Quando se pensa na Austrália, o que te vem à mente? Possivelmente, cangurus, coalas, praias paradisíacas e restaurantes de renome internacional, como o Outback. Mas há muito mais para descobrir no país mais famoso da OceaniaPor isso, que tal descobrir qual o custo de vida na Austrália?
A Austrália é um país que combina megacidades modernas com um grande respeito e conexão com a cultura aborígene. Quem tem planos de morar na terra dos cangurus pode esperar muita qualidade de vida – mas a um certo preço.
Vamos entender um pouco mais a fundo quais são os custos básicos envolvidos em morar na Austrália.
Salário na Austrália: quanto se ganha no país
Para trabalhar na Austrália sendo estudante, existem algumas condições: você precisa ter um visto de estudante e estar matriculado em um curso que dure, no mínimo, 14 semanas. A carga horária deste curso precisa ser de pelo menos 20 horas semanais.
Para esse tipo de visto, os trabalhos permitidos têm duração de 40 horas quinzenais durante o período letivo. O horário integral de trabalho acontece somente durante as férias da instituição de ensino.
Entendendo o salário mínimo australiano
A Austrália é o país que tem um dos maiores salários mínimos do mundo. A atualização mais recente no salário mínimo australiano aconteceu em 1º de julho de 2023: a hora de trabalho passou a custar 23,23 AUD (sigla para dólares australianos). Semanalmente, o valor mínimo recebido pelos trabalhadores por cerca de 38 horas de trabalho é de 880,20 AUD.
Ou seja, o salário mínimo mensal na Austrália é de cerca de 3.520,8 AUD (valores de agosto/2023).
Existem exceções à regra, e alguns trabalhadores recebem menos do que o salário mínimo.
No caso, são pessoas com menos de 21 anos, aprendizes e trainees, ou participantes de um programa de emprego voltado para pessoas com deficiência, que recebem salários proporcionais às suas capacidades de entrega.
Mas qual é a realidade do custo de vida na Austrália? Será que dá para viver bem ganhando o salário mínimo no país?
O valor do salário médio australiano muda de acordo com cada região. Infelizmente, o fator de gênero também conta e, na média, mulheres ainda recebem menos que homens.
Mas, de forma geral, o salário médio semanal pago na Austrália é de 1.838,00 AUD. Considerando isso, a média mensal de salário na Austrália é de 7.352,00 AUD.
Leia também: Custo de vida na Alemanha em 2023: o que seu bolso precisa saber
Aluguel na Austrália: preços de casas e apartamentos
Sem surpresa nenhuma, a Austrália segue a tendência mundial de ter aluguéis mais altos nas cidades maiores, mais agitadas e populosas. Os locais com aluguéis de apartamento mais caro na Austrália são Sydney (a capital do país), Canberra, Darwin, Brisbane e Melbourne.
Na Austrália, a média de preço de aluguéis é calculada considerando o preço semanal do aluguel – diferente do que fazemos aqui no Brasil, que consideramos o preço cheio por mês. Mas faremos uma adaptação para facilitar o entendimento.
A cidade mais cara para se morar na Austrália é Sydney. O aluguel de um apartamento que não está muito afastado do CBD (Central Business District, ou a região central da cidade) está em torno de 670 AUD/semana.
No mês, isso dá 2.680 AUD (mais de R$ 8.000/mês, considerando a cotação atual do dólar australiano em comparação ao real).
Saúde na Austrália: custo e qualidade do sistema de saúde
O sistema de saúde na Austrália é bem elogiado, mas certamente cobra um custo por essa qualidade.
Para ter acesso ao atendimento gratuito de saúde na Austrália, você precisa ter nacionalidade australiana ou ter residência permanente.
Sistema de saúde público na Austrália
O sistema de saúde público da Austrália é o Medicare. Embora estrangeiros não tenham acesso gratuito aos serviços do Medicare, existem alguns países com os quais a Austrália tem um acordo recíproco de sistema de saúde (Reciprocal Health Care Agreements, ou RHCA).
Infelizmente, o Brasil não faz parte dessa lista de 11 países e regiões da Europa.
Nesse cenário, pessoas que venham dos países em que vigora esse acordo têm acesso ao Medicare australiano sem custo – contanto que os serviços prestados sejam relacionados à saúde emergencial.
Ou seja, uma consulta de rotina ou que não tenha caráter de urgência será cobrada.
O próprio governo australiano recomenda que todas as pessoas que visitam a Austrália tenham um seguro privado de saúde – até mesmo porque boa parte dos australianos paga por serviços de saúde privados.
Seguro de saúde para estudantes
Mais uma vez, o seguro viagem para quem vai sair do Brasil se faz indispensável!
Existe um serviço específico para quem vai para a Austrália para estudar: o Overseas Student Health Cover (cobertura de saúde para estudantes estrangeiros, em tradução livre) é obrigatório para conseguir um visto de estudante na Austrália.
O governo australiano reconhece apenas algumas empresas que oferecem o OSHC, então a contratação deve ser feita com alguma das opções oficialmente recomendadas.
Custo de vida na Austrália: gastos cotidianos com alimentação, transporte e lazer
Se você pretende morar na Austrália e quer saber como fazer o salário mínimo australiano durar mais, acompanhe essas dicas.
Alimentação
Embora os preços de alimentos nos supermercados tenham aumentado consideravelmente desde o início da pandemia de Covid-19, ainda é mais barato fazer as próprias refeições do que depender de restaurantes.
Uma pessoa jovem e sem filhos pode reservar cerca de 400 AUD por mês para as compras de comida, produtos de limpeza e higiene.
Transporte
O transporte público na Austrália é de ótima qualidade e vai te poupar da dependência de carros de aplicativo, por exemplo.
O preço pode variar de acordo com a cidade mas, em média, cerca de 35 AUD a 40 AUD por semana é suficiente para cobrir os gastos com transporte.
Lazer
A Austrália é um país repleto de belezas naturais e atividades correlacionadas (como snorkeling, surfe e mergulho), mas as opções de lazer nas cidades não ficam para trás!
Não faltam bares, restaurantes, shows, jogos de futebol australiano e monumentos para visitar. Em média, recomenda-se um orçamento mensal de 400 AUD para curtir o que a Austrália tem a oferecer.
É claro que os gastos totais vão depender das escolhas que você faz diariamente e o tipo de lazer que prefere. Mas, com essa média, já dá para antecipar alguns gastos e fazer seu planejamento financeiro.
Custo de vida na Austrália: uma visão geral
Por ter um dos salários mínimos mais altos do mundo, uma população (nativa e/ou com residência permanente) com acesso a planos de saúde, apesar da saúde gratuita, e por ter um dos cinco melhores índices de desenvolvimento humano do planeta, certamente a Austrália é um país que oferece muita qualidade de vida.
Apesar disso tudo, bancar uma vida por conta própria na Austrália pode ser desafiador porque os preços de aluguel e serviços de saúde são altos e obrigatórios. O jeito de amenizar o peso no bolso é a partir de estratégias que não falham:
- Procurar moradia em bairros mais afastados do centro da cidade.
- Se fizer sentido (considerando o local onde você estuda ou trabalha), morar fora da capital e de cidades maiores.
- Viver com mais pessoas na mesma casa para diluir o aluguel.
- Evitar esbanjar com gastos que podem ser evitados – comer fora de casa muitas vezes por mês ao invés de preparar a própria comida ou usar carros de aplicativo.
Agora, você já tem mais informações sobre os preços no país mais famoso da Oceania. Gostou de aprender sobre o custo de vida na Austrália? Leia sobre como levar dinheiro em viagem e continue se preparando para explorar o mundo!