Como mudar o visto de turista para trabalho nos EUA? Confira!

Por:
Clara Dalanora
14/5/2024
|
Atualizado em
19/1/2024
15 min de leitura

Para quem já viaja a passeio nos Estados Unidos, mas deseja ter uma experiência profissional no país, precisa mudar o visto de turista para trabalho. Somente com a mudança na categoria será possível trabalhar de forma legal em solo americano.

Com o visto de trabalho, você poderá atuar em empresas instaladas nos EUA e receber em dólar. A solicitação exige um processo que deve ser realizado passo a passo para fazer tudo certo e evitar que a autorização seja negada.

Quer saber como mudar o visto de turista para trabalho nos EUA? Continue neste conteúdo e veja tudo o que você precisa saber antes de dar entrada no processo!

O processo de mudança de visto

O visto americano é um sonho para muitos brasileiros que desejam explorar tudo o que os Estados Unidos podem oferecer de bom. Porém, a autorização de entrada no país depende dos motivos de viagem, que podem ser turismo, estudo ou trabalho.

Com normas rígidas de imigração, para quem tem o visto de turista e deseja trabalhar na Terra do Tio Sam, será necessário mudar a categoria. No caso dos EUA, não basta apenas querer morar no exterior e trabalhar durante a estadia.

Os vistos dos EUA são emitidos em duas categorias — para não imigrante ou visitante (turismo, business, trabalhas temporários) e para imigrante (com vínculos de trabalho de longa duração).

Se você tem um visto de turista, está nos Estados Unidos e deseja permanecer trabalhando, precisa voltar ao Brasil e realizar o processo de mudança. No entanto, caso você já esteja com uma proposta de trabalho formalizada, você ou seu empregador deve requerer uma mudança de status do visto.

A solicitação, chamada de change of status, deverá ser encaminhada ao U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS), após o vencimento do prazo do seu visto de turista, que é de 180 dias.

Entretando, não há garantias de aprovação, já que oficialmente um viajante a turismo não pode exercer uma atividade de trabalho nos EUA — a prática ilegal pode resultar em proibição de retorno ou até mesmo deportação do país americano.

Resumindo, são dois os caminhos do processo para mudar o visto de turista para trabalho nos EUA:

  • estando em solo americano com visto de turista — se aprovado, a mudança de status ocorrerá sem a necessidade de um novo visto
  • a partir do Brasil — um novo visto será emitido na Embaixada ou Consulado americano de acordo com a oferta de trabalho de uma empresa sediada nos Estados Unidos


Os requisitos do visto de trabalho nos EUA

A aplicação para um visto de trabalho nos Estados Unidos depende de o profissional ter uma proposta de trabalho feita por uma empresa americana ou instalada no país. Porém, além da oportunidade de emprego, será preciso comprovar que você possui os requisitos de preenchimento da vaga.

Da formação e experiência à aptidão e competência para exercer a função, a empresa contratante deve apresentar argumentos que justifiquem a necessidade de contratação de um estrangeiro.

O procedimento para obter diretamente um visto de trabalho nos EUA:

  • proposta formal do empregador
  • preenchimento do formulário DS-160 (Online Nonimmigrant Visa Application)
  • pagamento da taxa de solicitação de visto
  • comparecimento ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) no dia e horário agendados para coleta da impressão digital e demais procedimentos
  • comparecimento ao Consulado para entrevista
  • pagamento de taxa adicional de USD 500,00 referente a: "L visa fraud prevention and detection fee" — referente à prevenção e detecção de fraudes.

Se tratando de trabalho nos EUA, em alguns casos, o profissional pode aplicar para o NIW – National Interest Waiver, um tipo de visto com isenção de uma proposta de emprego, destinado a profissionais com um currículo diferenciado e, comprovadamente, capaz de realizar atividades e entregas de elevada importância e impacto a nível nacional.

Obs.: Não deixe de tirar o seu passaporte com antecedência, pois existe um prazo de solicitação, emissão e liberação do documento. Você pode perder uma excelente oportunidade de trabalho nos EUA por não ter todos os documentos necessários em mãos.


Passo a passo: como mudar o visto de turista para trabalho nos EUA

Já o procedimento para a mudança da categoria de visto de turismo para trabalho nos EUA demanda etapas mais detalhadas. Lembrando que o status do visto de turismo para outra modalidade só pode ser alterado findados os 6 meses de permanência nesta categoria.

Com o envio da petição do visto e solicitação de mudança no status de turista para trabalho, veja os passos de solicitação para as duas alternativas desse tipo de visto:

Visto não imigratório (contrato de curta duração e não permanente)

  • emissão do formulário I-129 – a empresa envia a solicitação ao USCIS com o pedido de autorização para contratar de um estrangeiro, com documentação pessoal e profissional, comprovando o cumprimento dos requisitos
  • emissão do formulário I-539 – solicitação da mudança do status, que pode ser enviada junto com o formulário I-129 ou após sua aprovação

Entre os tipos de vistos mais solicitados nesta categoria, estão:

  • H-1B – pessoa em Ocupação Especializada
  • H-1B1 –profissional de Acordo de Livre Comércio (FTA)
  • H-2A – Agricultor Temporário
  • H-2B –Trabalhador Não Agrícola Temporário
  • H-3 – Estagiário ou visitante de Educação Especial
  • L – Transferência intracompanhia
  • O – Indivíduo com Habilidade ou Realização Extraordinária

Visto imigratório (contrato de longa duração e permanente)

  • emissão do formulário I-140 – a empresa envia a solicitação USCIS com o pedido de autorização para contratar um estrangeiro com visto imigratório específico. Junto vai a documentação pessoal e de comprovação das qualificações profissionais
  • emissão do formulário I-485 – solicitação da troca de status por meio da petição enviada pelo próprio estrangeiro, enviada junto com formulário I-140 ou após sua aprovação

Entre os tipos de vistos solicitados nesta categoria, estão aqueles que são baseados em preferências:

  • Employment First Preference (E1) – trabalhadores prioritários
  • Employment Second Preference (E2) – profissionais com graus avançados e pessoas de habilidade excepcional
  • Employment Third Preference (E3) –trabalhadores qualificados, profissionais e trabalhadores não qualificados (outros trabalhadores)
  • Employment Fourth Preference (E4) – certos imigrantes especiais
  • Employment Fifth Preference (E5) –investidores imigrantes


Desafios comuns na transição de visto e como superá-los

A obtenção de um visto de trabalho nos EUA, por si só, já configura um grande desafio para um profissional estrangeiro. Isso porque a prioridade é de um cidadão americano ou para quem já reside legalmente no país.

Para ter as chances de ser aprovado, seja uma solicitação direta do visto ou de mudança do visto de turista para trabalho, é preciso comprovar que não há ninguém no país com a qualificação e a capacidade para preenchimento da vaga.

Além da necessidade de uma proposta concreta de emprego, será fundamental ter o perfil ideal, ou seja, de interesse para o mercado americano. Portanto, mais do que sonhar em trabalhar no exterior e viver nos EUA em cidades como Nova York, Orlando ou Miami, você precisa se preparar profissionalmente.

Invista no idioma, faça cursos de qualificação, pesquise as profissões mais demandadas nos EUA e com dificuldade de preenchimento das vagas com candidatos locais. Planeje não só a mudança de status do visto, mas de vida para um país diferente em tantos aspectos.

Agora você já sabe como mudar o visto de turista para trabalho nos EUA e que isso é possível, desde que os requisitos sejam cumpridos de acordo com as exigências e regras americanas. Se é seu sonho morar nos Estados Unidos e não apenas visitar o país,  esteja preparado para enfrentar esses desafios.

Gostou do conteúdo? Então aproveite que estamos falando sobre trabalho e vida nos EUA e veja como conquistar seu Green Card, o visto para quem sonha em morar permanentemente no país americano!

Compartilhe: