preparando a maior parte das suas refeições ou comendo em locais de fast food, e focando em atrações gratuitas (como caminhar pelo Stanley Park em Vancouver ou explorar bairros históricos), pode estimar um gasto diário entre $80 a $120 CAD.

2. O Viajante Intermédio (Conforto Moderado)

Este é o perfil mais comum. Inclui alojamento em hotéis de 3 estrelas ou aluguer de apartamentos, refeições em restaurantes casuais, deslocações de metro ou pontualmente com carros de aplicação, e entradas pagas em atrações turísticas famosas (como a CN Tower, museus e aquários). Para este padrão, reserve entre $150 e $250 CAD por dia.

3. O Viajante de Luxo (Experiência Premium)

Se procura estadias em hotéis de 4 ou 5 estrelas, jantares em restaurantes de alta gastronomia, bilhetes para espetáculos de teatro, passeios privados ou aluguer de veículos confortáveis para percorrer as rodovias cênicas do país, o seu orçamento diário começará nos $350 CAD e poderá facilmente ultrapassar os $500 CAD.

Vale a pena ressaltar que o Canadá aplica impostos sobre o consumo (sales tax) que não estão incluídos nos preços apresentados nas montras das lojas ou nos menus dos restaurantes. O valor do imposto varia conforme a província (geralmente entre 5% e 15%) e só é adicionado no momento do pagamento na caixa registadora. Além disso, a cultura da gorjeta (tip) é muito forte no país, esperando-se que o cliente deixe entre 15% a 20% do valor total da conta em restaurantes com serviço de mesa.

Como levar dinheiro para o Canadá? Comparativo de opções

Saber como levar dinheiro para o Canadá de forma inteligente é o segredo para maximizar os seus recursos. A tecnologia financeira evoluiu drasticamente e as velhas práticas foram substituídas por soluções mais globais e eficientes. Vamos analisar o cenário:

Dinheiro em Espécie (Cash)

Embora o Canadá seja um país altamente digitalizado, onde cartões e pagamentos por aproximação (contactless) são aceites até nas mais pequenas lojas de conveniência, ter um montante reduzido em dinheiro vivo é sempre recomendado.

É útil para pequenas gorjetas a carregadores de malas, compras em mercados de agricultores locais, feiras de rua ou para emergências. Contudo, não deve ser a sua principal forma de carregar dinheiro, devido aos riscos de perda ou roubo.

Cartão de Crédito Tradicional

O seu cartão de crédito emitido no seu país de origem funcionará perfeitamente, mas trará um custo invisível muito alto. A cada compra, estará sujeito a elevadas taxas e encargos sobre transações internacionais, além do risco cambial, já que a cotação da moeda será fechada apenas no dia do vencimento da fatura. Numa época de instabilidade cambial, isto pode representar um susto indesejado no final da viagem.

Cartão Pré-pago (Travel Money)

Há alguns anos, esta era a opção preferida de muitos turistas. No entanto, tornou-se obsoleta. Os cartões pré-pagos tradicionais embutem taxas de carregamento, taxas de inatividade e, frequentemente, utilizam a cotação do dólar turismo (mais cara que a comercial), além de cobrarem impostos elevados.

Conta Internacional e Cartão de Débito Internacional

A solução mais moderna, segura e económica para levar dinheiro em viagem internacional é a utilização da Conta Internacional Nomad e do Cartão Internacional de Débito Nomad. Você adiciona saldo em dólar americano (USD) na sua conta de forma 100% digital e transparente, aproveitando sempre a melhor cotação.

Quando realiza uma compra num estabelecimento no Canadá, seja um café em Montreal ou o aluguel de esquis em Whistler, a Nomad realiza automaticamente a conversão de dólares americanos para dólares canadenses. Sem surpresas e sem taxas ocultas abusivas.

{{cta-conta}}

Como sacar dinheiro no Canadá?

Apesar de a esmagadora maioria das transações ser feita por via digital, poderá deparar-se com situações em que o dinheiro em espécie é a única via possível. Felizmente, sacar dinheiro no Canadá é um processo extremamente simples.

O país conta com uma rede vasta e moderna de caixas eletrônicos (Automated Teller Machines, ou ATMs), amplamente distribuídos por agências bancárias, aeroportos, estações de comboio, shoppings e farmácias.

Com a Conta International Nomad, você pode sacar dinheiro em espécie em qualquer ATM que aceite cartões da bandeira Visa. Basta inserir o cartão, digitar a quantia desejada e o valor correspondente será debitado do saldo da sua Conta Internacional.

Lembre-se que os dois (2) primeiros saques do mês são gratuitos. A partir do terceiro, cobramos uma taxa de US$ 5 por operação. Além disso, a empresa dona do caixa eletrônico (operadora do ATM) pode cobrar uma taxa própria pelo uso. Esse valor será sempre informado na tela antes de você confirmar o saque.

{{rt-viagem-internacional-1}}

{{cta-conta}}

Atrações turísticas de

No items found.

Bairros de

No items found.

Compartilhe:

Ganhe até US$ 50 de cashback

Abra sua conta internacional e receba 2% de cashback na primeira conversão de moeda.

Viaje para o exterior com a Nomad e economize!

Sabia que a Nomad torna a sua viagem internacional ainda mais vantajosa? Com a Conta Internacional Nomad, você tem muito mais vantagem em compras e viagens no exterior.

Na Nomad, você compra dólar com a cotação comercial, mais barato que em bancos tradicionais e casas de câmbio.

E com o cartão de débito internacional aceito mundialmente, você faz compras e realiza pagamentos na moeda local, com conversão automática para dólar. E você confere tudo direto no app da Nomad, com segurança e facilidade. E se precisar de dinheiro em espécie, pode realizar saques nos caixas eletrônicos da rede MoneyPass.

E os benefícios não param por aí. No Nomad Trips você pode comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos e garantir ingressos para atrações no Brasil e no mundo. Uma plataforma completa para você planejar o seu passeio, monitorar preços e criar roteiros personalizados com o poder da inteligência artificial!

Quer ficar conectado durante a sua viagem? Quem é cliente Nomad pode contratar o Nomad Chip e acessar a internet com praticidade e velocidade nos EUA, Europa e América Latina. Tudo direto no app e sem complicações!

E na hora do embarque, aproveite para descansar no Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O lugar perfeito para uma pausa para o café, recarregar o celular, aproveitar um milk-shake e descansar com conforto.

A Nomad também te ajuda a construir ou fortalecer o seu patrimônio e começar a investir no exterior em ativos de renda fixa em dólar, como bonds e CDS (em breve), ETFs, REITs, ações de empresas globais e fundos de investimento selecionados.

Além disso, os valores mobiliários da sua Conta Nomad são assegurados por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem (saiba mais) e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.

Abra a sua Conta Internacional Nomad agora!