Conquistar um emprego no exterior, seja se mudando para um outro país ou trabalhando remotamente, é o sonho de muitos profissionais. Além dos melhores salários, outros atrativos incluem a chance de aprender um novo idioma e vivenciar uma cultura diferente.
Mas quais são os países que mais contratam brasileiros? Se você quer dar uma guinada na carreira e busca por oportunidades de trabalho globais, continue lendo este post! Separamos uma lista com os países que estão de olho nos profissionais brasileiros, além de dicas para te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga no exterior. Confira!
Por que trabalhar fora do Brasil?
Procurar por outras oportunidades de trabalho em países que contratem brasileiros é uma boa pedida para quem está atrás de novas oportunidades, ganhar em dólar ou euro e conhecer uma nova cultura. Existem diversos motivos pelos quais é uma boa trabalhar fora do Brasil, e os principais são:
Crescimento profissional e pessoal
Trabalhar no exterior é uma excelente oportunidade para mudar os rumos da sua carreira, especialmente se você está se sentindo estagnado no seu atual emprego ou está com dificuldades de encontrar um novo trabalho.
Cerca de 1 ⁄ 4 das pessoas que foram para um dos países que contratam brasileiros conseguem uma renda bem maior do que quando estavam trabalhando por aqui. Sendo que muitos chegam a ganhar mais de US$ 100 mil por ano.
Sem falar também que morar e trabalhar em um ambiente diferente, falar outra língua, nos impulsiona a ter mais criatividade e capacidade de resolver problemas complexos.
Exposição a novas culturas
Seja com um intercâmbio ou uma mudança permanente, a experiência de viver em um novo país vai expandir seus horizontes, aumentando a tolerância, a empatia e a capacidade de comunicação intercultural. Isso enriquece as experiências pessoais e abre nossa mente para novos costumes, culinárias e jeitos de interpretar questões do nosso dia a dia.
Melhores condições de trabalho e salários
Muitos países oferecem condições de trabalho superiores em comparação ao Brasil, incluindo salários mais altos, benefícios trabalhistas atraentes e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Quer receber transferências de qualquer lugar do mundo sem burocracia para você ou sua empresa? Com a Nomad, você tem taxa zero no primeiro pagamento, suporte 100% em português e dólar com cotação comercial, sem taxas escondidas.
Abra sua conta agora.
{{cta-component}}
5 países que contratam brasileiros para trabalhar
O passaporte brasileiro é muito forte, então o que não faltam são opções para você que quer morar no exterior. Contudo, é claro que existem alguns países que contratam brasileiros com mais frequência. Conheça os 5 principais:
1. Alemanha
A Alemanha é famosa pela alta demanda em profissões qualificadas, particularmente nas áreas de:
- Tecnologia da informação
- Engenharia
- Medicina
- Enfermagem
Apesar de ser um dos melhores países para trabalhar, tem um detalhe importante: grande parte das vagas são fora dos grandes centros urbanos, onde o custo de vida costuma ser menor. Caso isso não seja um problema para você, o caminho para trabalhar na Alemanha geralmente envolve a busca por um visto de trabalho, que requer uma oferta de emprego na área de qualificação do solicitante.
Além disso, a Alemanha oferece o "Blue Card EU", um visto destinado a profissionais de fora da União Europeia altamente qualificados.
2. Austrália
Na Austrália, há uma ampla gama de oportunidades para profissionais brasileiros, inclusive para aqueles com mais de 40 anos. O país tem vagas em diversos setores, como hospitalidade, varejo, construção civil e mais.
O programa de estudo e trabalho permite a estudantes internacionais, após 14 semanas de curso, trabalharem legalmente com um visto de estudante. Isso se aplica a cursos de tempo integral com mais de 20 horas semanais de aula.
3. Canadá
Com um salário mínimo de atrativo e excelente qualidade de vida, o Canadá é o sonho de muitos que procuram trabalhar no exterior. O país é conhecido por suas políticas inclusivas de imigração e diversidade de oportunidades de trabalho, especialmente para jovens universitários.
Além das oportunidades de intercâmbio, o Canadá oferece programas específicos de trabalho para estudantes internacionais e graduados que desejam permanecer no país após seus estudos. O Express Entry é um sistema popular para profissionais qualificados que desejam se mudar permanentemente.
4. Irlanda
A Irlanda tem um grande destaque no setor de tecnologia, abrigando escritórios europeus de gigantes como Google, Facebook e Apple. O país oferece um ambiente acolhedor para estrangeiros e um processo de obtenção de visto de trabalho relativamente simples para profissionais qualificados.
5. Japão
O Japão atrai brasileiros para setores como agricultura, saúde, construção e cuidados com idosos. O país é conhecido por sua cultura única e alta qualidade de vida. Existem acordos específicos que facilitam a obtenção de vistos para descendentes de japoneses, mas outros profissionais podem se candidatar para vistos de trabalho se tiverem uma oferta de emprego de uma empresa japonesa.
Vale lembrar que muitos brasileiros também vão para o Japão para trabalhar nas famosas fábricas, apesar de o salário ser mais atraente que por aqui, as horas podem ser longas, com jornadas de até 14 horas de trabalho.
Os melhores países para trabalhar
Além dos 5 países listados acima que contratam brasileiros para trabalhar, existem outras excelentes opções para você escolher. Abaixo, listamos mais alguns países que têm uma:
- Boa qualidade de vida
- Bons salários
- Demanda por profissionais
E que os brasileiros tendem a se adaptar com mais facilidade.
Suíça
Conhecida por altos salários e excelente qualidade de vida, a Suíça tem oportunidades em setores como:
- Tecnologia da informação
- Farmácia
- Finanças
- Seguros
- Inovações financeiras digitais
Apesar do custo de vida mais alto, especialmente nas capitais, os salários compensam esses custos.
Dinamarca
Se você está buscando um país de primeiro mundo que contrata brasileiros, a Dinamarca é uma opção muito interessante. Apesar do idioma complicado, o país prioriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, garantindo boas remunerações e incentivando um estilo de vida saudável e sustentável.
Nova Zelândia
Destaca-se pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, oferecendo um ambiente seguro e descontraído. As principais indústrias incluem turismo, agricultura e tecnologia da informação. Sua cultura amigável facilita a adaptação de estrangeiros.
Equador
Por fim, temos o único país sul-americano no top 10 melhores países para trabalhar fora do Brasil. O Equador tem qualidade de vida elevada a um custo de vida baixo. A facilidade de integração e a saúde acessível são pontos positivos.
Leia também: 5 vantagens de ser um global worker
Como conseguir trabalho fora do Brasil
Encontrar países que contratam brasileiros é sempre animador, especialmente sendo a lista bem grande, mas colocar a mão na massa e planejar essa mudança é outra história, requer muita atenção e pesquisa. Aqui estão algumas dicas para iniciar sua jornada rumo a uma carreira internacional:
1. Organização financeira
Antes de mais nada, organize sua vida financeira e comece a procurar empregos ainda do Brasil. Olhe a fundo sobre o custo de vida e os salários médios nos países de seu interesse. Pesquise também a demanda por sua profissão no exterior e se prepare para possíveis diferenças culturais.
2. Networking internacional
Construir uma rede de contatos internacionais vai te ajudar a ter acesso a mais vagas e oportunidades. Procure se conectar com professores, colegas, e profissionais que já tenham experiência de trabalho fora do país.
3. LinkedIn e plataformas de emprego
O LinkedIn não funciona só no Brasil e muitas empresas estrangeiras buscam profissionais profissionais por lá, inclusive, existem vários recrutadores brasileiros que trabalham para multinacionais e que podem ter uma oportunidade para você.
Além disso, sites como Eurobrussels, Glassdoor, Indeed, Jobbatical são outras excelentes fontes para encontrar vagas em países que contratam brasileiros.
4. Preparação do currículo e entrevistas
Adapte seu currículo aos padrões do país onde deseja trabalhar, afinal, a cultura empresarial muda de país para país, e dê uma olhada como são as entrevistas, treinando suas respostas e pesquisando sobre a cultura de trabalho local.
Trabalhar no exterior requer preparação, pesquisa e muita proatividade. Investir em sua formação, habilidades linguísticas e rede de contatos pode aumentar suas chances de sucesso. E, claro, dê preferência para um país em que o clima, a culinária e a cultura te agradem. Boa sorte e boa mudança!
Para você se adaptar mais facilmente a um novo país, é muito importante ter uma conta internacional, afinal, você terá que fazer seus pagamentos em outra moeda! E para entender melhor sobre isso, confira nosso post sobre conta internacional, como funciona e como abrir uma.
Receba transferências de qualquer lugar do mundo sem burocracia
Quer receber dinheiro do exterior sem complicação?
Com a conta internacional Nomad, você recebe transferências sem burocracia de qualquer lugar do mundo para você ou sua empresa. E o melhor, tudo em um só app.
Além disso, quem é cliente Nomad tem taxa ZERO no primeiro pagamento e, com a opção de saque manual, pode escolher a melhor cotação para sacar. E tudo isso sem taxas escondidas ou spread bancário.
Abrindo uma conta internacional Nomad, você também ganha acesso a benefícios exclusivos, como:
- Conta sem taxa de abertura e manutenção mensal;
- Cartão de débito internacional físico ou virtual aceito em mais de 180 países;
- Programa de fidelidade Nomad Pass com benefícios exclusivos;
- Descontos e cashback em parceiros selecionados no Nomad Shop;
- Acesso ao Nomad Lounge, a sala VIP da Nomad no Aeroporto Internacional de Guarulhos;
- Acesso a investimentos de renda fixa e variável do mercado internacional.
Abra a sua conta internacional Nomad!
{{cta-component}}