Tudo o que você precisa saber sobre o Oyster Card, o cartão de transporte de Londres

Por:
Rogério Bertoldo
14/5/2024
|
Atualizado em
22/4/2024
15 min de leitura

Se você vai viajar para Londres, precisa saber como a cidade funciona. Um dos aspectos que vale a pena conhecer é o acesso ao transporte público, feito por meio do Oyster Card. Ele é a forma mais barata de você se locomover, porque o valor das passagens é mais baixo do que na compra avulsa.

Outra vantagem é o acesso a diferentes meios de transporte, como ônibus, metrô, trem, TRAM, National Rail e DLR. Isso significa que você realmente poderá passar por toda a cidade usando o seu cartão, tanto como turista quanto como morador de Londres.

Para facilitar, vamos explicar neste post como funciona o Oyster Card, como recarregá-lo, onde comprar e como usar. Ainda traremos dicas para você aproveitar ao máximo seus benefícios. Continue lendo!

O que é Oyster Card?

O Oyster Card é o cartão de transporte inteligente de Londres, que armazena os créditos para uso em todas as modalidades disponíveis na cidade. Ele inclui metrô, ônibus, TRAM (bonde), trem (underground), National Rail e DLR (sistema de metrô leve).

Seu funcionamento é no estilo “pay as you go”, ou seja, você paga conforme o trajeto feito. Na prática, você deixa um saldo disponível e o valor é debitado de forma automática, sendo que as tarifas são reduzidas. Caso sobre alguma quantia, você pode ser reembolsado, mas o limite é de £ 10.

Também existe a opção de comprar um pacote fechado. Adiante, você verá as modalidades disponíveis.

Para saber como funciona o Oyster Card, é preciso passar o cartão no sensor magnético da catraca. A entrada será liberada, e o cálculo da tarifa para o trajeto a ser feito é automático.

Também existe o price capping, um limite diário para cobrança de viagens. Quando ele é atingido, você se locomove de graça no transporte público durante o resto do dia. Os descontos das passagens voltam a ser realizados somente no dia seguinte.

Vale a pena saber que somente 1 pessoa pode usar o Oyster Card. Se vários usuários quiserem aproveitar o benefício, é preciso usar mais de um cartão de transporte de Londres. Caso contrário, a catraca não fará a liberação da forma correta.

Quais os benefícios do Oyster Card?

Para quem vai passear por Londres, o Oyster Card traz uma série de vantagens. Por exemplo?

  • Você tem praticidade, já que o desconto e o cálculo das passagens são automáticos.
  • Ganhar desconto de até 50% nas tarifas e nas passagens dos barcos do Rio Tâmisa.
  • É mais fácil, pois não é preciso enfrentar filas para comprar um bilhete avulso.
  • Você pode usar o cartão de transporte várias vezes, apenas fazendo a recarga.
  • O cartão nunca expira.
  • É possível aproveitar viagens ilimitadas no dia, assim que o price capping é alcançado.
  • O Oyster Card de Londres é aceito em qualquer meio de transporte.

Essas vantagens são ainda mais importantes para quem quer reduzir o custo de vida em Londres. A cidade é bastante cara, então, essa é uma forma de economizar e ainda conseguir se movimentar sem problemas e com rapidez.

Onde comprar seu Oyster Card?

Para comprar seu Oyster Card, você precisa ir a uma estação de metrô e pagar £ 5. O processo é feito nos terminais automáticos de vendas dos bilhetes. Eles também estão presentes em algumas lojas e aeroportos. Ainda é necessário carregar algum saldo para que o cartão comece a funcionar.

Atualmente, apenas um possível saldo é reembolsável, caso seja menor do que £ 10. Até 2020, o depósito para a aquisição do cartão também podia ser devolvido, mas isso deixou de acontecer.

Vale a pena reforçar que é possível comprar o cartão de transporte de forma online, mas isso exige que você more em Londres. Nesse caso, ele é enviado pelo serviço postal da cidade.

De qualquer forma, o pagamento pode ser feito via cartão de débito internacional. Isso permite economizar e fazer a compra de modo prático e rápido.

Como carregar o Oyster Card?

Você consegue carregar o Oyster Card online e nas estações de metrô, em máquinas e guichês. Também é possível fazer isso em pontos de vendas em lojas, como bancas de revistas e mercados. Basta solicitar “top up” e o saldo será carregado.

A recarga online deve ser feita pelo site Transport for London. É só fazer uma conta e criar um login. Nesse canal, é possível consultar o saldo do Oyster Card Londres, assim como nas máquinas de autoatendimento.

Como usar o Oyster Card?

Existem duas modalidades para usar o Oyster Card: com a versão física ou com o seu cartão por aproximação. Nesse último caso, você pode usar o seu cartão internacional da Nomad para economizar e garantir o funcionamento da forma "pay as you go".

As tarifas são calculadas de forma automática, mas há duas alternativas. Você precisa saber qual é o seu caso antes de adquirir o cartão de transporte.

Se for a sua primeira viagem à Europa, é possível que você fique nas zonas 1 e 2. Em seguida, analise as modalidades do cartão:

  • 7 day Travelcard: vale para 7 dias, iniciando no dia escolhido. O valor varia de £ 40,70 (para zonas 1 e 2) a £ 74,40 (para zonas 1 a 6) — e é ilimitado.
  • Pay as you go: você carrega o saldo e ele desconta, mas tem um limite diário de cobrança. Você pode usar o seu cartão por aproximação Nomad. A cobrança vai de £ 40,70 (para zonas 1 e 2) a £ 74,40 (para zonas 1 a 6) para o período de segunda a domingo.

Esses valores foram retirados do site da TFL e são válidos em janeiro de 2024. Conforme você se deslocar com o cartão de transporte, sempre faça o check-in, na partida, e o check-out, ao chegar ao destino. Esse processo é obrigatório para evitar uma multa no novo check-in.

Para fazer o check-in e o check-out, é só colocar o cartão nos leitores amarelos disponíveis nas estações. Nos ônibus e TRAMS, é preciso fazer apenas o check-in.

Dicas para aproveitar o Oyster Card ao máximo

Confira algumas dicas para aproveitar o Oyster Card Londres ao máximo:

  • Confira quais zonas vai visitar e a melhor modalidade para o seu caso.
  • O Travelcard pode ser adquirido para outros períodos (1 dia, 7 dias, mensal e anual).
  • O Oyster Card "pay as you go" também pode ser adquirido para 1 dia.
  • Se ficar mais de 7 dias, você pode fazer uma recarga para garantir o restante do período.
  • Crianças de 0 a 10 anos não pagam passagem no transporte público de Londres. De 11 a 15 anos, compre o Oyster Card no modelo "pay as you go" e chame um funcionário. Ele vai configurar o cartão para cobrar somente metade da tarifa.
  • Coloque o cartão de transporte na bolinha amarela do lado direito para saber como funciona o Oyster Card.
  • Faça o check-in e o check-out, exceto nos ônibus (que exigem apenas a entrada, porque a tarifa é sempre igual).
  • Existe a tarifa Peak, aplicada no horário de pico em dias de semana, das 6h30min às 9h30min e das 16h às 19h. No restante dos horários, finais de semana e feriados, vale a tarifa Off Peak.
  • Compre o Oyster Card por aproximação de forma online para chegar em Londres com o cartão em mãos. Isso ajuda a evitar filas.
  • Use o Oyster Card para conseguir descontos em atrações turísticas, lojas e restaurantes.

Agora, você entende como funciona e como carregar o Oyster Card, e sabe que ele é utilizado por turistas e moradores. Vale a pena adquirir esse cartão, inclusive para diminuir o custo de vida na Inglaterra.

Isso permite que você use o Oyster Card da maneira que quiser, prezando pela economia e praticidade na sua viagem. Tudo para você aproveitar ao máximo, especialmente se usar o cartão internacional Nomad.

Que tal saber como usar a Nomad na Europa? Acesse nosso site e confira quais são os benefícios dessa escolha.

Compartilhe: