Blog
>
Segurança Digital
>
Como denunciar crimes virtuais no Brasil? Passo a passo completo

Como denunciar crimes virtuais no Brasil? Passo a passo completo

Cada vez mais cresce as ocorrências de fraudes e golpes pela internet no Brasil. Veja neste conteúdo como denunciar os crimes virtuais.

Cadeados abertos sobre superfície

Dizem que o crime não compensa, mas não é o que pensam os cibercriminosos que se dedicam diariamente a aplicar golpes pela internet. São milhares de ocorrências, dos mais diversos tipos, desde roubo de dados até pedidos de dinheiro a amigos e parentes.

Se você ainda não sabe como denunciar os crimes virtuais no Brasil, vai aprender agora e colaborar com as autoridades caso perceba que pode ser a próxima vítima.

Veja neste conteúdo quais são os principais tipos de crimes e como fazer denúncias dos crimes cometidos nos canais digitais.

Ganhe até US$ 50 de cashback

Abra sua Conta Internacional e receba até US$ 50 de cashback.

Tipos de crimes virtuais previstos no Brasil

A segurança digital no Brasil está em constante ataque, devido à infinidade de tentativas e crimes cometidos na web. Uma realidade que atinge e vitimiza pessoas e empresas dos mais variados perfis, classes sociais e poder aquisitivo.

De acordo com pesquisas especializadas, o Brasil aparece na segunda posição da lista de países que mais sofrem crimes cibernéticos na América Latina. Entre as práticas mais comuns de crimes virtuais, se destacam:

Phishing

A origem na palavra phishing que traduzida significa pescar, não é por acaso, já que as tentativas para obter dados e informações confidenciais são executadas com uma espécie de isca, na intenção de que a vítima seja “fisgada”.

No phishing, os criminosos enviam e-mails ou SMS com links, mensagens ou anúncios falsos, se passando por uma empresa verdadeira, esperando que o usuário abra e forneça dados bancários ou de cartão de crédito, senhas, número de telefone que pode ser usado por centrais falsas etc.

Fraudes financeiras

O golpe do empréstimo consignado para quem está com o nome limpo e até mesmo negativado faz milhares de vítimas em todas as regiões do Brasil. Se percebem uma vulnerabilidade, os criminosos pedem pagamentos antecipados de taxas, como condição para liberação do empréstimo.

O sequestro de informações, dados ou fotos com pedido de resgate monetário para não divulgação ou concessão é também uma prática que vem ganhando notoriedade. Esses ataques  visam à compensação financeira e podem também ocorrer na compra e venda de falsos produtos. 

Invasão de dispositivos

Ao invadir um computador, tablet ou smartphone, o golpista pode ter acesso a uma série de dados e informações confidenciais do usuário e, com isso, obter algum tipo de vantagem ou causar prejuízos graves.

Invasões empresariais, por exemplo, podem impactar um negócio quando envolvem o compartilhamento de segredos comerciais ou de informações sigilosas. 

Cyberbullying

Chamado de crime virtual do século, o cyberbullying pode gerar consequências trágicas, já que envolve o acesso a informações sigilosas que, posteriormente, são compartilhadas provocando um efeito devastador na vida de quem é vitimizado.

A viralização de fotos e vídeos constrangedores, a exposição de mensagens por conversas de aplicativos ou e-mails são bastante comuns. Os jovens são os mais afetados e podem ter a saúde mental e emocional comprometida, chegando a desenvolver síndromes e outros males.

Disseminação de malware

Os malwares são softwares maliciosos que, quando instalados em um dispositivo, podem infectar e disparar mensagens de forma automática.

Quando conseguem a invasão, normalmente associada ao phishing, os criminosos se passam por remetentes verdadeiros, enganando a vítima para que ela realize uma ação sem saber que se trata de um golpe.

Crimes contra a honra

São considerados como  esse tipo de crime toda calúnia, difamação, injúria, entre outras, que ofenda a reputação ou boa fama da vítima em seu meio social, não importando se é um fato falso ou verdadeiro.

Também será crime quando houver qualificações negativas ou defeitos que desabonem a vítima de alguma forma.

Como denunciar crimes virtuais pela internet

De acordo com Ministério da Justiça e Segurança Pública, sobre os crimes digitais existem quatro leis distintas:

  • Lei 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados
  • Lei 12.735/12, que diz respeito a crimes cometidos por meio de dispositivos eletrônicos
  • Lei 12.737/12, também conhecida como Lei Carolina Dieckmann, que qualifica atos de invasão e violação de dados
  • Lei 12.965/2014, o Marco Civil da Internet, que trata sobre direitos e deveres dos usuários da internet e dos meios digitais

Ao identificar um golpe é fundamental tomar providências imediatas, desde trocar as senhas e acessos até formalizar uma denúncia nos canais oficiais. É possível recorrer à delegacia comum ou ir direto a uma delegacia especializada em crimes eletrônicos se houver uma unidade próxima da sua região.

O registro do boletim de ocorrência é primordial para receber mais orientações ou dar início a um processo investigativo a fim de identificar os criminosos. É possível também comunicar e denunciar um crime virtual por e-mail ou através de sites específicos, de acordo com o incidente:  

  • AntiSpam.br – Orienta como denunciar o recebimento de spam
  • artefatos@cais.rnp.br – Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – encaminhamento de denúncias de aplicativos suspeitos (cavalos de tróia e malwares)
  • crime.internet@dpf.gov.br – Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal para receber mensagens referentes aos crimes de internet
  • Humanize Redes – Recebimento de denúncias sobre mensagens preconceituosas, racistas, xenófobas e que violem os Direitos Humanos
  • Digi Denúncias – Canal para denúncias de crimes eletrônicos do Ministério Público
  • Safernet – Organização não governamental que reúne especialistas para combater crimes digitais e recebe denúncias de como pornografia infantil, racismo, xenofobia e intolerância religiosa, neonazismo, apologia e Incitação a crimes contra a vida, homofobia, apologia e incitação a práticas cruéis contra animais e tráfico de pessoas
  • ReclameAqui.com.br – Site que informa sobre a reputação das empresas e traz informações importantes de conduta online para quem tem o hábito de fazer compras em e-commerce ou utiliza serviços pela internet
  • ic3.gov – Site para denunciar crimes digitais internacionais
  • mail-abuse@cert.br – Centro de estudos, resposta e tratamento de incidentes de segurança no Brasil (CERT) – Encaminhamento de denúncias de mensagens fraudulentas com envio de uma cópia do e-mail original
  • phishing@cais.rnp.br – Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – Encaminhamento de denúncias de mensagens fraudulentas  com envio de uma cópia do e-mail original

Obs.: Para esses dois últimos canais, tanto a instituição quanto a empresa envolvidas devem ser notificadas de que tiveram seu nome usado na execução de um golpe virtual.

Como denunciar crimes virtuais no WhatsApp

Caso a tentativa ou crime seja via aplicativo de mensagens, adote imediatamente alguns procedimentos. O próprio app possui recursos que podem ajudar a inibir a conduta maliciosa.

 A primeira ação deve ser bloquear o golpista, com o cuidado para não compartilhar nenhuma informação pessoal e manter todo o registro da conversa. Só depois é que você deve formalizar a denúncia, nas seguintes etapas:

  1. Abra a conversa com o usuário bloqueado no aplicativo
  2. Toque no nome do contato ou grupo na parte superior da tela
  3. Role para baixo e selecione Denunciar.
  4. Escolha entre denunciar e bloquear ou apenas denunciar

O WhatsApp receberá uma cópia das conversas com esse contato e abrirá um processo de verificação. Em caso de um conteúdo que se caracterize como ilegal e com violação das leis, você será orientado a abrir um boletim de ocorrência e apresentar todas as evidências do crime.

Como denunciar crimes virtuais no Facebook

As redes sociais são também alvo dos cibercriminosos, como acontece com os usuários do Facebook. Se você possui um perfil na plataforma criada por Mark Zuckerberg, certifique-se de printar todas as telas para comprovar a veracidade do teor da denúncia.

Em seguida, na própria página:

  1. Identifique a postagem, comentário, perfil ou página envolvida em atividades criminosas
  2. Clique nos três pontos horizontais no canto superior direito da publicação ou do perfil
  3. Selecione a opção Denunciar no menu suspenso

A equipe da Meta, empresa responsável pelo Facebook, receberá uma notificação sobre as atividades suspeitas do perfil e sobre o conteúdo. Se o comportamento apresentar violação dos termos de serviço do Facebook, você pode entrar em contato com o time de suporte na Central de Ajuda e efetivar a denúncia.

Para aumentar a segurança e evitar maiores dores de cabeça, verifique as configurações de privacidade, bloqueie perfis desconhecidos ou de interações indesejadas.

Como denunciar crimes virtuais no Instagram

Já no Instagram, você pode usar as funcionalidades do aplicativo para denunciar um crime virtual ou tentativa de fraude. Como o crime contra outra pessoa pode ser testemunhado por terceiros, amplie seu foco de atenção e tenha cuidado.

No aplicativo, abra o perfil do usuário ou post que será denunciado e execute o procedimento:

  1. Toque nos três pontos verticais no canto superior direito da tela ou na parte superior direita da postagem
  2. Selecione Denunciar no menu suspenso
  3. Escolha o motivo da denúncia, como "É spam", “Nudez ou atividade sexual”, “Símbolos ou discurso de ódio”, “Violência ou organizações perigosas”, “Golpe ou fraude”, “Bullying ou assédio”, “Informação falsa”
  4. Siga as instruções na tela para concluir a denúncia

Para um comportamento sugestivo de violação dos termos de uso do Instagram, acesse a seção "Configurações" (ícone de três linhas horizontais no canto superior direito), seguido de "Ajuda" e da opção "Relatar um Problema" à equipe de suporte.  

O boletim de ocorrência é recomendado se houver um delito mais grave e você terá que apresentar à polícia ou ao órgão competente as provas que evidenciem o crime virtual.

Conhecer os principais tipos de golpes e saber como funcionam é a melhor forma de não cair neles e ser a próxima vítima. Da mesma forma que os criminosos se preparam para cometer as fraudes, há quem desenvolva recursos para impedir o avanço.

Se grande parte dos usuários de internet souber como agir para denunciar os crimes virtuais no Brasil, os cibercriminosos terão mais dificuldades em praticar os atos ilícitos e, consequentemente, em causar prejuízos e danos a pessoas inocentes.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para conhecer os golpes mais aplicados na internet e saiba como se proteger de cada um deles!

Passou por alguma situação semelhante? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento. Temos um time disponível 24 horas, todos os dias, para te ajudar via chat no aplicativo ou na web, ou ainda pelos números:

  • Brasil: (11) 4200-0204
  • Estados Unidos (linha gratuita): +1 (689) 220-6078
  • ‍Outros países: +1 (888) 998-2261

{{rt-institucional}}

{{cta-institucional}}

Compartilhe:

Ganhe até US$ 50 de cashback

Abra sua Conta Internacional e receba até US$ 50 de cashback.

Posts relacionados

No items found.

A Nomad oferece a abertura de contas nos EUA para pessoas brasileiras não residentes nos EUA. A Nomad não é um banco, é uma fintech. As operações de câmbio e transferências de fundos do Brasil para as contas de depósito nos Estados Unidos são feitas em parceria com Ouribank S.A. Banco Múltiplo (“Ouribank”). O Ouribank não é responsável pela abertura ou gestão das contas nos EUA ou pelas conversões de moeda realizadas pela Nomad Fintech Inc. ("Nomad").

A Nomad Tecnologia Ltda. é uma empresa do grupo empresarial Nomad, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Rua Bela Cintra, nº 1149, Sobreloja, Consolação, CEP 01.415-907, registrada sob o CNPJ/ME nº 34.662.852/0001-66, que também é correspondente cambial do Ouribank, para a realização de operações de câmbio dos clientes, conforme estabelecido na Resolução CMN 4.935, de 29 de julho de 2021. O Ouribank não é afiliado, controlado ou subsidiário, da Nomad ou da Nomad Tecnologia Ltda. Para quaisquer dúvidas, reclamações ou necessidade de suporte, o cliente deve contatar os canais de atendimento da Nomad (+55 11 4200.0204, support@nomadglobal.com). Os canais de atendimento Ouribank, para reclamações relacionadas a operações de câmbio, são +55 0800-775-0404 (SAC) ou SAC@ouribank.com. Caso o SAC do Ouribank não resolva a demanda, entre em contato com a Ouvidoria do Ouribank para questões de câmbio sob responsabilidade deles, nos telefones 0800-603-44444 ou 0800-775-4000, ou pelo e-mail ouvidoria@ouribank.com. O número de telefone da Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil é 145.

O cartão de débito Visa da Nomad (“Cartão de Débito Nomad Visa”) é emitido pelo Community Federal Savings Bank (“Banco”), membro do FDIC, sob licença da Visa U.S.A. Inc. A Nomad é gerente de programas bancários para o Cartão de Débito Nomad Visa e é única e exclusivamente responsável por fornecer atendimento ao cliente em nome do Banco para o Cartão de Débito Nomad Visa e a conta de depósito à vista americana associada. O Banco não tem associação com quaisquer outros serviços oferecidos pela Nomad.
O Cartão de Débito Nomad Visa requer uma verificação de identidade tanto por parte da Nomad quanto pelo Banco. A disponibilidade de fundos na conta de depósito à vista nos EUA depende do momento das suas instruções de pagamento e pode estar sujeita a restrições de prevenção a fraudes. Portanto, os tempos de transferência podem variar.

Os fundos depositados em reais não são mantidos com o Banco até serem convertidos em dólares pela Nomad e transferidos para o Banco. O Banco, como membro do FDIC, oferece à você cobertura de seguro FDIC para os fundos na conta de depósito à vista nos EUA, limitada a $250.00,00 por depositante, por categoria de titularidade e por instituição bancária segurada. Para mais informações sobre o seguro FDIC, visite www.FDIC.gov. Você é responsável por gerenciar seus ativos totais em todos os bancos dentro do programa FDIC para garantir que permaneça dentro dos limites de cobertura.

Seu saldo em dólares pode ser enviado para e mantido pelo Banco ou mantido pelo Banco em uma ou mais das outras instituições de depósito seguradas membros do FDIC, listadas em https://www.cfsb.com/fdic/ (“bancos da rede”). A lista de bancos da rede está sujeita a alterações de tempos em tempos. Seu saldo em dólares e outros depósitos que você possa manter no Banco são segurados até $250.000,00 no total e, da mesma forma, seu saldo em dólares que mantivermos em quaisquer bancos da rede em seu nome e outros depósitos que você tenha nesse banco da rede são segurados até US$250.000,00 no total, em caso de falência do banco que mantém o depósito. Os valores de fato segurados podem ser menores ou sofrer alterações com base em qualquer outro saldo que você mantenha separadamente em um banco da rede.

A Nomad tem sede nos Estados Unidos e está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (“SEC”) como Consultora de Investimentos. Ela oferece seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos e em relação a produtos de investimento norte-americanos. O registro na SEC não implica um determinado nível de habilidade ou treinamento.

Assim, com base na Orientação Técnica nº 33/2005 da CVM, a Nomad mantém um contrato com uma instituição regulada no Brasil, que faz parte do sistema de distribuição de valores mobiliários brasileiro, devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil - ("Bacen”) e pela Comissão de Valores Mobiliários - "CVM"), Global Investment Services DTVM Ltda., registrada sob o número de CNPJ/MF: 47.227.569/0001-58 (“Parceiro Brasileiro” ou “ DTVM Global”), que oferece acesso aos Serviços da Nomad para investidores que são residentes, domiciliados ou incorporados pela República Federativa do Brasil. Os serviços oferecidos pelo Parceiro Brasileiro não devem ser considerados valores mobiliários oferecidos a esses investidores.

A Nomad oferece seus serviços exclusivamente nos Estados Unidos e de acordo com as regras e regulamentações aplicáveis aos EUA. Esses serviços não estão registrados nem são supervisionados pela CVM ou por outra instituição reguladora brasileira. Para registrar reclamações ou solicitar suporte, clientes residentes ou domiciliados no Brasil, que se tornaram clientes da Nomad por meio da intermediação do Parceiro Brasileiro, estão convidados a entrar em contato conosco em support@nomadglobal.com ou +55 (11) 4200-0204 (Brazil) / +1 (888) 998-2261 (USA).

Certos serviços de investimento nos Estados Unidos são fornecidos pela DriveWealth LLC (“DriveWealth”) e Apex Clearing Corporation (“Apex”), membros da Financial Industry Regulatory Authority (“FINRA”) e da Securities Investor Protection Corporation (“SIPC”), que protege os clientes de valores mobiliários de seus membros até US$ 500.000,00 (incluindo US$ 250.000,00 para reclamações de dinheiro). Brochura explicativa disponível mediante solicitação ou em www.sipc.org. O SIPC não cobre depósitos bancários. Seus investimentos são mantidos em uma conta individual na DriveWealth ou Apex. Verifique os registros dessas empresas na ferramenta BrokerCheck da FINRA (www.brokercheck.finra.org/). A cobertura do FDIC se aplica à sua conta bancária e não cobre os saldos depositados na DriveWealth ou Apex.

Embora a Nomad avalie cuidadosamente os ativos disponíveis em nosso aplicativo, não damos nenhuma afirmação sobre a probabilidade de qualquer investimento atingir um resultado ou objetivo específico. O desempenho passado não garante resultados futuros. Os valores dos ativos flutuam (volatilidade), o que significa que os retornos em um período podem ser significativamente mais altos ou mais baixos do que em um período anterior. Os investimentos na Nomad podem perder valor. A Nomad não pode prever flutuações do mercado ou outras incertezas que possam afetar o valor de qualquer investimento. Como indivíduo, você deve considerar cuidadosamente a adequação de seus investimentos à sua situação financeira, incluindo necessidades de fluxo de caixa, circunstâncias fiscais, perfil de risco ou outros fatores subjetivos. É recomendado que você utilize todos os recursos disponíveis para se informar sobre investimentos de maneira geral e sobre a composição geral de seu portfólio. Questões fiscais ou legais relativas aos investimentos realizados através da Nomad devem ser obtidas pelos próprios clientes. A Nomad e suas afiliadas não fornecem nenhum tipo de aconselhamento legal ou fiscal.

As marcas registradas, logotipos e marcas de serviço que aparecem nos Serviços, incluindo, mas não se limitando à marca registrada “Nomad” são marcas registradas e marcas de serviço da Nomad . Outros nomes de empresas, nomes de produtos e nomes de serviços usados e exibidos nos Serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviço de seus respectivos proprietários, que podem ou não endossar ou estar afiliados ou conectados conosco. Nada nos Serviços deve ser interpretado como concessão, implicitamente ou de outra forma, de qualquer licença ou direito de usar qualquer marca registrada ou marca de serviço exibida nos Serviços sem nossa permissão prévia por escrito em cada caso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Política de Segurança da Informação sobre Privacidade de Dados e Cibersegurança e Conformidade com os Direitos dos Titulares de Dados.

Saiba mais sobre a Fintech Nomad Inc em SEC’s IAPD . Confira todas as informações legais.

Conheça a Conta Internacional Nomad

A Nomad é a conta internacional perfeita para quem busca simplicidade, segurança e benefícios exclusivos em suas transações no exterior. Com a Nomad, você tem acesso a um universo de possibilidades financeiras, sem sair do Brasil:

  • Um cartão de débito internacional físico ou virtual para usar nas principais carteiras digitais.
  • O saldo em dólar é convertido instantaneamente na moeda local da sua viagem: seja dólar, euro, libra, pesos, não importa! A conversão é instantânea e automática. Não é preciso fazer mais nada. Simples assim!
  • Acompanhe quanto o seu saldo em dólar vale nas principais moedas internacionais no extrato do app: use o ícone globo ao lado do saldo e veja seu saldo em outras moedas.  
  • Tenha até 10GB de internet gratuita para usar nos EUA, na Europa ou na América do Sul. O benefício pode ser ativado uma vez por ano, com instalação rápida para você chegar conectado ao seu destino, sem gastos de roaming internacional.
  • Compre dólares em instantes a partir de R$ 50, com cotação comercial e alerta de queda no preço da moeda para você não perder nenhuma oportunidade.
  • Faça saques gratuitos na rede parceira MoneyPass nos EUA com o cartão de débito internacional ou até 2 saques gratuitos a cada 30 dias em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa.
  • Vai viajar? A Nomad agora oferece emissão instantânea do cartão de débito no Nomad Lounge, no Aeroporto de Guarulhos. Basta ter, no mínimo, US$ 50 de saldo na conta internacional no momento da solicitação.

Ao abrir sua conta, você tem acesso direto ao mercado financeiro americano, sem sair do Brasil. É a sua chance de investir em ações de grandes empresas como Apple, Google e Amazon, diversificar seu portfólio com ETFs e aplicar em fundos de investimento, além de explorar o mercado de renda fixa americana. Ao investir na Nomad, você tem:

  • Taxa zero de corretagem (saiba mais);
  • É possível comprar ações, ETFs e REITs a partir de apenas US$ 1;
  • Mais proteção para você. Os valores mobiliários da sua Conta Nomad são assegurados por órgãos americanos de proteção ao investidor;
  • 100% digital. Converta real em dólar e invista direto pelo aplicativo, acompanhando em tempo real as transações;
  • ‍Relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade;‍
  • Liberdade para escolher os ativos que mais se encaixam na sua estratégia e perfil de investidor para construir um portfólio global diversificado.